Com o número de smartphones crescendo cada vez mais, a necessidade de estar conectado aumentou. Há uns 3 anos, eu viajei com apenas um iPhone e consegui me virar bem com as redes Wi-Fi abertas, mas hoje minha necessidade de estar conectado já não me deixa ficar tranquilo na mesma situação :P Por isso, poder usar a Internet 3G no exterior é uma das minhas necessidades básicas de viagem. Como fazer para usar a Internet 3G no exterior de maneira eficiente e barata?

Há momentos em que você quer enviar uma foto, um vídeo ou simplesmente fazer um check-in no Foursquare, mas sem uma rede aberta por perto o timing acaba passando e aquele momento pode deixar de ser interessante.

Como usar a Internet 3G no exterior

Pensando nisso, comecei a procurar se haviam planos pré-pagos de Internet 3G no exterior enquanto viajávamos e, a partir de 2011, comecei a ver algumas opções surgindo. Obrigado Marcie (@Marcie14), Carlinha (@carlinhaz) e Thyago (@thyago_portela) pelas discussões iniciais sobre o assunto :)

Hoje, quase todas as operadoras GSM do mundo – ou pelo menos nos destinos mais comuns dos viajantes – já têm um plano de Internet 3G pré-pago tanto para smartphones quanto para tablets.

Resolvi então montar uma lista com os países e operadoras que eu consegui confirmar que têm planos pré-pagos de Internet 3G no exterior.

Se você sabe de algum outro país ou operadora ou se já usou algum desses serviços,

por favor conte-nos sua experiência :D

Como usar a Internet 3G no Exterior?

Alguns pequenos detalhes sobre a utilização da Internet 3G no exterior:

  • Como os nomes e valores de planos mudam muito rápido, a lista contém apenas os países e suas operadoras que já confirmamos ter planos pré-pagos de Internet 3G.
  • Ao lado de alguns países, coloquei o equivalente de “pré-pago” para ajudar quando forem falar com os vendedores ;)
  • Lembrando também que é necessário que seu smartphone esteja já desbloqueado e em alguns países pode ser preciso fazer alguma configuração no seu smartphone/tablet para a Internet funcionar na rede deles. Nada que o funcionário da loja não possa lhe ajudar.
  • Não é possível usar o chip da operadora de um país em outro país, mesmo que a operadora seja a mesma em ambos os países e que estes estejam, por exemplo, na União Europeia. Se você tentar, estará em roaming internacional no país de destino.

Usar a Internet 3G no exterior não tem muito segredo. Basta fazer como faríamos por aqui. Procure uma das operadoras da lista abaixo que tenha planos pré-pagos de Internet e compre o SIM card ou o microSIM, enfim, o “chip” para o seu telefone.

Para o caso do iPhone e outros smartphones, você provavelmente terá de comprar um chip com plano pré-pago e adicionar a esse plano a opção de Internet. A vantagem é que você terá créditos de minutos também para fazer ligações e enviar SMS. Já para o iPad e outros tablets, você pode comprar um plano somente de dados, pois não há a parte “telefone” deles.

Em ambos os casos, depois de comprar o chip, basta colocá-lo no aparelho, habilitar a linha e testar a Internet para ter certeza de que está tudo funcionando. Nesse momento, o funcionário da loja poderá lhe ajudar caso haja algum problema :) Só lembrando que algumas operadoras precisam de algumas horas ou mesmo dias para habilitar a Internet 3G.

Com tudo funcionando, é hora de comentar aqui no blog ou mandar uma mensagem no Twitter pra mim avisando que deu certo :P

Operadoras com planos pré-pagos de Internet 3G no exterior para Smartphones e Tablets
(iPhone, Android, Blackberry, Windows Phone, Symbian, etc.)

Vale a pena comprar o iPhone 5 - concorrentes: Samsung Galaxy S3 e Nokia Lumia 920Como usar a Internet 3g no exterior - motorola xoom

África do Sul

Alemanha (prepaid / callYa)

Veja o post com todos os detalhes sobre os Planos de 3G pré-pago na Alemanha.

Argentina (prepago)

A Keila disse que o plano MoviTalk da Movistar não funcionou no iPhone 4S para a Internet 3G. Segundo a operadora é porque eles não tem permissão para o 4S.

Austrália (prepaid / pay as you go)

Áustria (prepaid)

Bélgica

Brasil (pré-pago)

Canadá (prepaid / pay your way)

Chile (prepago)

China

Colômbia (prepago)

Claro é boa para a maior parte da Colômbia, mas em alguns lugares como San Andrés é melhor usar a Movistar.

