O metrô de Chicago é um metrô organizado e tranquilo de usar. Ele não tem tantas estações como os metrôs de Londres e Nova York, e às vezes você precisa andar um pouquinho para chegar até o seu destino, mas mesmo assim é possível visitar quase todas as atrações e pontos turísticos utilizando apenas o metrô, além de ser muito fácil sair do aeroporto de O’Hare até o centro da cidade 🙂

Como usar o Metrô de Chicago

Todas as estações por onde passamos em Chicago têm conexão entre as plataformas de “ida” e “volta” dos trens, então em qualquer lugar da estação que você entrar, é possível chegar à plataforma certa, basta seguir as plaquinhas 🙂

A maioria das estações também não são assim uma maravilha de “buniteza”, mas que metrô que é bonito, né? Ok, algumas estações de Paris e de Washington são bonitas sim 😛

metrô de chicago eua estacao

Detalhes do skyline de Chicago nas paredes

As principais linhas de metrô de Chicago, pelo menos para nós turistas, são a linha Vermelha e a Azul. A Vermelha corta a cidade de norte a sul e passa perto dos principais pontos turísticos da cidade. Já a linha Azul é a linha que leva ao Aeroporto Internacional Chicago-O’Hare.

Tarifas

Existem diferentes tipos de tarifa, mas a que interessa para nós é aquele passe que permite viagens ilimitadas. São eles:

  • 1-day: $10
  • 3-day: $20
  • 7-day CTA only: $28
  • 7-day CTA/Pace: $33
  • 30-day: $100

Valores atualizados em 19/03/2013.

Esse passe 7-day CTA/Pace é um passe que dá direito a usar os meio de transporte da CTA (metrôs e ônibus de Chicago) e os trens que vão para os subúrbios e cidades vizinhas. Se você quer ficar somente em Chicago, os passes de 1, 3 e 7 dias (CTA Only, sem Pace) são mais que suficientes. Nós compramos o passe 7-day CTA only já no aeroporto.

Todos esses passes também dão direito a usar o ônibus dentro da cidade de Chicago. Nós só utilizamos o ônibus uma vez para ir do Field Museum ao John Hancock Observatory. Não que houvesse muita necessidade, mas a estação de metrô mais próxima estava a alguns minutos de caminhada e o ônibus estava chegando no ponto quando passamos por lá, então resolvemos experimentar 🙂

Andar de ônibus em Chicago não tem erro. Os mapas mostram onde cada linha passa e os passes também incluem os ônibus. No mais é como aqui no Brasil: você entra, passa o ticket e dá sinal quando quer descer 🙂

Como comprar o passe do metrô de Chicago?

CTA Pass

O CTA Pass deve ser substituído nos próximos meses pelo sistema Ventra em Chicago. Mais abaixo nós explicamos direitinho como usar o sistema Ventra 😀

Nas estações de metrô existem máquinas automáticas para compra de passes. Procure pelas máquinas que dizem “Buy CTA Passes Here” pois são as máquinas que vendem passes de dias ilimitados. As outras máquinas vendem os outros tipos de tickets disponíveis e que, em geral, não são muito boa ideia para turistas.

metrô de chicago - máquina de compra de passes do aeroporto

Buy CTA Passes Here

metrô de chicago - como comprar passes - tela 1

Escolha o tipo de passe

metrô de chicago - como comprar passes - tela 2

Coloque a forma de pagamento no local indicado

metrô de chicago - como comprar passes - tela 3

Escolha o tipo de função (crédito ou débito) do seu cartão

metrô de chicago - como comprar passes - tela 4

Concluindo a compra

metrô de chicago - tipos de passes

Os vários passes disponíveis

Utilizando o CTA Pass no metrô

Nas catracas há um buraco para colocar os tickets. Coloque-o com a tarja preta virada para você e, após validação, a máquina lhe devolverá o ticket pelo mesmo lugar. Nós vimos alguns turistas desavisados quase passando sem pegar o ticket >.<”

metrô de chicago - catraca

Ventra Card / Ventra Ticket

O Thyago Portela no avisou que em Setembro/13 começou a ser implementado em Chicago um novo sistema de passes chamado Ventra que deve substituir o sistema atual do CTA Pass até o fim de 2013. Como o Thyago estava lá em Chicago, ele fez a gentileza de nos mandar todas as informações que conseguiu sobre os passes de metrô Ventra e como comprá-los. Obrigado Thyago!

Metro de Chicago - Ventra Card - Novas máquinas

Segundo um funcionário da CTA, o Ventra é o novo sistema de pagamento do metrô que começou a ser implantado em Setembro/13 (até ele tava um pouco enrolado). Parece que a intenção é concentrar todos os tipos de cards e passes CTA/Pace nele até o fim do ano.

