atualizado em:

Transporte em Montreal: tudo que você precisa saber

O site do Transporte Público de Montreal (stm.info) é um dos mais organizados e fáceis de entender que eu já […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

O site do Transporte Público de Montreal (stm.info) é um dos mais organizados e fáceis de entender que eu já vi e isso se reflete na utilização do transporte público na cidade. Essa organização permite que turistas utilizem o transporte em Montreal de maneira mais simples e fácil.

Transporte em Montreal

Eu fiz esse mapinha com as linhas de metrô da cidade e a região que engloba a maior parte dos pontos turísticos de Montreal 😛

Claro que dentro dessa região há regiões mais procuradas como Old Montreal e seu Old Port, o Parque Olímpico e Jardim Botânico, a Catedral de Saint-Joseph du Monte-Royal e, claro, o Plateau-Mont-Royal onde você irá encontrar vários restaurantes, bares e lojinhas descoladas 🙂

Ofertas de Hotéis em Montreal

Ofertas de Hotéis em Old Montreal

Ofertas de hotéis no Plateau Mont Royal

Um pequeno detalhe, a linha em azul claro não é linha de metrô, mas sim o caminho para a subida do Mont-Royal que deve ser feita de carro ou ônibus, pois a subida é bem íngreme.

Como usar o metrô em Montreal?

O metrô de Montreal é composto de 4 linhas: Laranja, Verde, Azul e Amarela.

Transporte em Montreal - Estação de Metrô

A linha Laranja é a maior e a mais importante para os turistas, pois circunda praticamente toda a área marcada do mapa e suas estações são as mais próximas à Old Montreal, uma das regiões turísticas mais importantes e belas da cidade. Ela também fica a poucos quarteirões da Rua Saint-Catherine, a principal rua de compras da cidade, e também dá acesso à parte sul da cidade subterrânea.

a linha Verde é a segunda mais importante por causa do acesso ao Parque Olímpico e à parte norte e mais cobiçada da Cidade Subterrânea devido à alta concentração de lojas 😛

O metrô NÃO funciona 24h, portanto fique atento aos horários de funcionamento:

  • Segunda a Sexta: 5:30 até 00:35
  • Sábado: 5:30 até 1:00
  • Domingo: 5:30 até 00:30

Depois desses horários, apenas as linhas noturnas de ônibus funcionam.

Como estávamos hospedado próximos à estação de metrô e estava frio pacas, acabamos usando o metrô como meio de transporte principal na cidade. Se estivesse uma temperatura mais agradável, certamente teríamos optado por andar mais ônibus e caminhado mais para passear pela cidade 🙂

Não há linha de metrô ligando o aeroporto à cidade.Veja como ir do aeroporto ao centro de Montreal mais abaixo.

Transporte em Montreal - mapa do metrô de montreal

Veja o mapa interativo do metrô aqui.

Como usar o ônibus em Montreal?

Os ônibus de Montreal também aceitam os mesmos passes do metrô e ainda permitem que as passagens sejam pagas ali na hora, mas APENAS em moedas e no valor exato da passagem.

Ao contrário do metrô, descobrir as linhas de ônibus que você precisa pegar não é tarefa das mais fáceis se não utilizar alguma app ou site que calcule suas rotas. O Google Transit (opção de pesquisa do Google Maps) está disponível para a cidade e a app da própria STM também pode lhe ajudar nesse caso. Infelizmente ambas precisam de Internet para funcionar.

Transporte em Montreal - ônibus e nevasca

Durante nossa estadia, nós usamos o ônibus apenas uma vez para irmos da base do Parc du Mont-Royal até o topo, pois subir a pé não é para qualquer um :mrgreen:

Como o metrô não funciona 24h, algumas linhas de ônibus rodam no período da noite, portanto, se você estiver na rua depois de 00:30, as únicas opções são o taxi ou os ônibus noturnos. 

