No coração da famosa Rota Romântica da Alemanha, fica uma cidadezinha com nome difícil de se pronunciar: Rothenburg ob der Tauber ou apenas Rothenburg para os íntimos 😉 Com cerca de 12 mil habitantes, a cidade recebe nada mais, nada menos que 3 milhões de visitantes todo ano em busca de seus ares medievais. Isso equivale a uma média de mais de 8 mil turistas todos os dias na cidade o.O”

Rothenburg - Cidade 2

A charmosa Rothenburg

Escrever sobre Rothenburg e não cair no clichê de cidade de contos de fadas não é tarefa das mais fáceis, ainda mais depois que nos disseram que ela inspirou os criadores da vila do Gepeto no desenho Pinóquio. Aliás, vocês já repararam como os cenários da Alemanha sempre inspiram os desenhos e as histórias infantis?

Rothenburg - Ruas 1

Rothenburg - Placas 1

Um passeio por Rothenburg

É possível visitar as principais atrações de Rothenburg em apenas um dia em um bate e volta ou como ponto de parada entre uma cidade e outra. Essa última opção é ainda mais interessante se você conseguir pegar alguma festa local como nós fizemos 😀

Rothenburg - Torres 1Rothenburg - Cidade 1

Rothenburg - Vista do alto da torre da prefeitura 2

Comece o passeio pelo mais famoso cartão postal da cidade: a Plönlein, uma espécie de praça triangular de onde é possível ver a torre Siebersturm (de 1385) à esquerda, a casa amarela no meio e o portão Kobolzeller Tor à direita. Você sem dúvidas irá tirar muitas fotos dali 😛

Rothenburg - Plönlein a foto mais famosa da cidade

Seguindo essa rua, você chegará à Praça do Mercado (Marktplatz) onde está a Prefeitura (Rathaus). Aliás, a vista panorâmica da região, pelo alto da torre da prefeitura, é linda e vale cada degrau encarado 🙂 É da Marktplatz que saem os tours guiados pela cidade (8 euros em 2013), uma boa maneira de entender um pouco mais sobre a história de Rothenburg.

Outros pontos interessantes da cidade são o Museu do Crime e Punição Medievais (Medieval Crime and Punishment Museum), a Igreja de St Jabob e as várias outras da cidade, bem como os portões e torres das muralhas medievais que ainda cercam grande parte do perímetro de Rothenburg.

Rothenburg - Vista do alto da torre da prefeitura 1

Deixe-se perder pelas ruazinhas e você certamente encontrará alguma paisagem ou prédio interessante 🙂

Ofertas de Hotéis em Rothenburg

Rothenburg - Muralhas

Gastronomia

Nesse clima bucólico, não deixe de provar as comidas típicas e os vinhos da região (saudades, Riesling!), como o clássico joelho de porco e o schneeballen, uma sobremesa de massa crocante e docinha que pode ser coberta com açúcar, chocolate e outras coisas gostosas 😛 Devo dizer que esse é um dos melhores programas que você pode fazer por lá, principalmente se sua passagem pela cidade coincidir com algum festival de verão.

Rothenburg -  gastronomia Joelho de porco

Rothenburg - Schneeballen

Próximas festas e festivais de Rothenburg

Anote na agenda as próximas festas que prometem agitar essa cidadezinha medieval:

Rothenburg - Noite na cidade

Rothenburg - Vista do alto da torre da prefeitura 3

Festival do Vinho (Weindorf) – de 13 a 18 de Agosto de 2014

Nós participamos desse festival meio que sem querer em Rothenburg e foi demais. O festival estava cheio de alemães, e quase nenhum turista, dividindo as mesas coletivas, tomando vinho, aperol spritz e comento muita coisa boa. Só saímos de lá depois de algumas horas e taças de vinho porque precisávamos voltar ao hotel. Caso contrário acho que estaríamos lá até hoje :mrgreen:

Taubertal Open Air Festival – de 8 a 10 de Agosto de 2014

Este é um famoso festival de música alemã e internacional que acontece na cidade.

Rothenburg - Torres 2Rothenburg - Cidade 3

Imperial City Festival – 5 a 7 de Setembro

Um dos principais eventos da cidade, o Imperial City Festival promete ser uma grande festa este ano com uma queima de fogos especial na noite de Sexta-feira. A ideia do festival é recontar toda a história e as tradições de Rothenburg desde o séc. XIII.

Rothenburg - Marktplatz de noite com a torre da prefeitura

Rothenburg - Marktplatz

Mercado de Natal – 28 de Novembro a 23 Dezembro

Outro tradicional mercado natalino da Alemanha, o mercado de natal de Rothenbug já tem data confirmada para acontecer em 2014: entre os dias 28 de Novembro e 23 de Dezembro, quando a cidade ficará com ares ainda mais especiais coberta de aromas e símbolos típicos dessa celebração anual.

Rothenburg - Käthe Wohlfahrt

Se você não estiver na cidade nessa época, não se preocupe, pois é em Rothenburg que está a maior loja de enfeites natalinos do mundo, a Käthe Wohlfahrt. A loja em si é muito bonita e vale a visita, mas achei os enfeitinhos todos muito caros 🙁

Rothenburg - Relógios Cuco

Outros programas

Dois programas ficaram de fora dos nossos dias em Rothenburg, mas parecem ser bem interessantes e divertidos: a Rotas de bicicleta e o Tour do vinho. Ambos os passeios podem ser agendados no centro de atendimento ao turista na Marktplatz. Fica aí a dica bacana para quem gosta de bicicletas e vinhos 😉

Rothenburg - Vista do alto do castelo (ou o que sobrou dele)

Rothenburg - Vista do alto do castelo (ou o que sobrou dele) 2

A cidade também funciona muito bem como um ponto de descanso da Rota Romântica ou como base para explorar mais os vilarejos da região como Ansbach, Würzburg e Dinkelsbühl. Para conhecer as principais atrações, você não precisará do carro, tudo é feito a pé caminhando tranquilamente entre as ruas de casas em estilo enxaimel.

