Banhada pelo Atlântico, Halifax é capital da província da Nova Escócia e a porta de entrada para explorar uma bela região do Canadá ainda pouco conhecida por nós. Famosa pelas lagostas e pelo abrigar um dos portos mais importantes do país, a cidade já foi berço da população indígena Mi’kmaq (ou Micmac), um dos primeiros nativos norte-americanos a entrarem em contato com os colonizadores europeus.
Quer alguns bons motivos para passar uns dias nessa área? Continue lendo e veja nosso roteiro de Halifax.
Índice do roteiro de Halifax
O que fazer em Halifax?
Citadel, a fortaleza britânica
Todo passeio por Halifax começa com uma visita pela Citadel, um forte militar de 1749 construído pelos britânicos curiosamente em formato de estrela, cuja função era vigiar a baía da cidade. Hoje esse patrimônio histórico preserva as lembras do período de colonização com exposições permanentes e até mesmo apresentações que retratam como era a vida no passado, como a troca da guarda e músicas tocadas com a gaita de fole, afinal, estamos na Nova Escócia.
Citadel
- Endereço: 5425 Sackville Street, Halifax
- Site: pc.gc.ca
- Horários: de 7 de maio a 30 de junho, das 9 às 17h; de 1o de julho a 31 de agosto, das 9 às 18h; de 1o de setembro a 31 de outubro, das 9 às 17h; de 1o de novembro a 6 de maio das 9 às 17h, mas com serviços limitados
- Ingresso: 11,70 CAD
Downtown, o centro histórico
Numa caminhada tranquila pelo centro de Halifax, vale passar pelas ruas Barrigton, Granville e Hollis e pela igreja anglicana de São Paulo. É nesse caminho que você encontrará as construções históricas mais antigas dessa área. A Torre do Relógio, pertinho da Citadel, completa esse pacote de símbolos clássicos.
Para ver Halifax do alto, basta visitar o mirante gratuito no quinto andar da Halifax Central Library, um prédio lindo, todo de vidro.
Se a ideia é aproveitar o dólar canadense mais barato que o americano ainda no centro, a rua Spring Garden concentra várias lojas bacanas.
Public Garden
Pausa para o descanso. Com estilo vitoriano, os jardins públicos de Halifax são um convite a momentos de relax. Durante a primavera, quando as flores desabrocham, os caminhos ficam ainda mais bonitos.
Public Garden
- Endereço: 5665 Spring Garden Road, Halifax
- Site: halifaxpublicgardens.ca
- Horários: abril a novembro, diariamente das 7h até 30 minutos antes do pôr do sol; novembro a abril, diariamente das 8 às 16h
- Ingressos: gratuito
Waterfront
O Waterfront é o coração da cidade. É nesse trecho que fica uma grande concentração de lojas, restaurantes e importantes atrações como o mercado local, o Museu Marítimo e o Museu da Imigração. É dali também que partem os passeios de barco pela baía e o ferry que segue até Dartmouth, de onde se tem uma bela vista de Halifax.
Waterfront
- Endereço: 2-1751 Lower Water Street, The Cable Wharf, Halifax
- Site: my-waterfront.ca
- Horários: aberto diariamente durante todo ano, mas os restaurantes e serviços podem ter horários independentes
- Ingressos: gratuito
Canadian Museum of Immigration
O Canadá é um país que sempre abraçou a imigração como uma de suas grandes bandeiras e o Museu Canadense de Imigração mostra as trajetórias de famílias do mundo todo que imigraram em busca de uma nova vida. O espaço ainda conta como era chegar no porto de Halifax entre 1928 e 1971. É uma viagem pelas raízes dessa jovem nação.
Canadian Museum of Immigration
- Endereço: 1055 Marginal Road, Halifax
- Site: pier21.ca
- Horários:
- Março: quarta a domingo, das 10 às 17h; sempre aberto nos dias 12 e 13
- Abril: terça a domingo, das 10 às 17h
- Maio a Outubro: diariamente, das 9h30 às 17h30
- Novembro: diariamente das 9h30 às 17h
- Dezembro a Fevereiro: quarta a domingo, das 10 às 17h; aberto no dia 19 de fevereiro, pelo Heritage Day
- Fechado: dias 24, 25 e 26 de dezembro, 1o de janeiro, Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
- Ingressos: 14,50 CAD
Halifax Seaport Farmers’ Market
Eu, que sou o maluco dos mercados, não poderia deixar de indicar um passeio saboroso pelo Halifax Seaport Farmers’ Market ou Mercado dos Agricultores de Halifax. Ele foi criado em 1750 e até hoje carrega orgulhoso o título de um dos mercados de fazendeiros mais antigos em operação na América do Norte. São cerca de 250 produtores do Vale Anápolis que trazem seus cultivos para o deleite do nosso paladar.