Linhas de ônibus de Montreal:

  • Linhas Locais: números de 10 a 299. Algumas linhas passando a cada 10 minutos no máximo.
  • Linhas Noturnas: números de 300 a 399. Funcionam durante a madrugada.
  • Linhas Expressas: números de 400 a 499. São linhas que param em menos pontos e, portanto, são mais rápidas.
  • Linhas Shuttle: números de 700 a 799. São linhas que vão de/para pontos específicos da cidade, sendo a linha mais importante a 747 que vai do aeroporto ao centro de Montreal passando por diversos hotéis.

Transporte em Montreal - mapa das linhas de ônibus

Veja o mapa de todas as linhas de ônibus aqui.

Tipos de passe de Metrô e ônibus

Os passes do transporte em Montreal (metrô e ônibus) são os mesmos e podem ser usados independentemente:

  • 1 viagem: 3,25 CAD
  • 2 viagens: 6,00 CAD (3 CAD cada passagem)
  • 10 viagens: 27 CAD (2,70 CAD cada passagem)
  • 1 dia: 10,00 CAD
  • 3 dias (consecutivos): 18,00 CAD
  • Final de semana (Unlimited Weekend > válido de 18h de Sexta a 5h de Segunda): 13,75 CAD
  • Semanal (Weekly CAM > válido entre Segunda e Domingo): 25,75 CAD

[Atualizado 14/11/2016]

Preço do Metrô e Transporte Público de Montreal - 01

Qual passe é melhor para mim?

  • Vou ficar 1 ou 2 dias em Montreal fora do fim de semana:
    • Passes de 1 dia são a melhor opção. Se você for ficar 2 dias, é melhor comprar o de 3 dias, pois sairá 2 dólares mais barato 🙂
  • Vou ficar 3 dias em Montreal fora do fim de semana:
    • Passe de 3 dias.
  • Vou passar o fim de semana em Montreal:
    • Unlimited Weekend. Lembrando que ele só vale entre 18h de Sexta até as 5h de Segunda.
  • Vou ficar de 4 a 7 dias em Montreal, mas não será dentro da mesma semana:
    • Use uma mistura das opções acima 🙂
  • Vou ficar de 4 a 7 dias em Montreal durante a mesma semana (entre Segunda e Domingo):
    • Weekly CAM. Note que este passe vale da primeira utilização até a 0h da Segunda seguinte e NÃO 7 dias consecutivos como imaginamos. Ou seja, se você utilizá-lo no Sábado, ele só valerá até a 0h da Segunda seguinte, ou seja, não compensará a compra. Confesso que não entendi a utilidade deste passe. Ele provavelmente foi feito para quem mora em Montreal e não para turistas.

Como comprar os passes de metrô e ônibus?

Os passes podem ser comprados nas maquininhas das estações de metrô:

Transporte em Montreal - máquina de compra de passes de metrô e ônibus

Transporte em Montreal - Escolha a línguaTransporte em Montreal - Escolha o tipo de passe

Transporte em Montreal - Escolha a quantidadeTransporte em Montreal - É só pagar: Dinheiro ou cartão

Peço desculpas pelas fotos. A câmera acabou me trollando :/

Como é pegar táxi em Montreal?

Pegar táxi em Montreal é bem tranquilo e há táxis andando por toda a cidade com frequência. Durante as madrugadas fora dos bairros mais turísticos ou quando há nevascas muito fortes pode ser um pouco mais difícil conseguir um. Por isso, ande sempre com o telefone de algumas centrais de táxi no bolso para alguma emergência. Seu hotel pode lhe ajudar a encontrar os números ou com aplicativos como o Easy Taxi 🙂

Transporte em Montreal - Táxi de noite

No nosso caso, não chegamos a precisar de ligar para nenhuma central, pois nos hotéis, restaurantes e mesmo nas ruas sempre conseguimos pegar táxis rapidamente. Somente em um dos dias de nevasca é que demoramos uns 15 minutos para conseguir um táxi na rua durante a noite. A dica nesses casos é encontrar uma rua maior ou principal, pois as ruelas muitas vezes ficam intransitáveis.

