Se a própria Eslovênia, pequena e escondida, já é um país desconhecido da maioria dos brasileiros, o que dizer da sua culinária? Quem, entre as pessoas que nunca passaram por aquelas maravilhosas terras, conhece algum prato típico esloveno?

Nós também sabíamos pouco antes da nossa aventura por lá. Mas depois de ter experimentado algumas delícias locais, podemos afirmar: a Eslovênia também é um destino gastronômico para você acrescentar ao seu mapa.

Provando as comidas típicas da Eslovênia

Como em tantos lugares do mundo (e principalmente na Europa), a cozinha eslovena é uma mistura das cozinhas dos povos vizinhos, com adaptações locais. Por isso você encontra influências austríacas, alemãs, húngaras, balcânicas e italianas em cada prato esloveno, sempre com os toques de cada região do país e de sua paisagem: praia, montanha ou planície.

Comidas típicas de Eslovênia

Zlikrofi

Esses pequenos dumplings cozidos são recheados com bacon, cebola e batata, temperados e servidos com um molho típico feito de carne de carneiro ou de coelho. Sua origem vem do fim do século 18. Seja como acompanhamento ou como prato principal, o zlikrofi é uma delícia.

Kranjska Klobasa

Fãs de embutidos ficam muito à vontade na Eslovênia, ainda mais quando experimentam a kranjska klobasa, uma das maiores maravilhas da cozinha local. Esse tipo de linguiça é tão importante que tem denominação protegida e só pode ser chamado pelo seu nome se for feita com carnes especiais de porco, bacon, alho, pimenta e sal. Não é brincadeira, não. Kranjska klobasa é coisa séria (e uma delícia!).

Comidas típicas de Eslovênia

Prekmurska gibanica

Ninguém sabe definir se a prekmurska gibanica é um doce ou um bolo, porque ela tem características dos dois. Mas o importante é que a combinação dos seus ingredientes (maçã, queijo cottage – também conhecido como Kässchmier -, noz e sementes de papoula) cria mais um prato delicioso e protegido por lei na Eslovênia. Dica importante: ele não é leve, não, então é melhor estar de barriga vazia antes de pedir.

Kremsnita

Sabe o Lago Bled, aquele famoso, com uma ilha e uma igreja no meio? Pois então: ele não é a única maravilha da região, já que Bled é a terra de origem da Kremsnita, um bolo cremoso e divino, criado há 60 anos pelo confeiteiro do Hotel Park, às margens do lago.

Sua receita leva massa de manteiga, creme de baunilha, chantili e açúcar de confeiteiro. Além de dar água na boca, ele ainda é lindo como as paisagem de Bled (tá, a foto não ajudou muito!).

Comidas típicas de Eslovênia

Potica

Seu café da tarde na Eslovênia não pode deixar de ter essa iguaria local. Amado até pelo papa Francisco, Potica é um bolo (ou um “pão doce” como definem eslovenos) com vários tipos de recheios – dizem que existem mais de 80. Normalmente ele é feito no Natal e na Páscoa, mas seu sabor é tão incrível que o pessoal faz o ano inteiro mesmo.

O Sundaycooks viajou para a Eslovênia com o apoio do Slovenian Tourist Board.