Continuando a série de dicas rápidas sobre Munique, é hora de mostrar as atrações da cidade e onde comer enquanto você estiver por lá ;)

Roteiro de 4 dias de Munique 17 - Nymphenburg Castle

Procurando dicas sobre como se locomover na cidade? Confira os posts sobre transporte:

Sem Mistérios: Metrô de Munique

Como ir do aeroporto ao centro de Munique

Como comprar o Bayern Ticket?

Como ir de Munique para Praga?

O que fazer em Munique / principais atrações

Munique não tem tantos pontos turísticos como outras grandes metrópoles européias como Paris, Londres ou Berlim, mas possui um centro histórico lindo e belos parques e áreas verdes.

Não deixe de conferir o mapa no final do post com as principais atrações de Munique. O triângulo em verde no mapa, que liga as estações de metrô Marienplatz, Karlsplatz (Stachus) e Odeonplatz, delimita a área mais antiga e histórica da cidade. É nessa região que você vai se sentir de volta à séculos passados, principalmente a noite quando os bares estão funcionando a todo vapor servindo as tradicionais canecas de 1 litro de cerveja :D

Roteiro de 4 dias de Munique 27

Passear por essa área é muito legal, há inúmeras ruelas e caminhos por entre os prédios em que vale a pena serem explorados

Abaixo está uma lista das principais atrações em Munique, na ordem da preferência do autor :P

Marienplatz: é o ponto central e mais importante da cidade, é o coração do centro história, ali também fica a Neue Rathaus (prefeitura da cidade).

Roteiro de 4 dias de Munique 19 - Marienplatz

Neue Rathaus: é um prédio espetacular por sua arquitetura. Nele fica o antigo relógio com bonequinhos que andam e tocam os sinos.

Alte Peter (St. Peter’s Church): É uma das principais igrejas de Munique, é de sua torre que há a vista mais linda da cidade.

Frauenkirche (Cathedral Church of our Lady): Essa é a principal catedral da cidade e sua torre é a mais alta de todas. Ao seu redor há várias lápides dos túmulos que lá se encontram. Também é possível subir até o topo, mas a vista não é tão bonita quanto a de St. Peter. Até pouco tempo, nenhum prédio em Munique podia ser mais alto que a torre desta catedral. A lei já caiu, mas ainda são poucos os prédios mais altos :)

Roteiro de 4 dias de Munique 30 - Frauenkirche

Biergartens (beer gardens / jardim de cerveja :P): Sabe a mania do brasileiro de fazer happy hour, tomar uma cerveja na praia ou coisa parecida? Então, os biergartens em Munique têm o mesmo propósito e há inúmeros deles espalhados pela cidade. São ótimos lugares para passar horas conversando. Praticamente qualquer lugar que tenha bancos, em que haja cerveja por perto e que seja a céu aberto é um biergarten. Até dentro dos restaurantes há biergartens. Dentro da Hofbräuhaus, por exemplo, também há um biergarten o.O

Roteiro de 4 dias de Munique 33 - Cidade próxima

BMW Welt e Museum: Esses são os museus da BMW que, para quem não sabe, é uma empresa de Munique (Bayerische Motoren Werke). Eu não tive tempo para visitar o museu, que dizem ter inúmeros carros da marca, mas o BMW Welt (ou World se preferir) é muito legal, ainda mais para crianças que gostam de carro :P Ah, e o café em seu interior é ótimo!

Hofbräuhaus: Uma das cervejarias mais famosas da cidade. Vale a visita mesmo que você não vá comer ou beber por lá ;)

Roteiro de 4 dias de Munique 01

Englischer Garten (English Garden): É um parque ao estilo do Central Park em Nova York, mas  muito maior. Sugiro alugar uma bicicleta e passear por ele :)

English Garden de Munique - Ponte sobre o rio

Chinese Tower: É uma torre chinesa colocada no meio do jardim inglês (hein?). A torre em si não é nada de mais, mas é o point para os alemães e turistas tomarem uma cerveja, comerem linguiça e pretzel :P É o mais conhecido biergarten da cidade, fica dentro do English Garden. Vale a visita e parada para tomar algumas cervejas : mrgreen:

Roteiro de 4 dias de Munique 21 - Chinese Tower English Garden

Deutsches Museum: esse é o maior museu de Munique e, quem sabe até da Alemanha. Seu foco é em ciência e tecnologia, quase como o Science Museum de Londres. O museu é enorme e vale a visita, principalmente dos apaixonados pelo mundo das exatas ;)

Viktualienmarkt: É o mercado central da cidade, lá você encontra inúmeros tipos de linguiças e outras comidas típicas. Um programa bem calórico e divertido.

