Com o número de smartphones crescendo cada vez mais, a necessidade de estar conectado aumentou. Há uns 3 anos, eu viajei com apenas um iPhone e consegui me virar bem com as redes Wi-Fi abertas, mas hoje minha necessidade de estar conectado já não me deixa ficar tranquilo na mesma situação 😛 Por isso, poder usar a Internet 3G no exterior é uma das minhas necessidades básicas de viagem. Como fazer para usar a Internet 3G no exterior de maneira eficiente e barata?

Há momentos em que você quer enviar uma foto, um vídeo ou simplesmente fazer um check-in no Foursquare, mas sem uma rede aberta por perto o timing acaba passando e aquele momento pode deixar de ser interessante.

Como usar a Internet 3G no exterior

Pensando nisso, comecei a procurar se haviam planos pré-pagos de Internet 3G no exterior enquanto viajávamos e, a partir de 2011, comecei a ver algumas opções surgindo. Obrigado Marcie (@Marcie14), Carlinha (@carlinhaz) e Thyago (@thyago_portela) pelas discussões iniciais sobre o assunto :)

Hoje, quase todas as operadoras GSM do mundo – ou pelo menos nos destinos mais comuns dos viajantes – já têm um plano de Internet 3G pré-pago tanto para smartphones quanto para tablets.

Resolvi então montar uma lista com os países e operadoras que eu consegui confirmar que têm planos pré-pagos de Internet 3G no exterior.

Se você sabe de algum outro país ou operadora ou se já usou algum desses serviços,

por favor conte-nos sua experiência 😀

Como usar a Internet 3G no Exterior?

Alguns pequenos detalhes sobre a utilização da Internet 3G no exterior:

  • Como os nomes e valores de planos mudam muito rápido, a lista contém apenas os países e suas operadoras que já confirmamos ter planos pré-pagos de Internet 3G.
  • Ao lado de alguns países, coloquei o equivalente de “pré-pago” para ajudar quando forem falar com os vendedores 😉
  • Lembrando também que é necessário que seu smartphone esteja já desbloqueado e em alguns países pode ser preciso fazer alguma configuração no seu smartphone/tablet para a Internet funcionar na rede deles. Nada que o funcionário da loja não possa lhe ajudar.
  • Não é possível usar o chip da operadora de um país em outro país, mesmo que a operadora seja a mesma em ambos os países e que estes estejam, por exemplo, na União Europeia. Se você tentar, estará em roaming internacional no país de destino.

Usar a Internet 3G no exterior não tem muito segredo. Basta fazer como faríamos por aqui. Procure uma das operadoras da lista abaixo que tenha planos pré-pagos de Internet e compre o SIM card ou o microSIM, enfim, o “chip” para o seu telefone.

Para o caso do iPhone e outros smartphones, você provavelmente terá de comprar um chip com plano pré-pago e adicionar a esse plano a opção de Internet. A vantagem é que você terá créditos de minutos também para fazer ligações e enviar SMS. Já para o iPad e outros tablets, você pode comprar um plano somente de dados, pois não há a parte “telefone” deles.

Em ambos os casos, depois de comprar o chip, basta colocá-lo no aparelho, habilitar a linha e testar a Internet para ter certeza de que está tudo funcionando. Nesse momento, o funcionário da loja poderá lhe ajudar caso haja algum problema :) Só lembrando que algumas operadoras precisam de algumas horas ou mesmo dias para habilitar a Internet 3G.

Com tudo funcionando, é hora de comentar aqui no blog ou mandar uma mensagem no Twitter pra mim avisando que deu certo 😛

Operadoras com planos pré-pagos de Internet 3G no exterior para Smartphones e Tablets
(iPhone, Android, Blackberry, Windows Phone, Symbian, etc.)

Vale a pena comprar o iPhone 5 - concorrentes: Samsung Galaxy S3 e Nokia Lumia 920Como usar a Internet 3g no exterior - motorola xoom

África do Sul

Veja nossa experiência com a Vodacom aqui.

Alemanha (prepaid / callYa)

Veja o post com todos os detalhes sobre os Planos de 3G pré-pago na Alemanha.

Argentina (prepago)

A Keila disse que o plano MoviTalk da Movistar não funcionou no iPhone 4S para a Internet 3G. Segundo a operadora é porque eles não tem permissão para o 4S.

