atualizado em:

Comidas típicas do Chile: sabores regionais

Conhece a culinária chilena? Ela mescla sabores andinos com o frescor vindo do mar. Conheça um pouco da mesa dos nossos vizinhos.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

De nada adianta explorar a América do Sul sem explorá-la com o paladar. As comidas típicas do Chile, assim como as do Brasil, têm influência de diversas culturas que ajudaram a formar pratos únicos.

Já ouviu falar de uma refeição inteira que é cozida em um buraco na terra, com pedras quentes e folhas com aroma? Não? Pois este é um dos sabores mais tradicionais do país.

Onde fazer compras em Santiago: coquinaria

Você está aí por Santiago e quer conhecer um pouco mais da cultura chilena? Então faça questão de apresentar as comidas típicas do Chile para o seu estômago, seja das mais baratas como o cachorro-quente local ou as mais requintadas com frutos do mar mais raros.

Os melhores passeios pelo Chile

História da cozinha típica do Chile

Devido a colonização da Espanha e pelos mais de 6 mil km de costa banhada pelos oceanos, os pratos típicos do Chile são, em sua maioria, resultado da mistura das tradições espanholas com o consumo de peixes e frutos do mar. O mar é uma fonte rica de alimentos desde caranguejos gigantes até enguias (sim, é sério).

Assim como a maioria dos países da América do Sul, a culinária do Chile se tornou uma mistura de ingredientes e tradições que surgem nos pratos.

Sabia que tem até cachorro-quente à italiana (mas que leva abacate) e é muito tradicional em solo chileno? O que mais pode descrever influência de diversas culturas do que isso?

comidas típicas do chile 06

Comidas típicas do Chile

Caldillo de Congrio

Para abrir os pratos típicos do Chile, nada melhor do que uma receita que leve fruto do mar como principal ingrediente. O Caldillo de Congrio, como o nome já indica, é feito com um congrio Dorado ou Colorado que é uma espécie de enguia do mar comum nas águas chilenas. O prato é fervido com o congrio, cebola, alho, coentro, cenoura e pimenta chilena.

comidas típicas do chile 07

Centolla

Senhoras e senhores, alguém aqui já comeu um caranguejo gigante inteiro? Com a centolla esse é a sua chance.

centolla é um prato bem tradicional servido no mercado de Santiago. Atualmente ela é tida mais como uma programa “turistão” do que alto tradicional das mesas dos chilenos. Devorar essa carne branca do caranguejo gigante pode até não ser salgado, mas o preço com certeza será.

Ceviche

O ceviche chileno é feito de salmão, camarões cozidos, abacate, tomates milho, cebola roxa pimenta vermelha, suco de limão, sal e coentro. Uma combinação que apetece não só na hora de escrever os ingredientes mas o paladar também.

O salmão cru é cortado em cubos e misturado em um pequeno prato com os camarões temperados e marinado com suco de limão e salpicado com o coentro.

Uma das iguarias mais tradicionais e que mais uma vez exalta a presença dos frutos do mar nos pratos típicos da comida do Chile.

Aliás, qual é o seu ceviche favorito? A versão chilena ou peruana? Conheça também as comidas típicas do Peru.

comidas típicas do chile 11

Curanto

O curanto é um daqueles pratos da culinária chilena que não surpreendem pelos ingredientes que, normalmente, são uma mistura de carne bovina com peixe, batatas, carne de porco… mas sim pelo modo de preparo.

Para aprontar o prato típico da região de Chiloé, é preciso um local aberto com um buraco de 15 cm de profundidade, onde são colocadas pedras aquecidas em brasas. Em cima dessas pedras são colocados os ingredientes envoltos numa camada de folhas aromáticas gigantes.

Horas depois, está pronto uma das comidas mais elaboradas e típicas do Chile, que tem até festival próprio no sul do país.

comidas típicas do chile 10

Cazuela

A Cazuela não é só o nome de uma das comidas típicas do Chile, mas também indica o tipo da panela onde o prato é feito: uma caçarola (que em espanhol é cazuela).

Enfim, a cazuela é preparada de diferentes formas nos países hispânicos. No Chile, o cozido ou ensopado é preparado numa caçarola e é feito de carne ou peixe misturado com hortaliças, batata, arroz e massa.

Completo Italiano

O Completo Italiano é nada mais e nada menos do que um dogão de rua do Chile, mas com ingredientes inspirados na bandeira da Itália.

O cachorro-quente tradicional completo no Chile tem diferentes variações e combinações. Porém, o sanduíche é feito de abacate, maionese e tomate, que forma a “bandeira” ta Itália em meio ao tradicional hot dog com salsicha.

comidas típicas do chile 03

Chacarero

O chacarero é só o lanche mais famoso do Chile. O prato é semelhante a um hambúrguer mas é recheado de tiras de carne bovina ou suína, pimenta, tomate e feijão verde. Um dos pontos-chave que tornam o chacarero um dos pratos mais típicos do Chile é a presença dos grãos de feijão verde.

Pastel de Choclo

Agora você diz “olha só, no Chile eles também comem pastel” e eu digo “não, o pastel de choclo tem esse nome mas não é um pastel como a gente conhece e está acostumado a comer nas feirinhas de rua do Brasil”.

Pastel de Choclo, na tradução literal, significa torta de milho.

O prato, além do grão de milho, é tradicionalmente recheado com carne moída e frango.

Lomo a lo Pobre

Lomo a lo Pobre. O nome do prato em espanhol pode não despertar tanta curiosidade, mas garanto que é uma delícia! E geralmente é uma opção de refeição muito bem servida e barata.

O prato tem esse nome pois é um dos mais populares e encontrados nos restaurantes de todo o país.

O lombo é preparado e servido com batata frita e ovos fritos e lembra um dos famosos PFs aqui do Brasil.

comidas típicas do chile 04

Sopaipilla

A sopaipilla é um tipo de pão feito de uma massa fina de abóbora frita e costuma ser encontrado em diversas regiões colonizadas pelos espanhóis, inclusive no Chile.

O pãozinho pode ser servido salgado com molho de pebre, bem semelhante ao chimichurri argentino, ou doce com um molho de farinha de trigo e chancaca (uma versão andina da nossa rapadura).

comidas típicas do chile 08

Empanadas

As empanadas são um dos pratos mais comuns e encontrados na maioria das lanchonetes do Chile. Afinal, a empanada está para o chileno assim como a coxinha está para o brasileiro. Ela também faz muito sucesso em terras argentinas e os dois países brigam pelo título de quem tem a melhor empanada. (Veja também alguns pratos típicos da Argentina)

O salgado assado no formato de uma meia lua pode ser recheado com vários ingredientes e condimentos que só acabam dependendo da criatividade do restaurante. Alguns lugares moldam as empanadas de outras formas e dão um toque único para o prato.

comidas típicas do chile 02

Assine nossa newsletter!