Rothenburg - Portões antigosRothenburg - Torres 2

Rothenburg - Detalhes do prédio perto da Marktplatz

Por esse e outros motivos, incluir Rothemburg no seu roteiro de viagem pela Alemanha é uma ótima sugestão que fará muito bem ao seu coração <3

Qual seu lugar favorito na cidade?

Tem alguma foto ou dica especial que gostaria de compartilhar?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Rothenburg - Marktplatz de noite

O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    16 Comentários
  1. Adoro estas festas aqui na Alemanha, são super bacanas e bem organizadas. Parabéns pelo post, está ótimoooo!

    • Obrigado, Damares 🙂 Essa de Rothenburg foi demais 😛 passamos horas comendo e bebendo vinho ehhehe

  2. Ownnnn saudades dessa cidadezinha linda!

    Achei aquela história que falei pra vcs, mas não era cerveja, e sim vinho – perdão, é que alemão é grego pra mim… 😀 De qualquer forma… não se fazem mais prefeitos como antes! Leiam abaixo. Bjs!

    http://www.travelsignposts.com/Germany/sightseeing/the-master-draught

  3. Boa Noite,
    Pretendo fazer a rota romântica de carro, saindo de Frankfurt. É uma rota tranquila para ir de carro? Digo, em relações as placas na saída de Frankfurt e para chegar nas cidades. Outra dúvida, é sobre aonde dormir. Penso em Wurzburg e Rothenburg, o que acham? Mais um dúvida. Precisava de um pitaco de vocês no meu roteiro pela Alemanha: Berlim (4), Bate Volta Hamburgo, Dresden (2), Colonia (2), Frankfurt (2) Rota Romantica (2 ou 3), Munique (4), Dachau Bate Volta e Salzburg Bate Volta. O que acham? Tenho duvidas em Colonia e Dresden, se valem a pena dois dias.
    Muito Obrigado,
    Abraços Guilherme.

    • Guilherme,

      Dirigir na Alemanha é bem tranquilo mesmo não falando alemão. O Fred publicou um post dando dicas para quem quer viajar pelo país de carro: http://sundaycooks.com/2013/11/25/dicas-para-dirigir-na-alemanha/ http://sundaycooks.com/2014/06/09/dicas-para-planejar-uma-viagem-de-carro/

      Se você precisar comprar um chip com internet para o GPS do celular, os principais planos do país são: http://sundaycooks.com/2012/07/02/planos-de-3g-pre-pago-na-alemanha/

      Agora vamos as pitacos ao seu roteiro:

      Eu sempre fico em um baita saia rusta quando me perguntam se o tempo de permanência em cada cidade é suficiente ou não, mas vou tentar sugerir algumas coisas 😛

      Berlim – 4 dias me parece um tempo bom, mas eu não sei se vale a pena fazer um bate e volta até Hamburgo.

      As principais atrações de Dresden você conhece em um dia e meio, mas passar uma noite na cidade é uma oportunidade bacana ainda mais para curtir a noite na Cidade Nova.

      Colônia – ainda estou devendo os posts mas está ok e se sobrar tempo ou disposição você ainda pode fazer um passeio de barco pela região.

      Frankfurt – também está bem legal, dá para aproveitar o melhor da cidade e com calma.

      Cerca de 30 cidades fazem parte da Rota Romântica, você já sabe em quais pretende parar? Isso vai determinar o tempo necessário para percorrê-la com calma.

      Munique – 4 dias – está bem bacana incluindo os bate-voltas e as noites na cidade.

      Ainda tenho muitas informações para postar sobre a cidade, você pode acompanhar a nossa série por aqui –> http://sundaycooks.com/2012/07/02/planos-de-3g-pre-pago-na-alemanha/ 😉

  4. Rothenburg é realmente apaixonante! Sinto muitas saudades de lá. Ela foi uma das bases da minha trip pela Rota Romântica.

    Uma coisa bem legal de fazer lá é o tour do Nightwatchman, um tipo de vigilante noturno da época Medieval, que faz um tour noturno pela cidade dando informações e contando várias histórias bem legais. Vale muito a pena!

    Abraços

    • Rothenburg é lindíssima, né? Esse tour do Nightwatchman parece ser bem interessante mesmo. Obrigado pela dica Daniel 🙂

  5. Suas dicas são demais!!!
    Gostaria de saber se a estação de trem quem vem os trens de Munique é próxima? Dá para ir a pé?
    Obrigada

    • Oi Aline.

      A estação de acordo com o mapa é bem pertinho sim, em torno de 15 min andando 🙂

  6. Olá
    Bom dia!
    Estou indo para Alemanha e gostaria de conhecer Rothenburg. Como faço para chegar a cidade de trem saindo de Munique. Desde já muito obrigada!!!!

  7. olaaa, adorando tudo que leio aqui e fazendo meu roteiro….
    vou de berlim para munique e chegando la, eu queria tirar 1 dia para conhecer rothenburg e Ansbach, Würzburg. tem onibus que faz esse roteiro? pq seria para mim mais barato e pratico. obrigada

    • Oi Ludmilla. Eu desconheço ônibus, mas 1 dia pra esses 3 lugares é complicado, ainda mais que Wurzburg fica a algumas boas horas de Munique. ALém disso, na Alemanha, o bom é andar de trem 😉

  8. Estou indo para Alemanha Festa imperial, espero que seja de 1509 a 0510. Obrigada!

Deixe seu Comentário