Munique é uma cidade muito bem servida de transporte público, seja metrô, tram/trólebus ou ônibus. Além de fáceis, eles são muito eficientes. Por isso, a maioria dos muniquenses nem pensa em usar táxi para ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa. Se você vai à Alemanha pela Lufthansa, então, é certeza de que você vai passar pelo Aeroporto Franz Josef Strauss (Flughafen Franz Josef Strauss), mesmo que seu destino final não seja Munique.

Urse comigo e veja, então, como é baba usar o metrô para ir ou voltar do aeroporto de Munique.

Como ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa?

A primeira coisa a se fazer é entender como funciona o metrô de Munique e seu mapa. Uma vez que você sabe como o metrô funciona e sabe qual linha você tem de pegar, tudo fica mais fácil, né? :P

Não, não entrarei em detalhes de como pegar o ônibus do aeroporto ao centro de Munique, porque andar de ônibus com malas, ninguém merece. Nem na Alemanha :mrgreen: Ir de táxi é uma boa, mas vai lhe custar uns 50 euros pelo trajeto e só compensa se você não tiver condições de carregar suas malas pelo metrô ou se quiser mais comodidade, claro ;)

Como ir do aeroporto ao centro de Munique: Pinakothek der Moderne

Curiosidade: A maioria absoluta dos táxis de Munique são Mercedes (não diga?) :D Nós pegamos um cujo motor desligava quando o carro parava e religava automagicamente quando o motorista acelerava. Era tão silencioso que custei para perceber o q estava acontecendo. O taxista também não cobrou pelas malas e até achou estranho quando perguntei sobre isso o.O Vão apendendo, Brasil e o resto do mundo.

Qual linha de metrô pegar?

Pois bem, as linhas de metrô (na verdade do trem suburbano S-Bahn) que vão do aeroporto ao centro de Munique são as linhas S1 (azul) e S8 (amarela).

Metro de Munique Mapa

Eu aconselho você a pegar a linha S8 (a linha “oficial” para o aeroporto) sempre que possível, pois ela tem menos paradas até a Marienplatz (centro de Munique) e é mais rápida. Obviamente que tudo depende de qual é o seu destino final na cidade ;)

Esses trens saem, em média, a cada 10 minutos, dependendo do horário, e levam de 30 a 40 minutos para ir do aeroporto ao centro de Munique.

Qual passe comprar?

O aeroporto fica na área externa do mapa da rede de trens suburbanos e metrôs, por isso, para ir de lá até o centro de Munique, você precisará passar pelas 4 zonas.

Para ir do aeroporto ao centro de Munique de metrô (da zona 4 até a zona 1), você tem algumas opções de passe:

  1. Single Ticket (4 zones): Esta é a opção para quem quer fazer apenas uma viagem de metrô no dia, seja do centro de Munique ao aeroporto ou do aeroporto ao centro. Útil quando se está indo embora da cidade ou quando se está chegando tarde e indo direto para o hotel sem pretensões de passear para muito longe. Valor: 10 euros.
  2. Single Day-Ticket (entire network): Esta é a opção para quem está chegando à cidade e ainda vai passear um pouco, pois você poderá ir até o centro e depois utilizar o metrô para passear durante o resto do dia. Valor: 11 euros.
  3. Partner Day-Ticket (entire network): Esse ticket é como o Single Day-Ticket, com a vantagem de poder ser dividido entre várias pessoas (de 2 a 5) que estejam viajando juntas :D Valor: 20 euros.
  4. Passe de e para o Aeroporto: Esses tickets têm preços diferenciados porque o aeroporto fica numa zona bem longe da cidade. O Marcos deixou duas boas dicas em seu comentário (obrigado Marcos!):
    1. Esses passes não precisam ser validados
    2. Há um botão especial pra ele na tela das maquininhas para facilitar a compra

Não compre os passes diários para mais de 1 zona, pois você dificilmente vai precisar de mais de 1 ou 2 zonas ao visitar Munique. Assim você economiza alguns euros para gastar com linguiças e cervejas :P

[Preços do dia 31/08/2012]

Como achar onde está o metrô dentro do aeroporto?

Essa é fácil, há placas em vários lugares dentro do aeroporto. Procure pelos símbolos da S-Bahn e siga-os :)

Como ir do aeroporto ao centro de Munique: S-Bahn logo

Você também pode perguntar para o pessoal do aeroporto, pois todos provavelmente falam inglês e alguns podem arranhar um espanhol, principalmente nos cafés e lanchonetes como Starbucks e McDonald’s. Bem em frente à saída do desembarque internacional também tem um guichê de informações e ao lado tem uma Starbucks :)

Pegadinhas

Se você estiver indo para o aeroporto de Munique e resolver pegar a linha S1, muito cuidado, para não pegar o trem errado! Repare bem no topo do mapa e você verá que a linha S1 tem uma bifurcação antes do aeroporto, ou seja, mesmo que você esteja indo na direção certa, você pode acabar na estação final errada!

