A multidão de visitantes que passa por Munique a cada ano chega na cidade atraída principalmente por seus cenários, suas atrações (sejam próprias ou nos arredores), sua cerveja, sua posição como capital da Baviera e também por um motivo bem especial: suas tantas festas típicas e eventos.

Festas tradicionais que são a cara de Munique

A Oktoberfest é obviamente a mais famosa de todas, recebendo mais de 6 milhões de visitantes a cada edição, mas existem muitas mais, com vários temas e para todos os gostos. Veja algumas das mais legais (incluindo a Oktoberfest, é lógico).

Auer Dult

Esse festival folclórico é um dos mais antigos de Munique e acontece 3 vezes por ano. São centenas de barracas oferecendo artesanato, antiguidades e comidas deliciosas (com cerveja!) em meio a shows de danças e músicas alemãs. É uma excelente opção de festa típica para quem não quer tanta zoeira como numa Oktoberfest. Conheça mais sobre o Auer Dult.

Eventos e festas típicas em Munique - Auer Dult

As datas para 2018 já estão definidas:

Para 2019, as datas são as seguintes:

Festa típica de Munique (Auer Dult)

  • Endereço: Mariahilfplatz (bonde 17 para Schwanseestrasse ou ônibus 52 para Tierpark/Alemannenstrasse). Site
  • Horários: das 10 às 20h
  • Ingresso: entrada gratuita, mas com acesso pago aos brinquedos e atividades

Stadtgründungsfest

Para facilitar, vamos chamar essa comemoração pelo significado do seu nome: Festa da Fundação da Cidade.

Ela é uma enorme festa de aniversário de Munique (o documento em que a cidade foi citada pela primeira vez é de 1158) e tem dois dias de celebração entre a Marienplatz e a Odeonsplatz, com participação de artistas e artesãos, muito folclore, brincadeiras, esportes e jogos. Também tem shows às margens do rio Isar. Em 2018, o evento aconteceu nos dias 16 e 17 de junho. Para o próximo ano, essa celebração tradicional está marcada para os dias 15 e 16 de junho.

Festa de fundação de Munique (Stadtgründungsfest)

  • Endereço: principalmente entre a Marienplatz e a Odeonsplatz. Site
  • Ingresso: entrada gratuita

Eventos e festas típicas em Munique - Cervejaria tradicional HB no centro

Frühlingsfest

Igualzinho a qualquer comunidade da Europa, Munique também comemora o fim do tenebroso inverno e o início da inspiradora primavera. Para isso, a Festa da Primavera (“Frühlingsfest” para os íntimos que falam alemão) oferece um pacote completo de diversão, com cerveja, brinquedos, feira, música, dança, comida e até um grande show de fogos de artifício. Não é por nada que ela é conhecida como “a irmã caçula da Oktoberfest“.

A versão 2018 da Frühlingsfest já acabou: rolou entre 20 de abril e 6 de maio. Mas fique ligado na edição de 2019 que acontecerá entre os dias 26 de abril e 12 de maio.

Dica: para ter uma linda vista aérea do evento, visite a torre da Catedral de São Paulo, bem ao lado do local.

Festa da Primavera em Munique (Frühlingsfest)

  • Endereço: Theresienwiese. Site

Oktoberfest

A festa que é quase sinônimo de Munique ocorre anualmente desde 1810 e não dá sinais de que vá parar algum dia (ainda bem!). São mais de 6 milhões de visitantes a cada edição, todos bebendo muita cerveja e se divertindo como nunca nos sabe-se lá quantos eventos que acontecem dentro da área na Theresienwiese, o mesmo local onde acontece a Frühlingsfest.

Eventos e festas típicas de Munique - Fruhlingsfest

Em 2018, a Oktoberfest está programada para os dias 22 de setembro e 7 de outubro. Leia o nosso post completo sobre o festival. No próximo ano, esta festona já tem data marcada: de 21 de setembro até 06 de outubro.

Oktoberfest

  • Endereço: Theresienwiese. Site
  • Horários:
    • Para beber cerveja: no dia da abertura, das 12h às 22h30; nos dias da semana das 10h às 22h30; sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h30; fechamento à 0h30 (ou 1h no “Käfers Wiesnschänke” e “Weinzelt”)
    • Barracas: no dia da abertura, das 10 à 0h; de segunda a quinta das 10h às 23h30; sexta das 10 à 0h; sábado das 9h à 0h; domingo das 9h às 11h30
    • Feiras e shows: no dia da abertura, das 12 à 0h; de segunda a quinta das 10h às 23h30; sexta e sábado das 10 à 0h; domingo das 10h às 11h30
  • Ingresso: entrada gratuita