atualizado em:

11 comidas típicas do Canadá além do Maple Syrup

De Vancouver a Montreal, as comidas típicas do Canadá trazem laços fortes com o Reino Unido e a França

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

Quando falamos em comidas típicas do Canadá a primeira associação que fazemos é o Maple Syrup, um xarope doce feito da seiva do bordo, a árvore típica do país. Essa árvore é tão importante para os canadenses que sua folha está estampada na bandeira nacional. Além de ser muito usado no café da manhã, o maple syrup é usado desde drinks até pratos salgados no Canadá.

Você sabia que as 11 pontas da folha estilizada na bandeira representam as 10 províncias canadenses unidas sob uma única nação?

O que fazer em Montreal, no Canadá: mercados

De Vancouver a Montreal, a cozinha canadense absorveu caraterísticas dos colonos do Reino Unido e da França, além de adotar algumas coisinhas do vizinho Estados Unidos.

Abaixo, apresentamos um pouco mais sobre os pratos típicos mais famosos do Canadá.

História da cozinha típica do Canadá

Dizem que os nativos que viviam na região utilizavam centenas de espécies de plantas como alimento e condimento para as carnes provenientes da caça e da pesca que eram cozidas, assadas ou curadas.

Com a chegada dos colonos do Reino Unido e da França, que trouxeram seus ingredientes e costumes, aí tudo virou uma mistura que até o ex-primeiro ministro canadense, Joe Clark, a definiu como um smorgasbord, um buffet de diversos tipos de pratos.

A formação e origem das comidas típicas do Canadá passam desde a forma de preparo de carnes pelos povos indígenas até a mescla de ingredientes dos ingleses e franceses.

Foi dessa mistura cultural que alguns pratos comumente consumidos pelos canadenses ganharam forma, desde cortes de carne defumada de origem indígena até pãezinhos doces característico dos lanches da tarde dos europeus.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 18

Comidas típicas do Canadá

Menção especial: Maple Syrup

Assim como uma cerveja, o Maple Syrup também pode ser classificado de diversos tipos dependendo da sua coloração e densidade, desde os chamados Grade A até os substandards. Mas isso não quer dizer que um seja melhor que o outro.

O Fred participou de um evento em Montreal onde explicaram que, mesmo tendo pequenas diferenças no sabor e na cor, todo maple syrup puro tem a mesma qualidade. Eles também explicaram que as diferentes colorações vêm da época de “colheita” da seiva. Mais para o início da temporada, a coloração é mais clara e dourada. Já para o final, ela adquire coloração mais escura e sabor mais marcante.

Estamos falando de um xarope que, apesar de doce e de fazer parte do café da manhã canadense, também pode ser uma solução misturada para molhos de carnes e outros tipos de sobremesas e drinks.

E sabe como o maple syrup é feito? De forma simplificada os canadenses colocam uma espécie de torneira no caule das árvores, abrindo na época certa. Cada árvore dá uma quantidade de seiva por temporada. Essa seiva é toda misturada e fervida para engrossar et voilà, está pronto seu Maple Syrup. Muitas famílias produzem seus próprios xaropes em casa como parte da tradição.

Roteiro por Gaspésie, no Canadá - 12

O uso da folha de maple como símbolo do país data desde o século 19 quando o Príncipe de Gales, em visita para ao Canadá, levava em suas vestes o símbolo das rosas.

Os canadenses, precisando de um símbolo nacional, decidiram utilizar a folha de maple que então passou a estampar as roupas da realeza.

Em 1921, o Rei George proclamou as cores oficiais do Canadá como vermelho e branco. Desde 1965, a bandeira com a folha de maple em destaque no centro é utilizada da forma como conhecemos.

Uma curiosidade: em Mont Tremblant, você consegue fazer um passeio dedicado ao “ouro de Quebec”. O pessoal Sugar Shack mostra como essa seiva tipicamente canadense é extraída e transformada em diversos produtos. Não deixe de provar os biscoitos de maple syrup. É de comer de joelhos!

Montreal Smoked Meat

A Montreal Smoked Meat, ou carne defumada de Montreal, é uma das comidas mais típicas do Canadá, sendo preparada por até 14 dias em especiarias salgadas como pimenta inteira, coentro, semente de mostarda e alho.

Depois, a carne é defumada e finalmente cozida no vapor por horas até estar pronta, sendo revestida no pão de centeio com mostarda. Um dos endereços mais famosos a oferecer esse sanduíche se chamada Schwartz’s Deli e fica no coração de Montreal.

comidas tipicas do Canada 01

Montreal-style Bagels

Os montreal-style Bagels, ou roscas ao estilo de Montreal são outro toque do lado francês na cozinha canadense. As roscas doces são cozinhas em água com mel, tornando-as ainda mais doces do que as famosas versões de Nova York.