Para evitar isso, veja sempre qual o “Ziel” (destino) do trem que você está esperando e confirme que está escrito “Flughafen/Airport” como no exemplo da linha S8 abaixo. Eles até põem um aviãozinho para ajudar :P

Metro de Munique

Outra pegadinha é que apesar de as linhas S1 e S8 irem para o aeroporto, elas vão em sentidos contrários para lá: a S8 vai pelo lado leste da cidade enquanto a S1 vai pelo lado oeste e ambas podem parar nas mesmas estações e nas mesmas plataformas. Ou sejE, se numa plataforma a linha S8 vai para o aeroporto, a linha S1 não vai e vice-versa. O exemplo acima também mostra isso, com a S1 indo para a estação Ostbanhof, sua estação final e oposta ao aeroporto.

A boa notícia é que ambas as pegadinhas são evitadas apenas conferindo o “Ziel” e tendo certeza de que ele mostra “Flughafen/Airport“.

Você já pegou o trem saindo do aeroporto ao centro de Munique?

Foi muito complicado ou cheio de gente?

Como você foi ou voltou do aeroporto?

Se gostou do que viu, assine o blog!


    115 Comentários
  1. Olá, estou indo de Londres para Munique na abertura do Oktoberfest no dia 19/09 e retornarei no dia 20/09 a noite. Não conheço o centro de Munique então gostei da ideia do roteiro central, porém qual o melhor lugar para ficar hospedada, no centro ou próximo do local da festa??

    • Oi Taíse.

      Ficar próximo à festa não é tão legal se vc pretende conhecer Munique tb (mas o metrô é pertinho, então nem é tanto problema assim). O melhor lugar de Munique é, sem dúvidas o centro, pois está perto de tudo. Em todo caso, nessa época, se vc ficar próximo a uma estação de metrô ou s-bahn, vc está bem ;)

  2. Olá :) Gostei do artigo! No próximo mês vou até à Filândia e faço escala em Munique, mas chego às 14h30 e parto noutro avião às 19h. Gostava muito de ir conhecer Munique, nem que fosse só para um almoço, mas só 4h não deve dar para ver muito nem deve compensar o dinheiro gasto nos transportes, não é?
    Obrigada!

    • Realmente, Ana.

      Infelizmente o tempo é muito curto para sair do aeroporto e conseguir almoçar em Munique com calma.
      É melhor conhecer a cidade em uma outra oportunidade ;)

  3. Oi!

    Chego em Munique por volta das 23horas… Como é o funcionamento dos metrôs à noite? Normal?

    Obrigada!

    • Oi Flávia.

      O metrô funciona até mais ou menos esse horário. Depois, só algumas linhas funcionam com menos carros. Como você vai chegar tarde, eu sugiro pegar um táxi, ainda mais se estiver chegando de um voo muito longo. Ah e não esqueça de avisar seu hotel de que vc vai chegar mais tarde :)

  4. Preciso ir do aeroporto para Bad Reichenhall, como faço?

    • Oi Cláudia. É preciso olhar na Deutsche Bahn (www.bahn.de) pra saber como ir, mas imagino que vc tenha de pegar o s-bahn do aeroporto para Munique Hauptbanhof e de lá o trem para Bad Reichenhall. Talvez até consiga usar o Bayern Ticket pra isso, mas ainda assim precisará ir até a estação de trem para pegar o trem até seu destino :)

      Como comprar o Bayern Ticket?

  5. Meu vôo sai de MUNICH às 5 hs da manhã. Devo estar para o check-in em torno das 4 AM. Gostaria de saber se o S8 funciona durante a madrugada. Onde posso estudar os horarios do S8 saindo de Marienplatz a partir da meia noite até as 3AM. Ah! outra coisa….. na compra do passe GERMAN RAILPASS, inclui a viagem no S8 Marienplatz / Aeroporto Munich ?????

    • Oi Mariana.

      O lugar para conferir os horários é no site do transporte de Munique: http://www.mvv-muenchen.de/en/homepage/index.html e vc ainda pode pesquisar o trajeto a ser feito no próprio site. Quando estive lá e nas outras cidades alemãs, pude perceber que a maioria do transporte público pára, mas algumas linhas ainda funcionam. Então pode ser q essa funcione.

      Sobre a German Railpass, eu realmente não sei. Confira com eles se o passe dá direito a transporte público nas cidades também. Se der, ele serviria sim.

      Mas sinceramente, se você puder, pegue um táxi. Bem mais confortável e tranquilo nessas horas terríveis que precisamos pegar voos :)

  6. Boa noite! Primeiramente parabens pelos Posts e dicas! Estou indo para a França em junho e faço uma escala em munique. gostaria de dicas sinceras e objetivas sobre isso. Se nao houver imprevistos, chego a munique na manha dia 03/06 as 9:30 e meu voo sai de munique as 15:30. Existe possibilidade de ir ao centro de munique, talvez conhecer o bar HB e retornar ao aeroporto a tempo do voo? seria um voo com escala, portanto nao preciso retirar malas e reapresenta-las. sairia do voo com malas de mao somente.
    Grato parabens pelo blog.

    • Obrigado, Yuri.

      vc precisa calcular quanto tempo entre sair do aeroporto e voltar. O que sobra é o tempo útil. Eu geralmente calculo 3h entre sair do aeroporto, chegar no centro e fazer o caminho de volta. No seu caso, ainda sobrariam 3h para passeios. É um tempo razoável para conhecer a região da Marienplatz, Viktualienmarkt e HB ;)

  7. 1 4 5 6
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] alguns dias, no post “Como ir do aeroporto ao centro de Munique“, a Heloisa nos perguntou como ir de Munique para Praga, qual o valor da passagem, se havíamos feito a viagem [...]