Dinamarca (prepaid)

Espanha (tarjeta)

Escócia (pay as you go / prepaid)

  • O2 (dica Bruna)

Estados Unidos (prepaid / pay as you go / go phone)

  • AT&T (comprar o data package pois o pay-per-use não serve para smartphones)
  • T-Mobile

Grécia

Finlândia

França (la carte / prépayées)

  • SFR - somente para iPhone (dica Marcie)
  • Orange (dica Taciana)
  • Bouygues - habilita a Internet 3G na hora (dica Anderson)

Relato detalhado do André sobre a Bouygues. Ele também comentou que eles não permitem usar o Skype, Viber e outras apps do tipo para fazer chamadas.

Relato da Maria sobre um chip pré-pago pronto para usar da Orange.

Grécia

Holanda (prepaid)

Índia

Inglaterra (pay as you go / prepaid)

Israel (Big Talk)

Itália (ricarigabili)

Japão

Na Soft Bank é preciso alugar um chip direto na operadora para poder usar o número e a Internet no Japão, pois não há como comprar um chip lá sem ser morador. No aeroporto já dá para alugar o chip :)

Na eConnect você pode comprar o chip e enviar diretamente para seu hotel e não precisa devolver. Leia o comentário da Camila sobre essa opção.

Jordânia

  • Zain (dica Philipp)

México (prepago)

Peru (internet móvil prepago)

Polônia

Portugal (pré-pago)

República Dominicana

República Tcheca

Suécia

Suíça (PrePay / Prepaid)

Tailândia

Turquia

Os planos da AVEA ainda dão direito a Free WiFi para clientes estrangeiros  :D Se possível, faça download do teclado turco no seu celular, pois o Tony teve problemas para habilitar a internet 3G dele por não conseguir digitar um caracter especial.

Uruguai (prepago)

Update (25/10/2011):

Dois leitores do blog (Betinho e Marcel) indicaram 2 sites muito interessantes para pesquisar as operadoras GSM do mundo todo que tem chips SIM pré-pagos. Desta forma você pode descobrir quais têm plano de Internet 3G disponíveis para os planos pré-pagos também se ele já não estiver na lista acima.

Apesar de mostrarem o preço, eu não confiaria cegamente, pois preços e planos mudam a toda hora nas operadoras, mas é uma boa maneira para se ter uma noção do quanto gastaria.

PrePaidGSM: É bem completo e atualizado, mas para saber se a operadora tem planos de dados pré-pago é preciso clicar no link “Pre Paid Offer” para ver as opções de plano para cada operadora.

Pay as You Go Sim with Data Wiki: Bom site também, mas não tão completo. Para o caso da Alemanha, por exemplo, as operadoras maiores (como Vodafone e T-Mobile)  não estão listadas.

Este post é atualizado constantemente com novas dicas que outros leitores deixam nas caixas de comentários ou que descobrimos em nossas viagens.

Se gostou do que viu, assine o blog!


    543 Comentários
  1. Em janeiro de 2014, paguei 20 euros um chip pré pago da ORANGE en PARIS, com um plano de ligações sem limite para fixos e móveis na França, acho que ligações para fixos de qualquer país também, e 1 giga de internet válidos para 30 dias. Funcionou muito bem.

    • Oi Carla. Que bom que deu certo. Quando fui lá em 2012, eles levariam 2 dias para habilitar a Internet. Foi assim com você também?

  2. Oi André. Estamos estudando suas dicas. Me perdoe mas não acho que entendi direito. Quer dizer que não podemos comprar um plano pré pago (para tablet) e utilizar o pacote de dados/internet em todos os paises da europa? os planos seriam restritivos? somente para o país o qual foi adquirido o plano?
    Acontece que iremos fazer uma viagem de 30 dias por vários países e gostaríamos de um pacote internet que não tivesse fronteiras.
    Agradeço antecipadamente
    Abraços!!!

    • Oi Gerson.

      Não existe um plano de Internet que valha em mais de um país e que tenha um preço bom (até existem alguns planos desses chips “internacionais”, mas todo cobram um preço caro). Nem na Europa com a União Européia isso existe, ou seja, você precisa comprar um chip por país que visitar.

  3. Em Jul 2013, compramos na loja da Orange o simcard prepaid em Paris para 7 dias, com chamadas internacionais, sms e internet por 10 Euros. Em Londres, na mesma ocasião, usamos o simcard da Lebara pay and go, comprado em loja de conveniência por 5 Libras e carregado no supermercado por 10 Libras.. Este último poderíamos carregar sempre que necessário mas foi suficiente para uma semana. Foi muito útil porque podíamos comunicar entre nós. Estávamos com criança e sempre é um recurso a mais. Em Londres só usamos internet wifi.

