Devido às suas semelhanças, eu poderia dizer que a Cidade do México e São Paulo são cidades gêmeas separadas na maternidade 😛 O tamanho de suas populações e áreas metropolitanas são bem próximos, o trânsito é lento nas duas (sendo mais caótico na capital mexicana), ambas estão longe do mar e o cenário de bares e restaurantes é ótimo. Até o metrô da Cidade do México é parecido com o de São Paulo, mas é preciso ficar atento a algumas nuances, já que a hora do rush mexicana pode parecer uma cena de Mucha Lucha 😉

Como é o metrô da Cidade do México?

Quem já teve a oportunidade de usar o metrô de São Paulo irá notar diversas semelhanças e não terá problema algum em utilizá-lo.

Como usar o metrô da Cidade do México - estação vazia

As estações do metrô da Cidade do México não são das mais limpas e você encontrará lojinhas e vendedores ambulantes que gritam um monte de coisa que você não entende e depois terminam com: 5 pesoooooooooos. É como se tudo custasse 5 pesos 😛

Em quase todo vagão também haverá alguém vendendo seus produtos, de CDs a post-it genéricos, e o mais interessante é quando aparece mais de um vendedor no mesmo vagão e eles esperam cada um a sua vez para anunciar o que estão vendendo. Muito civilizado, eu achei 😉

Curiosidade: Nos 7 dias que passamos usando o metrô da Cidade do México, devemos ter visto mais de 20 diferentes temas de CDs sendo vendidos e nenhum foi repetido :mrgreen: 

Eu também notei que sempre havia policiamento (por vezes com armas pesadas, muito comuns em toda a Cidade do México) e que muitas estações tinham placas dizendo: Estación Segura. O que me fez imaginar como seria uma estação não segura o.O

Como usar o metrô da Cidade do México - Catracas

A qualquer hora, haverá muita gente no metrô e para fazer algumas baldeações você precisará andar um tantão para trocar de linha, sendo que algumas das vezes tivemos de andar uns bons 15 minutos de uma plataforma a outra. Algo parecido com as estações Paulista e Consolação do metrô de São Paulo.

Vagões exclusivos para Mulheres, Crianças e Portadores de Necessidades Especiais

No Metrô da Cidade do México existe, em horários de pico, vagões específicos para Mulheres, Crianças e Portadores de Necessidades Especiais. Isso porque, desde o início das operações em 1970, as mulheres se queixavam de serem assediadas nos vagões lotados.

A principal dica que posso dar nesse caso é: Não subestime os avisos. Se você é mulher e vai utilizar o metrô no horário de pico, por favor, utilize os vagões específicos para evitar constrangimentos, porque infelizmente, com relação aos assédios, a Cidade do México não é das melhores, principalmente nos metrôs 🙁 Fora dos horários de picos, os vagões podem ser usados por todos e há menos problemas desse tipo.

Como usar o metrô da Cidade do México - mapa da linha nos vagões

Dica: Procure pegar os primeiros vagões quando possível. Mesmo fora do horário de pico, eles tendem a ser ocupados por mulheres e crianças.

Como comprar o passe do metrô da Cidade do México?

A notícia ruim é que não há nenhum passe de 1 ou vários dias para o metrô da Cidade do México.

A notícia boa é que um passe custa 3 MXN (pesos mexicanos), o que equivale a R$ 0,50 (valores de 26/10/2013).

Como usar o metrô da Cidade do México - Indicação de metrôComo usar o metrô da Cidade do México - Preços

A maneira mais simples e segura de comprar boletos (passes) do metrô é utilizar as Taquillas (guichês). Sendo assim, na primeira vez que você for utilizar o metrô, aproveite para comprar uma boa quantia de passes para os dias em que ficará na cidade. Para facilitar as contas, considere de 3 passes em média por pessoa por dia.

Horários:

Dias úteis: 5 à meia-noite

Sábados: 6 à meia-noite

Domingos e feriados: 7 à meia-noite

Preço: 3 MXN (0,50 reais)

Como usar o metrô da Cidade do México - Guichê para comprar o ticket/passe/boleto

Como usar o metrô da Cidade do México?

De posse do seu passe (muito parecidos com os do metrô de São Paulo), basta colocá-lo no local indicado da catraca, retirá-lo e passar. Será que o fabricante das catracas da Cidade do México é o mesmo das de São Paulo?

Pronto. Simples, não? 😛

Como usar o metrô da Cidade do México - mapa

Veja o mapa completo do metrô da Cidade do México neste link.

Curiosidade: Os mapas das linhas do metrô dentro dos vagões têm sempre uma imagem associada. Essas imagens ajudam a identificar o que há de importante próximo à estação.

Você já usou o metrô da Cidade do México? O que achou?

Teve algum problema ou tem alguma dica para dar? Conte para nós 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    21 Comentários
  1. Olá Fred. Tudo bom?
    Estou planejando uma viagem à Cidade do México para 2017 e gostaria de verificar algumas informações contigo:
    1) Geralmente, prefiro viajar nos meses mais frescos ou frios porque detesto calor. Seguindo esta observação, quais os melhores meses para visitar a Cidade do México?
    2) Li em comentários aqui, que em viagens intermunicipais a policia entra nos ônibus apontando armas e filmando todo mundo. Ainda é assim? Você indicaria alguma empresa de turismo para Teotihuacan, que faça o passeio bem cedinho?
    3) Andar à pé pela cidade é relativamente seguro? Quais locais da cidade você indicaria para ficar atento em relação a furtos e roubos? O Bosque de Chapultepec e o Viveros de Coyoacán são seguros para passear tranquilo?
    4) Existe algum tipo de passeio ou visita aos estúdios onde ficava Vila do Chaves (Chespirito)? Existe algum museu oficial do Chaves que possa ser visitado?
    5) Para uma viagem sem “luxos”, apenas o básico (café da manhã + almoço e jantar) utilizando o metrô e boas caminhadas para conhecer os pontos turísticos da cidade, quantos pesos seriam necessários por dia?

    Obrigado e Abração.

    • Olá, Wesley.

      Vamos lá 😀

      1) Outubro, novembro, dezembro e janeiro são os meses com as temperaturas mais amenas na Cidade do México. O gráfico completo de temperatura e chuvas você pode ver aqui: http://www.bbc.com/weather/3530597

      2) Não sabemos como anda essa questão da segurança pública nos transportes locais, mas esse tipo de cena foi muito frequente durante a nossa viagem em 2013. Seu hotel pode indicar uma agência de receptivo local que possa te ajudar com os passeios. Já tentei buscar por alguns nomes de confiança, mas não encontrei porque os outros leitores fizeram tudo por conta própria mesmo.

      3) Sim, é relativamente seguro, apesar de muito lotado. Tome cuidado com seus pertences da mesma maneira que tomaria ao andar nos centros das grandes cidades brasileiras. Não dê bobeira.

      4) Revirei minhas pesquisar e aparentemente não existe nenhum tour / museu ou algo dedicado exclusivamente a história do Chaves. Taí uma ótima ideia pra alguém criar 😀

      5) É muito difícil determinar o orçamento de viagem de cada um, porque depende muito do valor do aéreo, das promoções nos hotéis e do quanto vocês vão conseguir usar do transporte público. Você já deu uma olhadinha no post Onde Ficar aqui no Sunday?

  2. 1 2
Deixe seu Comentário