Tá bom, eu me rendo. Me transformei em mais uma dessas pessoas que se apaixonam fácil pelo Rio de Janeiro. Como tuitei neste final de semana, cada vez que volto à cidade, gosto mais dela. Deve ser algum tipo de feitiço que paira pelo ar. Boa parte disso, deve ser pelo fato das pessoas e amigos tão queridos que moram por ali e que não me deixam cair em nenhuma roubada. Aproveitamos uma promoção e pronto: mais um final de semana incrível garantido, desta vez fazendo um roteiro de botecos no Rio de Janeiro 😀

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Reciclagem em Santa Tereza

Roteiro de botecos no Rio de Janeiro

A saudade, a vontade de conhecer um pouco mais, a desculpa de sair para botecar, justificativas para retornar ao Rio não faltavam 😉

Não, eu nunca turistei de verdade na cidade maravilhosa, sério. Geralmente vou para algum evento ou encontro e acabo deixando as atrações para uma outra hora. Já cogitei até alugar um apartamento e passar uns 10 dias explorando vários lugares, museus, atrações, o Cristo, os sambas, as feijoadas, as lojinhas descoladas. A lista é enorme.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Pôr do Sol na Urca

Mas, como foco é importante até mesmo quando estamos viajando, dedicamos esse final de semana à botecagem de raiz, aquela botecagem moleque, malemolente. Juro que era tudo pesquisa de campo, afinal precisava montar um roteiro de botecos no Rio de Janeiro de primeira linha para você, querido leitor 😛

Este roteiro não seria nada sem o apoio e sugestões das nossas personal concierge de boteco Merel e CarlinhaZ. A liga dos botequeiros de plantão agradece a sua contribuição 🙂

Avaliação da botecagem carioca

Aconchego Carioca: Happy Hour de responsa

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Aconchego Carioca

Nosso tour não poderia começar por outro lugar: Aconchego Carioca. Nas duas últimas vezes que passamos pela cidade, tentamos conhecer o badalado bar, mas não tinha dado certo. Precisávamos voltar para conferir se ele era o que dizem ser. Dito e feito.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Aconchego Carioca: bolinho de feijao e almofadinha de camarão

Ele é realmente tão bacana quanto dizem 🙂 Os bolinhos são sensacionais e para os fãs de cerveja, a carta é super variada. Vale a visita.

Bar Lagoa: Almoço tradicional carioca

De frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, este restaurante é um dos tradicionais pontos de encontro dos cariocas. A comida, com jeitinho alemã, é uma delícia e se vier acompanhada de um bom chopp e amigos queridos, então, é praticamente impossível parar de comer.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Bar Lagoa

Bar Urca: Um lindo Pôr do sol

Uma cerveja gelada e um pastelzinho de siri e pronto.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Bar Urca

A vida pode ser bem mais simples do que imaginamos.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Pôr do Sol na Urca 02Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Pôr do Sol na Urca 03Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Pôr do Sol na Urca 04

Ah, se as muretas falassem! Aposto que a famosa mureta da Urca teria muitas histórias para contar. Deveria existir alguma regra que proibisse as pessoas de fotografar o pôr do sol na Urca e postar no Instagram :mrgreen:

Adega Pérola: Um portuga de raiz

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Adega Pérola

Vá até o balcão para conhecer todos os quitutes portugueses que ficam expostos na vitrine (todos muito bem temperados).

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Adega Pérola: alho em conserva

Sente-se no banco da amizade e peça várias mini porções. Obrigada, senhor Pedro Álvares Cabral!

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Adega Pérola: sardinha escabeche

Apetite Café e Pavelka: Quesito Padaria

Eu adoro as padarias cariocas #prontofalei. Deve ser porque aqui onde moro elas são muito fracas, caras e com um atendimento bem ruinzinho. Por isso, o café da manhã no Rio é uma hora sagrada pra mim. Ficando em Copacabana, eu costumo sempre ir à padaria Apetite Café, dica do coração da Carlinha 😀 Eu adoro os pães e os croissant, mas os bolos e lanches também são muito saborosos.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Apetite Café

Outra padaria bacana que conhecemos no ano passado é a Pavelka – Deli 43, essa dica foi da Flávia (@ladyrasta). Os croquetes e lanches com linguiça são muito bons e o mil folhas está de parabéns também.

Santa Teresa: Quesito Sua Linda

Caramba, me apaixonei por este bairro. Não queria mais ir embora, aliás, por que eu demorei tanto para conhecer Santa Teresa?

