atualizado em:

Sono no volante: dicas para evitar acidentes na estrada

Dirigir por longas horas pode ser cansativo, veja como viajar em segurança.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Com as festas de final de ano chegando, mesmo com a pandemia ainda não tendo diminuído seus níveis de contaminação, muita gente optou por viajar: seja para tirar alguns dias de férias, seja para aproveitar a data com a família.

O aumento das viagens de carro nesse período do ano é sempre pauta nos jornais que mostram as longas filas nos pedágios que dão vasão ao litoral brasileiro. Mas um assunto é pouco comentado: como amenizar o sono e os transtornos causados pela fadiga depois de muitas horas de estrada?

Veja como o sono pode ser perigoso para quem pretende passar muitas horas dirigindo sem parar:  segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), estima-se que aproximadamente 30% dos acidentes rodoviários noturnos são causados por motoristas que dormem na direção. Isso requer nossa atenção.

Segurança na estrada

Sintomas de fadiga e cansaço no volante

Preste atenção aos primeiros sinais que seu corpo apresentar: os olhos ardem e ficam pesados, os reflexos parecem mais lentos, bocejamos constantemente, as vezes sentimos cãibras e formigamento nas pernas e nos braços.

Podemos chegar ao ponto de sentir dificuldade em nos manter numa mesma faixa, até ficamos irritados e impacientes.

A monotonia do cenário, a posição de dirigir desconfortável, temperaturas extremas (calor ou frio), falta de ventilação dentro do veículo, problemas visuais e dirigir muito tarde da noite também são situações que contribuem para o sono aparecer.

Como evitar o sono durante as viagens de carro

Dicas para evitar o sono na estrada

Eu já quase causei um acidente quando precisei seguir viagem depois de uma noite de pouquíssimas horas de descanso. Pensando nisso, reuni algumas dicas para você viajar em mais segurança.

O seguro morreu de velho. E a manutenção também.

Antes de fazer uma longa viagem de carro, não esqueça de fazer uma revisão na sua oficina de confiança. Verifique o estado dos pneus e a calibragem, as palhetas do limpador de para-brisas, amortecedor e suspensão, freios (óleo do motor e do freio), faróis e lanternas, tudo deve ser testado e verificado antes de pegar a estrada.

Condição ideal de temperatura e pressão

Evite dirigir na madrugada, especialmente entre às 2h e às 6h da manhã, porque a temperatura do corpo tende a cair, o que ajuda a contribuir com o processo natural de sentir ainda mais sono.

Mantenha o carro ventilado, pois ar não renovado também dá sono. Alterne entre ar-condicionado e momentos com as janelas abertas. Chiclete e músicas animadas (ou podcasts) são bons companheiros de estrada.

Longas viagens de carro

É férias? Viaje tranquilo

Tente não estabelecer horários muito rígidos de saída, chegada e das paradas, afinal é um momento de descanso e não uma corrida de Fórmula 1.

Lancheira saudável

Parece visita ao cardiologista, mas é dica de viagem: faça uma refeição saudável e mantenha-se hidratado. Evite comer um baião de dois ou ou alimentos muito pesados antes de dirigir. Isso pode provocar sonolência por causa da digestão lenta.

Pit-stop

Tente parar a cada duas horas. Uma pausa para um xixi, um café, esticar as pernas e fazer o sangue circular, ajuda muito a manter a energia para mais algumas horas de estrada.

Como sentir menos sono ao passar muito tempo dirigindo

Nessa longa estrada da vida, vou correndo e não posso pararrrrrrr.

(Mentira! Pode, sim. E deve)

Caso o sono vença todos esses esforços, não hesite, pare imediatamente em um local seguro e tire uma soneca. Especialistas afirmam que de 20 a 30 minutos de descanso renovam o motorista.

[Mas cá entre nós, mulheres, você teria coragem de parar em um posto de conveniência para descansar sem sentir medo de ser assaltada? Já cogitei até parar nesses hotéis na beira da estrada só para poder dormir um pouco antes de seguir viagem].

Assine nossa newsletter!