Uma das coisas que mais gosto de fazer quando viajo é curtir uma tarde numa boa num belo parque. Portanto, se você é como eu, não deixe de aproveitar momentos de tranquilidade no English Garden de Munique (englischer garten ou jardim inglês). O bosque é enorme e, com seus 4 km quadrados de extensão, é considerado uns dos maiores parques urbanos do mundo.
English Garden de Munique
O English Garden é o lugar ideal para fazer um piquenique, para treinar suas habilidades fotográficas, descansar em baixo de uma bela sombra, brincar com o cachorrinho alheio e por fim, terminar o passeio na Chinese Tower (Chinesischer Turm, em alemão) comendo pretzel, linguiças e tomando um saboroso litrão de Hofbräu.
A pergunta que não quer calar:
O que uma torre chinesa está fazendo no meio de um jardim inglês dentro da Alemanha?
Aposto que você pensou no Central Park de Nova York quando falei de parques urbanos ali em cima, não é? A comparação é inevitável, mas senti uma sensação diferente no English Garden de Munique, como estivesse fora da cidade, distante do seu centro histórico.
Não se preocupe em tentar conhecer toda sua extensão em uma única visita, pois percorrer o parque a pé pode ser cansativo. Mas, se quiser visitar mais do English Garden além da região da Chinese Tower, recomendo que você alugue uma bicicleta e passeie sem rumo por lá 😉 Em dezembro, também acontece um mercado de natal ao redor da torre bem bonitinho.
O jardim é um grande ponto de encontro de que vive em Munique e gosta de praticar atividades ao lar livre. São mais 78 km de rotas para bicicletas e corredores, assim como vários percursos no rio para canoagem. Até uma praia de nudismo mais reserva fica dentro dessa grande área verde. Uma das cenas mais curiosas acontece no extremo sul, no rio Eisbach, ali muitos surfistas fazem uma fila para surfarem nas correntezas de água doce.
Como chegar ao English Garden
O parque fica aberto todos os dias e a entrada é franca.
Endereço: Chinesischer Turm, Englischer Garten 3. Para chegar de transporte público siga com o ônibus até a Chinesischer Turm ou com o tram S18 até Tivolistrasse.
Ohhh saudade!!!!
Para mim, o melhor e mais bonito local de Munique. A possibilidade de caminhar/descansar no Englischer garten tomando uma “cervejinha” da Hofbrauhaus é coisa do outro mundo hehehe
Agora tenho uma pergunta, Natalie: onde ficam as bicicletas para alugar no parque? Procurei muito por uma e não achei. Tava doido pra encontrar a parte em que o pessoa surfa no parque.
Thyago, Munique é demais!
Eu não encontrei nenhuma para alugar no parque também, mas essas bicicletas com lanterna são todas alugadas. Só não consegui achar onde :/ Poderiam colocar na entrada do parque, né? Ia alugar q nem água ahhaha
Muito bom o parque, sem dúvida um dos meus locais preferidos de Munique. Talvez um dos outros sejam as cervejarias… 😛
Achei uma tarde lá muito pouco pro tanto que oferece. É parque pra ir (quase) todos os dias de sol em Munique. Pra se ter ideia fiquei um bom tempo olhando o pessoal surfando no rio, muito show. Daí segui descendo o rio e tem aquela área gramada enorme à beira-rio que, pra deixar com mais vontade ainda, estava bem cheia de gente fazendo piqueniques e um baita sol. E cadê minha sunga/short? Deveria ter pensado nisso antes de ter ido lá, mas valeu porque na próxima vez já vou prevenido e estendo a dica pros demais visitantes: em caso de sol, tenham roupas de banho à mão. O que eu vi de gente descendo o rio boiando e curtindo não tá no gibi… 🙂
Essa parte do pessoal surfando fica na parte sul do parque, próximo ao Hofgarten.
E o aluguel de bicicletas eu não achei também…
Abs.,
Fala Rafael.
Você poderia ter tomado banho de sol pelado que ninguém ia achar ruim hehehe Segundo um amigo, no meio do English Garden tem uma área de nudismo também, mas não cheguei a encontrar. Encontrei em um parque quase fora de Munique. Uma galera fazendo nudismo e topless q não estava no gibi ehhehe
Pior que nem pensei nisso na hora… valia tudo pra não perder aquele riozinho divertido e baita sol bom… rs
hahahahah
Ei Natalie,
Que lugar bacana para passear, fotografar e descansar! Adorei!
Beijos,
Lillian.
Lindo mesmo, Lillian. E é super engraçado como entar no parque te faz achar q a cidade está muito longe…
Oie! Estou indo para munique daqui duas semanas e estou amando as dicas do blog! Acabei conhecendo apenas nesta viagem mas amei! Sem contar a fotografia de vocês que é linda heim? da vontade de ir na hoora rsrsrsr
Estou com uma duvida quanto ao English Garden, não sei se podem me ajudar! Meu roteiro esta suuper apertado em munich e estou conseguindo encaixar o english garden apenas bem no final da tarde, pensei em ir no domingo que deve ser mais movimentado mas heis a questão… como é o parque la pela 18/19 horas? sera que conseguiriamos tomar uma no Chinese Tower por este horario? Pois so vejo fotos diurnas no local ….
Obrigada e parabens pelo blog!
Dani,
No outono essa hora já deve estar começando a escurecer. A região é bem tranquila e seguira, apesar da pouca iluminação. Mas tente dar um pulinho no English Garden, realmente vale a pena! 😀
Boa viagem e divirta-se muito nessa cidade tão bonita.
Estive agora em julho com meus sobrinhos e filho e alugamos as bicicletas no primeiro dia para conhecer os lugares onde se podia nadar com a correnteza e alugar cadeiras para tomar sol, por 5 euros o dia todo. Voltamos com as roupas de banho e toalhas! Comemos ali no Biegarten. Ficamos todos apaixonados pelo parque e imaginando como seria perfeito em São Paulo uma Praia com águas límpidas!
Eu adoro o English Garden também, Vânia 🙂 Que bom que vocês puderam aproveitar!