atualizado em:

Passeio pela vinícola Casas del Bosque perto de Santiago

Da suavidade de um Sauvignon Blanc às belezas do Vale de Casablanca, a Casas del Bosque rende um passeio perfeito perto de Santiago.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Escolher qual vinícola visitar na região de Santiago não é tarefa das mais fáceis, principalmente para quem não entende muito sobre vinhos. Tirando nomes mega-conhecidos como Concha y Torro e Santa Rita, vale a pena investir em passeios pelas produções menos badaladas, mas que guardam verdadeiras jóias raras do enoturismo chileno. Um belo exemplo disso é a Casas del Bosque, no Valle de Casablanca. Ah! Mesmo que vinho não seja sua bebida favorita, os tours pelas propriedades valem o passeio.

Vinícola Casas del Bosque, no Valle de Casablanca

Menos de 85 km, ou cerca de uma hora de viagem, separam a vinícola Casas del Bosque, no Valle de Casablanca, de Santiago. Uma localização perfeita para conjugá-la com visitas a outras vinícolas ou dar uma esticadinha até Isla Negra e visitar a mais bela casa do poeta chileno Pablo Neruda.

O passeio começa com o guia nos mostrando os parreirais, falando sobre a colheita, sobre a história dos vinhedos, sobre o preparo da terra e sobre como o clima mais frio da região é ideal para a produção de vinhos brancos. Sauvignon Blanc e Chardonnay, Pinot Noir e Syrah são algumas especialidades da casa. Eles também produzem outros vinhos tintos, porém as uvas utilizadas vêm de outro vale onde as temperaturas são mais quentes. São 12 milhões de garrafas produzidas por ano e apenas 20% delas são exportadas.

A colheita que acontece geralmente entre março e abril é feita sempre por mulheres, pois elas são mais delicadas ao tratar as uvas. #girlpower

Casas del Bosque: vinícola perto de Santiago, no Chile - como chegar

Como funciona o processo de fabricação do vinho da Casas del Bosque?

Num resumo para leigos podemos dizer que para o suco de uva virar vinho, é preciso envolvê-lo em processos de fermentação que fazem com que o açúcar da uva seja transformado em álcool pelas leveduras, uma espécie de fungo. Os vinhos brancos são fermentados apenas com seu suco, enquanto que os vinhos tintos são fermentados com seus suco, casca e sementes.

Alguns vinhos brancos terminam essa fase de fermentação e são engarrafados em seguida, sendo chamados então de vinhos jovens. Já outros vinhos brancos como o Chardonay e os tintos podem ficar repousando entre 6 e 24 meses em barris de carvalhos franceses (considerados mais delicados do que o carvalho americano) para que seus aromas e sabores sejam intensificados.

Cada barril contém 225 litros de vinho, correspondendo a 300 garrafas e pode ser usado por no máximo 4 anos para armazenar a bebida.

Casas del Bosque: vinícola perto de Santiago, no Chile - quanto custa

Carvalho francês x Carvalho americano

Que a batalha comece! Aqui vale um parênteses para explicar a diferença entre carvalho francês e americano, pois cada vinícola tem uma preferência

O carvalho francês é mais caro e tido como mais suave no quesito “dar sabor ao vinho“, pois os poros de sua madeira são menores, fazendo com que o contato da bebida com o ar, necessário para aflorar os sabores e aromas, seja mais lento.

Já o carvalho americano tem poros maiores e, por isso, dá sabores mais fortes ao vinho. Em ambos os casos a escolha da madeira dos barris depende das características que se quer dar ao vinho, podendo-se facilmente misturar barris franceses com americanos.

A música na fabricação dos vinhos

Na Casas del Bosque é sempre possível ouvir música nas salas do armazém, isso se deve à necessidade de se manter uma certa vibração para que ocorra o decantamento de algumas partículas durante a fase de envelhecimento dos vinhos em barris.

Casas del Bosque: vinícola perto de Santiago, no Chile - melhores vinhos

Degustação dos vinhos da Casas del Bosque

Depois de conhecer sobre a terra, as uva e o processo de fabricação, passamos para a melhor etapa do tour: a degustação.

A degustação escolhida foi a de seis taças em que foram oferecidos os vinhos: Sauvion Blanc, Chardonay, Pinot Noir, Syrah, Cabernet Sauvignon e o Cabernet Frank. Aos poucos o guia nos explicava sobre cada vinho, suas cores, características, notas aromáticas, temperaturas ideais e melhores harmonizações.

É um passeio tranquilo e gostoso, sem ser pedante ou enfadonho. Vale a visita mesmo para quem não entende muito sobre vinho e quer aprender um pouco mais.

