Hoje às 20h acontece a segunda apresentação da nossa série de hangouts do Google+ Restaurant Week com o tema: Tapas para Viagem.

Quer receber os amigos em casa mas não quer passar muito tempo na cozinha? Neste hangout, preparamos algumas receitas de tapas e canapés bem simples e práticas para você fazer em um minutinho e poder aproveitar a presença dos seus amigos sem se preocupar com forno, fritura ou coisas do tipo ;)

Quero ver o hangout sobre Roteiros Gastronômicos ao vivo. #comofaz?

Basta abrir este post um pouco antes das 20h de hoje, dia 11 de Setembro de 2012, para poder assistir à transmissão ao vivo :D ~frio na barriga~

Uma tela com a transmissão estará aí em baixo ;) Se ela não iniciar sozinha, clique no botão de Play e se às 20h o vídeo ainda não aparecer, atualize a página e tente novamente.

Se você não conseguir ver o vídeo por aqui, não tem problema. Você também poderá assistir à transmissão ao vivo nos seguintes links:

Plus Page do Sundaycooks (+Sundaycooks)

No canal do YouTube do Sundaycooks

No link direto para o vídeo

Página do evento no Google+ Restaurant Week

 

Quero fazer alguma pergunta ou elogio durante a transmissão, como faço?

Você pode enviar uma mensagem no Twitter com a hashtag #sundaycooks :) Estaremos monitorando e, se possível, responderemos às perguntas ao final da apresentação ;)

 

Eu cheguei atrasado, como faço para ver o vídeo?

Se você chegar um pouco mais tarde ou não puder participar ao vivo, não se preocupe. O vídeo completo do hangout estará sempre aqui para você assistir a hora que preferir, junto com um resumo do que será discutido no vídeo ;)

É muito amor por vocês, queridos leitores!

 

Queria mandar um beijo para a minha mãe, pro Mew, pra Xuxa e um beijo especial para o Samer, nosso amigo, que prontamente ajudou o Fred a testar todas as receitas e montar este menu delicioso para vocês que vão nos acompanhar nesses hangout gastronômicos.

Também queria mandar um beijo para a Rita do Panelinha e para a Nigella, as duas divas da cozinha prática.

Hora de colocar as mãos na massa, vamos nessa?

Receitas de Tapas para Viagem

O Fred é bem control freak com a questão das quantidades, mas essas receitas são tão fáceis que até ele não ficou muito apegado às quantidades. Por isso apenas alguns dos ingredientes têm as medidas como referência, mas na verdade, você pode colocar o quanto achar melhor :)

Azeitonas temperadas

Ingredientes:

Azeitonas de sua preferência

Azeite de qualidade

1 Dente de alho

1/3 de Pimenta dedo de moça

Raspas de limão

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque as azeitonas, uma quantidade generosa de azeite de qualidade, acrescente o dente de alho espremido, um pedaço de pimenta dedo de moça cortada bem pequenininha e as raspas de limão.

Misture tudo e deixe alguns minutos marinando para que as azeitonas absorvam o tempero e pronto :D

Receitas de Tapas e canapés - azeitonas temperadas

Azeitonas recheadas

Ingredientes:

Azeitonas sem caroço

Cebolas pequenas em conserva

Alho em conserva

Pimentão vermelho ou amarelo picado

Modo de preparo:

Corte o pimentão e o alho em conserva num tamanho que caiba nas azeitonas, mas sem que fiquem sambando nelas. As cebolas pequenas já devem caber por inteiro nas azeitonas, mas se forem maiores, corte-as também.

Agora é só rechear as azeitonas com os ingredientes que foram picados e servir da maneira que achar melhor :) Eu prefiro as azeitonas recheadas assim, pois o sabor dos recheios fica mais acentuado que aquelas compradas prontas e em conserva.

Quer dar um toque especial nessas azeitonas recheadas? Regue-as com o que sobrou do azeite temperado da receita acima para realçar o sabor ;)

Receitas de Tapas e canapés - azeitonas recheadas

Mini Salada Caprese

Baseado na famosa salada caprese, adaptamos a receita e transformamos a sala em um simples canapé.

Ingredientes:

Tomates cereja

Mussarela de búfala em bolinhas pequenas

Folhinhas de manjericão fresco

Azeite

Flor de Sal ou Sal Marinho em flocos

Dica: procure por uma mussarela de búfala que não seja nem muito molenga nem muito consistente.

Modo de preparo:

Abra a parte superior do tomate e retire as sementes para que ele fique como um pequeno potinho.

Agora recheie o tomate com a mussarela de búfala, deixando uma parte da mussarela para fora do tomate. A mussarela tem de ser mole o suficiente para poder entrar no tomate, mas consistente o suficiente para que ela não se desmanche nesse processo.

Por fim, coloque os tomatinhos no local que preferir, coloque um pouquinho de azeite por cima deles, a flor de sal e a folhinha de manjericão. A flor de sal ou o sal marinho além de ajudar no sabor, dão um toque crocante à caprese.

Receitas de Tapas e canapés - mini salada caprese

Canapé de Salmão Defumado

Ingredientes:

Pão de forma sem casa

Salmão defumado fatiado bem fininho

Ovos de codorna cozidos

Cream cheese ou creme de ricota

Salsinha para decorar

Modo de preparo:

Corte o pão de forma sem casca em quadradinhos (4 por fatia é um bom tamanho) e torre levemente. Você pode usar torradas prontas, mas eu acho que elas ficam muito duras.

Passe o cream cheese nas torradinhas, fatie o salmão no mesmo tamanho da torrada e coloque-o por cima do cream cheese.

Adicione uma “fatia” do ovo de codorna por cima do salmão e adicione a salsinha para dar um charme :P Super fácil e saboroso.

Outras sugestões: você também pode usar carpaccio de carne ou outro peixe, defumado ou não, em vez do salmão. Um salame fatiado bem fininho também vai bem :)

Receitas de Tapas e canapés - canapé de salmão

Batatinha com maionese temperada

Esta é uma adaptação de algumas receitas que testei, com uma pitada de ideia tirada de um prato que vi num restaurante espanhol ;)

Ingredientes:

Batatas pequenininhas, dessas que se usa para fazer escabeche

2 a 3 colheres de sopa de Maionese

1 Dente de Alho

Pimenta do Reino

Páprica picante

Raspas de limão

Modo de preparo da maionese temperada:

Num potinho, coloque a maionese, o dente de alho espremido, a pimenta do reino, as raspas de limão, a páprica e misture tudo. Cuidado aqui com a quantidade de páprica, pois ela tem um sabor forte, então aconselho a colocá-la aos poucos e ir provando até chegar no sabor desejado. Reserve.

Modo de preparo das batatinhas:

Escolha as batatinhas que sejam mais compridas. Cozinhe-as casca e tudo até o ponto em que elas estejam cozidas, mas firmes, pois você precisará trabalhar um pouco com elas. No meu fogão foram aproximadamente 15 minutos de cozimento. Eu retirei quando começou a ser possível espetar as batatas com o garfo.

Uma vez que estejam prontas, corte a parte de cima e de baixo para que elas possam ficar de pé. Na outra parte, cave um buraquinho com a faca, colher ou mesmo um boleador.

Numa travessa anti-aderente, coloque um fio de azeite e arrume as batatinhas em cima deste fio. Leve ao forno médio pré-aquecido por uns 10 minutos. A ideia aqui é apenas secar um pouco as batatas e dar uma pequena corada na parte de baixo delas. Você vai perceber que o azeite vai “fritar” a parte de baixo no forno.

Retire as batatas do forno e recheie o buraquinho que você fez com a maionese temperada, coloque um pouco de queijo ralado por cima da maionese e termine com algumas raspas de limão. Fica uma delícia!

Receitas de Tapas e canapés - batatinhas com maionese recheada

Canapé de linguiça

Ingredientes:

Massa de pastel pronta

Linguiça da sua preferência

Queijo Brie

Modo de preparo da base do canapé:

Com uma forminha de metal que possa ir ao forno, dessas de empada mesmo, corte a massa de pastel. Depois, cubra a forminha e aperte o centro da massa levemente para que ela fique curvada na forminha. Faça isso algumas outras vezes em forminhas diferentes.

Leve as forminhas com a massa de pastel para o forno alto pré-aquecido por alguns minutos. Fique de olho para não queimar a massa do pastel, pois elas ficam prontas em poucos minutos dependendo do seu forno. Reserve.

Modo de preparo do canapé:

Você agora pode “rechear” o canapé do que quiser. Nós sugerimos montar o canapé com uma fatia de queijo brie, uma fatia de linguiça e uma boa mostarda dijon para dar aquele toque especial. Se quiser, antes de colocar a mostarda, você pode levar o canapé por alguns segundos ao forno, apenas para amolecer o brie antes de servir.

Receitas de Tapas e canapés - canapé de linguiça

Vamos ficando por aqui, mas não deixe de nos encontrar amanhã nesta mesma bat-hora e e mesmo bat-local para o nosso último hangout com o tema Drinks de Viagem. O Fred vai ensinar a fazer 4 dos drinks que mais gostamos nas nossas andanças pelo mundo ;D

O que você achou dessas receitas? Conta pra gente se você as fizer :)

Você tem alguma receita de canapé ou de tapa que gostaria de dividir?

Quem sabe a gente não testa e publica aqui também?

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário