atualizado em:

Comidas típicas da Rússia

Nem a sopa de letrinhas do alfabeto cirílico vai fazer você desistir de experimentar essas maravilhas

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

Se o alfabeto cirílico mete medo nos turistas, os pratos típicos da Rússia causam o efeito contrário: de tão deliciosos, eles fazem você se sentir em casa. Uma massa aqui, um pouco de endro ali e pronto: logo nos conectamos com os russos.

Por ser um país tão grande, a Rússia tem uma variedade de ingredientes formando suas receitas mais famosas, que muitas vezes são baseadas em peixes, carne vermelha e frango. Mas, graças à influência da Igreja Ortodoxa e seus jejuns religiosos, a oferta de pratos vegetarianos também é grande.

Conheça alguns nomes que não podem faltar no seu cardápio pelo país:

Comidas típicas da Rússia

Frango à Kiev

A origem deste prato não é totalmente definida, mas é certo que você vai achar o seu nome nos menus dos restaurantes russos. Ele é basicamente um filé de frango enrolado e recheado com queijo, ervas e cogumelos, depois empanado e frito. Dá água na boca só de escrever isso aqui.

Pelmeni

É outro prato de origem discutida, mas certamente é um campeão em popularidade da Rússia. O pelmeni é como um ravióli, recheado principalmente com carne vermelha, porco ou ovelha, cozido em água e servido com manteiga e vinagre, creme azedo ou mostarda. Você encontra essa delícia tanto em restaurantes chiques quanto em lugares muito populares.

Comidas típicas da Rússia -Pelmeni

Borscht

O borscht é uma sopa típica de muitos povos, inclusive dos russos. Mas, logicamente, cada um adiciona seus ingredientes e dá os seus toques, criando uma paleta enorme de variações e temperos.

Na Rússia, o borscht tem uma base de beterraba, repolho e carne. Depois disso, as possibilidades são quase infinitas, com presunto, salsicha, almôndegas, peixe e mais outros vegetais sendo incluídos de acordo com a região do país.

No frio siberiano, o borscht é como o paraíso servido à mesa.

Salada russa (ou Salada Olivier)

Talvez você já tenha provado uma salada russa no Brasil, porque o prato é famoso em vários países, inclusive na América Latina. Mas vale a pena provar o seu sabor na Rússia também, onde ele é conhecido como Salada Oliver, graças ao seu criador, o chef belga Lucien Olivier, que na época trabalhava num restaurante tradicional de Moscou.

Os ingredientes? Eles também variam de lugar para lugar, mas as versões mais famosas levam mais ou menos esses: batata, cenoura, picles, ervilha, cebola, frango desfiado ou salsicha, maçã e maionese.

Comidas típicas da Rússia - salada grega

foto de uma “salada grega” meramente ilustrativa

Blini

Simplificando: blini é uma panqueca ou um crepe, dependendo do que você escolher como recheio. Pode ser algo com jeitão de sobremesa (como creme azedo, geleia ou mel), mas também pode ser algo salgado como salmão, carne moída e até caviar.

Khinkali

A terra de origem do khinkali é a Geórgia, país ao sul da Cordilheira do Cáucaso, coladinho na Rússia. Ele cruzou as montanhas e se espalhou pela terras russas, conquistando fãs e se tornando um dos pratos preferidos do pessoal por lá.

Comidas típicas da Rússia - pratos tradicionais

Sua descrição é bem simples: assim como o pelmeni, ele parece um ravióli diferente, cozido em recheado com carne (de gado, de porco ou de ovelha), ervas, cebola e alho, além de queijo, batata e cogumelos.

Stroganov

Leia o nome desse prato com calma. Percebeu que ele parece “estrogonofe”? Pois é isso mesmo: o stroganov é o mundialmente famoso estrogonofe, servido em 9 de cada 10 casamentos no Brasil (segundo o feeling do instituto DataSunday).

Comidas típicas da Rússia - estrogonofe

O nome vem de um conde chamado Alexander Grigorievich Stroganov, para quem o prato foi inventado.

Os ingredientes básicos são os mesmos que nós usamos nas nossas casas: carne em tiras e cogumelos, servidos com muito molho cremoso à base de mostarda (a versão russa não leva tomates como a brasileira).

Solyanka

Essa sopa picante é mais uma delícia russa para dias frios, podendo ser servida com carne, peixe, cogumelos e muitos outros ingredientes. É bastante nutritiva e, segundo a tradição, é perfeita para tomar com vodca, porque permite que você mergulhe na garrafa sem ficar bêbado. Não recomendamos que você tente provar essa teoria sem um russo responsável por perto, ok?

Comidas típicas da Rússia

Pirozhki

Se você gosta de comida típica de rua, pode se jogar no pirozhki quando estiver na Rússia. Essa tortinha recheada de jeitos variadíssimos (parece uma empanada salgada russa) é bem popular no país e você vai encontrar facilmente. Dica: compre logo mais de uma.

O Sundaycooks viajou a convite do Welcome Moscow.

Assine nossa newsletter!