Usar o metrô de Boston (também conhecido como T) não é tarefa difícil, mas também não é tão simples quanto o metrô de Londres.
Eu tive alguns problemas e dificuldades por lá que eu explico direitinho como evitar 😀
A empresa que controla o transporte público de Boston é a MBTA e no site deles você encontra todas as informações sobre horários, linhas, planejamento de rotas, tarifas, enfim, tudo sobre o transporte público de Boston.
Há várias estações pela cidade passando bem perto de todos os pontos mais importantes, quer dizer, quase todos, já que o Bunker Hill Monument e o USS Constitution estão a uns bons metros do T mais próximo.
Algumas estações são bem organizadas e até bonitinhas, principalmente nas áreas mais afastadas da cidade, mas outras são bem estranhas e feias.
Assim como em Nova York, algumas estações não têm conexão entre os dois sentidos dos trens, ou seja, se você entrar na estação que vai para Norte apenas e você quer ir para o Sul, você terá de sair da estação e procurar a entrada certa ou pegar o trem ali mesmo e ir até uma estação que tenha conexão.
A maioria das estações também não tem nenhum funcionário do metrô, principalmente se for fora do horário comercial, pois tudo é feito direto nas maquininhas. Então se você tiver problemas com seu passe, é bem provável que você não encontre nenhum funcionário para lhe ajudar 🙁
E esses foram os dois problemas que eu tive. Na pressa acabei entrando na estação para o lado errado e meu passe deu problema. Conto os detalhes no final do post 🙂
Tarifas
Os tickets e passes de Boston são chamados CharlieTicket ou CharlieCard (cartão de plástico usado principalmente por locais). Para os turistas os que mais interessam são:
- CharlieTicket (1 viagem): $2 dólares
- Day LinkPass: $9 dólares
- Week LinkPass: $15 dólares
(Valores atualizados em 16/08/2011)
Os passes Day e Week LinkPass (para 1 dia ou 7 dias consecutivos respectivamente) permitem viagens ilimitadas nos metrôs, ônibus, ferries e trens até a zona 1A.
O Day LinkPass não me pareceu muita vantagem pois ele equivale a 4,5 tickets de 1 viagem. Dependendo do seu roteiro, 4 viagens de metrô são suficientes para um dia. Outra desvantagem é que se você vai ficar pelo menos 2 dias na cidade, o passe de 7 dias (Week LinkPass) é mais barato que dois passes de 1 dia (Day LinkPass).
Por isso, se você vai ficar 2 dias ou mais na cidade, a dica é comprar o Week LinkPass, pois em 2 dias ou mais, dificilmente você utilizará apenas 7 vezes o metrô (7 tickets de 1 viagem = 14 dólares).
Note que o Week LinkPass começa a valer a partir do dia e horário de compra e não a partir do momento de primeiro uso. Note também que esses passes não podem ser usados na mesma estação num intervalo menor que 20 minutos aproximadamente. Isso é feito para evitar que o mesmo passe seja usado várias vezes por mais de uma pessoa na mesma estação no mesmo horário, tipo jeitinho brasileiro, sabe?
Como comprar os passes do metrô (T)
Comprar os tickets nas maquininhas é muito simples.
Depois disso, você paga como desejar (cartão de crédito, cartão de débito ou dinheiro), a tela de confirmação aparece e o CharlieTicket é liberado 😀
Mapa
O site da MBTA traz o mapa das linhas, mostrado abaixo, e também links para os horários e planejamento de rotas:
Detalhes
- A Silver Line (linha prata) na verdade é uma linha de ônibus elétricos que funcionam como o metrô.
- A Silver Line é a linha que liga o Aeroporto ao centro de Boston, mas pode ser preciso fazer algumas baldeações.
- Quase todos os tickets, se não todos, são comprados nas máquinas automáticas.
- Passes de viagens ilimitadas não são aceitos mais de uma vez na mesma estação durante um intervalo de tempo de 20 a 30 minutos.
