atualizado em:

Os shows do Montreal en Lumière

Em sua 19a edição, o Montreal en Lumière esteve ainda melhor. De artistas consagrados a novos nomes, há espaço para todas as tribos.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

O Montreal en Lumière nasceu como forma de revitalizar e trazer mais movimento para o centro da cidade durante os dias gélidos do inverno de Quebec e logo na sua primeira edição atraiu a atenção de mais de 200 mil visitantes.

Durante a 19a edição, pude conferir alguns dos shows e atividades culturais que tomaram as ruas de Montreal e garanto: é diversão abaixo de zero para ninguém ficar parado!

Montreal en Lumière - 08

O que esperar do Montreal en Lumière?

A agenda ao longo dos 11 dias de atividades traz mais de 120 shows de música, dança (companhias como Martha Graham e Eva Yerbabuena estiveram presentes), circo e teatro que mostram como a cena artística em Montreal é eclética e aberta a novos talentos.

Música

Por palcos onde já passaram nomes consagrados como Diana Krall, Bryan Adams e Zaz, assisti a simpática cantora La Bronze, que trouxe um show de música alternativa que misturava elementos eletrônicos com pop-rock.

Montreal en Lumière - 01

Na noite seguinte, foi a vez de ~sacudir o esqueleto~ num show muito dançante de salsa do grupo Lengaia com um detalhe especial: a balada rolou dentro do Le Balcon, um anfiteatro de uma igreja antiga em Montreal.

Por fim, pude ouvir a bela voz da Stacey Kent cantando Garota de Ipanema em português, além de grandes sucessos tanto em inglês quanto em francês.

Montreal en Lumière - 03

Arte

Outro tema curioso do festival são as instalações interativas chamadas “Illuminart”. O curador da mostra e VP de produção do evento, Mikaël Frascadore, viaja pelo mundo em busca de trabalhos que integrem luz, som e interatividade para expor durante o Lumière. Ao final, muitas dessas obras são desmontadas, num conceito interessante de arte efêmera, enquanto outras viajam o mundo em exposições temporárias.

Montreal en Lumière - 04

Nuit Blanche: a festa que vira a noite em Montreal

A Nuit Blanche, ou Noite Branca (site oficial), é um dos pontos altos do festival. É nessa data que acontecem mais de 200 atividades culturais simultaneamente em Montreal, atraindo um público de 300 mil pessoas para as ruas da cidade.

Esse é um dos poucos dias do ano em que o metrô opera num sistema especial e não para de madrugada, ou seja: mais um motivo para aproveitar a festa até o sol raiar! #beentheredonethat

Montreal en Lumière - 05

O Sundaycooks viajou para Montreal a convite do Montreal en Lumière.

Assine nossa newsletter!