atualizado em:

Comidas típicas da Alemanha

É difícil resistir! Linguiça, batata e cerveja. Do que mais você precisa?

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

A Alemanha é tão rica na sua gastronomia que muitos dos seus pratos originais ganharam a Europa Central e hoje são confundidos com pratos típicos de países da região. Da mesma forma, várias delícias dos arredores entraram na Alemanha e fixaram raízes por lá, também sendo confundidas com receitas genuinamente alemãs.

Sabe quem ganha com isso? Nós todos, viajantes. Porque essas maravilhas, seja lá de onde tenham saído, estão à nossa disposição no país, com seus toques regionais que deixam tudo ainda melhor.

Comidas típicas da Alemanha - 20

Pratos tradicionais da cozinha alemã

Veja aqui alguns pratos típicos da Alemanha. Eles vão dar um sabor mais do que especial no seu roteiro pelo país.

Eisbein

Um dos top-clássicos alemães. Trata-se do joelho de porco, servido assado, cozido ou frito, mas principalmente acompanhado de chucrute. Se você tiver um menu com eisbein na sua frente, não perca a oportunidade, porque você vai gostar.

O sabor dessa carne é algo indescritivelmente bom, mas não estranhe se a vontade de tirar um cochilo aparecer logo em seguida.

Comidas típicas da Alemanha - 01

Sauerkraut

Percebeu que chucrute foi mencionado no prato acima? Pois então: em alemão, o chucrute tem o nome de sauerkraut. E se você não sabe o que é chucrute, é bem simples: repolho picado em conserva. Existem várias receitas para fazer essa conserva, mas a mais clássica é apenas água, sal e tempo.

Comidas típicas da Alemanha - 11

Kartoffelsalat

Aqui está outro prato bem conhecido dos brasileiros. Esse nome difícil em alemão é apenas e literalmente a nossa querida e sempre disputada salada de batatas (que também chamamos de salada de maionese).

A grande diferença é que algumas regiões da Alemanha servem a kartoffelsalat somente com um molho que lembra o vinagrete, sem a maionese. Mas nos outros lugares do país é tudo parecido com a nossa saladinha (sempre dependendo dos toques familiares que fazem toda a diferença).

Comidas típicas da Alemanha - 06

Wurst

Se você nunca passeou pela Alemanha, memorize esse nome e a sua pronúncia (“vurst”) porque vai ler e escutar isso em todos os lugares. E, no final, vai sentir saudades.

Wurst é simplesmente um guarda-chuva para vários tipos de salsichas. Mas como os alemães amam esses embutidos, eles estão em toda parte, com todas as variações de ingredientes e de acompanhamentos. Você prefere assada? Tem. Cozida? Tem. Branca, defumada, com um blend diferente de carnes? Tem, tem e tem. E ainda tem muito mais.

Escolha a sua preferida e aproveite. São mais de 1600 anos aprimorando as técnicas de produção de linguiças.

Comidas típicas da Alemanha - 19

Wurstsalat

Quer melhor exemplo de que a Alemanha é um parque de diversões para quem gosta de salsichas? Wurstsalat é o que você talvez já tenha percebido: uma salada de salsicha.

É claro que ela vem acompanhada de alguns outros ingredientes como cebola, pepino, rabanete, pimentão e até queijo, sempre com um vinagre e azeite, mas a base é salsicha mesmo, fatiada em pequenas tiras.

A Wurstsalat costuma ser devorada com pão e cerveja. E também costuma conquistar quem prova sua mistura de sabores.

Comidas típicas da Alemanha - 21

Leberkäse

É difícil definir o que é o leberkäse, mas dá para dizer que ele fica mais ou menos entre um bolo de carne e um presunto, dependendo da forma como é servido (quente ou frio).

A tradução literal do seu nome não é nada apetitosa (“queijo de fígado”), mas esqueça essa parte, porque ele raramente tem queijo e nem sempre tem fígado – e quando tem, é em proporção mínima. A maior parte é carne mesmo, deliciosamente temperada e assada. Vale comer em fatias grossas ou bem fininhas, no prato ou no pão. A escolha é sua.

Comidas típicas da Alemanha - 07

Kartoffelklösse

A explicação é bem simples, mas o gosto é meio estranho. Kartoffelklösse (que você também pode encontrar nos cardápios escrito como Kartoffelkloß ou Kartoffelknödel) é uma bola de batata, geralmente cozida em água salgada.

Dizem que a origem é norueguesa, mas a kartoffelklösse acabou caindo nas graças dos alemães e é servida como um acompanhamento.

Comidas típicas da Alemanha - 03

Grüne Sosse

Também escrita como Grüne Soße, essa delícia é um molho verde muito popular na Alemanha, mas principalmente na região de Frankfurt.

A receita original leva alguns ingredientes pouco comuns no Brasil, junto com outros mais conhecidos: salsa, cebolinha, cerefólio (um parente da salsa), borragem, azedinha, agrião de jardim e pimpinela-menor. Tudo é misturado com um creme azedo, azeite, vinagre, sal, mostarda e ovos cozidos.

O molho é servido frio e fica uma delícia com batatas e carnes. Junto de um Schnitzel, é de comer chorando de felicidade.

Schnitzel

Já que falamos dele, vamos seguir: originalmente, o schnitzel é um bifão de vitela batido até ficar fino, coberto com uma mistura de farinha, ovos e migalhas de pão e, finalmente, servido frito.

Comidas típicas da Alemanha - 13

Ele não é alemão, é austríaco, mas se espalhou por toda a Europa Central (e pelo mundo também) e virou um sucesso na Alemanha, onde você pode encontrar suas versões em praticamente cada esquina.

A mais comum é a versão próxima do original descrito acima, muitas vezes feita com outro corte de carne, mas você pode encontrar variações que até excluem a parte da fritura.

Se quiser experimentar schnitzel original, procure o Wiener Schnitzel (“schnitzel vienense”) sem nenhuma outra descrição anexada. Isso porque a denominação dele é regulada e só pode ser utilizada quando a carne é realmente de vitela. Se for outro tipo, precisa estar explicado no menu.

Comidas típicas da Alemanha - 14

Pretzel

Esse é fácil e são grandes as chances de você já ter provado no Brasil ou em muitos lugares do mundo. O pretzel (que na Alemanha é brezel) é um tipo de pão em forma de laço, assado, servido doce ou com sal.

É uma delícia perfeita para comer enquanto você passeia pelas lindas cidades alemãs ou para acompanhar um copo de cerveja.

Comidas típicas da Alemanha - 09

Spätzle / Käsespätzle

O spätzle é uma pequena massa feita de farinha e ovos, semelhante a um nhoque (mas com um aspecto menos uniforme). É servido com molhos variados, que dependem da criatividade do pessoal na cozinha.

Já o käsespätzle pode ser definido como o spätzle com queijo, mas ele vai um pouco além. Seu preparo inclui crocantes e irresistíveis pedaços de cebola frita, além de um tempo no forno para derreter o queijo e deixar tudo ainda melhor.

Comidas típicas da Alemanha - 17

Flammkuchen

Essa “pizza alemã” tem origem dividida entre Alemanha e França, já que nasceu na região de fronteira dos dois países (hoje Grand-Est -Rheinland-Pfalz e Baden-Württemberg), e é perfeita para uma refeição descontraída.

Sua descrição é bem simples: uma massa aberta em formato retangular, coberta com ingredientes variados e colocada no forno para ser assada. As coberturas mais comuns são queijo e cebola, mas também existem outras opções com bacon e outros tipos de embutidos.

Comidas típicas da Alemanha - 02

Schwarzwälder Kirschtorte

Bolo de chocolate, chantili, licor e cerejas. Tem como isso dar errado? Não! E o germaníssimo bolo Floresta Negra (Schwarzwälder Kirschtorte) prova com seu sucesso no mundo inteiro.

Comidas típicas da Alemanha - 15

A parte histórica-interessante dele é que o nome não veio diretamente da Floresta Negra, uma região da Alemanha, mas do licor que é adicionado, feito das cerejas que nascem na região.

Você encontra o Floresta Negra em qualquer confeitaria alemã e até mesmo em supermercados.

Comidas típicas da Alemanha - 16

Strudel

Esse doce feito de massa folhada pode ter vários tipos de recheios. O mais famoso é o de maçã, que faz o apfelstrudel, mas também são comuns os recheios de queijo tipo quark (topfenstrudel), de nozes (nussstrudel) e de pêssego (aprikose strudel), além de outros espalhados pelas regiões da Alemanha.

Acompanhado com um café, um strudel pode ser o ponto alto do seu dia gastronômico!

Comidas típicas da Alemanha - 18

Schneeballen

Um doce simples mas delicioso, o schneeballen (“bola de neve”) é uma bolinha de massa quebrada frita em óleo até ficar escurinha, coberta com açúcar de confeiteiro tipica da região de Rothenburg ob der Tauber. Não é bonitinho?

Comidas típicas da Alemanha - 12

Assine nossa newsletter!

Comentários