- Boa parte das estações não têm funcionários do metrô para vender tickets ou tirar dúvidas, principalmente fora do horário comercial.
- Se você andar com gorro de mano dos Red Sox, as pessoas podem lhe parar para perguntar quanto ficou o último jogo 😛
Pegadinhas
- Algumas linhas possuem mais de uma rota como as linhas Green e Silver, então fique atento para saber quais delas passam na estação que você quer para não pegar o metrô errado.
- Algumas estações não têm ligação entre as plataformas de sentidos diferentes, portanto é preciso prestar atenção nisso antes de passar as catracas.
Como eu expliquei lá no início, eu acabei dando o azar de entrar numa estação pequena, sem nenhum funcionário por perto, e, quando tentei passar meu passe de 7 dias, a máquina computou minha passagem, mas não liberou a catraca. Daí, quando tentei passar de novo ela disse que eu já tinha passado e que teria de esperar 20 minutos. Como estava com pressa, comprei o ticket de 1 viagem e passei na catraca.
Foi só então que eu percebi que aquela estação tinha apenas 1 plataforma indo para o lado contrário ao que eu queria >.< Quando eu estava quase saindo, pê-da-vida por ter gasto um passe a toa e por ter de andar até a próxima estação, eu percebi que se eu pegasse o metrô ali mesmo, a estação seguinte era uma estação de ligação entre duas linhas e, em teoria, uma estação maior e com mais chance de ter ligações entre as plataformas.
E não é que deu certo? 😛 Chegando lá eu consegui trocar de metrô e ir no sentido que eu queria.
Então fica a dica, se acontecer isso com você, veja primeiro se alguma das próximas estações são estações de cruzamento de linhas, pois a chance de serem maiores e terem conexão entre as plataformas é maior 😀
Oi Fred, adoro seu blog, acompanho desde o ano passado quando estava planejando minha vinda para Salt Lake City. Faço estágio na University of Utah e tenho Ucard, vc acha q dá pra comprar passagem do metrô de Boston com ele tbm ?
Desde já agradeço!
Emily
Oi Emily.
Fico feliz em saber que acompanha o blog há tanto tempo 😀
Eu pesquisei no site do metro de Boston (MBTA) e somente estudantes de junior-high e high school têm direito a comprar os tickets com valor reduzido, e mesmo assim é preciso ter o Student CharlieCard ou CharlieTicket disponíveis nas escolas participantes.
Para estudantes de universidades, há um passe com desconto, mas comprado para 4 ou 5 meses (1 semestre) e também somente para as universidades da região. Além disso os passes somente são vendidos pelas universidades.
Se você for a passeio, seu Ucard não vai ajudar nesse caso, mas se você for ficar algum tempo por lá trabalhando em alguma universidade da região, não custa perguntar pra eles se não tem como você conseguir desconto nos passes 🙂
Os links sobre o assunto no MBTA estão aí em baixo:
Reduced Fare Program
College Directory
Qualquer dúvida é só perguntar 😀
Muito obrigada pelas informações Fred, vou para Boston com meu noivo para um congresso…então compraremos o Week Linkpass mesmo…
Obrigada e continuem com esse blog maravilhoso!
Sucesso pra vcs !
Emily
Obrigado 😀 aproveitem Boston por nós! Ficamos com gostinho de quero mais da cidade 😛
Oi, Fred! É a primeira vez que entro no blog e já estou achando maravilhosas as suas dicas. Vou passar 2 semanas em Boston, agora em outubro. Meu marido vai fazer um curso na universidade e vou ficar sozinha durante todo o dia. O que me sugere como passeios , logo de cara? Tenho visto muitos sites e sugestões, mas o blog de vocês é mais a minha cara também! Parabéns e obrigada pelas dicas! Ah…é a minha primeira vez nos EUA e meu inglês não é uma Brastemp!!! rsrsrs….
Abraço e obrigada!
Luciana
Oi Luciana.