Hofgarten: É um jardim dentro do palácio real.

Roteiro de 4 dias de Munique 23 - Hofgarden

Alte e Neue Pinakothek: são museus de arte com poucas salas, o que permite que sejam visitados em pouco tempo, mas infelizmente as pinturas e esculturas que estavam lá não me agradaram muito. Somente a sala de impressionistas (Neue Pinakothek) me agradou.

Feldherrnhalle: foi aqui que aconteceu um confronto entre a polícia e Hitler e seus companheiros. Morreram quatro policiais e vários comparsas nesse confronto.

Heilig Geist Kirche: é uma igreja que também foi desimana durante a guerra. Em seu interior há uma foto de como ela ficou quando foi destruída, Apenas sua torre resistiu.

Olympiapark: é uma região onde foram feitos os Jogos Olímpicos de Munique. É uma área bem verde e bonita de se caminhar.

Allianz Arena: casa do Bayern München \o/ Há um tour pelo estádio para os amantes do futebol.

Roteiro de 4 dias de Munique 32 - Alianz Arena

Bavarian State Opera: é onde se apresenta a Ópera de Munique.

Welser Küche: esse é um dos bares/restaurantes em que Hitler começou a montar suas teorias e fazer sua revolta. Hoje ele é um restaurante em que dizem ser necessário comer como na era medieval, sem talheres e com maus modos. >.<”

Pinakothek der Modern: é um museu de arte moderna. Precisa dizer mais? :P Infelizmente não tive tempo de visitá-lo.

Schlosspark Nymphenburg: é um castelo/parque um pouco mais afastado do centro histórico de Munique que parece ser lindo. Vale conhecer se você tem mais tempo na cidade.

Dicas de hotéis em Munique:

Munique: onde ficar e por quanto tempo

Leonardo Boutique Savoy: nosso hotel em Munique

Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata :)

Ofertas de hotéis em Munique

Ofertas de hotéis em Munique perto da Marienplatz

Onde e o que comer em Munique

Os alemães são especialistas em fazer comidas com carne de porco e confesso que isso me preocupava, pois eu não era muito fã de carne de porco.

Já no primeiro dia, eu pedi um medalhão de porco no restaurante do hotel que estava ótimo. No segundo dia eu comi em um restaurante de firma bem meia-boca e o schinitzel estava maravilhoso. Nas outras vezes, não importava se o restaurante era ruim ou bom, as carnes de porco estavam no mínimo boas. As porções eram muito generosas e o preço raramente passava dos 20 euros já com as bebidas.

Linguiças e carnes de porco de todos os tipos são uma pedida certa em Munique. Não posso dizer se as outras comidas também são boas pois minha dieta foi basicamente a base de porco :P

Roteiro de 4 dias de Munique 06 - Viktualienmarkt

Principalmente no centro de Munique há vários restaurantes mais tradicionais e famosos. Eu não me animei muito por quase nenhum deles, mas dois são passagens obrigatórias:

Ratskeller: Esse restaurante fica na parte de baixo da Neue Rathaus na Marienplatz e é enorme! Eu quase me perdi tentando sair de lá. A comida é boa e não é muito cara. É um restaurante para turistas, mas também é frequentado por alemães. Eu comi um prato com 6 tipos de linguiça e purê de batata que estava bem saboroso.

Hofbräuhaus: Esse é o restaurante da cervejaria mais conhecida da cidade. Dentro dele você vai encontrar muita cerveja (canecas de 500ml para os fracos e de 2 litros em forma de bota para os fortões), uma bandinha tocando e muito joelho de porco (eisbein). O restaurante também é enorme, tem vários andares e ambientes e está sempre cheio, frequentado tanto para turistas quanto alemães.

Conheça outras opções de restaurantes e cervejarias em Munique no post Roteiro de 4 dias na cidade.

