Devido às suas semelhanças, eu poderia dizer que a Cidade do México e São Paulo são cidades gêmeas separadas na maternidade 😛 O tamanho de suas populações e áreas metropolitanas são bem próximos, o trânsito é lento nas duas (sendo mais caótico na capital mexicana), ambas estão longe do mar e o cenário de bares e restaurantes é ótimo. Até o metrô da Cidade do México é parecido com o de São Paulo, mas é preciso ficar atento a algumas nuances, já que a hora do rush mexicana pode parecer uma cena de Mucha Lucha 😉

Como é o metrô da Cidade do México?

Quem já teve a oportunidade de usar o metrô de São Paulo irá notar diversas semelhanças e não terá problema algum em utilizá-lo.

Como usar o metrô da Cidade do México - estação vazia

As estações do metrô da Cidade do México não são das mais limpas e você encontrará lojinhas e vendedores ambulantes que gritam um monte de coisa que você não entende e depois terminam com: 5 pesoooooooooos. É como se tudo custasse 5 pesos 😛

Em quase todo vagão também haverá alguém vendendo seus produtos, de CDs a post-it genéricos, e o mais interessante é quando aparece mais de um vendedor no mesmo vagão e eles esperam cada um a sua vez para anunciar o que estão vendendo. Muito civilizado, eu achei 😉

Curiosidade: Nos 7 dias que passamos usando o metrô da Cidade do México, devemos ter visto mais de 20 diferentes temas de CDs sendo vendidos e nenhum foi repetido :mrgreen:  

Eu também notei que sempre havia policiamento (por vezes com armas pesadas, muito comuns em toda a Cidade do México) e que muitas estações tinham placas dizendo: Estación Segura. O que me fez imaginar como seria uma estação não segura o.O

Como usar o metrô da Cidade do México - Catracas

A qualquer hora, haverá muita gente no metrô e para fazer algumas baldeações você precisará andar um tantão para trocar de linha, sendo que algumas das vezes tivemos de andar uns bons 15 minutos de uma plataforma a outra. Algo parecido com as estações Paulista e Consolação do metrô de São Paulo.

Vagões exclusivos para Mulheres, Crianças e Portadores de Necessidades Especiais

No Metrô da Cidade do México existe, em horários de pico, vagões específicos para Mulheres, Crianças e Portadores de Necessidades Especiais. Isso porque, desde o início das operações em 1970, as mulheres se queixavam de serem assediadas nos vagões lotados.

A principal dica que posso dar nesse caso é: Não subestime os avisos. Se você é mulher e vai utilizar o metrô no horário de pico, por favor, utilize os vagões específicos para evitar constrangimentos, porque infelizmente, com relação aos assédios, a Cidade do México não é das melhores, principalmente nos metrôs 🙁 Fora dos horários de picos, os vagões podem ser usados por todos e há menos problemas desse tipo.

Como usar o metrô da Cidade do México - mapa da linha nos vagões

Dica: Procure pegar os primeiros vagões quando possível. Mesmo fora do horário de pico, eles tendem a ser ocupados por mulheres e crianças.

Como comprar o passe do metrô da Cidade do México?

A notícia ruim é que não há nenhum passe de 1 ou vários dias para o metrô da Cidade do México.

A notícia boa é que um passe custa 3 MXN (pesos mexicanos), o que equivale a R$ 0,50 (valores de 26/10/2013).

Como usar o metrô da Cidade do México - Indicação de metrôComo usar o metrô da Cidade do México - Preços

A maneira mais simples e segura de comprar boletos (passes) do metrô é utilizar as Taquillas (guichês). Sendo assim, na primeira vez que você for utilizar o metrô, aproveite para comprar uma boa quantia de passes para os dias em que ficará na cidade. Para facilitar as contas, considere de 3 passes em média por pessoa por dia.

Horários:

Dias úteis: 5 à meia-noite

Sábados: 6 à meia-noite

Domingos e feriados: 7 à meia-noite

Preço: 3 MXN (0,50 reais)

Como usar o metrô da Cidade do México - Guichê para comprar o ticket/passe/boleto

Como usar o metrô da Cidade do México?

De posse do seu passe (muito parecidos com os do metrô de São Paulo), basta colocá-lo no local indicado da catraca, retirá-lo e passar. Será que o fabricante das catracas da Cidade do México é o mesmo das de São Paulo?

Pronto. Simples, não? 😛

Como usar o metrô da Cidade do México - mapa

Veja o mapa completo do metrô da Cidade do México neste link.

Curiosidade: Os mapas das linhas do metrô dentro dos vagões têm sempre uma imagem associada. Essas imagens ajudam a identificar o que há de importante próximo à estação.

Você já usou o metrô da Cidade do México? O que achou?

Teve algum problema ou tem alguma dica para dar? Conte para nós 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/