    • Obrigado pelo relato Clarice :) Usamos a Lebara também em Londres e foi tranquilo, apesar de o 3G ter sido um pouco instável às vezes.

  4. Olá, gostaria de uma ajuda: vou pra Miami em setembro e comprarei um S5 la, usarei somente internet enquanto estiver la, como devo proceder? Obrigada

    • Oi Luana. Você precisa comprar um celular que seja UNLOCKED, porque ser somente sem contrato (no contract) não adianta. Pergunte ao vendedor se ele funcionará em outros países pra que ele entenda que precisa ser UNLOCKED.

  5. Adorei o texto.
    Alem de Paris, Belgica, Holanda e EUA, onde ja haviamos usado o simcard pre-pago, na nossa ultima
    viagem a Asia tb compramos no Vietnam, Camboja (no desembarque do aeroporto e por incriveis 11 dolares 30 dias de internet local maravilhosa), Tailandia, HK e China.
    Nao viajamos mais sem tb nao.
    Ab
    Cinthia.

    • Que legal, Cinthia. Me diz uma coisa, vc tem o nome das operadoras que usou por lá? Eu gostaria de adicioná-las à lista :)

  6. Olá! O telefone da BLU – puré life Xl pode ser usado em Portugal e Espanha? Mito obrigado

    • Oi José. Não conheço o aparelho, mas com uma pesquisa rápida acho que funcionaria sim. A questão é ter certeza de que ele está desbloqueado :)

  7. Olá Natalie e Fred,
    Há algumas semanas atrás li em um blog de viagens no facebook pessoas que não recomendavam trazer smartphone do exterior, mesmo que fosse desbloqueado. Essas pessoas estavam relatando que a única marca confiável seria Apple, e mesmo assim teria que ser comprado em loja própria e perguntar ao vendedor se o aparelho funciona no Brasil. O problema seria que outras marcas, mesmo desbloqueado, não teriam compatibilidade com o sistema utilizado no Brasil.
    Como vocês são uma referência em questão de tecnologia para viagens, gostaria de saber a opinião de vocês. Estou indo para EUA e pretendo comprar outra marca tipo: Nokia, samsung, sony…

    Obrigada!

    • Oi Danielle Obrigado pelos elogios :D

      Olha, houve um rumor que telefones comprados no exterior seriam bloqueados no brasil, até da Apple, mas isso foi mudado pois a ideia era proibir celulares xing-ling. Passado isso, o único problema com relação a celulares desbloqueados vindos do exterior é com o 4G, pois a frequência escolhida pelo brasil não existe em outros lugares (Nao sei nem se os apples comprados lá fora funcionariam em 4G por aqui pq nunca testei) :/ No mais, os celulares mais top de linha hoje todos funcionam aqui no brasil com 3G sem nenhum problema (exceção aos comprados em algumas operadoras como a T-Mobile dos EUA q usa uma frequencia própria). Eu mesmo trouxe um Nexus 5 há poucos meses e não tive nenhum problema :)

      Em resumo, qualquer aparelho mais top quad-band comprado no exterior irá funcionar sem problemas aqui no brasil (mas sem 4G) desde que seja desbloqueado e de marcas conhecidas como nokia, samsung, LG e Sony.

  8. Em Portugal (2011), comprei e utilizei um da TMN, que inclusive me deu, de promoção a internet por 10 dias, cobertura bem satisfatória. No mesmo ano, usei na França a bouygues, sem problemas.
    Em 2013 não consegui reativar a bouygues na França e a Orange não quis vender o simcard para o iPhone 4, mas acho que foi azar da época.
    Nos EUA utilizo normalmente a T-Mobile, ainda que tenha tido problemas na primeira vez que usei (2012), mas nas demais foram os melhores planos, inclusive com ligações para fixo no Brasil ilimitadas.
    Gostaria de uma dica melhor sobre os serviços na Italia. Tenho visto bons comentários da TIM, pois meu interesse principal é no acesso 3g e entre 2 telefones. Se alguem recomendar algum outro, agradeço.

  9. É engraçado como a galera gosta de fazer “jabá” e ganhar dinheiro encima de blogs que tem como intuito, unicamente, ajudar os viajantes.

    Nada como entrar num espaço totalmente altruísta e tentar fazer propaganda… até pq o marketing vem embasado pela credibilidade do blog.