Transporte em Montreal - Essa não é uma boa rua para tentar pegar um táxi

Nossas corridas de táxi, na maioria das vezes de noite, ficavam sempre entre 8 e 15 dólares já com gorjeta para ir de Old Montreal para algum lugar do centro e vice-versa.

Como ir do aeroporto ao centro de Montreal?

Não há nenhuma linha de metrô que vá do centro de Montreal até o Aeroporto e vice-versa, mas há uma linha de ônibus especial (Linha Shuttle 747) que faz esse caminho, passando pelos principais hotéis da cidade. A passagem desse ônibus custa 10 dólares (confirme na tabela atualizada acima) e lhe permite usar o transporte público por 24h. Você pode utilizar tranquilamente o passe de 1 dia, 3 dias, Unlimited Weekend ou Weekly CAM para usar essa linha.

Agora, se você está cansado ou o clima não está ajudando, você pode pegar um táxi do Aeroporto até o centro de Montreal pelo preço fixo de 40 dólares mais gorjeta (4 a 8 dólares). Esse mesmo preço é praticado para ir do centro de Montreal até o aeroporto.

Transporte em Montreal - Bom momento para usar o Réseau

A cidade subterrânea de Montreal (ou Réseau)

Montreal tem os túneis de pedestres subterrâneos de maior extensão do Canadá, totalizando cerca de 33 km de extensão, enquanto Toronto tem a segunda maior “cidade subterrânea” com 28 km.

Transporte em Montreal - Clima ruim, pegar um táxi pode ser a melhor opçãoTransporte em Montreal - Coitados dos donos desses carros

Esses túneis são chamados de Réseau (RES) ou Cidade Subterrânea, porque você pode fazer praticamente tudo o que você faria normalmente caminhando por eles. Lojas, estações de metrô, hotéis, lanchonetes, bancos, enfim, tudo o que normalmente encontramos nas ruas de Montreal pode ser encontrado andando pelos túneis.

Transporte em Montreal - Um dos shoppings da cidade subterrâneaTransporte em Montreal - algumas lojinhas de comida da cidade subterrânea

Esses túneis são ótimos para escapar do frio e das nevascas, mas infelizmente estão limitados à parte mais central da cidade e, às vezes, podem dar uma volta enorme para chegar nos lugares. Se o frio estiver suportável, pode ser mais rápido você cortar caminho pela superfície que andar pelo Réseau.

Transporte em Montreal - placas de localisação do RES

Transporte em Montreal - Onde está Wally no RES?

No dia da grande nevasca, resolvemos experimentar o Réseau entre nosso hotel que ficava na Square Victoria e o Centre Eaton. Foi ótimo ter essa opção, caso contrário não teríamos como sair do hotel, mas levamos pelo menos 50 minutos para chegar lá, enquanto a pé em um dia normal levaríamos em torno de 20 minutos.

Transporte em Montreal - Mapa da cidade subterrânea (réseau)

Agora, se você está de metrô, essa cidade subterrânea é uma mão na roda, pois as estações dessa região têm acesso aos túneis e você pode praticamente sair de casa, pegar o metrô, fazer compras e resolver sua vida sem nem sentir frio direito 😛

Transporte em Montreal - Bicicleta, no inverno? Acho que não :P

Andar de bicicleta em Montreal é bem comum e se a temperatura permitir, aproveite, a cidade fica muito mais charmosa assim. Só não tente fazê-lo no inverno :mrgreen:

Tem alguma dica legal sobre transporte em Montreal?

Chegou a usar o Réseau no verão? E os ônibus? Como foi?

O Sundaycooks viajou para Montreal a convite da Canadian Tourism Commission.

Assine nossa newsletter!

Comentários