O iPhone 5 foi anunciado semana passada (estará a venda nesta sexta, dia 21 de Setembro) e, apesar de todo o furor que qualquer lançamento da Apple traz, eu achei que a gigante de Cupertino foi muito acanhada no que diz respeito ao design e especificações do iPhone 5. Não que o evento tenha sido pequeno, não que o mundo inteiro não estivesse falando dele, não que os applemaníacos não tenham ficado de olhinhos brilhando, mas eu achei o iPhone 5 muito blasé, sem sal mesmo. Por causa disso, eu não sei se vale a pena comprar o iPhone 5, principalmente nos países que têm o modelo I9300 do Galaxy S3 da Samsung.

Vale a pena comprar o iPhone 5 - iPhone 5 branco

Em time que está ganhando não se mexe.

Tim Cook, CEO da Apple

Não, Tim Cook não disse isso. Mas poderia ter dito neste lançamento ou mesmo no lançamento do 4S (também muito parecido com o iPhone 4). Pelo menos o iPhone 4S teve sua dose de inovações em comparação ao seu antecessor e aos seus concorrentes.

Eu confesso que relutei em escrever este post, pois estava com dificuldades para digerir a decepção que a Apple me causou com o iPhone 5. Não sei, posso ter ficado com expectativas muito altas, mas acho que a Apple tem jogado muito no safe side, mesmo antes da morte do Steve Jobs. Talvez eles estejam confiando muito na qualidade do seu produto e na fidelidade dos seus consumidores, mas desde o iPhone 4 eu não vejo nenhuma novidade em design para o iPhone e com o iPhone 5, eles acabaram de cair na mesmisse :(

Vale a pena comprar o iPhone 5 - comparação iPhone 4S e iPhone 4

iPhone 5 | iPhone 4S | iPhone 4

O lançamento do iPhone 5 me lembrou uma música do Legião Urbana. Como é o nome dela? Ah, lembrei.

Mais do Mesmo

“Bondade sua me explicar com tanta determinação
Exatamente o que eu sinto, como penso e como sou
Eu realmente não sabia que eu pensava assim”

Vale a pena comprar o iPhone 5?

Vamos aos fatos até o momento. Digo até o momento porque só depois que o telefone estiver no mercado é que poderemos ter certeza do hardware.

iPhone 5

Vale a pena comprar o iPhone 5 - Detalhes

Especificações

  • Processador (CPU): Apple A6 (dual-core?)
  • Processador Gráfico (GPU): Não divulgado
  • Memória RAM: 1GB (não confirmado)
  • Tela: Retina Display 4” e resolução de 640 x 1136 (densidade de pixel: 326 ppi)
  • Câmera: principal de 8MP com flash LED  | frontal de 1.2MP
  • Gravação de vídeo: 1080p@30fps (full HD)
  • Armazenamento Interno: 16GB / 32GB / 64GB
  • Slot de expansão: Não
  • Sistema Operacional: iOS 6
  • Tamanho: 123.8 x 58.6 x 7.6 mm
  • Peso: 112g
  • Bateria: Não divulgado
  • Duração da Bateria: até 9 dias (225h) em standby
  • Preço: Nos EUA está em pré-venda a 199 USD bloqueado, mas é provável que seja vendido nos mesmos 650 dólares do iPhone 4S desbloqueado. Já no Brasil, o iPhone 5 deve ser vendido a preço de carro popular :P
  • Extras: Bluetooth 4.0, 4G (não, não funcionará no Brasil!)

Análise

Não é segredo que eu sou team Android. Mais que isso, eu também sou um tech freak e adoro quando um concorrente levanta a barra da tecnologia, pois assim todos os fabricantes são obrigados a melhorar também. Foi assim com o lançamento do Novo iPad/iPad 3 e até hoje é um dos meus tablets preferidos e que gerou uma melhoria no processador do Galaxy Note 10.1 que havia sido anunciado com processador dual-core.

Infelizmente não foi isso que a Apple fez com o iPhone 5. Diria até que ele ficou abaixo dos maiores concorrentes como o Samsung Galaxy S3 e Nokia Lumia 920.

Vale a pena comprar o iPhone 5 - concorrentes: Samsung Galaxy S3 e Nokia Lumia 920

Imagem: reprodução / Mashable

Deixe-me começar de trás pra frente.

Eu não acho que vale a pena comprar o iPhone 5.

Muito do que o iPhone e iPad representam hoje, vem da hype que é ter um produto Apple. Eles são muito bonitos, indubitavelmente são de ótima qualidade e as pessoas aceitam pagar mais por isso. Só que esse iPhone 5 não mudou nada nesse sentido. Não veio mais bonito, não veio com alguma novidade tecnológica suprema.

Quer saber como é um iPhone 5? Imagine o iPhone 4S. Estique um pouquinho. Pronto, você tem um iPhone 5.

Tá certo, ele é mais rápido e já vem com o iOS 6. Que mais? Câmera um pouco melhor. Mais alguma coisa, pessoal?

Por increça que parível, o iOS 6 é o que traz as maiores novidades ao iPhone 5. Seria super cool se o iPhone 4S não fosse ter os mesmos updates.

Por que eles não mudaram pelo menos as cores pra deixar o iPhone 5 parecido com o iPod? Fala que você não ia achar bem mais legal se ele viesse nessas cores como o novo iPod?

Vale a pena comprar o iPhone 5 - novos iPod

Para quem vale a pena comprar o iPhone 5?

Para Applemaníacos, pessoas que gostam muito dos produtos Apple, que têm um Mac e um iPhone 4 ou mais antigo e que estão dispostas a gastar mais por um smartphone que não é o topo de linha.

No exterior, a diferença de preços entre os smartphones top de linha não é muito grande, o que até justifica comprar o iPhone 5. Mas aqui no Brasil, a diferença de preços é muito gritante. Imagina agora quando o iPhone 5 chegar no Brasil :(

Por isso eu digo que para todos os outros casos, não vale a pena comprar o iPhone 5. Até a Natalie, que sempre gostou do seu iPhone está pensando em mudar para o time Android depois de não ver novidade ou vantagens de verdade no lançamento do iPhone 5.

Tecnicamente, o que muda do iPhone 4S para o iPhone 5?

A tela do iPhone 5 ficou maior, mas nem tanto. De 3.5” para 4”. Já não era sem tempo, né Apple? Na prática esse aumento significa que você terá uma linha a mais de ícones na sua tela. Se quisermos especular com teorias da conspiração, podemos dizer que a Apple, com medo de perder a sua grande vantagem na Retina Display, manteve a tela menor que os concorrentes para continuar podendo dizer que sua “Tela Retina” é a melhor. Imagina se eles aumentam a tela e a resolução de pixels fica igual ou inferior à dos concorrentes? Como eles poderiam se gabar disso? :P

O processador do iPhone 5 é mais rápido que seu antecessor, mas não se sabe ainda se é dual-core como o A5 do iPhone 4S (mais provável), ou se é quad-core, como o do Galaxy S3 vendido no Brasil. Colocar um processador mais rápido é o mínimo que se faz quando se lança um smartphone top de linha. Se confirmarem ser quad-core eu darei meio dedinho a torcer. Eu não acho que seja o caso, pois eles estariam falando disso aos quatro ventos, o que não aconteceu.

A câmera do iPhone 5 ficou melhor. Verdade, pelas fotos enviadas pela Apple, parece realmente que elas melhoraram em relação ao iPhone 4S. Porém, o conjunto ótico ficou mais leve e não sabemos até que ponto isso afetará a qualidade das fotos. Novamente teremos de esperar o iPhone 5 chegar para que as fotos de verdade sejam analisadas.

A bateria do iPhone 5 não melhorou quase nada em relação ao iPhone 4S, pois ele manteve o mesmo “tempo de fala / talk time” do antecessor. Tudo bem, a tela é maior, então a bateria deve ser melhor também. Mas compare as 8h de talk time do iPhone 5 com as quase 12h de talk time do Galaxy S3 e você verá a diferença. Se compararmos o tempo de standby, essa diferença vira um abismo. Aqui eu dou um voto de confiança à Apple até alguém fazer um teste mais preciso com essa bateria, pois o iPhone é conhecido por economizar bateria.

iOS 6 com mapas 3D e Siri melhorado? Desculpe, isso não é motivo suficiente para eu dizer que vale a pena comprar o iPhone 5. Assim como o Android Jelly Bean não seria motivo para eu justificar a compra do Galaxy S3. Sorte da Apple que a versão do Galaxy S3 que chegou aos EUA é dual-core e pior que a do Galaxy S3 do Brasil.