Ah, lembrei… porque sempre vou ao Rio de Janeiro com pressa e com as horas contadas :/

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Bar do Mineiro

Graças às nossas personal concierge de boteco, viramos esse jogo e passamos um dia mega agradável pelas ruas de Santa Teresa.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Bar do Mineiro: Balcão

Então, quer se divertir? Comece pelo Bar do Mineiro provando as caipirinhas, de cachaça Seleta por favor, e o fabuloso pastel de feijão. Só esses pasteizinhos valem qualquer viagem.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Bar do Mineiro: Caipirinha e pastel de feijão

Caminhe mais um pouco e vá ao Sobrenatural, um restaurante de peixes e frutos do mar. O bobó de camarão é servido numa porção bem generosa. Siga o conselho das concierges e peça uma Serra Malte para acompanhar.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Restaurante Sobrenatural

Eu nem deveria terminar este texto, ou melhor, eu nem deveria escrever sobre este próximo lugar, porque fiquei muito deslumbrada 😛

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Restaurante Sobrenatural: bobó de camarão

No fim da tarde, as meninas nos levaram para provar os doces da Alda Maria, famosa doceira que trabalha essencialmente com doces portugueses. Se eu procurava alguma prova de que Deus existe, acabei de encontrá-la 😀

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Alda Maria

Obrigada Carlinha e Merel e obrigada diva Constance por ter apresentado esse cantinho mais do que especial em Santa Teresa para elas.

Roteiro de Botecos no Rio de Janeiro - Alda Maria: doces portuguêses

Fez meu dia muito mais alegre.

Esse é o nosso roteiro de botecos do Rio de Janeiro.

Qual é o seu roteiro? Conta pra nós 😀

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    8 Comentários
  1. Nossa, amei o post e vou anotar todos os bares. Eu moro na Cidade Maravilhosa e estou fazendo um projeto pessoal de conhecer mais a Cidade…Tantos lugares para descobrir e explorar…Tenho relato a experiência lá blog no primeiro dia que comecei o projeto fiz um Tour pela Zona Portuária do Rio de Janeiro e conheci o Imaculada. Bar super famoso no Rio que fica no Morro da Conceição (Centro do Rio)…

    Coloquei as minhas impressões do bar lá no blog, se quiser…dá uma olhadinha!
    http://gabypelomundo.blogspot.com.br/2013/06/roteiro-1-conhecendo-o-rio-de-janeiro.html

  2. Nat e Fred,
    O post ficou lindo, com fotos lindas e até saí da dieta pra aproveitar tudo isso! Ainda bem!
    Também foi novidade pra mim. Muitos desses lugares nunca tinha ido.
    Que bom que vocês gostaram desse final de semana no Rio e também das outras vezes que vieram, né? Apareçam sempre 😉
    Beijos

  3. Natie, seu post até me inspirou a fazer um roteiro desses em BH. E aí eu já deixo tudo preparadinho para quando você vier! 🙂

  4. Que é isso companheira!? Aqui são 10:20 da manhã e já estou salivando. Muito bom, favoritado!

    • “Que é isso companheira”? quanto tempo eu não ouvia essa expressão ahahaha

      Pat, o Rio anda caprichando no quesito botecos de qualidades. É um forte concorrente a cena de botecos de Madrid. Aliás, preciso fazer um roteiro parecido com este em BH, Madrid, Barcelona, Dublin…

  5. Gente, O que que é isso? Citar sete lugares e dizer que é um “Roteiro de botecos no Rio de Janeiro”. Ainda mais que dos sete listados 3 não se enquadram na categoria boteco. Considerando o Rio de Janeiro a cidade onde os botecos representam o espírito carioca de ser esta lista precisa muito de ser expandida.
    Bar Lagoa, Aconchego Carioca, Padaria Pavelka são lugares bacanas, mas passa longe da categoria boteco.

    • Oi Adelaide.

      Em momento algum esta lista foi dada como uma lista completa dos botecos/bares/restaurantes/padarias do rio 😉 Esta é apenas a lista dos que nós fomos e gostamos na cidade. Sabe quando vc quer passar um fim de semana só botecando? Dá pra seguir esse roteiro e não pensar em mais nada 😛 Assim como dá pra seguir infinitos outros roteiros.

      Belo Horizonte é outra cidade que também fizemos uma lista, mas está longe de ser completa, pois não importa a cidade, cada um tem seus botecos preferidos e esses são os nossos (até o momento :P).

      Por que você não deixa aqui as suas dicas e sugestões de botecos para um fim de semana? Aposto que outros leitores acharão que alguns da sua lista poderiam ser trocados, e assim, com a sugestão de todos, nós podemos fazer uma listagem monstra de botecos/restaurantes/bares/padocas do rio. Que tal?

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback