Há duas semanas, fui participar do evento de lançamento da Samsung Galaxy Camera para o mercado Brasileiro que aconteceu na Disney como enviado especial do Viaje na Viagem. A câmera entra como carro chefe da Samsung em um mercado ainda sem concorrentes, segundo palavras da fabricante coreana: o mercado de smart cameras superconectadas* (* Nota do autor :P).

Samsung Galaxy Camera - Mikey e Minie em preto e brancoSamsung Galaxy Camera - Universal pelo SnapSeed

Samsung Galaxy Camera

Uma Smart Camera, por definição, deve ter algumas características mais espertinhas, tipo ter apps pré-instaladas, conexão com outros aparelhos, enfim, algo como as Smart TVs que surgiram neste último ano. O que a Samsung fez com a Galaxy Camera foi colocar um Android inteiro dentro dela com tudo que se tem direito, incluindo GPS, todas as apps da Play Store e, claro, conexões wi-fi e 3G \o/

Nas palavras de um dos diretores da Samsung, a Galaxy Camera tem, literalmente, o mesmo hardware do Samsung Galaxy S3 e roda a mesma versão 4.1 (a.k.a. Jelly Bean) de Android.

Samsung Galaxy Camera - frente

Especificações da parte smart:

  • Processador (CPU): Quad-core 1.4 GHz Cortex-A9
  • Processador Gráfico (GPU): Mali-400MP
  • Memória RAM: 1GB
  • Tela: Super Clear LCD de 4,8” e resolução de 720 x 1280 pixels (densidade de pixel: 306 ppi)
  • Armazenamento Interno: 8GB (4GB acessível ao usuário)
  • Slot de expansão: Sim, microSd até 64GB
  • Sistema Operacional: Android 4.1.1 (Jelly Bean)
  • Tamanho: 128.7 x 70.8 x 19.1 mm
  • Peso: 300g
  • Bateria: 1650 mAh
  • Duração da Bateria: até 11 dias em standby
  • Preço: R$ 2.199,00 (preço sugerido)
  • Extras: Bluetooth 4.0, corning Gorilla Glass 2, porta HDMI, 50GB no DropBox por 2 anos

Samsung Galaxy Camera - tela

Especificações da parte câmera:

  • Primária: 16MP com flash Xenon, zoom óptico de 21x
  • Lente: Grande angular de 23mm com estabilizador óptico de imagem
  • Gravação de vídeo: 1080p@30fps (full HD), 768×512@120fps (camera lenta)
  • Filtros especiais: Embelezar rosto, Melhor foto, Disparo contínuo, Melhor face, Paisagem, Amanhecer, Neve, Macro, Alimentos, Festa/Casa, Congelar Ação, Tom forte, Panorama, Queda d’água, Silhueta, Pôr-do-sol, Noturno, Fogos de artifício, Traço de Luz

Samsung Galaxy Camera - parte de baixo e entrada HDMISamsung Galaxy Camera - parte de cima, botão liga/desliga, shutter e flash

Superconectada e Superzoom:

Com um Android completo, wi-fi e até 3G, não há uma rede social, um email ou um site que não possa ser aberto na própria câmera :P Sem contar que quase qualquer app disponível para Android poderá ser baixada e usada, incluindo Google Maps, Skype, Snapseed e, porque não, Angry Birds :) A única app que eu tentei instalar, mas que não consegui, foi o WhatsApp que, por alguma razão, é incompatível com a câmera.

Samsung Galaxy Camera - zoom 21x na apresentação no Magic Kingdom da Disney

Já com o zoom de 21x, maior que a maioria das câmeras compactas e até de algumas câmeras maiores, você conseguirá pegar certos detalhes que normalmente não conseguiria.

Para quem é a Samsung Galaxy Camera?

A camera é dirigida principalmente a dois tipos de pessoas:

  • Aquelas que gostam de compartilhar suas fotos nas redes sociais imediatamente, seja durante uma viagem ou não. o/
  • Aquelas que querem uma câmera compacta, mas que sentem falta daqueles x’zinhos a mais na hora do zoom. \o

Entrada do Epcot na DisneyEntrada do Epcot na Disney com Fernanda YoungEntrada do Epcot na Disney - brincando de tirar foto

Ela também é uma ótima adição às pessoas que já têm um equipamento DSLR, mas que às vezes não querem carregar peso ou ficam incomodadas em levar a câmera grande para certos ambientes. \o/

Análise:

Quando soube que iria para o lançamento da Samsung Galaxy Camera, consegui resistir à tentação de olhar as especificações na Internet até ter a câmera em mãos para poder deixar a imaginação rolar solta. Sabe aquelas especulações sobre uma nova versão de smartphone? Foi o que eu fiz mentalmente :P. Eu imaginava que ela viria com uma versão de Android e com conexão wi-fi, mas achava que seria uma versão mais simples do sistema. Ledo e feliz engano :)

Barquinho em frente à parte mexicana do EpcotGuerreiros de terra cota na parte chinesa do Epcot

Com a câmera em mãos, e percebendo que ela estava com uma versão completa do sistema, a primeira coisa que fiz foi conectá-la ao wi-fi do meu smartphone e procurar as especificações da câmera. Surprise! O hardware é basicamente o mesmo do meu Galaxy S3. Na mesma hora pensei: um smartphone top com câmera de 16MP e zoom de 21x? Vai ser divertido :P

Samsung Galaxy Camera - Android completo

Para entrar no modo câmera, clique no ícone da câmera ou aperte o botão de disparo. Para dar foco, aperte este mesmo botão até a metade para focar e até o fim para tirar a foto. Também é possível executar essas ações diretamente na tela como se estivesse usando um celular. Somente o zoom que pode ser alterado apenas pelo botão próprio para isso.

