Não gosto de começar um texto com “devo confessar”, mas devo confessar que este texto merece levar essa expressão em sua introdução. A comida no México tem sabores únicos e muito diferente daqueles que estamos acostumados e seus aromas vão muito além da tradicional pimenta. A verdade é que eu não estava preparada para a verdadeira comida mexicana. Por isso separei uma lista de restaurantes na Cidade do México para você conhecer quando não quiser se aventurar ou quiser um descanso para o paladar 😉

Restaurantes na Cidade do México - Pujol: Sorvete de cenoura branca / pastinaca / parsnip

Como é a comida na Cidade do México?

Esqueça tudo o que você conhece ou ouviu falar sobre comida mexicana, esse mito Tex-Mex que construímos ao longo da nossa vida comendo em fast foods mexicanos feitos por americanos pouco corresponde à realidade. Se você acha que na Cidade do México irá encontrar burritos, tacos e nachos em qualquer esquina, você está enganado :/ Agora, se você gosta de tequila e pimenta, então o México é para você 😛

Alguns restaurantes têm tantos tipos de tequila e mezcal (seu parente mais artesanal) que fica até difícil escolher, mas não espere que a bebida venha trincando de gelada ou com limão e sal como aqui. Por lá, o normal é tomar a tequila quente no que eles chamam de banderita: uma dose de tequila, uma dose de sangrita, espécie de suco de tomate concentrado temperado, e uma dose de suco de limão, todos em copos separados para serem tomados um após o outro. O Fred se aventurou e não achou assim tão interessante e, quando pedimos “limão e sal”, o garçom nos trouxe um saleiro e uma dose de suco de limão… Mais um ponto para mito americano da tequila 🙁

Restaurantes na Cidade do México - Pimentas

Agora, pimenta é assunto sério. Pedimos um taco pouco apimentado e ele veio mais quente que acarajé da Bahia 😛 Uma coisa é certa, depois de uma temporada comendo pimenta no México, você vai voltar para casa achando pimenta Jolokia coisa de frascos e comprimidos :mrgreen:

Restaurantes na Cidade do México

Então se você pretende começar a se familiarizar com a cozinha mexicana, sugiro começar pelo El Huequito e fazer um bar-hopping pela região da Avenida Michoacán. Deixe o Pujol e o Astrid e Gastón para aqueles jantares mais calmos, em que a qualidade dos pratos são o personagem principal 😉

El Huequito

Uma dica ótima que encontramos no blog Nós no Mundo foi a rede de restaurantes El Huequito.

Restaurantes na Cidade do México - El HuequitoRestaurantes na Cidade do México - Plaquinha interessante

Eles têm uma unidade perto do Zócalo – o centro histórico da cidade – que é ótima para um almoço quando você estiver passeando por ali. Além disso, no El Huequito, você poderá provar uma autêntica comida mexicana em um dos poucos lugares que vendem pratos parecidos com os Tex-Mex, mas de sabores completamente diferentes. Os tacos, por exemplo, nada lembram o sabor dos Doritos que temos por aqui.

Restaurantes na Cidade do México - Taco al pastor do El Huequito

A dica BB – boa e barata – do restaurante é também seu prato mais famoso: o tacos al pastor, um tipo de taco recheado com uma carne maravilhosamente temperada e muito apimentada.

Restaurantes na Cidade do México - El Huequito: Preparando o Taco Al Pastor

El Huequito

Endereço:

Calle Bolívar, 58

Centro, Cidade do México

http://www.elhuequito.com.mx

Horários:

Todos os dias: 8 às 23h

Avenida Michioacán

No boêmio bairro Condesa  não deixe de passear e fazer um bar-hopping pela Avenida Michioacán e seus arredores.

Restaurantes na Cidade do México - Cerveja Indio

O bairro tem ares que lembram Palermo em Buenos Aires, então você já pode imaginar como são os barzinhos: todos descontraídos, com mesas na calçada e diversos tipos de opções para agradar gregos e troianos: desde comida mexicana do dia-a-dia até bistrôs italianos e franceses.

Restaurantes na Cidade do México - Tequila

Os limões eram para a comida, não para a tequila o.O

Um ótimo lugar para começar um happy-hour e perder a hora até anoitecer 🙂

Pujol

Quanto comecei a fase de planejamento dessa viagem, atrasada como sempre, a primeira coisa que fiz foi enviar um email para a querida Constance Escobar perguntando se ela tinha alguma dica imperdível na cidade. Apesar de não conhecer a Cidade do México, ela destacou o excelente trabalho realizado pelo chef Enrique Olvera.

Restaurantes na Cidade do México - Menu do Pujol

Era uma oportunidade única de conhecer e provar o menu de um dos restaurantes presentes na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo e considerado um dos melhores restaurantes do país.

Restaurantes na Cidade do México - Pujol: Milho cozido com tempero de formigas trituradas

Restaurantes na Cidade do México - Pujol: Carpaccio de Abacate recheado

A expectativa era alta. Nas palavras de Enrique, o “Pujol busca crear un estilo personal de cocina mexicana a partir de productos locales, así como de técnicas modernas y ancestrales.

Restaurantes na Cidade do México - Salada do Pujol

Restaurantes na Cidade do México - Ingredientes da sopa do Pujol

O que encontramos? Um serviço impecável, um menu repleto de sabores únicos e um jantar que vamos nos lembrar por muito tempo.

