atualizado em:

Como se locomover em Santiago?

Metrô, ônibus, táxi e aplicativo de transporte: não durma no ponto.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Ao planejar uma viagem para um novo destino, é muito importante conhecermos a estrutura de transporte. Saber como se locomover da melhor forma possível de um ponto a outro nos poupa tempo, dor de cabeça e dinheiro. Abaixo, compartilhamos informações sobre as melhores formas de se locomover em Santiago. Esses detalhes vão facilitar o planejamento da sua viagem pela capital chilena.

Como se locomover em Santiago - dicas de transporte

Como ir de um lugar a outro em Santiago?

Comece organizando seu roteiro no Google Maps, pois ao colocar os pontos no mapa, você consegue saber o que é possível fazer a pé e quando precisará usar algum transporte. Algumas regiões de Santiago são ótimas para caminhar, como o centro histórico ou Bella Vista, já outros bairros mais afastados só são acessíveis chegando de metrô ou táxi. Vamos conhecer melhor os meios de transportes de Santiago.

Metrô

Santiago tem uma rede de metrô bem parecida com a de São Paulo: são sete linhas e 136 estações eficientes e organizadas.

O metrô percorre vários pontos importantes da cidade, mas não passa por todos os lados. Os shoppings Parque Arauco e Las Condes e também a região de Vitacura, por exemplo, não são cobertos. Por outro lado, o Centro Histórico, o bairro de Providência, o Costanera Center e vários outros pontos de interesse como o Cerro San Cristóbal têm estações próximas.

Por isso, procure se hospedar próximo ao metrô, pois a maioria dos lugares que você visitará terá alguma estação por perto.

tarifas do metrô de Santiago

Utilizar o metrô em Santiago não tem segredo. Você entra na estação, vai até o guichê, compra a passagem e a utiliza quando for passar nas catracas. Lembre-se apenas de escolher a plataforma que está indo para a direção correta com base nos mapas que estão afixados nas paredes. A única pegadinha são os diferentes preços das passagens dependendo do horário do dia.

  • Horário Punta (7h às 9h / 18 às 20h): 800 CLP
  • Horário Valle (9h às 18h / 20h às 20h45): 720 CLP
  • Horário Bajo (6h às 7h / 20h45 às 23h): 640 CLP
  • Sábados, Domingos e Feriados: Tarifa Valle

Como se locomover em Santiago? 1

É possível fazer baldeação sem pagar uma segunda passagem num intervalo de 120 minutos desde o primeiro embarque. Note que o metrô funciona das 6h às 23h, ou seja, se você planeja voltar mais tarde da night, vai precisar chamar um táxi.

Cuidado com o pessoal “mão leve”, como em toda cidade grande, o metrô concentra golpes tipo batedores de carteira. Não dê bobeira com seus pertences pessoais e objetos de valores.

Como se locomover em Santiago - dicas de transporte - excursão

Tarjeta Bip!

É um passe integrado de metrô + ônibus + trem e pode ser comprado em qualquer estação. Ele custa 1550 pesos e o carregamento mínimo deve ser de 100 pesos.

Táxi

Os táxis ainda são muito utilizados em Santiago. É fácil identificar um principalmente perto das atrações turísticas. São carros pintados em preto e amarelo. Todos os táxis têm taxímetro e os valores das corridas são razoáveis. Mas preste muita atenção para não cair em nenhuma pegadinha, é comum relatos de golpes com taxímetro adulterado e motoristas querendo agir de má fé e até mesmo passando informações erradas propositalmente.

Uma dica do coração: preste atenção no valor do taxímetro, pois com essa quantidade de zeros a mais no dinheiro deles, você pode acabar se confundindo como eu. Numa das corridas, paguei 13.000 pesos em vez de 1.300 e, infelizmente, o taxista não foi idôneo o suficiente para me avisar do erro.

Como se locomover em Santiago - dicas de transporte - uber

Aplicativos de transporte: Uber e Cabify

O Uber não é legalizado no Chile, portanto, apesar de funcionar, você pode ter dores de cabeça ao tentar usar o aplicativo como muitos cancelamentos ou atitudes suspeitas dos motoristas. A única app que pode operar no país é o Cabify (sua conta brasileira também vai funcionar no Chile, é o mesmo aplicativo). Para não depender dos táxis nas ruas, é importante se manter conectado, por isso, veja como comprar internet móvel em Santiago.

Como se locomover em Santiago - dicas de transporte - ônibus

Carro alugado

Não alugue carro para dirigir dentro de Santiago ou para aproveitar as estações de esqui próximas de Vale Nevado (são mais de 60 curvas perigosas até a base da estação). Santiago, assim como as capitais da América Latina, não combina com carro pois costuma ter um trânsito mais carregado, estacionamentos caros e as vezes difíceis de encontrar e cobrança de pedágios nas rodovias.

Só é aconselhável o aluguel do carro para quem quer passear por outras cidades, como Viña del Mar e Isla Negra, ou ainda para quem quer aproveitar as regiões vinícolas como o Vale de Casablanca (onde ficam as vinícola Casas del Bosque, Indómita e a Matetic) e o Vale del Maipo (para um tour pela Undurraga).

Outros fatores que dificultam para quem não conhece a cidade são as mudanças no sentido de circulação de algumas vias (como acontece no Rio de Janeiro e São Paulo) e as alças de acesso a túneis e estradas que confundem até o GPS. Aproveite para ver nossas dicas de como dirigir nesta região do Chile e veja também ofertas de aluguel de carro em Santiago.

Como se locomover em Santiago - dicas de transporte - carro

Ônibus turístico hop-on hop-off

O ônibus turísticos hop-on hop-off (aqueles que você pode subir e descer quantas vezes quiser durante o dia) são uma maneira prática de passar pela cidade. É claro que não é possível conhecer Santiago do alto de um ônibus, mas optar por esse tipo de meio para se locomover entre os pontos turísticos pode ser uma boa alternativa para quem tem pouco tempo.

O ônibus faz um trajeto básico passando pelos principais pontos de Santiago e também por bairros super charmosos. Essa não é uma das maneiras mais baratas de se locomover, mas pode ser interessante para aqueles que querem ouvir um pouco de história enquanto esperam a próxima parada, seja no Cerro San Cristóbal, seja no Parque Arauco. Reserve seu ticket do ônibus com a Get Your Guide.

Como se locomover em Santiago - roteiros a pé

Assine nossa newsletter!

Comentários