Se você aprecia arte sacra e pretende conhecer os principais pontos históricos de Cusco, provavelmente você vai gostar dessa dica :) Além do famoso boleto turístico, que dá direito à entrada em diversas atrações dentro e fora de Cusco (vamos falar sobre ele em breve), descobrimos um boleto sem nome (vamos chamá-lo de Boleto Religioso) que garante descontos para quem vai visitar as principais igrejas e museus religiosos da cidade.

Boleto religioso

Como esta dica não estava em nenhum guia ou site que lemos durante a preparação de nossos roteiros, reservamos este post para explicar como ele funciona e ajudar você leitor que quer conhecer as catedrais e igrejas de Cusco e um pouco mais da história e sincretismo das culturas Inca e Católica.

Boleto religioso de Cusco - frenteBoleto religioso de Cusco - verso

Encontramos esse boleto na própria secretaria do Templo de la Compañia de Jesus. Esta é, na verdade, a maneira mais fácil de comprar o Boleto Religioso. Aproveite que você passará inevitavelmente pela Plaza de Armas, e vá até o Templo comprar o ticket :) As informações escritas  no boleto são meio confusas, por isso colocamos a lista completa de lugares participantes e seus horários de visitação no final do post :D

Boleto religioso de Cusco - Plaza de Armas e o Templo

Além do desconto, esse boleto tem um mapinha que você pode usar para criar um ótimo city-tour pelos principais pontos da cidade.

É interessante observar e tentar encontrar os ícones da cultura Inca misturados aos símbolos católicos em seu, muitas vezes, discreto sincretismo religioso. Às vezes não percebemos, mas eles estão quase sempre presentes nas pinturas, altares e até nas construções criadas pelos peruanos daquela época.

Hotéis em Cusco próximos à Plaza de Armas

Não se assuste se encontrar uma cruz coberta com mantos e uma imagem de Jesus.

Boleto religioso de Cusco - sincretismo na cruzBoleto religioso de Cusco - sincretismo na pintura

Se você gosta do barroco brasileiro, também se perceberá em um constante exercício de interpretação e observação para encontrar as diferenças e semelhanças deste com o barroco peruano. A comparação com Outro Preto e com outras cidades históricas colonizadas por povos ibéricos é inevitável, mas a semelhança com Outro Preto é ainda maior devido às inúmeras ladeiras que cercam a cidade.

Boleto religioso de Cusco - templo de la compañía de JesusBoleto religioso de Cusco - Basílica da Catedral de Cusco

As igrejas e templos de Cusco, além de imponentes, foram construídas sobre a fundação dos antigos templos Incas que haviam sido destruídos pelos conquistadores com o intuito de representar o poder e a dominação do povo espanhol perante os povos que ali habitava. Mas o mundo dá voltas, não é mesmo?

Cusiosidade: Você sabia que as estruturas construídas pelos “superiores” espanhóis não resistiam aos terremotos, mas que as bases Inca sobre as quais eram contruídas ficavam intactas? #gofigure

A cada nova igreja que visitávamos, encontrávamos os mais diversos tipos de obras, mostrando a bela ligação do cusquenho com sua fé :) Foi, sem dúvida, um tour enriquecedor.

Boleto religioso de Cusco - Plaza de ArmasBoleto religioso de Cusco - outra vista do Templo de la Compañía de Jesus

Conversando com nosso guia, ele nos contou que, mesmo sendo predominantemente católicos, os cusquenhos ainda preservam parte das suas crenças e da cultura Inca e que eles as celebram principalmente entre os familiares e amigos. Ele nos contou também que a famosa festa do Inti Raymi de Cusco, festa do Sol, é, hoje, uma festa folclórica mais voltada aos turistas, mas que os cusquenhos descendentes dos Incas ainda a celebram entre si de forma mais reservada.

Boleto Religioso

Preço

Adultos: 50 soles

Estudantes: 25 soles

Se você é estudante, está na universidade ou mesmo na pós-graduação, recomendo que faça a carteirinha internacional de estudante, pois a sua carteirinha da escola pode não ser aceita em todos os lugares.

Note que, apesar de o mapa no próprio boleto mostrar 14 pontos, apenas os pontos abaixo estão inclusos.

http://www.arzobispadodelcusco.org

Basílica Catedral / Triunfo / Sagrada Familia

Segunda a Domingo: 10 às 18h

Templo de la Compañía de Jesus

Segunda a Sábado: 9 às 11:30h e de 13 às 17:30h

Domingos e feriados: 9 às 11h e de 13 às 17:30h

Templo de San Blas

Segunda a Sábado: 8 às 18h

Domingos e feriados: 10 às 18h

Museo de Arte Religioso

Segunda a Sábado: 8 às 18h

Domingos e feriados: 10 às 18h

Você já havia percebido as referências à cultura Inca nas obras religiosas peruanas?