Restaurantes na Cidade do México - Espécie de Taco do Pujol

Restaurantes na Cidade do México - Outro Taco do Pujol

 

Foram tantos elementos diferentes que qualquer tentativa de descrevê-lo poderia me levar a cometer algum deslize ou injustiça, mas valeu, sem dúvidas, para fechar nossos dias na Cidade do México com chave de ouro.

Restaurantes na Cidade do México - Prato Principal do Pujol

Reserva? Indispensável 🙂

Restaurantes na Cidade do México - Pujol: sobremesa

Pujol

Endereço:

Calle Francisco Petrarca, 254

Polanco, Cidade do México

http://www.pujol.com.mx

Telefone:

+52 55 5545 4111

Horários:

Segunda a Sábado: 14 às 16h / 18:30 às 23:30

Necessário fazer reservas pelo site, telefone ou pelo OpenTable.

Astrid y Gastón

Eu sei, Gastón não é mexicano, mas eu não resisti. Depois de uma experiência bárbara no badalado restaurante do chef em Buenos Aires, eu quis repetir a dose, dessa vez no México e mostrar para o Fred um dos melhores tacu-tacus que eu já provei.

Infelizmente o menu era completamente diferente. Fuén, Fuén, Fuén, Fuéééééén…

Ambiente com cara de coorporativo, parecia que interrompíamos reuniões de negócio. O atendimento era condizente com esse tipo de restaurante, mas achei tudo tecnicamente certinho demais, como se estivesse faltando um toque especial, algo inspirador. O menu não chamou nossa atenção e, apesar de bom, não marcou nosso paladar.

O restaurantes está aqui porque vale a visita caso você esteja procurando algo tecnicamente correto para aliviar o paladar dos diversos sabores mexicanos 😉

Infelizmente ficarei devendo as fotos do restaurante 🙁

Astrid y Gastón

Endereço:

Calle Tennyson. 117

Polanco, Cidade do Mexico

http://astridygaston.com

Telefone:

+52 55  5282 2666

Horários:

Não consegui encontrar informações concretas.

Restaurantes na Cidade do México - Antropofagia

Você tem alguma boa dica de restaurante, bar ou lanchonete na Cidade do México?

Conta pra nós 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    8 Comentários
  1. Olá, tudo bem?

    Parabéns pelas dicas! Vão me ajudar!

    Você lembra o preço médio das comidas e demais itens (transporte, lembrancinhas, etc)? Pois quero ter uma noção de custos de lá…

    Ouvi falar que lá no México as coisas são bem baratas se comparadas ao Brasil; é verdade?

    Obrigado.

    • Oi Ricardo.

      No geral é sim, mas nada parecido com os EUA e algumas coisas de preço parecido. Transporte é super barato (post aqui) e comida costuma ser mais barato também. Quanto fica difícil dizer pq depende de onde vc for.

  2. Boa noite, meu nome é brunna… e vou passar minha lua de mel no méxico!
    estou muuuuito atrasada com o planejamento, visto que estamos em julho e a unica coisa que tenho são as passagens de ida e volta rsrsrs.

    Nosso intuito da viagem, é uma experiência gastronômica! Da mais simples á mais sofisticada. Eu e meu noivo temos há pouco tem um restaurante Mexicano em Santos, então a ideia é trazer coisas novas para o menu.
    Vocês teriam mais dicas de alimentação lá?

    Os posts que vi até agora são fantásticos e já estão dando uma luz para todo o restante.
    Agradeço desde já qualquer ajuda.
    Att

    • Oi Brunna.

      Olha, esses foram os que mais gostamos, mas como dito no post, na av. Michoacán tem muitos bares e restaurantes, bem como outras ruas de Condesa (a última foto é de um restaurante chamado Antropofagia que é bom também). Polanco tem outros bares e restaurantes mais high end (é onde está o Pujol) e a Zona Rosa também tem alguns interessantes. No Centro, muitos já são mais turistões, mas fomos em um atrás da catedral que era bem legalzinho, acho que no centro cultural espanha en mexico.

      Espero que gostem e que sua viagem seja ótima 🙂

  3. Boa tarde,
    Verifiquei no site da Tam que voos a partir do Mexico é cobrado uma taxa de US$ 245 referente a uma tarifa de combustível.
    Alguem saberia responder se esta taxa é cobrada somente nos voos que partem do Mexico ou tambem nos voos Brasil – Mexico – Brasil?
    Liguei na Tam mas tudo é muito vago, passam de atende para atendente e ninguem sabe responder!!!

    • Essa taxa está inclusa na tarifa, Gustavo 🙂 Pelo menos na Avianca já estava. Ela só era discriminada no preço, mas já estava inclusa e não precisamos pagar mais nada depois.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] é o bairro descolado da cidade e a dica é ficar próximo à Calle Michoacán, a rua dos barzinhos. O bairro se parece, muitas vezes, com Palermo em Buenos Aires e tem ares […]

  2. […] um dos bairros mais nobres da cidade, onde você encontra lojas de grandes marcas, restaurantes de chefs badalados e hotéis de cadeias de luxo. Polanco se parece muitas vezes como um bairro entre os Jardins de […]