Bem vinda ao nosso blog 😀
Duas semanas em Boston é bem legal ;P dá até pra fazer um bate e volta (bem rápido, é verdade) por NY só pra ter o gostinho da cidade e preparar para uma visita mais longa por lá 😛
Nossas dicas de Boston podem ser vistas no post abaixo:
https://sundaycooks.com/recap-nossas-di…
Lá está tudo que fizemos e gostaríamos de ter feito. Nós ficamos pouco tempo na cidade e nosso roteiro foi corrido, então você pode fazer mais devagar e aproveitando bastante nos lugares que sugerimos.
Aproveite pra visitar o MIT e Harvard com calma e curtir o ambiente. Na parte leste da cidade (perto do nosso hotel em Waterfront) tem um parque ou aquário se não me engano.
E, claro, não deixe de ver um jogo dos Red Sox ou dos Boston Bruins caso já seja temporada de Hockey.
É isso, qualquer dúvida é só falar 🙂
Oi Fred, irei para Bston fazer um curso de idiomas por 4 semanas, será que não existe um pase para eu comprara para o mês todo? Sabe se tenho direito de comprar o passe com desconto de estudante porque irei lá para estudar apresentando a carta da escola?
Grata, Álida
Tem desconto para estudante sim, mas não se se estudar idiomas entra nesse desconto. Só conversando com eles lá para saber. Tem o passe mensal sim, nas fotos da maquininha dá pra ver o “Monthly” lá, então vc pode comprar esse passe que deve dar um descontinho bom 🙂
Adorei as dicas mas fiquei perdida no quesito onde comprar o cartão que coloco no canto direito?
Vc pode me ajudar?
Que cartão? Aquele da foto que está sendo encostado na máquina? Se for, aquele é um pra quem vai usar o transporte público por mais tempo. Tipo os bilhetes únicos de algumas cidades aqui do Brasil. Não sei se eles mudaram o sistema, mas naquela época era uma compra normal de bilhete e não precisava daquilo 🙂
Olá,estou adorando o blog!!!estou indo pra Boston agora em setembro,ficar 4 semana,vou estudar perto do quincy market,mas estarei hospedada na casa de um parente em Holbrook,que fica meio distante,mas dá pra chegar na escola,rssss!!!a hospedagem em Boston é muito cara,então não terei como ficar mais perto…terei um carro e estou pensando em arriscar deixar o carro no metro e ir pra escola,assim,posso ficar em downtown até a noite envoltas tranquila,pois o ponto de ônibus é longe de onde vou me hospedar…enfim,se puder me passar o nome ao metros que tem estacionamento,que vão de Holbrook pra downtown eu agradeço!!!parece que os estacionamentos em Boston são caros né?!?!bom,se puder me ajudar,ótimo!!!mas se não puder sem problemas também!!!obrigada desde já!!!
Abs
Oi Giulianna. Eu realmente não conheço estações que tenham estacionamento em Boston. Eu sei que em Washington há esse tipo de estacionamento, então é possível que tenha em boston também nas estaçoes mais longe do centro. Tenta ver no site do transporte público de boston sobre o que há em cada estação.
Olá Fred
Gostaria que me ajudasse a ir para Boston de trem.Estou em framingham.Como comprar passagem e qual estação tenho que saltar.
Obrigada
Oi Ilza. Nunca fiz esse trajeto. Mas olhei no Google Maps pra traçar a rota e parece que não é complicado. O link abaixo deve te levar para uma página com o mapa e mais detalhes:
https://www.google.com/maps/dir/Framingham,+MA,+EUA/Boston,+MA,+EUA/@42.283055,-71.5687976,11z/data=!3m1!4b1!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x89e38838715d77df:0x9ea068cb22156362!2m2!1d-71.4161565!2d42.279286!1m5!1m1!1s0x89e3652d0d3d311b:0x787cbf240162e8a0!2m2!1d-71.0588801!2d42.3600825!3e3