atualizado em:

Como se locomover em Montreal?

Não importa a temperatura lá fora, é fácil percorrer os principais pontos turísticos de Montreal usando o transporte público.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Nem pense em alugar carro em Montreal. Bem planejada, ela é uma cidade perfeita para quem gosta de caminhar e seus principais pontos turísticos estão próximos. Para você não quebrar a a cabeça para entender como funciona o transporte público e qual passe comprar, veja os detalhes abaixo.

Como se locomover em Montreal?

O site do oficial do transporte público de Montreal é o stm.info e é um dos mais organizados e fáceis de entender, o que se reflete na locomoção pela cidade.

Fiz esse mapinha com as principais linhas de metrô e a região que engloba a maior parte das atrações. Claro que dentro dessa área há trechos mais procuradas como Old Montreal, e seu Old Port, o Parque Olímpico e o Jardim Botânico, a Catedral de Saint-Joseph du Monte-Royal e, claro, o Plateau-Mont-Royal, onde ficam vários restaurantes, bares e lojinhas descoladas.

Reserve seus passeios

Tours selecionados em Montreal:

Um pequeno detalhe sobre o mapa: a linha em azul claro não é linha de metrô, mas sim o caminho para a subida do Mont-Royal que deve ser feita de carro ou ônibus, pois a subida é bem íngreme.

Como usar o metrô em Montreal?

O metrô de Montreal é composto de 4 linhas: laranja, verde, azul e amarela.

A linha laranja do metrô é a maior e a mais importante para os turistas, pois circunda praticamente toda a área marcada do mapa e suas estações (Champ-de-Mars e Place- d’Armes) são as mais próximas à Old Montreal, uma das regiões turísticas mais importantes e bonitas de Montreal. Essa linha passa a poucos quarteirões da Rua Saint-Catherine, o principal endereço de compras da cidade, e também dá acesso à parte sul da cidade subterrânea.

Já a verde é a segunda mais importante linha do metrô de Montreal por causa do acesso ao Parque Olímpico (estação Viau) e à parte norte e mais cobiçada da cidade subterrânea devido à alta concentração de lojas.

transporte-publico-montreal_bilhete

O metrô em Montreal NÃO funciona 24h, portanto fique atento aos horários:

  • Segunda à sexta: 5h30 até 00h35
  • Sábado: 5h30 até 1h00
  • Domingo: 5h30 até 00h30

Depois desses horários, apenas as linhas noturnas de ônibus circulam pela cidade. Não há linha de metrô direto para o aeroporto.Veja mais detalhes abaixo.

Como usar o ônibus em Montreal?

Os ônibus também aceitam os mesmos passes do metrô e ainda permitem que as passagens sejam pagas na hora, mas APENAS em moedas e no valor exato.

Ao contrário do metrô, descobrir as linhas de ônibus que você precisa pegar não é tarefa das mais fáceis se não utilizar alguma app ou site que calcule suas rotas. O Google Maps e o aplicativa da própria stm.info podem ajudar nesse caso. (Veja como se manter conectado numa viagem pelo Canadá)

Linhas de ônibus de Montreal:

Tipos de passe de Metrô e ônibus

Os passes do transporte em Montreal para metrô e ônibus são os mesmos e podem ser usados independentemente:

  • 1 viagem: 3,25 CAD
  • 2 viagens: 6,00 CAD (3 CAD cada passagem)
  • 10 viagens: 28 CAD (2,70 CAD cada passagem)
  • 1 dia: 10,00 CAD
  • 3 dias (consecutivos): 19,00 CAD
  • Semanal (Weekly pass > válido entre Segunda e Domingo): 26,25 CAD
  • Ônibus para Aéroport Mtl-Trudeau (747): 10,00 CAD

*valores apurados em 03/07/2018

transporte-publico-montreal_metro

Qual é o melhor passe de transporte?

  • Vou ficar 1 ou 2 dias em Montreal
    • Passe de 1 dia é a melhor opção
    • Se ficar 2 dias, é melhor comprar o de 3 dias, pois sairá 2 dólares mais barato. Depois de validar seu passe, você pode fazer usar o transporte público publico com conexões ilimitadas no período de duas horas
  • Vou ficar 3 dias em Montreal
    • Passe de 3 dias
  • Vou ficar de 4 a 7 dias em Montreal durante a mesma semana
    • Passe semanal (weekly pass)
  • Vou ficar de 4 a 7 dias em Montreal
    • Passe semanal (weekly pass)
    • Note que este passe vale da primeira utilização até a 0h da segunda seguinte e não 7 dias consecutivos como imaginamos. Ou seja, se você utilizá-lo no sábado, ele só valerá até a 0h da segunda seguinte, ou seja, não compensará a compra. Ele provavelmente foi feito para quem mora em Montreal e não para turistas.
  • Para ir do aeroporto ao centro
    • Leia todos os detalhes abaixo, mas você pode comprar o passe pro Shuttle 747 do aeroporto para o centro e usar o transporte público da cidade de graça.

Como comprar os passes de transporte público?

Os tickets podem ser comprados nas maquininhas das estações de metrô, conforme vemos nas telas (fotos tiradas em fevereiro de 2018).

São aceitas apenas notas de 5, 10 e 20 dólares canadenses além das moedas. O valor total de cada compra em dinheiro deve ser no máximo 80 CAD.

transporte-publico-montreal_06

transporte-publico-montreal_08

transporte-publico-montreal_14

transporte-publico-montreal_10

transporte-publico-montreal_18

transporte-publico-montreal_16

Como é pegar táxi em Montreal?

Pegar táxi em Montreal é bem tranquilo e há veículos andando por toda a cidade com frequência. Durante as madrugadas fora dos bairros mais turísticos ou quando há nevascas muito fortes, pode ser um pouco mais difícil conseguir um. As principais empresas na cidade são a Champlain, a Taxi Coop e Taxi Diamond. O aplicativo de transporte Uber também funciona normalmente. Considere gastar cerca de 8 a 15 dólares canadenses já com gorjeta para seguir de Old Montreal até algum lugar do centro da cidade.

Como ir do aeroporto ao centro de Montreal?

Não há nenhuma linha de metrô que vá do centro de Montreal até o aeroporto. Entretanto, existe um ônibus especial (Linha Shuttle 747) que faz esse caminho, passando pelos principais hotéis da cidade. A passagem custa 10 dólares canadenses.

Como usar a linha Shuttle 747

A vantagem de comprar o passe da linha shuttle 747 é que, além de ser muito mais barato, ele também vale por 24h no transporte dentro de Montreal (metrô e ônibus da STM).

Você também pode usar os seguintes passes nesse shuttle 747, o que é ótimo para quem está indo do centro para o aeroporto.

  • 1 dia (1 day)
  • 3 dias (3 day)
  • Final de semana ilimitado (unlimited weekend)
  • Semanal

O Shuttle 747 de e para o aeroporto também é grátis para crianças de 5 anos ou menos.

transporte-publico-montreal_onibus_747

Se você está cansado ou o clima não está ajudando, espere gastar cerca de 40 CAD (mais 4 ou 8 dólares de gorjeta) até o centro, o preço é fixo e o Uber não opera perto do aeroporto.

transporte-publico-montreal_taxi

A cidade subterrânea de Montreal (ou Réseau)

Montreal tem a maior rede de túneis subterrâneos de pedestres do Canadá. São 33 quilômetros de extensão, enquanto Toronto fica em segundo lugar com uma estrutura de 28 quilômetro.

transporte-publico-montreal_24_rer

Esses túneis são chamados de Réseau (RES) ou Cidade Subterrânea. Lojas, estações de metrô, hotéis, lanchonetes, bancos, enfim, tudo o que normalmente encontramos nas ruas de Montreal pode ser encontrado nesses caminhos.

Os RES são ótimos abrigos para escapar do frio e das nevascas, mas infelizmente estão limitados à parte mais central da cidade e, às vezes, podem dar uma volta enorme para chegar nos lugares. Se o frio estiver suportável, pode ser mais rápido cortar caminho pela superfície.

transporte-publico-montreal_cidade_subterranea

Se você vai usar bastante o metrô na região central de Montreal, essa cidade subterrânea é uma mão na roda, pois as estações têm acesso direto aos túneis e você pode praticamente sair de casa, pegar o metrô, fazer compras e resolver sua vida sem nem sentir frio direito.

Andar de bicicleta em Montreal é bem comum e, se a temperatura permitir, aproveite! A cidade fica muito mais charmosa assim. Só não tente fazê-lo no inverno 😉

O Sundaycooks viajou para Montreal a convite do Destination Canada e do Festival Montreal en Lumière

Assine nossa newsletter!

Comentários