Continuando a série de dicas rápidas sobre Munique, é hora de mostrar as atrações da cidade e onde comer enquanto você estiver por lá

Roteiro de 4 dias de Munique 17 - Nymphenburg Castle

Procurando dicas sobre como se locomover na cidade? Confira os posts sobre transporte (eles devem ser atualizados em breve com os valores referentes a nossa viagem de abril/20016)

O que fazer em Munique: quais são as principais atrações

Munique não tem tantos pontos turísticos como outras grandes metrópoles europeias como Paris, Londres ou Berlim, mas possui um centro histórico lindo e belos parques e áreas verdes.

Não deixe de conferir o mapa no final do post com suas principais atrações. O triângulo em verde, que liga as estações de metrô Marienplatz, Karlsplatz (Stachus) e Odeonplatz, delimita a área mais antiga e histórica da cidade. É nesta região que você vai se sentir de volta à séculos passados, principalmente a noite quando os bares estão funcionando a todo vapor servindo as tradicionais canecas de 1 litro de cerveja 😀 Passear por essa área é muito legal, há inúmeras ruelas e caminhos por entre os prédios em que vale a pena serem explorados.

Roteiro de 4 dias de Munique 27

Abaixo está uma lista das principais atrações em Munique, na ordem da preferência do autor:

Marienplatz: É o ponto central e mais importante da cidade, é o coração do centro história, ali também fica a Neue Rathaus (prefeitura da cidade).

Roteiro de 4 dias de Munique 19 - Marienplatz

Neue Rathaus: É um prédio espetacular por sua arquitetura. Nele fica o antigo relógio com bonequinhos que andam e tocam os sinos.

Alter Peter (St. Peter’s Church): É uma das principais igrejas de Munique, é de sua torre que há a vista mais linda da cidade (ingresso adulto 3 euros)

Frauenkirche (Cathedral Church of our Lady): Essa é a principal catedral da cidade e sua torre é a mais alta de todas. Ao seu redor há várias lápides dos túmulos que lá se encontram. Também é possível subir até o topo, mas a vista não é tão bonita quanto a de St. Peter. Até pouco tempo, nenhum prédio em Munique podia ser mais alto que a torre desta catedral. A lei já caiu, mas ainda assim a tradição se mantém 🙂  (ingresso adulto 4 euros. As duas torres estão fechadas para restauração e devem ser reinauguradas apenas em 2017 com novos valores adicionais.)

Roteiro de 4 dias de Munique 30 - Frauenkirche

Biergartens (beer gardens / jardim de cerveja): Sabe a mania do brasileiro de fazer happy hour, tomar uma cerveja na praia ou coisa parecida? Os biergartens em Munique têm o mesmo propósito e há inúmeros deles espalhados pela cidade. São ótimos lugares para passar horas conversando. Praticamente qualquer lugar que tenha bancos, em que haja cerveja por perto e que seja a céu aberto é um biergarten. Até dentro dos restaurantes há biergartens. Dentro da Hofbräuhaus, por exemplo, também há um jardim desse tipo o.O

Roteiro de 4 dias de Munique 33 - Cidade próxima

BMW Welt e Museum: Esses são os museus da BMW, uma empresa de Munique (Bayerische Motoren Werke). Eu não tive tempo para visitar o museu que guarda inúmeros carros da marca, consegui conhecer apenas o BMW Welt (ou World se preferir) que é muito legal, ainda mais para crianças que gostam de carro. Ah, e o café em seu interior é ótimo! (Ingresso adulto: BMW Welt é gratuito e o Museu da BMW 10 euros).

Hofbräuhaus: Uma das cervejarias mais famosas da cidade. Vale a visita mesmo que você não vá comer ou beber por lá, apesar do atendimento que não se mostrou tão simpático desta vez como nas anteriores 😉

Roteiro de 4 dias de Munique 01

Englischer Garten (English Garden): É um parque ao estilo do Central Park em Nova York, mas  muito maior. Sugiro alugar uma bicicleta e passear por ele.

English Garden de Munique - Ponte sobre o rio

Chinese Tower: É uma torre chinesa colocada no meio do jardim inglês (hein?). A torre em si não é nada de mais, mas é o point para os alemães e turistas tomarem uma cerveja, comerem linguiça e pretzel. É o mais conhecido biergarten da cidade, fica dentro do English Garden. Vale a visita e parada para tomar algumas cervejas.

Roteiro de 4 dias de Munique 21 - Chinese Tower English Garden

Deutsches Museum: esse é o maior museu de Munique e, quem sabe até da Alemanha. Seu foco é em ciência e tecnologia, quase como o Science Museum de Londres. É enorme e vale a visita, principalmente dos apaixonados pelo mundo das exatas 😉 (ingresso adulto 11 euros).

Viktualienmarkt: É o mercado central da cidade, lá você encontra inúmeros tipos de linguiças e outras comidas típicas. Um programa bem calórico e divertido.

Hofgarten: É um jardim dentro do palácio real.

Roteiro de 4 dias de Munique 23 - Hofgarden

Alte e Neue Pinakothek: São museus de arte com poucas salas, o que permite que sejam visitados em pouco tempo, mas infelizmente as pinturas e esculturas que estavam lá não me agradaram muito. Somente a sala de impressionistas (Neue Pinakothek) me agradou. (ingresso adulto: alte 4 euros e neue 7 euros – valores reduzidos para 1 euro aos domingos)

Feldherrnhalle: Foi aqui que aconteceu um confronto entre a polícia e Hitler e seus companheiros. Morreram quatro policiais e vários comparsas nesse confronto.

Heilig Geist Kirche: É uma igreja que também foi desimana durante a guerra. Em seu interior há uma foto de como ela ficou quando foi destruída, Apenas sua torre resistiu.

Olympiapark: É uma região onde foram feitos os Jogos Olímpicos de Munique. É uma área bem verde e bonita de se caminhar. (Ingresso adulto: várias atividades estão disponíveis dentro do complexo olímpico, consultar o site oficial para mais detalhes de valores.)

Allianz Arena: casa do Bayern München. Há um tour pelo estádio para os amantes do futebol. (ingresso: visita guiada pelo está com audioguia 22 euros, é recomendável comprar o ingresso antecipado pelo site do Bayern por conta dos passeios saírem apenas com hora marcada).

Roteiro de 4 dias de Munique 32 - Alianz Arena

Bavarian State Opera: É onde se apresenta a Ópera de Munique.

Welser Küche: Esse é um dos bares onde Hitler começou a montar suas teorias e fazer sua revolta. Hoje ele é um restaurante em que dizem ser necessário comer como na era medieval, sem talheres e com maus modos.

Pinakothek der Moderne: É um museu de arte moderna. Precisa dizer mais? 😛 Infelizmente não tive tempo de visitá-la.  (ingresso adulto: 10 euros – valores reduzidos para 1 euro aos domingos)

Schlosspark Nymphenburg: é um castelo/parque um pouco mais afastado do centro histórico de Munique lindo. Vale conhecer se você tem mais tempo na cidade. (ingresso adulto: 6 euros. Durante o verão, é possível fazer um passeio de gôndola pelos canais do castelo e custa 15 euros por pessoa e dura 30 minutos.)

Dicas de hotéis em Munique:

Onde e o que comer em Munique

Os alemães são especialistas em fazer comidas com carne de porco e confesso que isso me preocupava, pois eu não era muito fã de carne de porco.

Já no primeiro dia, pedi um medalhão de porco no restaurante do hotel e estava ótimo. No segundo dia, comi em um restaurante de firma e o schinitzel estava maravilhoso. Nas outras vezes, não importava se o lugar era ruim ou bom, as carnes de porco estavam no mínimo boas. As porções eram generosas e o preço raramente passava dos 20 euros já com as bebidas.

Linguiças e carnes de porco de todos os tipos são uma pedida certa em Munique. Não posso dizer se as outras comidas também são boas pois minha dieta foi basicamente a base de suínos e derivados.

Roteiro de 4 dias de Munique 06 - Viktualienmarkt

Principalmente no centro de Munique há vários restaurantes mais tradicionais e famosos. Eu não me animei muito por quase nenhum deles, mas dois são passagens obrigatórias:

Ratskeller: Esse restaurante fica na parte de baixo da Neue Rathaus na Marienplatz e é enorme! Eu quase me perdi tentando sair de lá. A comida é boa e não é muito cara. É um restaurante para turistas, mas também é frequentado por alemães. Eu comi um prato com 6 tipos de linguiça e purê de batata que estava saboroso.

Hofbräuhaus: Esse é o restaurante da cervejaria mais conhecida da cidade. Dentro dele, você vai encontrar muita cerveja (canecas de 500 ml ou 1 litro para os fracos e de 2 litros em forma de bota para os fortões), uma bandinha tocando e muito joelho de porco. O espaço é enorme, tem vários andares e ambientes e está sempre cheio, frequentado tanto para turistas quanto alemães.

Conheça outras opções de restaurantes e cervejarias em Munique no post Roteiro de 4 dias na cidade.

Roteiro de 4 dias de Munique 10

Moral do dia: depois de viajar a Munique você vai aprender a comer carne de porto