Casa da Oktoberfest, Munique é o destino ideal para quem gosta de história, bons museus, ótimas festas e comida alemã. Além do clima agradável, a cidade tem muitas atrações sensacionais como o Museu da BMW, o antigo complexo olímpico, o lindo centro histórico ao redor da Marienplatz e o mercado típico Viktualienmarkt.

Se você busca programas diferentes para complementar seu roteiro, veio ao lugar certo!

Roteiro diferente por Munique - 17

Outros dicas de roteiros em Munique

Abaixo estão algumas sugestões fora do circuito mais convencional. Em outras palavras: bons motivos para ficar mais tempo ou para voltar novamente.

Para ver o centro histórico do alto

A melhor vista para a Marienplatz e para a Frauenkirche é do alto da St. Peter’s Church, a igreja de São Pedro ou Alte Peter em Alemão. Seus 299 degraus levam ao topo da torre de 91 metros e te mostram como é ver Munique sob outra perspectiva. É um dos melhores mirantes da cidade e vale cada degrau (não, infelizmente não tem nenhum elevador que nos leva até a parte mais alta).

Roteiro diferente por Munique - 23

Aproveite para conhecer a igreja que é a mais antiga de Munique. Construída em madeira 1180, destruída num incêndio em 1330 e reconstruída ao longo dos séculos, ela foi quase completamente destruída perto do final da Segunda Guerra e seu restauro só ficou pronto nos anos 2000.

St. Peter’s Church

Roteiro diferente por Munique - 22

Passear pela praia de nudismo no English Garden

O English Garden é um parque no estilo do Central Park de Nova York (mas muito maior), é um lugar ideal para fazer piquenique, descansar em baixo de uma sombra, brincar com o cachorrinho alheio e terminar o passeio na Chinese Tower comendo pretzel, linguiças e tomando um litrão de cerveja.

Roteiro diferente por Munique - 21

Nem só de caminhos e turistas é feito esse jardim inglês. Durante os meses mais quentes, uma área dentro do parque é reservada para a prática de nudismo. Essa região é conhecida como Schönfeldwiese e fica entre o Monoptereos e Japanese Teehouse. Muito procurada pelos alemães, sem dúvida, é um programa diferente em Munique, mas em hipótese alguma cogite tirar fotos.

English Garden – região da Chinese Tower

Roteiro diferente por Munique - 20

Visitar um castelo dentro da cidade

Quando o assunto é “castelos perto de Munique” logo pensamos no famoso Neuschwanstein – que inspirou o castelo da Cinderela – e seu irmão o Hohenschwangau que ficam na cidade de Füssen a duas horas de Munique. Contudo, pouca gente se lembra que existe um castelo muito bonito que fica perto do centro histórico.

Roteiro diferente por Munique - 18

Visitar o castelo de Nymphenburg é aproveitar um belo passeio, conhecer um clássico da arquitetura barroca europeia e ainda caminhar por lindos jardins. Ele foi concebido no começo do século 17 como um presente do príncipe da Baviera para a sua esposa e até hoje é um dos programas mais bonitos na região.

Castelo de Nymphenburg

Roteiro diferente por Munique - 19

Assistir a um jogo de futebol na casa do Bayern

Sonho de 10 entre cada 10 apaixonados por futebol, assistir a um jogo do Bayern de Munique deve ser um programa incrível.

Construído especialmente para a Copa do Mundo de 2006, o Olympiastadion foi substituído pela Allianz Arena. Para ver Müller e Ribéry baterem um bolão, a melhor chance é comprar os ingressos com muita antecedência, tendo em vista que se esgotam rapidamente.

Roteiro diferente por Munique - 24

No site oficial os únicos ingressos disponíveis em fevereiro de 2017 são para o jogo de novembro da Champions League, todos os outros já estão esgotados. A ESPN informou que o time costuma disponibilizar cotas internacionais vendidas em sites agregadores de ingressos que podem variar de 70 a mais de 2 mil reais.

Visitar uma cervejaria pequena

Para variar o menu cervejeiro, nada melhor do que sair do circuito das cervejarias mais tradicionais e turistonas, como a Augustiner e Hofbräu e conhecer outros fabricantes dessa bebida ancestral. A Giesinger Bräustüberl é um bom exemplo disso.

Roteiro diferente por Munique - 11

Ela fica numa área mais residencial e tem um restaurante gostoso onde você pode saborear as cervejas da casa e ainda ver o pessoal trabalhando. Lá eles produzem cervejas não filtradas, à base de lúpulo, água, fermento e malte seguindo processos tradicionais.

No verão, eles abrem uma varanda ao ar livre perto de uma grande área verde. É um passeio bem saboroso.

Roteiro diferente por Munique - 10

Roteiro pela Gärtnerplatz, um dos lugares mais interessantes de Munique

Um dos lugares que mais gostei de conhecer nessa segunda passagem por Munique foi a região da Gärtnerplatz. Intitulada a parte “onde os hipsters se encontram”, as ruas que levam até a praça principal são super gostosas de se caminhar e ainda pouco conhecidas. Nelas ficam várias lojas de marcas independentes, antiquários, pubs, cafés e alguns teatros e casas de shows. Lembra um pouco o clima de Spittelberg, em Viena.

Roteiro diferente por Munique - 03

Roteiro diferente por Munique - 04

Esse era o bairro que Freddy Mercury considerava sua segunda casa e onde costumava dar grandes festas nos antigos pubs. Essa área também foi adotada pelo movimento LGBT como um dos seus endereços oficiais em Munique.

Roteiro diferente por Munique - 08

Roteiro diferente por Munique - 01

A Gärtnerplatz é uma região ótima para quem procura lugares menos turísticos para fazer uma refeição durante o dia ou para sair à noite. Como fica perto do Viktualienmarkt, você ainda consegue voltar caminhado para seu hotel no centro histórico depois de uma noite de muitos bons drinks.

Dica de hotel em Munique: o charmoso Louis Hotel

Munique: onde ficar e por quanto tempo

Roteiro diferente por Munique - 02

Roteiro diferente por Munique - 06

Aí vão algumas dicas de restaurantes e bares para comer e beber na região da Gärtnerplatz:

Zephyr Bar

Roteiro diferente por Munique - 13

Cafe 36

Burger & Bier

Kochhaus

Roteiro diferente por Munique - 09

Roteiro diferente por Munique - 14