Casas del Bosque: vinícola perto de Santiago, no Chile - onde fica

Tipos de passeios e degustações

A vinícola está aberta todos os dias, das 10h às 18h. Fecha apenas dia 1 de janeiro, sexta-feira santa, 8 de dezembro e no natal. O email para reserva é turismo@casasdelbosque.cl. Os valores só são divulgados mediante preenchimento do formulário de reserva. Eles sugerem que você chegue com 15 minutos de antecedência e leve um casaquinho. O pagamento pode ser feito em pesos chilenos, dólares ou cartão de crédito. Também é possível solicitar por tour em português.

Aromas Wine Tour

  • Duração: 50 minutos
  • De segunda à domingo com saídas às 10h30; 12h15; 15h e 16h30
  • Em inglês e espanhol
  • Rótulos oferecidos durante a degustação: Reserva, Gran Reserva, Pequeñas Producciones

Premium Wine Tour

  • Duração: 60 minutos
  • De segunda à domingo com saídas às 10h30; 12h15; 13h30; 15h e 16h30
  • Em inglês e espanhol
  • Rótulos oferecidos durante a degustação: Gran Reserva, Pequeñas Producciones, Ícono

Mirador Wine Tour

Tour com guia exclusivo passando pelas parreiras, pela adega e terminando no lindo restaurante Casa Mirador que fica no alto de uma colina com vista para todo o Vale

  • Duração: 60 minutos
  • De segunda à domingo entre 10h e 17h somete com reserva antecipada
  • Em inglês e espanhol
  • Rótulos oferecidos durante a degustação: Gran Reserva, Pequeñas Producciones, Ícono
  • O Casa Mirador fica a 5 minutos de carro da vinícola. Eles pedem que você esteja com um carro para chegar até lá.

Private Tour
Tour guiado com guia privativo.

  • Duração: 60 minutos
  • De segunda à domingo entre 10h e 17h somete com reserva antecipada
  • Em inglês e espanhol
  • Rótulos oferecidos durante a degustação: Gran Reserva, Pequeñas Producciones, Ícono

Woman Tour
Grupo exclusivo de mulheres, ideal para quem viaja com um grupo de amigas ou quer fazer um programa diferente só com as mulheres da família.

  • Duração: 60 minutos
  • Somete com reserva antecipada
  • Em inglês e espanhol
  • Rótulos oferecidos durante a degustação: Espumante BO, Rose, Riesling, Pinot Noir Pequeñas Producciones.

Winery Tour
Tour mais simples, sem degustação. Mostra o processo de produção do vinho, os vinhedos e a adega de preservação.

  • Duração: 30 minutos
  • De segunda à domingo com saídas às 10h30; 12h15; 15h e 16h30
  • Em inglês e espanhol

Casas del Bosque: vinícola perto de Santiago, no Chile

Restaurantes

A vinícola agora abriga três restaurantes diferentes que expressam muito bem esse momento especial da gastronomia do Chile.

A vinícola ainda conta com um restaurante chamado El Tanino, com um ambiente agradável ao ar livre, onde é possível provar comidas típicas chilenas.

BO é um wine bar onde você pode degustar o espumante da casa, provar alguns aperitivos e tapas. Funciona durante a primavera e o verão, das 12h às 16h30.

O Casa Mirador é o mais novo restaurante do grupo. No topo da montanha e tocado por uma leve brisa do Pacífico, lá você vai almoçar e degustar os vinhos da Casas del Bosque num dos cenários mais bonitos da região.

O Tanito e o Casa Mirador abrem todos os dias das 12h às 16h30, é importante fazer uma reserva com 48 horas de antecedência. Escreva para reservas@casasdelbosque.cl.

Casas del Bosque: vinícola perto de Santiago, no Chile - onde ir

Como chegar até a Casas del Bosque

De carro alugado

São 86,8 km que podem ser feitos em cerca de 1h15. O caminho indicado pelo Google Maps passa por áreas de pedágio.

Siga pela Rota 68 até Paso Superior Casablanca em Casablanca, depois pegue a saída para Lo Vásquez/Casablanca.

Cuidado: se beber, não dirija. Escolha alguém para ser o motorista da rodada. Aproveite para ver nossas dicas de como dirigir nesta região do Chile e veja também ofertas de aluguel de carro em Santiago.

De tour compartilhado

Se você não quer se preocupar em dirigir fora de casa, quer otimizar seu dia de passeio e ainda quer aproveitar e conhecer Viña del Mar e Valparaíso, esse tour da Get Your Guide pode ser bem prático e evita o estresse de brigar para ver quem vai ser o motorista da rodada.

De táxi ou aplicativo de transporte

O Cabify aponta um valor bem salgado para esta corrida: $62,894 pesos chilenos (aproximadamente 430 reais, na cotação do dia 13/07/2020). Já o Uber não disponibilizou mais a opção de orçamento dentro do site em português para este trajeto no Chile.

Casas del Bosque: vinícola perto de Santiago, no Chile - tour

Viña Casas del Bosque

Endereço: Hijuela, 2, Casablanca – Región de Valparaíso. Site

Assine nossa newsletter!

Comentários