Ah, Montreal! Uma das cidades mais interessantes de Quebec não pode ficar de fora de uma viagem pelo Canadá. Do charme do seu centro histórico às delícias gastronômicas, a cidade é um prato cheio para quem gosta de metrópoles animadas. Abaixo você encontra dicas selecionadas de onde ficar em Montreal e quais são os melhores bairros para se hospedar.
Leve um detalhe importante em consideração: a alta temporada em Montreal corresponde aos meses mais quentes do ano (de maio a setembro), portanto não deixe sua reserva para a última hora. Se quiser garantir o pacote de preço aliado a boa localização, a pesquisa com antecedência é fundamental, principalmente a viagem acontecer durante o famoso festival de Jazz que vai do final de junho até primeira quinzena de julho.
Já nos meses mais frios do ano, como a procura por quartos diminui consideravelmente, a tendência é de conseguir encontrar ótimas ofertas principalmente nos hotéis mais caros.
Planeje sua viagem pelo Canadá:
Os melhores bairros para se hospedar em Montreal
Old Montreal e Downtown Montreal são os melhores bairros para se hospedar. Suas localizações são estratégicas para quem quer visitar os pontos turísticos da cidade, olhar algumas vitrines e não resistir aos inúmeros restaurantes.
Old Montreal
O centro histórico de Montreal, também chamado de Old Montreal ou Vieux-Montreal, é o bairro mais charmoso da cidade. Cheio de prédios antigos, esse pedaço revela ares diferentes do Canadá – ou seriam ares da França?
O bairro, além do seu apelo histórico, também é repleto de galerias de artes, ótimos restaurantes e atrações turísticas a curtas caminhadas de distância. Ele também fica próximo do Old Port – porto antigo –, onde está a nova roda gigante da cidade e onde, no inverno, é instalada a enorme pista de patinação no gelo.
Vieux-Montreal tem acesso fácil à estação Place d’Armes da linha laranja do metrô e a uma pequena distância da rua de compras Santa Catarina ou Saint Catherine st.
Optando por ficar nessa área, considere se hospedar no Hotel Gault que tem quartos amplos, decoração clean e biblioteca aconchegante com lareira (ideal para escapar do frio canadense!). Ele segue a linha hotel boutique contemporâneo. Outra opção é o Hotel Épik que fica num edifício histórico e tem um lindo terraço ao ar livre.
Já o Le Petit Hotel fica a um quarteirão da Basílica de Notre-Dame e tem quartos modernos com TV de tela plana e chuveiro de hidromassagem. Além do irresistível café da manhã europeu, o hotel também disponibiliza algumas bicicletas de cortesia para seus hóspedes pedalarem pela cidade.
A decoração do William Gray é linda. Não dá vontade de sair e os motivos para ficar são grandes: cama enorme, máquina de café no quarto, roupão fofinho, banheira e janelão com vista para a cidade. O bar e a área para jogar bilhar fecham o pacote.
Ficamos no Le Saint Sulpice Hotel, próximo da Catedral de Notre Dame. Os quartos são espaçosos, com salas e minicozinhas, wifi gratuito e um café da manhã generoso com pães frescos e croissants que só perdem para os franceses.
Todo vintage e romântico, o Auberge du Vieux Port tem uma bela vista para o Rio Saint Lawrence e para o porto antigo. É ideal para quem gosta de hotéis mais clássicos.
Leia também:
Downtown Montreal
A oferta de hotéis em Downtown Montreal é vasta. São diversas redes renovadas que recebem o viajante a negócios, mas que também atendem muito bem quem viaja a lazer. Essa área concentra o coração financeiro da cidade, assim como muitos centros comerciais, lojas e entradas para o metrô. É uma região de fácil acesso às principais atrações e as famosas passagens subterrâneas de Montreal.
O Le Dauphin fica a quatro minutos a pé da estação Bonaventure e tem um jeito moderninho-minimalista. Todos os quartos têm computador e wifi gratuito.
Já o AC Hotel fica a meio caminho entre o Quartier des Spectacles e Old Montreal e figura na lista dos novos hotéis da cidade. Os quartos têm uma decoração mais leve e se você precisar, ele ainda oferece serviços de concierge, academia, wifi gratuito em todas as áreas e um bar.
O Hotel Monville mescla dois conceitos de decoração que gosto bastante: sustenta, ao mesmo tempo, itens vintages com contemporâneos e tons elegantes e os quartos ainda têm janelões enormes com vista para o centro urbano. Ele também disponibiliza wifi gratuito e tem um belo terraço ao ar livre.
Excêntrico e chamativo como todos endereços da marca costuma ser, o W Montreal é bem localizado tem um bar animado e decoração extravagante, além de um ótimo SPA e um time de concierge que consegue reservas até nos restaurantes mais cobiçados. Porém, a fachada é mais discreta e preserva a estrutura do antigo prédio histórico do Banque du Canada, onde foi construído o hotel.
Recém renovado, o emblemático Fairmont não carrega mais aquele ar pesado, mas segue atendendo os hóspedes sem abrir mão da tradição que fez o nome da marca. Sabia que fica neste hotel a famosa suíte local do “ben-in for peace” do John Lennon e Yoko Ono?
Outro hotel que caprichou no quesito renovação da marca foi o Renaissance. Inaugurado em 2016, ele é elegante e mais arejado que os outros desta rede tradicional. Repare que o átrio é inspirado pela arte de rua local.
Continue sua viagem:
Centre-ville Ouest
A oeste de Downtown e próximo ao metrô e de linha de ônibus, o Holiday Inn tem terraço ao ar livre e quartos com banheira de hidromassagem. Procure pelas ofertas da rede.
O Sundaycooks viajou para Montreal a convite do Destination Canada e do Festival Montreal en Lumière
Ola Natalie,
Em julho do ano passado nos hospedamos no Hotel Gouverneur Place Dupois, localizado no Quartier Latin, próximo ao Centro e ao Vieux Port. Quarto confortável e espaçoso (o nosso tinha uma vista maravilhosa da Ilha de Santa Helena, Ponte Jacques Cartier e do parque La Ronde Six Flags), staff atencioso e gentil. Possui também uma pisicina térmica.
Mas o melhor de tudo era a localização, o hotel é interligado com a estação de metrô Berry-UQAM, que é a estação que conecta com todas as linhas de metrô da cidade. Além disso, tem um ponto do ônibus expresso do aeroporto (https://www.stm.info/english/info/a-747.htm) na pracinha em frente ao Hotel, nem precisamos de taxi, hehehe…
A região do Quartier Latin é bem tranquila, possui vários restaurantes, cafés e lanchonetes próximo ao hotel. O fato de não ter café da manhã incluido na nossa diária não foi problema…
Como julho é alta temporada, reservamos o hotel com uma certa antecedência (3 meses), pegamos uma ótima tarifa (de USD 85,00) através do Hotwire.com.
Quando retornarmos a Montreal, com certeza ficaríamos lá novamente.
Endereço do hotel:
1415 Rue Saint-Hubert
Montreal, QC H2L 3Y9, Canada
(514) 842-4881
https://www.gouverneur.com/en/hotel/placedupuis
Oi Milton.
Muito obrigado pelo seu relato! Legal saber que esse hotel é legal e tem um preço bom 🙂 Passamos por ali também e a região parece ser bem interessante. Vários bares e restaurantes por lá.
Fica aí a dica para quem for a Montreal 🙂
Oi Natalie,
Em outubro do ano passado eu e o meu marido estavamos em Montreal.
Nos hospedamos no Quartier Latin e super recomendamos!
O hotel escolhido foi o Hotel St-Denis e não nos arrependemos: preço ótimo, quartos novos, atendimento muito bom, wi-fi gratuito, pertíssimo da estação do metrô Berri-UQAM e para quem chega de carro, tem estacionamento (pago).
Algumas noites estavam bem frias, então estar ao lado do metrô foi uma mão na roda.
Espero ter ajudado! Bjsss
Hotel St-Denis
1254 St-Denis, Ville-Marie, H2X3J6 Montreal
http://www.hotel-st-denis.com
Obrigado pela dica Mayra! A rua St. Denis é uma das nossas preferidas da cidade 😀
E quanto tempo ficar nessa linda cidade?
Carol,
de 3 a 4 dias você consegue conhecer a cidade com calma e ainda aproveitar os ótimos restaurantes da região 😉
Meu sonho é conhecer montreal, eu vejo as fotos do hotel “le place d’arms” e fico encantada! Você sabe me dizer se ele seria um bom lugar para ficar em relação a localização e tudo mais? Sei que o preço dele deve ser bem alto, mas é meu sonho conhecer.
Taynara, eu não conheci esse hotel pessoalmente, mas os comentários no Booking.com são ótimos. Parece ser um hotel bem bacana e se você sonha em conhecê-lo por que não investir em pelo menos uma noite nele? Quem sabe você não encontra uma tarifa legal?
Ofertas para o Hotel Place D’Armes
Tomara que dê tudo certo e que você volte para nos contar como foi 🙂
Natalie, ola
Acho que ficarei tempo demais rs, vou em Agosto para Toronto estudar inglês, e em Setembro vou para Montreal turistar durantes 3 semanas 😀
Acredito que eu nâo ficarei tediado rs, mas estou em busca do que fazer lá durante essas 3 semanas.
PS: O Design do site ta lindão
Olá, Alexandre. Tudo bem? 🙂
Ahh tem muita coisa bacana pra fazer em Montreal durante essas três semanas. Enquanto não publico a atualização do guia completão do que fazer na cidade, você já pensou em incluir um final de semana em Tremblant? A estação de esqui fica perto de Montreal e mesmo no verão oferece vários passeios ao ar livre.
Obrigada por visitar o Sunday!