Halifax Seaport Farmers’ Market
- Endereço: 1209 Marginal Road, Halifax
- Site: halifaxfarmersmarket.com
- Horários: terça a sexta, das 10 às 17h; sábado, das 7 às 15h; domingo, das 9 às 15h
- Ingressos: gratuito
Maritime Museum of the Atlantic
A história da Nova Escócia também está muito ligada à navegação e ao mar, por isso o Museu Marítimo é tão importante pra Halifax. Seu acervo é enorme e guarda, desde pequenas embarcações e construção de barcos, até convoyeurs da Segunda Guerra Mundial.
Entre muitos turistas curiosos, talvez o fato que mais atraia a atenção para a cidade e para o museu é a exposição dedicada ao Titanic. Você sabia que partiram de Halifax os primeiros navios-socorristas que ajudaram na tragédia? Muitos objetos resgatados estão expostos e explicam um pouco dessa história triste e hollywoodiana.
Maritime Museum
- Endereço: 1675 Lower Water Street, Halifax
- Site: maritimemuseum.novascotia.ca
- Horários:
- Novembro a abril: terça, das 9h30 às 20h; quarta a sábado, das 9h30 às 17h; domingo, das 13 às 17h
- Maio a outubro: segunda, das 9h30 às 17h30; terça, das 9h30 às 20h; quarta a sábado, das 9h30 às 17h30; domingo, das 9h30 às 17h30 (apenas entre junho e outubro)
- Ingressos:
- Novembro a abril: 5,15 CAD
- Maio a outubro: 9,55 CAD
Peggy’s Point Lighthouse
É da Nova Escócia que saem algumas das fotos mais com cara de fundo-de-tela-de-computador – National Geographic – do Canadá. A província é a casa de 160 faróis e a uma hora de viagem de Halifax, fica um dos mais conhecidos: o Farol de Peggy’s Point.
Construído em 1915, ele fica no meio dos rochedos da baía de Saint Margaret, na vila Cove ao longo da costa sul. Apesar de ser tombado como uma área de preservação histórica, ali ainda trabalha uma comunidade ativa de pescadores.
Farol de Peggy’s Point
- Endereço: a 1h de Halifax, pela Highway 333
- Site: peggyscoveregion.com
- Horários: aberto diariamente durante todo ano, mas atrações locais têm horários independentes
- Ingressos: gratuito
Onde comer em Halifax?
Halifax é famosa pelos pratos de frutos do mar, principalmente aqueles feitos com lagosta. Assim como toda a província da Nova Escócia, a cidade também busca valorizar os produtores locais.
Para conhecer outras opções além dessas indicadas abaixo, não deixe de conferir o site Taste of Nova Scotia.
Smiling Goat
Como bom fã de café que sou, não poderia deixar de sugerir um lugar para sua dose diária de cafeína. Além de um bom expresso, o Smiling Goat também faz ótimos baggels, wraps e panini a preços razoáveis.
Smiling Goat
- Endereço: Bishops Landing – 1475 Lower Water, Halifax
- Site: smilinggoat.ca
- Horários: segunda a sábado, das 7 às 20h; domingo das 8 às 20h
Cervejaria Alexander Keith’s
Se você gosta de IPAs e Red Ales, a Alexander Keith’s deve ser seu primeiro ponto de parada em Halifax. Aberta há mais de 200 anos, ela é considerada uma das mais antigas microcervejarias da América do Norte.
Além de oferecer um tour pela fábrica e conhecer mais sobre a história da marca, também é possível fazer uma degustação no pub local.
Cervejaria Alexander Keith’s
- Endereço: 1496 Lower Water St, Halifax
- Site: keiths.ca
- Horários: segunda a sábado, das 12 às 20h30; domingo das 13 às 17h
- Degustação: 25,95 CAD
Lugares próximos a Halifax
O clima e as condições do solo da Nova Escócia favorecem o cultivo de diferentes uvas, por isso, um passeio bem saboroso saindo de Halifax é curtir o dia conhecendo as vinícolas da região.
Como dirigir alcoolizado é uma ofensa gravíssima no Canadá, o ideal é alugar um carro e ter um motorista da rodada ou contratar empresas como a Grape Escapes, que oferecem tours a partir de 79 CAD já com degustações, transporte e almoço incluídos.
Abaixo estão alguns dos lugares que mais gostei nessa área.
Planeje sua viagem pelo Canadá:
Annapolis Cider Company
A Nova Escócia é uma região muito famosa pelo cultivo de maçãs (elas são de dar água na boca) e, assim como em muitos países do hemisfério norte, o consumo de bebidas derivadas da fruta tem aumentado. Se você quer conhecer um pouco mais sobre essa “nova tradição”, no Vale de Anápolis (Annapolis Valley) fica a Annapolis Cider Company, famosa pela sua produção de diferentes sidras.