Mas o iPhone 5 não tem mais nenhuma novidade significante?

Well, tem o fone de ouvido que a Apple diz ser melhor que o anterior, e o novo pino de conexão, que fará todos os seus docks ficarem obsoletos.

Vale a pena comprar o novo iPhone 5 - Novos fones de ouvido: ear podsVale a pena comprar o novo iPhone 5 - Novo conector

Por isso eu fiquei tão decepcionado. A Apple colocou a maior parte das novidades em seu iOS 6 e não no smartphone. Mesmo assim, ainda acho que não vale a pena comprar o iPhone 5.

Você compraria um iPhone 5? Por quê?

O que você mais gostou no iPhone 5? E o que menos gostou?

Acha que eu exagerei? Vamos conversar, então :)

Pode ser que eu tenha perdido alguma informação pelo caminho.

Além disso, adoro discutir tecnologia com pessoas que têm opiniões diferentes das minhas e que estejam dispostas a trocar ideias ;)

Se gostou do que viu, assine o blog!


    98 Comentários
  1. gostaria que respondesse esse comentario o mais rapido possivel. eu vou ganhar um presente de 15 anos, e estou em duvida entre o iphone5 ou o sansung s4. todo mundo fala que o sansung é melhor.. mais seilá, eu acho que o iphone tem mais qualidade. oque acha a respeito?

    • Oi Thamirys.

      Já foi a época em que o iPhone era realmente superior. Hoje a maioria das fabricantes está no mesmo patamar, sendo a Apple e a Samsung as principais hoje. O Galaxy S4 é bem superios ao iPhone 5 e ainda é um pouco mais barato que ele. O iPhone 5, por exemplo, briga com o Galaxy S3, não com o S4.

      Veja esse post sobre o lançamento do Samsung Galaxy S4 que eu fiz ;)

      Mas a grande questão é o gosto pessoal :) Eu estou muito satisfeito com meu Android/Galaxy S3 e não trocaria por um iphone. Minha sugestão, pegue os dois na mão, use-os, brinque e teste (na loja mesmo) e depois escolha o que mais lhe agrada, pq no final das contas, é isso que importa ;)

  2. Olá, eu gosto muito da Apple, de seu sistema e agora, o ios7. Eu acho o iPhone 5 muito grande e caro… Ocorre o mesmo com os smartphones da Samsung, acho o preço muito elevado mesmo sendo de ótima qualidade. Como você disse o iPhone 5 é o 4 esticado. Você acha que vale a pena comprar o iPhone 4s agora? Vai ocorrer algum lançamento da Apple, o iPhone 5s, até o fim do ano? se houver, você acha que devo esperar para comprar, com o fim que abaixe os preços? Comprar um iPhone 4 agora é uma má ideia, melhor esperar cair o preço do 4s?
    Eu posso comprar um iPhone nos EUA e fazer um seguro no Brasil?
    Obrigado, aguardo resposta.

    • Oi Felipe.

      Cara, todo ano acontece um lançamento de telefone da Apple. Eles demoram um tempão para chegar ao Brasil, mas sempre trazem uma queda nos preços das versões anteriores. Eu já desisti de esperar pelo próximo heheh se vc precisa do celular agora, compre o que for melhor pra vc agora sem esperar por um futuro lançamento ;) A minha dica é nunca comprar um celular de 2 gerações anteriores, por isso, o 4S ainda é uma opção boa, mas o 4 já é muito antigo.

      Quanto ao seguro eu realmente não sei, pq nunca fiz seguro de celular. Teria de ver com quem faz os seguros para saber.

      Até,

  3. 1 3 4 5
Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] é enorme e a Samsung conseguiu guardar muito bem os seus segredos (ao contrário da Apple com o iPhone 5) e pouco se sabe sobre o lançamento ou mesmo sobre as possíveis especificações do Samsung [...]

  2. […] que a Apple inventou, pois depois de ver a tela do Galaxy S4, você vai achar que a tela do seu iPhone 5 é péssima É sério! Foi o que eu senti quando voltei para o meu Galaxy S3, foi a mesma […]