Devido às suas semelhanças, eu poderia dizer que a Cidade do México e São Paulo são cidades gêmeas separadas na maternidade 😛 O tamanho de suas populações e áreas metropolitanas são bem próximos, o trânsito é lento nas duas (sendo mais caótico na capital mexicana), ambas estão longe do mar e o cenário de bares e restaurantes é ótimo. Até o metrô da Cidade do México é parecido com o de São Paulo, mas é preciso ficar atento a algumas nuances, já que a hora do rush mexicana pode parecer uma cena de Mucha Lucha 😉

Como é o metrô da Cidade do México?

Quem já teve a oportunidade de usar o metrô de São Paulo irá notar diversas semelhanças e não terá problema algum em utilizá-lo.

Como usar o metrô da Cidade do México - estação vazia

As estações do metrô da Cidade do México não são das mais limpas e você encontrará lojinhas e vendedores ambulantes que gritam um monte de coisa que você não entende e depois terminam com: 5 pesoooooooooos. É como se tudo custasse 5 pesos 😛

Em quase todo vagão também haverá alguém vendendo seus produtos, de CDs a post-it genéricos, e o mais interessante é quando aparece mais de um vendedor no mesmo vagão e eles esperam cada um a sua vez para anunciar o que estão vendendo. Muito civilizado, eu achei 😉

Curiosidade: Nos 7 dias que passamos usando o metrô da Cidade do México, devemos ter visto mais de 20 diferentes temas de CDs sendo vendidos e nenhum foi repetido :mrgreen: 

Eu também notei que sempre havia policiamento (por vezes com armas pesadas, muito comuns em toda a Cidade do México) e que muitas estações tinham placas dizendo: Estación Segura. O que me fez imaginar como seria uma estação não segura o.O

Como usar o metrô da Cidade do México - Catracas

A qualquer hora, haverá muita gente no metrô e para fazer algumas baldeações você precisará andar um tantão para trocar de linha, sendo que algumas das vezes tivemos de andar uns bons 15 minutos de uma plataforma a outra. Algo parecido com as estações Paulista e Consolação do metrô de São Paulo.

Vagões exclusivos para Mulheres, Crianças e Portadores de Necessidades Especiais

No Metrô da Cidade do México existe, em horários de pico, vagões específicos para Mulheres, Crianças e Portadores de Necessidades Especiais. Isso porque, desde o início das operações em 1970, as mulheres se queixavam de serem assediadas nos vagões lotados.

A principal dica que posso dar nesse caso é: Não subestime os avisos. Se você é mulher e vai utilizar o metrô no horário de pico, por favor, utilize os vagões específicos para evitar constrangimentos, porque infelizmente, com relação aos assédios, a Cidade do México não é das melhores, principalmente nos metrôs 🙁 Fora dos horários de picos, os vagões podem ser usados por todos e há menos problemas desse tipo.

Como usar o metrô da Cidade do México - mapa da linha nos vagões

Dica: Procure pegar os primeiros vagões quando possível. Mesmo fora do horário de pico, eles tendem a ser ocupados por mulheres e crianças.

Como comprar o passe do metrô da Cidade do México?

A notícia ruim é que não há nenhum passe de 1 ou vários dias para o metrô da Cidade do México.

A notícia boa é que um passe custa 3 MXN (pesos mexicanos), o que equivale a R$ 0,50 (valores de 26/10/2013).

Como usar o metrô da Cidade do México - Indicação de metrôComo usar o metrô da Cidade do México - Preços

A maneira mais simples e segura de comprar boletos (passes) do metrô é utilizar as Taquillas (guichês). Sendo assim, na primeira vez que você for utilizar o metrô, aproveite para comprar uma boa quantia de passes para os dias em que ficará na cidade. Para facilitar as contas, considere de 3 passes em média por pessoa por dia.

Horários:

Dias úteis: 5 à meia-noite

Sábados: 6 à meia-noite

Domingos e feriados: 7 à meia-noite

Preço: 3 MXN (0,50 reais)

Como usar o metrô da Cidade do México - Guichê para comprar o ticket/passe/boleto

Como usar o metrô da Cidade do México?

De posse do seu passe (muito parecidos com os do metrô de São Paulo), basta colocá-lo no local indicado da catraca, retirá-lo e passar. Será que o fabricante das catracas da Cidade do México é o mesmo das de São Paulo?