Metro de Chicago - Ventra Card

O Ventra Card tem um custo de 5 dólares que podem ser revertido em créditos se o usuário preencher um cadastro no site. Algo como o Oyster card do metrô de Londres.

Agora, se você preferir comprar apenas o ticket de uma viagem (3 dólares), o 1-Day Pass (10 dólares) ou o bilhete de/para o aeroporto de Chicago O’Hare (5 dólares), você não precisará comprar o cartão Ventra. Nesses casos você receberá um Ventra Ticket.

Metro de Chicago - Ventra Card - Valores e explicações

Metro de Chicago - Ventra Card - Outros detalhes

Como comprar o Ventra Card e os passes diários?

Basta seguir os passos descritos abaixo. Passe o mouse em cima das imagens e use as setinhas para navegar entre elas 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como usar o Ventra Card / Ventra Ticket?

Para usar o Ventra Card, basta aproximá-lo do leitor de cartão nas catracas, já o Ventra Ticket continua usando o mesmo esquema do CTA Pass aí em cima 🙂

Curiosidade: O Ventra também poderá ser ativado para funcionar como um cartão de débito pré pago da Mastercard. Não que isso seja interessante para turistas, mas é curioso 😛

Como ir do aeroporto ao centro de Chicago?

Essa é uma tarefa um tanto quanto complicada quando se chega atordoado da viagem, com fome e sono, mas não é nada assim, tipo o fim do mundo.

A estação O’Hare do metrô fica no nível inferior do aeroporto (lower concourse) e há conexão dos Terminais 1, 2 e 3 direto para lá. Do Terminal 5 é preciso pegar um trenzinho (airport shuttle train) de graça para ir até a estação.

Há placas pelo caminho, mas não é assim tão simples dependendo de onde você estiver e do seu estado depois da viagem 😛 Então aconselho perguntar a alguma pessoa do aeroporto como chegar até o metrô.

metrô de chicago - estação do aeroporto

À esquerda, chegada pelo Terminal 1. À direita, chegada pelos Terminais 2 e 3. A máquina de compra de passes está no pilar vermelho. Fonte: Divulgação CTA

Veja também este post com mais detalhes e outras opções:

Como ir do aeroporto ao centro de Chicago

Mapa do metrô de Chicago

Para ver o mapa do metrô de Chicago, clique na imagem abaixo ou vá direto no site da CTA para pegar a versão em PDF e já planejar seu roteiro. Eu também aconselho que você pegue os mapas do metrô e ônibus diretamente numa das estações, para tê-lo sempre com você 🙂

Metrô de Chicago - mapa da CTA

Dicas

  • Pegue os mapas de metrô e ônibus na estação. Eles são muito úteis e fáceis de usar e não dependem de bateria 😛
  • Os tickets ilimitados não podem ser usados mais de uma vez na mesma estação por um certo período de tempo (entre 15 e 30 min) para evitar que um ticket seja usado por mais de uma pessoa.
  • O The Loop são estações que circulam o centro de Downtown Chicago e você consegue identificar facilmente nos mapas 😛 Chicago é uma das poucas, se não a única, cidade dos EUA que ainda tem metrôs elevados no centro da cidade.
  • Para informações atualizadas sobre as condições do metrô de Chicago, tarifas e planejamento de rotas (apesar de eu não ter gostado dessa parte), entre no site oficial da CTA (Chicago Transit Authority)

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    78 Comentários
  1. Olá, Fred. Tudo bom ?
    Estou começando a pesquisar sobre Chicago para minha viagem em setembro. Vou ficar 3 dias em NY e depois 5 dias em Chicago.
    Já vi que ficar próximo ao centro é o ideal. Vi um hotel que fica a dois quarteirões do Millenium Park.
    Vc indica o aluguel de carro ou isso é totalmente desnecessário ?
    Vi que os principais restaurantes ficam próximo a downtown.
    Abs,
    Gilson

    • Oi Gilson.

      A 2 quadras do Millennium Park é uma boa localização sim. E pode esquecer carro 🙂 O transporte público é a melhor opção para andar dentro da cidade e leva você a qualquer lugar. De noite é só pegar um táxi se vc estiver muito longe.

  2. Oi Fred,
    Estou indo a Chicago agora em agosto para ir até Gary, Indiana, próximo a Chicago, para um festival de 3 dias. Como em Gary não tem hotel as indicações todas são para Chicago. Você sabe alguma coisa sobre o deslocamento pelas redondezas? sobre Gary?
    Obrigada!

    • Oi Maria.

      Eu sei que há ônibus e trens também, só não sei se chega até Gary, mas imagino que, se as indicações são para Chicago, deve existir o transporte entre as cidades sem muitos problemas 😉 Alugar um carro também é uma opção.

      Bom festival!

  3. Olá!
    Sabes se o Ventra já está funcionando? Eu vou ficar lá por 20 dias e vou a NY também, qual a melhor opção de passe para mim?
    Outra coisa, desculpe a mongolice, mas sabe se posso fazer o pagamento do Ventra com dinheiro, ou se tem que ser cartão.

    • Oi Ana.

      O Ventra já é o modelo único de passes sim. A diferença é que não é obrigatório comprar o ventra card caso vc vá usar o passe de uma viagem ou o de 1 dia. Nos outros casos é preciso sim comprar o Ventra card.

      No seu caso, como são 20 dias, é mais interessante comprar 3 passes de 7 dias, pois sai mais barato que o de 30 dias. Daí vc carrega o Ventra card com esses 3 passes. Minha dica é comprar o passe somente quando for precisar e não todos de uma vez.

  4. Vocês sabem dizer se as máquinas para comprar o Ventra Card dão troco? Estou pensando em comprar logo na chegada da cidade, mas provavelmente só terei notas de $100 e vou precisar só do 7day pass

    • Oi Cibele.

      Elas provavelmente dão troco, o problema é que normalmente o troco é em moedas e ter 80 dólares em moedas não é legal. O que eu sempre faço é tentar comprar na cabine normal ou fazer uma compra em algum café do aeroporto pra trocar o dinheiro e evitar esse tipo de problema 🙂

    • Obrigada, Fred! Adorei todas as dicas!!!

  5. Obrigado Fred pelas informações esclarecedoras que me enviou. No entanto, preciso de mais uma informação sua.
    Estarei hospedado próximo da estação do metrô Chicago Red e pretendo visitar o museu da Ciência e Tecnologia utilizando metro ou ônibus, já que terei o bilhete de 3 dias ilimitado.
    Qual seria o procedimento mais indicado para eu chegar até este Museu, sem muita dificuldade, e utilizando o metro ou ônibus.
    Consultei os mapas de Chicago na web e somente encontrei a linha vermelha como sendo a forma de transporte que me leva mais próxima, porém ainda muito longe do Museu. Percebi que tem uma linha de ônibus número 55 que tem ponto perto da linha vermelha no cruzamento da Rua 55. Seria este o procedimento? Pegar o metro até a rua 55 e lá pegar o ônibus 55 que me deixará na porta do Museu ? Ou teria um ônibus direto do Centro (loop) até o Museu ?
    Como estou estudando as possibilidades todas agradeceria muito a sua ajuda para que eu evite os tradicionais Micos nesta minha viagem. Um grande abraço e desde já obrigado.

    • Oi José.

      Eu acho que essa dobradinha metrô e ônibus pode ser boa sim. Infelizmente eu não conheço todas as linhas da cidade de cor 😛 então o jeito é usar o planejador de viagens do site da CTA mesmo pra conferir a melhor rota (que parece ser a sua mesmo ;))

  6. Olá Fred, estou achando ótima suas dicas. Meu marido vai chegar sozinho em Chicago numa sexta-feira pela manhã e nós só chegaremos à noite. Ele terá apenas um dia em Chicago e acho que ele vai adorar fazer o roteiro gastronômico Gold Coast & Old Town. Você acha uma boa idéia?
    Obrigada
    Andrea

  7. Bom dia Fred ! Suas dicas são mto úteis, parabéns!
    Tenho uma dúvida: estou viajando com uma bicicleta(vai em uma grande “mala bike” 1.30m x 1.0m) c rodinhas para participar de um mundial de triathlon no centro de Chicago. Será q posso levar essa mala no metrô? Será q tem restrições de tamanho de bagagem? Tentei ver no site deles e não tem informação disso! Obr

    • Pode levar sim, Ricatdo, apenas tente evitar os horários de pico, pq os trens costumam ficar cheios.

  8. Olá Fred. Estou indo para Chicago ficar uma semana. Vou comprar o passe de uma semana para o metrô, claro. A pergunta é, ainda que eu faça o cadastro no site para ter creditado os USD 5 do cartão ventra, não conseguirei usar de volta esse valor, já que não vou precisar recarrega-lo até a minha partida. Estou certo ou há alguma possibilidade de eu reaver esse dinheiro??

    • Oi Gustavo, sinceramente não sei. Eu imagino que vc não tenha esse dinheiro de volta a não ser que possa devolver o cartão como acontece com o Oyster card de londres. Em todo caso, converse com o pessoal de alguma estação, quem sabe há alguma maneira de reaver esse depósito.

      Se descobrir, conte pra nós para eu poder atualizar o post 😀

  9. gostaria de saber se criança paga o transporte publico em Chicago.

  10. 1 2 3 4
Deixe seu Comentário