Austrália (prepaid / pay as you go)

Áustria (prepaid)

Bélgica

Brasil (pré-pago)

Canadá (prepaid / pay your way)

Chile (prepago)

Veja nossa experiência com a Nextel aqui.

China

Cingapura

Colômbia (prepago)

Claro é boa para a maior parte da Colômbia, mas em alguns lugares como San Andrés é melhor usar a Movistar.

Dinamarca (prepaid)

Egito

Espanha (tarjeta)

Escócia (pay as you go / prepaid)

  • O2 (dica Bruna)
  • EE (dica Carmen)

Estados Unidos (prepaid / pay as you go / go phone)

  • AT&T (comprar o data package pois o pay-per-use não serve para smartphones)
  • T-Mobile

Grécia

Finlândia

França (la carte / prépayées)

  • SFR – somente para iPhone (dica Marcie)
  • Orange (dica Taciana)
  • Bouygues – habilita a Internet 3G na hora (dica Anderson)
  • Lebara

Relato detalhado do André sobre a Bouygues. Ele também comentou que eles não permitem usar o Skype, Viber e outras apps do tipo para fazer chamadas.

Relato da Maria sobre um chip pré-pago pronto para usar da Orange.

A Sophia comentou que apesar de a Orange dizer que a Internet leva 2 dias para ser habilitada, na prática começa a funcionar na hora.

Deixe sua dica sobre internet 3G na França aqui.

Grécia

  • Vodafone (dica Niedja)
  • Cosmote (dica Rafael)

Holanda (prepaid)

Índia

Inglaterra (pay as you go / prepaid)

Israel (Big Talk)

Itália (ricarigabili)

Japão

Na Soft Bank é preciso alugar um chip direto na operadora para poder usar o número e a Internet no Japão, pois não há como comprar um chip lá sem ser morador. No aeroporto já dá para alugar o chip :)

Na eConnect você pode comprar o chip e enviar diretamente para seu hotel e não precisa devolver. Leia o comentário da Camila sobre essa opção.

Jordânia

  • Zain (dica Philipp)

México (prepago)

Peru (internet móvil prepago)

Veja nossa experiência com a Claro aqui.

Polônia

Portugal (pré-pago)

República Dominicana

República Tcheca

Suécia

Suíça (PrePay / Prepaid)

Tailândia

Turquia

Os planos da AVEA ainda dão direito a Free WiFi para clientes estrangeiros  😀 Se possível, faça download do teclado turco no seu celular, pois o Tony teve problemas para habilitar a internet 3G dele por não conseguir digitar um caracter especial.

Uruguai (prepago)

Update (25/10/2011):

Dois leitores do blog (Betinho e Marcel) indicaram 2 sites muito interessantes para pesquisar as operadoras GSM do mundo todo que tem chips SIM pré-pagos. Desta forma você pode descobrir quais têm plano de Internet 3G disponíveis para os planos pré-pagos também se ele já não estiver na lista acima.

Apesar de mostrarem o preço, eu não confiaria cegamente, pois preços e planos mudam a toda hora nas operadoras, mas é uma boa maneira para se ter uma noção do quanto gastaria.

PrePaidGSM: É bem completo e atualizado, mas para saber se a operadora tem planos de dados pré-pago é preciso clicar no link “Pre Paid Offer” para ver as opções de plano para cada operadora.

Pay as You Go Sim with Data Wiki: Bom site também, mas não tão completo. Para o caso da Alemanha, por exemplo, as operadoras maiores (como Vodafone e T-Mobile)  não estão listadas.

Este post é atualizado constantemente com novas dicas que outros leitores deixam nas caixas de comentários ou que descobrimos em nossas viagens.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    636 Comentários
  1. Bom dia Fred e demais colegas, passei 10 dias em Nova York, e utilizei o Vivo Tu Go, falei com o Brasil, mandei msgs com wifi de vários lugares e o custo foi muito pequeno, não chegou a 100 reais, creio que esta opção para quem tem linha na Vivo uma boa. Abraços.

    • Obrigado pela dica, Luiz.

      Entretanto, só para deixar claro para os leitores, o Vivo TU Go é um serviço de voz e SMS, não de internet 3g/4g em roaming. Até porque ele depende de ter conexão com a Internet para funcionar :)

  2. 1 27 28 29
Deixe seu Comentário