Annapolis Cider Company
- Endereço: 388 Main Street, Wolfville
- Site: drinkannapolis.ca
- Horários: todos os dias das 10 às 19h
- Faixa de preço: degustação de três sidras por 5 CAD
The Port Pub
A microcervejaria e restaurante The Port Pub é um bom lugar para uma pausa na hora do almoço no vale. Ela é famosa por sua Red Ale artesanal e pela sopa de frutos do mar. A atmosfera é tranquila e o atendimento é bem legal.
The Port Pub
- Endereço: 980 Terry’s Creek Road, Port Williams
- Site: theportpub.com
- Horários: segunda a quarta, das 11 às 21h; quinta e sexta, das 11 às 22h; sábado, das 10 às 22h; domingo, das 10 às 21h
- Faixa de preço: pratos principais entre 6 e 26 CAD
Luckett Vineyards
Uma das melhores vinícolas que conheci na região atende pelo nome de Luckett Vineyards. Os ventos que sopram do mar e o sol da Nova Escócia ajudaram a criar um terroir especial, que nos brinda também com uma bela vista para o Vale Gaspereau.
Sua produção ainda é relativamente jovem, por isso espere encontrar algo um pouco mais parecido com as vinícolas da Virgínia, nos Estados Unidos, do que com as de Napa Valley, na Califórnia.
Luckett Vineyards
- Endereço: 1293 Grand Pre Road, Wallbrook
- Site: luckettvineyards.com
- Horários: maio a outubro, diariamente das 11 às 16h; tours das 11 às 15h
- Faixa de preço: degustação a partir de 5 CAD
Onde ficar em Halifax?
Por não ser um grande polo turístico, a cidade tem hotéis mais voltados ao viajante a negócios. Por isso, você vai encontrar várias cadeias famosas nos Estados Unidos e locais com decorações mais convencionais.
A melhor região para se hospedar em Halifax é no centro (Downtown) ou próximo à baía (Waterfront).
Dentre as opções, vale destacar dois nomes que ganham nos quesitos localização, conforto e infraestrutura: o The Prince George Hotel e o Homewood Suites. Ambos têm uma decoração mais clássica, piscina coberta, wifi gratuito e estacionamento.
Transporte em Halifax
As principais atrações no centro de Halifax ficam próximas umas das outras, portanto a melhor maneira para conhecer a cidade é caminhando. Pense em mais ou menos quinze minutos de caminhada tranquila entre um ponto e outro.
Você também pode substituir os passeios a pé pelas pedaladas, pois essa região é muito amigável para quem quer passear de bicicleta. A I Heart Bikes aluga bicicletas a partir de 12 CAD e fica dentro do complexo do Waterfront.
A Yellow Cab é uma das principais empresas de táxi na cidade.
Se precisar seguir algum caminho de ônibus ou balsa, a tarifa base é de 2,50 CAD. Consulte os horários, rotas e valores oficiais.
Vai seguir viagem pela Nova Escócia ou pela região? Então o ideal é alugar um carro em Halifax no dia que for sair da cidade.
Como chegar até Halifax?
De avião
O Aeroporto Internacional de Halifax (código YHZ) recebe voos da Air Canada vindos de várias cidades do país. Empresas como a canadense low-cast WestJet e a americana United Airlines também operam voos até a capital da Nova Escócia.
O aeroporto fica a 30 minutos do centro e é ligado diretamente pelo transporte público (MetroX bus – 3,50 CAD o trecho) e por empresas de transporte privado como a Maritime Bus (22 CAD o trecho).
De trem
De Montreal, é possível seguir de trem até Halifax numa viagem de 22 horas pela costa do Atlântico. A Via Rail vende esse percurso por aproximadamente 160 CAD, mas também é possível encontrar tarifas promocionais não reembolsáveis por 67 CAD. Ainda existe a opção de reservar uma cabine-leito com um preço um pouco mais elevado.
De ônibus
A empresa Maritme Bus faz a rota entre Montreal e Halifax num caminho que leva cerca de 20 horas e custa 130 CAD.
Halifax combina com…
Um roteiro mais relax pela Nova Escócia ou até mesmo uma escapadinha de Boston, Montreal ou uma ida até a província de Prince Edward Island para ver toda a natureza dessa área que fica quase caindo da borda do país.
Conheça outros destinos no Canadá:
O Sundaycooks viajou a convite do Destination Canada.
Que sonho de lugar!
Pretendo ir lá o quanto antes depois das suas dicas, entrou para a minha lista! hahah
Não deixe de conhecer e seguir o meu blog: meuguiamundo
Bjss
Oi, Kiki.
Essa cidade não é mesmo uma gracinha? Obrigada pela visita!