Roteiro de 4 dias de Munique 10

Moral do dia, depois de viajar a Munique você vai aprender a comer carne de porto :mrgreen:

Se tiverem dicas de outros bons restaurantes ou de comidas que marcaram sua visita a Munique, a caixa de comentários está aberta ;)


Veja em um mapa maior

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    21 Comentários
  1. Oi!
    Fui à Hofbräuhaus, mas achei muito lotado e com cara de Oktoberfest (adoro a festa mas não era o que queríamos para o momento). Então fomos à Augustinerkeller, um restaurante/biergarten frequentado por muitos alemães. Comida muito boa, cerveja ótima, ambiente bacana (devia ter mais de 300 bicicletas estacionadas) e preço justo. Taí a dica!

    PS: a cerveja na Alemanha não é quente, é servida meio gelada, mais pra temperatura ambiente (frio pra caramba)! :-)

    • Eu também tive essa impressão da Hofbraushaus :P É divertidinho, tinha bastante alemão, mas cheio e feito para turistas.

      Fica a dica da Augustinerkeller para quem procura por algo menos cheio e com mais alemães :)

      Quanto à cerveja, foi o que me disseram heheh no inverno ela está estupidamente gelada nos bier gartens pela temperatura ambiente, mas para os brasileiros ela não gela nem a língua hahahah :P

  2. Oi!
    Quando estive em Munique jantei 2x na Augustiner e 1x na Hofbrahaus, a Augustiner é muito melhor para fazer uma refeição, já na Hofbrahaus acho melhor não ir com fome, não gostei das opções de comida de lá, já a Augustiner é muito boa!

    • Eu também fiquei com essa impressão, Kely. Não cheguei a comer na Hofbrauhaus, mas passei lá várias vezes e a comida parecia boa, mas não melhor que a da Augustiner. A Hofbrau me pareceu mais um lugar para beber e beliscar uns joelhos de porco que comer de verdade :)

  3. olá,
    antes de mais nada gostaria de dizer q o blog é muito bom, tem me ajudado bastante.
    enfim, eu e meu marido chegaremos em munich dia 20.09, o hotel q ficaremos é perto da estação central, saindo do aeroporto (pelo q entendi) é pra pegar o metro s8 – aeroporto com destino Hauptbahnhof, validar o ticket comprado somente pra ir ate o centro de munique, isso esta correto? outra coisa, qual metro eu posso pegar pra ir ate a allianz arena? tanto pra um caminho como pra outro tanto faz sbanh como ubanh? ou to falando bobagem? obrigada.

    • Obrigado, Thamy!

      Isso mesmo, mas o ticket tem de ser validado na hora que entrar na estação do aeroporto. Se bem que eu acho que algum lugar dizia que não era preciso validar esse ticket. Talvez porque ele já venha com a data impressa. Em todo caso, confira se ele já tem a data, se tiver, não é preciso validar novamente. A outra opção é validar de qualquer maneira just in case :P

      O da Alianz Arena é a linha U6 e não há S-Bahns indo pra lá. Com o passe válido, vc pode pegar U ou S-bahns sem problemas, desde que as estações destino estejam dentro da zona do seu passe.

  4. Sempre entro aqui para pegar (boas) dicas! Estarei em Munique no início de novembro com meu marido e minha filha de 3 anos. Chegaremos lá perto da hora do almoço de uma sexta e partiremos na manhã da segunda-feira. Além dos passeios “obrigatórios”, tipo marienplatz e etc, gostaríamos de ir no campo de concentração de Dachau, na Allianz Arena e no Castelo de Neuschwanstein. Será que rola? Tendo que escolher, o que você priorizaria?

    • Oi Fernanda. Que bom que pudemos ajudar :)

      Olha, eu não conheço Dachau, mas vc deve gastar no mínimo meio dia a um dia inteiro pra visitar. Faça o roteiro a pé que eu fiz com a Natalie (talvez com sua filha pequena seja melhor fazê-lo com calma e em 2 dias) misturando com a Alianz Arena e quem sabe o BMW World.

      Um tour pelo centro histórico de Munique

      O Castelo de Neuschwanstein é um passeio de 1 dia inteiro. Se tiver que escolher entre ele e o Dachau, eu iria nele (não gosto de campos de concentração e dizem ser muito forte para levar crianças).

      Acho que é isso. Qualquer dúvida, nos avise :)

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] opções de restaurantes em Munique para se esbaldar bem pertinho da Marienplaz é o que não faltam  Projeto #vai [...]

  2. [...] amarela S8 do S-Bahn – a linha mais comum pra ir ao aeroporto. Demora cerca de 40min desde Marienplatz (que fica no centro de Munique). Como éramos muitos, compramos o bilhete que incluía o [...]

  3. 1 2