Pronto. Simples, não? 😛

Como usar o metrô da Cidade do México - mapa

Veja o mapa completo do metrô da Cidade do México neste link.

Curiosidade: Os mapas das linhas do metrô dentro dos vagões têm sempre uma imagem associada. Essas imagens ajudam a identificar o que há de importante próximo à estação.

Você já usou o metrô da Cidade do México? O que achou?

Teve algum problema ou tem alguma dica para dar? Conte para nós 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do México \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    18 Comentários
  1. A melhor frase que ouvi sobre o Metro do mexico, e foi dita por um guia mexicano: por apenas 3 pesos você leva tres serviços: transporte, massagem e sauna… Dado o calor e a lotação, hehehehe.
    Mas eu amo o méxico. E sempre que me perguntam eu digo a mesma coisa, o MX DF é igual a SP, nas qualidades e nos defeitos, só um pouco mais seco.
    Bateu uma saudade, vontade de sopa asteca e a margarita de tamarindo do Villa Maria!

  2. Pelo menos é baratinho, né? Adorei os símbolos de cada estação, com desenhos representando algo do lugar. Aguça a curiosidade sobre o que há para conhecer depois que você desembarcar de cada estação.

    • Pois é. 50 centavos por viagem é uma pechincha 😛 E eu fiquei curioso mesmo para ir ver o que eles estavam representando em algumas estações 😉

  3. Estou na Cidade do México….cheguei dia 08/02/2015 e me vou em 09/03/2015, vim a trabalho…. vou tentar pegar o metrô amanhã….
    Estou em Polanco. Amanhã eu gostaria de conhecer o Zocalo. Não sei se vou de metrô ou de Turibus…
    Mas enfim, coloco aqui as impressões do Metrô caso o pegue…
    Abs e minhas felicitações pelo site, muito bom, e salvador da pátria! rs

    • Oi, Daniel.

      Que bom que as dicas foram úteis 🙂

      Depois nos conte se deu tudo certo!

      Aproveite bastante.

    • Oi Natalie!
      Acabei não pegando o Metrô. Fui de Turibus mesmo.
      Eu estou na rua Mariano Escobedo, a estação mais próxima é a Chapultepec, eu achei meio complicado o caminho que o Google deu…rsrsrsrs…..mas essa semana ainda vou tentar pegá-lo.

  4. Podem ser parecidos. A diferença é que o metro mexicano tem uma quilometragem três vezes maior que o paulistano, e cobre quase todas as regiões da cidade.

  5. Pessoal, vou fazer uma escala e passar 19h no Mexico na proxima semana. Queria saber se é tranquilo sair do aeroporto de metrô e ir até o museu de antropologia. Alguém sabe me falar como faço esse trajeto? Vou estar com um pequeno de 5 anos. Desde já obrigada!

  6. Pessoal, estou indo para o México em janeiro e quero sair do aeroporto para o apt (airbnb) de Metrobus. Queria saber se o cartão do metrobus é o mesmo para o metro. Vocês sabem? (porque aí, eu já aproveitaria para comprar mais passes de metrô na mesma compra)

    Outra dúvida: no site do Metrobus da Cidade do México, informa-se que a “tarjeta” é 16 pesos com a primeira viagem inclusa. Suponho que essa primeira viagem não diga respeito a viagem do aeroport-centro (que custa 30 pesos). Estou supondo certo?

    • Oi Amanda.

      Que complicado entender esse site do Metrobus 🙁 Bom, lá diz que do aeroporto ao centro, custa 30 peses como você disse, então o cartão não servirá para ele. Imagino que seja apenas para uma passagem mais barata. Em todo caso, esse cartão funciona como os que temos agora no brasil, você coloca um valor X e vai usando e, pelo que entendi, serve para o metrô também.

      Se descobrir como funciona e puder nos dizer, eu agradeço 🙂

  7. Gente, dá pra usar um cartão do metrô para mais de uma pessoa?

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] de quem vai visitar a capital mexicana é como ir do aeroporto ao centro da Cidade do México. Pegar o metrô é a primeira maneira que vem à nossa cabeça, mas será essa é a melhor opção? Quem sabe pegar […]

  2. […] do metrô existir e funcionar bem, suas estações são espaçadas e algumas baldeações não são das melhores, por isso você […]