Já foi à festa Inti Raymi? Nós temos muita curiosidade de ir e ver como é :)

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


    15 Comentários
  1. ótima dica! Não vi anda sobre este boleto mesmo. As igrejas de cusco são muito lindas e interessantes. Esse sincretismo de la é muito rico, na arquitetura também é interessante ver as misturas. E na praça de armas por exemplo vc vê a influência moura sobre os espanhois. Incrível! Sobre as cruzes, enquanto estava lá esqueci de perguntar e dps observei que tirei várias fotos ao longo do peru (arequipa, paracas) de uma cruz diferente, so com a cabeça do cristo , sem o corpo e vários enfeites doidos ao redor… agora estou tentando achar a explicação, origens e nada…. vou faezr uma enquete no blog!
    bjs,

    • Jackie, essa cruz com o rosto e as “vestimentas” é parte do sincretismo. Os descendentes dos Incas vestiam as cruzes assim para lembrar/simbolizar os deuses Incas :) Se não me engano, tem uns Jesus de saia e um dos quadros que vimos, tanto homens, quanto mulheres tinham o mesmo rosto que era de um dos governantes da época. Muito rico mesmo :)

  2. Fred, parabéns cara! Isso aqui devia ser parte dos sites oficiais de turismo do Peru! Rsrs. Muito esclarecedor! Você está sendo a minha salvação pois estou indo agora em junho, quero pegar a festa do Sol, mas estou com um amigo zé moleza sabe? Daqueles que quando vê uma dificuldade diz: ah! Vamos pra outro lugar! Eu estou garimpando tudo sozinho.
    Me tira uma dúvida? Eu comprando tudo por conta própria, como consigo um guia lá? Ir a Machu Picchu sem as explicações é também perder a cereja do bolo, não? Como não estou em grupo, fica muito caro? Obrigado.

    • Oi Ricardo.

      Obrigado pelo elogio :D

      Na entrada de Machu Picchu há vários guias que cobram +- 20 soles por pessoa e realmente ter o guia é importante para entender a grandiosidade de Machu Picchu ;) Em Cusco você também pode tentar alguma agência para “reservar” um guia para você, mas acho que nesse caso é melhor deixar para contratar já na entrada do parque.

  3. Conversei com o meu guia e ele disse que depois das 18:00h, é possível entrar na igreja de graça pois é o horário da missa. Duas das igrejas estão perto da praça de armas. Infelizmente eu esqueci os nomes e também não fui nas igrejas para confirmar a informação.

    • Valeu pela dica Alison :) Eu consegui visitar a Saint Paul em Londres por causa da missa que estava acontecendo. Mas nessas horas vc não tem muita liberdade para andar pelos locais…

    • Oi, Alison.

      A informação faz todo sentido.

      Obrigada pela dica ;)

  4. Gosto muito do blog. Informações completas, claras e úteis. Parabéns.
    Vcs sabem me dizer se é fácil trocar Reais em Cusco?

    obg

  5. Olá! Estou encantada com as dicas que estou tendo acompanhando vocês sobre o Peru. Estou montando um roteiro para o Peru, tenho 12 dias livres. Vc acha que reservando 4 dias para Cusco, Vale Sagrado e Machu Pichu
    Seráo suficientes, já que vou fazer Arequipa e Puno?

    • Oi Denise. Obrigado pelo elogio :)

      Olha, 4 dias para cisco valle sagrado e Machu Picchu é bem corrido e vc não conseguirá ver tudo. Se forem 4 dias inteiros já fica um pouco melhor, mas eu ainda daria mais um dia inteiro para a região :P

      Dá uma olhadinha nesse post aqui que tem o link com o roteiro completo do Peru aqui no blog, inclusive a dica de dias para visitar a região.

      http://sundaycooks.com/2013/04/03/recap-nossas-dicas-e-roteiro-do-peru/

  6. Obrigada, Fred.
    Abs a vcs!

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. [...] Como economizar nos ingressos de Cusco: Boleto Religioso [...]

  2. […] também o Boleto Religioso de Cusco, uma outra maneira de economizar nos ingressos do circuito de arte-sacra da […]

  3. […] o Circuito III. (O Circuito II incluí os museus e nós não tínhamos tempo). Descobri pelo blog Sundaycooks que também existe um boleto especial para quem quer visitar só as Igrejas, que custa 50 […]