Outro grande diferencial da versão de Montreal é que a massa é assada em fornos a lenha, dando uma consistência mais crocante e saborosa para os bagels. St-Viateur Bagel Shop é casa mais tradicional essa iguaria em Montreal.

comidas tipicas do Canada 12

Poutine

O poutine tem origem em Quebec, também no lado francês do Canadá, e consiste em batatas fritas e queijo coalho cobertos em molho de carne e servidos em um prato. É isso.

Apesar da simplicidade, ele fica ainda melhor sendo abocanhado enquanto você toma uma cerveja gelada. É algo muito típico e barato consumido nos quatro cantos do país.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 06

Oka Cheese

Há séculos, a produção do Oka Cheese era feita por monges trapistas que tinham seu monastério em Oka, uma cidadezinha da província de Quebec. Assim como as cervejas trapistas da Bélgica, esses monges produziam a comida e a vendiam para custear as despesas do mosteiro.

Porém, o prato caiu no gosto pelo seu aroma e sabor marcante e, atualmente, é produzido em escala por uma empresa, que ainda faz o Oka Cheese em sua cidade de origem.

comidas tipicas do Canada 20

Beaver tails

O prato é servido apenas pela rede de mesmo nome (BeaverTails) e é feito de uma massa frita moldada em formato de um rabo de castor. Os sabores dos recheios são variados e ficam a critério da lanchonete, já que alguns são sazonais enquanto outros surgem em celebrações ou ocasiões especiais.

Apesar de “industrializado” os rabos de castor se tornaram uma das comidas canadenses mais consumidas.

comidas tipicas do Canada 17

Bannock

O bannock é um pão assado redondo feito de farinha, banha, sal, água e, as vezes, fermento. Agora, o que exatamente difere de um pão comum? Quase nada na verdade.

Porém, o bannock faz parte da cultura canadense por ser o prato de antigos comerciantes de pele, colonos e dos povos indígenas que habitavam o Canadá. Aliás, muitos nativos da América do Norte têm sua versão do bannock, conhecido por diferentes nomes.

Nova Scotian Lobster Rolls

Enroladinhos de lagosta de Nova Escócia? Soa o tipo de prato para quem está afim de experimentar algo novo no Canadá.

Os Nova Scotian Lobster Rolls são um tipo de pãozinho rechegado com carne desfiada de lagosta e temperos frescos. É muito consumido nessa região que tem um vasto litoral e segue uma alimentação à base de peixes e frutos do mar. Aliás, que tal conhecer um pouco da Nova Escócia começando por Halifax?

Nanaimo Bars

Como o nome já entrega, o chocolate leva o nome da cidade Nanaimo e é feita com uma camada de waffer amassada, coberta com baunilha ou manteiga e mais chocolate derretido.

Saskatoon berry pie

Chegou a hora das sobremesas. Depois de degustar as comidas típicas do Canadá que tal fechar a refeição com uma torta recheada de frustas vermelhas?

A Saskatoon berry pie é uma torta bem parecida com aquelas dos Estados Unidos, comumente servida com sorvete de baunilha. O recheio é feito com o fruto encontrado na região de Saskatoon e ganhou a mesa dos canadenses.

comidas tipicas do Canada 02

Bebidas típicas do Canadá

Não poderíamos deixar de fora desta lista algumas das bebidas mais típicas do país do maple syrup.

Ice Wine

O Canadá é um país frio (muito frio), principalmente, durante o inverno. Não é surpresa que muito dos pratos listados sejam quentes. Contudo, uma bebida ganha destaque por abraçar o gelo canadense.

O ice wine, ou vinho de gelo, é feito com uvas congeladas que, ao terem parte da sua composição solidificada ficam com todo o açúcar concentrado, deixando a bebida doce e agradável.

Apesar da origem alemã, lá no século 18, o Canadá também se tornou um dos principais produtores do ice wine. Porém, devido à baixa produção em decorrência do gelo, as garrafas deste vinho são caras e não tão fáceis de serem encontradas.

comidas tipicas do Canada 14

Canada Dry

Para encerrar a lista das comidas e bebidas típicas canadenses, fazemos a menção honrosa à Canada Dry, uma fábrica de bebidas que produz uma grande de variedade de refrigerantes e até água com gás. Uma das melhores e talvez mais diferentes que você poderá provar é a Ginger Ale, o refrigerante queridinho do Fred a base de gengibre e cujo gosto inicial pode ser estranho, mas é delicioso.

Assine nossa newsletter!