O Google Flights é uma ferramenta gratuita de pesquisa de preços de voos que pode ajudar na hora da compra de passagens mais baratas.
Com toda a interface característica de outras ferramentas do Google, a função, antigamente conhecida como Google Flight Search, se torna uma grande aliada de quem busca o melhor custo benefício na aquisição do bilhete aéreo.
Conhecer o Google Flights e todas as suas funcionalidades é a melhor forma de otimizar mais ainda sua busca e tornar a viagem ainda mais econômica.
Nesta post mostraremos os detalhes de como acessar e usar o pesquisador de voos do Google.
Como acessar o Google Flights e achar passagens baratas?
O Google Flights é facilmente acessado por qualquer navegador, tanto nos computadores convencionais até celulares e tablets, o jeito mais simples é pesquisar no próprio Google ou digitando google.com/flights.
Digamos que você quer voar de São Paulo para Orlando (esse exemplo ainda será muito usado) e está pesquisando pelas passagens pelo notebook. Só acessar o Google e fazer qualquer uma das pesquisas relacionadas “São Paulo para Orlando voo”, “passagem aérea São Paulo para Orlando” e suas variações.
Após aqueles links de anúncio que ficam no topo da pesquisa, o Google mostrará uma caixa onde você pode acessar as opções de voos que a ferramenta localizou. Ele também disponibiliza uma caixa de busca para “múltiplos destinos”, ou seja, você pode simular rotas chegando por um destino e voltando por outro.
Como a imagem acima ilustra, o Google Flights mostra os voos com o melhor custo benefício (menor preço e menos horas/escalas) no topo da lista, além da opção de passagens mais baratas.
Mais fácil ainda, você pode apenas digitar os dois destinos na busca “São Paulo Orlando” e logo na parte de baixo da barra de pesquisa terá a aba “Voos”, clique nela e pronto. Você está no Google Flights.
Na versão Mobile a pesquisa permanece a mesma, porém para acessar a aba “voos” você precisa arrastar as outras funções para a esquerda até achar o Google Flights.
Ou, você pode acessar diretamente o site da ferramenta e colocar os destinos de maneira manual.
Como usar o Google Flights e achar passagens baratas?
Chegou a hora de colocar a mão na massa e usar o Google Flights para achar passagens baratas. Ao acessar a ferramenta, coloque seu ponto de partida e destino e depois o período da viagem.
Ao clicar, um calendário é aberto para você selecionar a data de ida e de volta. A melhor parte é que ao selecionar a data de ida, o Google Flights carrega automaticamente as tarifas dos bilhetes de ida e volta somados para aquele dia, deixando os preços mais baixos encontrados em destaque.
Ao selecionar o período, o site abre a lista de companhias aéreas que oferecem aquele voo e mostra a a passagem mais barata. Note, porém, que a melhor opção de preços naquela data não quer dizer o trajeto mais conveniente já que, as vezes, o voo mais barato é também o que faz mais escalas.
Essa é uma das vantagens que fazem o Google Flights interessante, pois é possível planejar sua viajem baseado no quanto você quer gastar na passagem e/ou quão longo é o voo (incluindo escalas).
Ao selecionar as opções de voos de ida e volta baseadas na sua preferência, o Google Flights indica os canais onde é possível fazer a compra, seja diretamente no site da companhia aérea, ou em uma agência online ou indicando que a tarifa selecionada é possível apenas com um agente de viagens de sua escolha.
voilà, voyageur! Você acaba de economizar e comprar passagens mais baratas.
Alertas: o aviso do Google Flights para passagens mais baratas
Na aviação é comum que os valores das passagens caiam (ou subam) conforme os dias. O preço acaba sempre variando por diferentes razões ligadas a economia, demanda, custo de aeroportos, tributos… enfim, uma salada de razões.
Por isso, o Google Flights, assim como outros buscados de passagens, dispõe de uma função de rastreio do menor preço que pode ser acessado logo na primeira página do Google Flights.
Quando selecionada, a ferramenta envia um e-mail para sua conta do Google avisando sobre a queda no valor e indicando que talvez seja um bom momento para comprar e garantir o preço em baixa. Esses alertas são ótimos e nos ajudam a monitorar os preços das passagens.
Outras funções do Flights
Outras funções excelentes do Google Flights incluem ainda uma série de possibilidades de busca para os viajantes.
Uusei o exemplo da cidade de Orlando como destino final, mas e se a passagem mais barata para entrar na Flórida naquele período da viagem não esteja em Orlando mas em Miami ou Fort Lauderdale?
Assim, o Google Flights permite você selecionar o estado, país ou continente para descobrir quando comprar os voos mais baratos para aquele período na região selecionada.
Além disso, você é possível incluir mais de um destino no campo de busca, facilitando a vida de quem planeja um roteiro com várias cidades.
Sabia que é mais fácil planejar
e realizar sua viagem com o Sundaycooks?
Comentários
Putz, juro que li "relacionadas à compra da IATA". Daí seria o controle total do Google. =)
hahaha já imaginou? 😛