Viena é uma das cidades mais clássicas e elegantes de toda a Europa. Desde seus tradicionais bailes de gala e palácios imperiais, ela ganhou fama graças aos seus grandes museus, à sua arquitetura imponente e à cultura erudita. Para muitos, isso pode soar um pouco como um destino aristocrático e inacessível. Ledo engano! Viena é uma das cidades mais bonitas do velho continente e vem se transformando em uma metrópole vibrante e animada, sem abrir mão do seu passado cheio de valsas e concertos de música clássica 😀

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 09

Uma Viena moderna e vibrante

Esse novo momento de Viena fica claro ao caminharmos pelo bairro de Spittelberg que fica próximo ao Museumsquartier. Muitas vezes chamada de a Montmartre vienense, Spittelberg passou por um processo de revitalização e viu surgir, entre suas ruas e ruelas, inúmeros restaurantes diferentes, lojas de artistas locais e cafés com belos jardins. É, sem dúvida, um dos passeios mais legais para quem visita a cidade e busca um contraponto à sua exuberância clássica.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 02

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 32

Roteiro descolado por Spittelberg

Com ares jovens e ligeiramente hipster, a região concentra algumas galerias de arte, inúmeras lojas de designers locais, cafés charmosos e bares completamente fora do circuito mais turístico. Ou seja, além de passear por uma área alegre e agradável, você consegue encontrar um lugar diferente para chamar de seu, nesse que é um dos meus pontos favoritos na cidade.

Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade

O Vienna Card dá descontos nos museus e atrações de Viena

O Vienna Card (também chamado de Vienna City Card) pode ser comprado no site oficial, o que economiza seu tempo e ainda permite que você use o transporte público sem pagar nada a mais.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 03

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 30

Rua Neubaugasse

Comece o roteiro pela rua Neubaugasse, que reúne a maioria das lojas descoladas, e termine seu dia no Museumsquartier, um complexo que abriga alguns dos principais museus de arte moderna e contemporânea de Viena. Em frente a eles, você vai ver uma enorme praça que, durante o verão, fica bem animada e cheia de lugares para deitar e wi-fi grátis. No inverno, ela é tomada pelo mercado de natal mais moderninho e animado da cidade.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 01

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 04

Não deixe de dar uma espiadinha na loja da marca Freitag, muito popular na Alemanha e Áustria, que produz bolsas, mochilas, sapatos e acessórios feitos de lona. Ao seu lado, fica a loja Wald & Wiese que vende vários produtos à base de mel austríacos e trufas negras – dizem que o mel vindo da Áustria é considerado um dos mais puros do mundo. Ainda nessa rua, fica a Meuhbawer, uma boutique de chapéus minimalistas que parecem ter saído das páginas da Vogue.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 11

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 14

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 05

Se você é do time que não resiste a uma papelaria ou a uma loja cheia de cacarecos tipo a Imaginarium, vai pirar na Femosa. Ainda nessa rua, fica a Air Point, uma marca de roupas genderless – algo como moda sem gênero – criada por uma designer local com peças bem interessantes e diferentes. Para camisetas engraçadas e acessórios coloridos, a Soul Goods é o endereço certo.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 06

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 10

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 12

Freitag

Wald & Wiese

Mühlbauer

Femosa

Air Point

Soul Goods

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 17

Rua Siebensterngasse

Já na rua Siebensterngasse, temos a District7, uma loja de roupas para o dia a dia – algo como uma street fashion – que é bem legal para quem procura roupas diferentes dessas que encontramos nas lojas mais globalizadas.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 15

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 16

Cheia de surpresas, essa rua guarda a loja Wedding Avenue, perfeita para quem gosta de scrapbooks e busca todo e qualquer tipo de itens para casamentos e miniweddings. Para terminar o circuito, a vitrine de objetos de decoração para casa da La Maison d’Elisa é algo quase irresistível 🙂

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 23

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 22

District7

Wedding Avenue

La Maison d’Elisa

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 29

Onde comer em Spittelberg?

A região de Spittelberg é um dos polos gastronômicos e boêmios de Viena. Fora dos restaurantes mais turísticos, é entre uma rua e outra que ficam alguns dos endereços favoritos dos vienenses como o Tian, um restaurante vegano/vegetariano muito elogiado.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 07

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 08

Entre as nossas andanças pelo bairro, descobrimos o Strudls, um café/bistrô recém-inaugurado comandado por um grupo de jovens que querem resgatar o frescor e a autenticidade de uma boa refeição. Os cafés são moídos na hora e os doces são feitos ali mesmo e sempre estão fresquíssimos. Recomendo fortemente um pulinho até esse lugar, você não vai se arrepender ao provar o apfelstrudel quentinho. Foi uma das melhores sobremesas de toda a viagem e o Fred sonha com ela cada vez que tenta encontrar um bom doce por essas bandas de cá.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 18

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 13

Outro achado foi o Marktwirtschaft, um misto de mercadinho, restaurante e pop-up store que vende desde gins europeus diferentes até temperos curiosos e produtos fresquinhos vindos da região como queijos e vinhos. Ao fundo do galpão, ficam algumas mesas coletivas para quem quer almoçar, jantar ou simplesmente tomar uma taça de vinho austríaco ou cervejas artesanais. Eles servem umas entradinhas com aperitivos, compotas e charcutaria feitos ali mesmo que são divinos!

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 19

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 26

Se o clima estiver propício para um piquenique em um dos inúmeros parques de Viena, passe na padaria Gragger & Cie Holzofenbäckerei. Hummm… já sinto o cheiro de pão saindo do forno à lenha por aqui.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 25

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 20

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 21

Tian

Strudls

Marktwirtschaft

Gragger & Cie Holzofenbäckerei

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 24

Como chegar até Spittelberg?

É fácil chegar até Spittelberg, o bairro fica no chamado Distrito 7 próximo ao Innere Stadt, o centro histórico de Viena.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 27

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 28

Onde ficar em Spittelberg?

Spittelberg também se mostrou um bairro muito interessante para quem quer se hospedar perto de bons lugares para sair à noite. Além do badalado 25 Hours, o hotel Altstadt e o Sans Souci são ótimas opções para quem procura por hotéis diferentes, de design contemporâneos com toques clássicos e que ficam numa localização diferente, mas ao mesmo tempo ótima do burburinho.

Não deixe de conferir nossa lista com os melhores hotéis de Viena separados por bairro.

Onde ficar em Viena? Dicas de hotéis e da melhor região da cidade

De todos os passeios que já fiz na capital austríaca, esse roteiro foi um dos que eu mais gostei e recomendo para todo mundo que quer encontrar um lugar diferente ou um cantinho para chamar de seu em uma das cidades mais bonitas de toda Europa.

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 33

Spittelberg, o bairro descolado de Viena - 31

Esse trecho da nossa viagem de 60 dias pela Europa contou com o apoio do Vienna Tourist Board.