    Galera, a internet tem tudo! E está cheia de gente como o Fred, que gosta de ajudar.

    Façam tudo por conta própria, busquem as informações e façam sozinhos, vcs aprendem, é mais gratificante… e gastam menos!!!

    Hehehehehe

  10. Concordo, André.

    É por isso que eu sempre tento mostrar o jeito mais barato de fazer as coisas :D

  11. Andre tenho um sobrinho com seu nome que morou 20 anos nos USA, e é meio pertubado das idéias, mas é gente boa… Creio que o Fred ajudou muito com as dicas dele e antes de perguntar como fazer na Itália eu já havia pesquisado nas operadoreas de lá Vodafone, Tim, Tre, Wind… mas é sempre bom conversar com alguém que possa nos dar dicas, essa é a maneira ideal para utilizar a WEB, na qual trabalho, creio eu, que antes de você ter nascido, desde 1994, e na informática desde 1975…
    Obrigado FRed e eu sabendo de mais alguma coisa colocarei no blog.
    Abraço, Pimentone.

  12. Parabéns pela iniciativa de dar dicas apesar de uns linguiças não gostarem…

  13. Essa sua opinião é de um mané, o Fred está ajudando as pessoas e você dando uma de buzunta, as pessoas podem prestar um serviço como o Fred e ajudam muito.

  14. Esse André é um buzunta, deveria retirar o comentário dele sobre JABA, é um imbecil completo…

  15. Porque você não tira essa sua opinião do blog, toda vez que leio vejo que você não tem nada na cabeça… Um buzuntone…

  16. Obrigado pelas dicas Luiz! Sabendo de alguma outra operadora, atualizamos o post :)

  17. Obrigado pela atenção, andei vendo opções na WEB e alguns dizem que criar um número fixo no Skype e comprar um slim de 5 ou 10 euros seria uma boa opção pois as pessoas no Brasil poderiam ligar para o seu número Skype sem despesas e com o slim teria uma conexão na internet no seu celular ou tablet. O que acha dessa solução. Penso em sair da TIM que está uma droga e mudar para a Vivo, que na Itália seria a Telefonica que entrou na Telecon, dessa forma precisamos saber se o nosso celular é desbloqueado para receber chip de fora, certo? Valeu amigo, se alguém puder ajudar nesse tema agradeço desde já. Pimenta.

  18. Oi Luiz.

    Vamos por partes. Há um tempo já não existe mais a opção de Skype-in (número de telefone “fixo” deles) para o Brasil. Não sei se já voltaram com o serviço (a internet de onde estou agora está ruim para pesquisar), mas se tiverem é uma opção. Apenas lembrando q vc precisaria te rinternet 3G o tempo todo nesse caso.

    Sobre o celular ser desbloqueado, é preciso sim, não importa se a operadora do brasil é a mesma ou parceira de alguma do exterior, se seu celular não for desbloqueado, ele não funcionará no exterior.

    Uma vez desbloqueado, é só comprar o chip SIM pré-pago com o plano de Internet 3G disponível e pronto :)

  19. VAleu Fred, vi em outro post que comprando um simcard no valor de 10euros dá para falar e acessar a web 1 mês, como estou indo para a Itália, pretendo comprar 3 simcards dois para iphones e um para ipad. Acho que terei acesso direto e podendo usar o skipe e viber. Um abraço, e se tiver mais novidades favor informar. Pimenta- 61 – 81229973

  20. É isso mesmo, Luiz :)

  21. Fred viajei por 18 dias na Italia, comprei o chip da TIM, operadora que não utilizo mais, mas foi bom comprei para o Ipad e para o Iphone, gastei um pouco mais, cerca de 60 euros, mas tudo bem, falei a vontade acessei a internet sem problemas e quando voltei para o Brasil, ainda tinha créditos para falar.. obrigado pelas dicas. Ano que vem vai ser a França e se tiver alguma dica por lá, hoje uso a Vivo. Abraço. Pimenta.

  22. Obrigado pelo retorno, Pimenta :) Há 3 operadoras que eu cito no post sobre a França. O problema é que a maioria precisa de 2 dias para habilitar o 3G :( Parece q a Bouygues habilita na hora, então seria minha primeira parada

  23. Como disse com a dica do Andre F, da Bouygues parece que vai resolver tudo. abraço.

  24. Como faço para não ver mais o comentário desse André (mané)???

  25. 1 20 21 22
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] Como usar a Internet 3G no exterior […]

  2. 1 2 3