Samsung Galaxy Camera - Modo Avançado

Além do modo automático, existe o modo Manual, que permite controlar todos os aspectos da câmera, e o modo Inteligente, que traz diversos filtros e pré-configurações exclusivas para você usar nas suas fotos. Em ambos os casos, você já vê na tela como a foto sairá.

Samsung Galaxy Camera - Modo Inteligente

Eu adorei as opções de Queda d’água e de Traço de Luz, sendo que esta última permite que você faça Light Painting de maneira super simples como mostrado abaixo (dica do Rafael Silva do Tecnoblog).

Modo Traços de Luz para fazer Light Painting - FredModo Traços de Luz para fazer Light Painting - Rafael

Conclusões:

Gostei das possibilidades que a câmera traz e suas facilidades, principalmente no que diz respeito ao compartilhamento de fotos. Super compacta para uma câmera com zoom de 21x, ela coube sem esforço no bolso da minha calça, coisa que não é possível com minha antiga Canon Sx10 IS de 20x de zoom.

Lago sem efeitoLago com efeito de queda d'água

Durante todos os dias de viagem, que incluíram passeios à Disney (Epcot e Magic Kingdom) e à Universal (Islands of Adventure), eu deixei meu celular de lado para utilizar a câmera em tempo integral e ver como ela se comportava. Tirei fotos, gravei filmes, compartilhei tudo nas redes sociais e ainda fiz todo o resto que faria com meu smartphone como navegar na Internet, ver email, procurar onde ficava a Best Buy mais próxima pelo Google Maps e até ligar para casa pelo Skype (com o fone de ouvido e com algumas pequenas falhas da app).

Olá Pateta!Olá Mikey e Walt!

Depois desse crash test, posso dizer que a câmera realmente tem dupla personalidade. Ela se comporta bem como câmera e também como smart gadget :mrgreen:

Ah, e a bateria? Pode parecer pequena, mas com 3G ligado e esse monte de compartilhamento, a bateria da câmera durou mais da metade do dia. Em um uso menos intenso de 3G, ela certamente teria aguentado o dia todo.

Se compararmos com câmeras maiores de zoom e megapixels parecidos, a qualidade das fotos da Samsung Galaxy Camera é boa, mas não excelente. Culpa do conjunto óptico e sensor de imagem menores (ela é uma câmera compacta after all). Já se compararmos com câmeras de celulares e tablets existentes no mercado por conta da experiência de compartilhamento, a qualidade das fotos se mostra bem superior.

Peter Pan, Pateta, Donald e Capitão Gancho juntos? A Rainha Má está chegando!Esquilo amestrado

A Samsung Galaxy Camera estará à venda nas próximas semanas ao preço sugerido de R$2.199,00. Este preço faz sentido se você pensar que há um smartphone dentro da câmera, mas ainda assim é um preço bem salgado. Conversando com o diretor de produto da Samsung, ele me disse que estão buscando acordos com as operadoras para subsidiarem a câmera através dos planos de 3G como fazem com smartphones e tablets. Quem sabe assim o preço fica mais acessível?

Harry Potter no Islands of Adventure, a melhor parte do parque

Algumas dicas:

  • Se você não quer ter um plano de 3G exclusivo para sua câmera, mas tem 3G no smartphone, use o modo roteador wi-fi/personal hotspot deste e conecte a câmera a ele e seja feliz ;) O inverso também é verdadeiro e a câmera pode virar um roteador wi-fi :) Ótimo para viagens ao exterior em que você precisa manter seu número do Brasil ativo. Veja como usar a Internet 3G no exterior.
  • Gosta de editar fotos e aplicar filtros antes de publicar a foto? Você pode usar o software que já vem na câmera para isso ou baixar outros programas da Play Store. Eu gosto bastante do SnapSeed que é de graça ;)
  • Apesar de uma boa performance de bateria, deixo algumas dicas para melhorar sua autonomia:
    • Vá em Configurações > Configurações sem fio e rede > Mais Configurações e habilite a Rede Inteligente para que a rede seja habilitada apenas quando a tela da câmera estiver ligada.
    • Em Configurações > Energia, habilite o Modo economia de energia.
    • Tenha uma dessas baterias extras para celular, elas também funcionam muito bem para carregar a câmera.

Update 18/02/2013: O Jefferson pediu que eu mostrasse mais fotos com flash e em situações de baixa luz da câmera. Aproveitei a saída de fim de semana e fiz algumas fotos :) É só entrar na Fan Page do Sundaycooks no Facebook para ver. O que vocês acharam?

Será que a moda das smart cameras vai pegar?

A Samsung acha que sim. O que você acha?

Se gostou do que viu, assine o blog!


    22 Comentários
  1. Quando vi ela na internet gostei muito, quem sabe em algum tempo, ainda quero comprar um SLR
    só que adoro compartilhar as fotos na hora!

    Parabéns Fred pelo post, muito completo!

    • Obrigado, Kely :)

      Uma DSLR é uma aquisição muito boa mesmo, mas como elas são grandinhas, fica estranho carregar uma dessas quando vamos a uma festa ou mesmo a um restaurante.

      Além do tamanho e do zoom, a questão do compartilhamento é certamente o grande diferencial da Galaxy Camera :D

  2. Sonho de consumo essa câmera! Adorei o post… com fotos à altura do equipamento ;)

  3. E sobre a questão de fotos em ambientes pouco iluminados? O flash dá conta?

    Outra dúvida: O tempo de resposta da câmera é bom? Ao clicar em qualquer função, o sistema logo dá a resposta?

    Bom post!

    • Oi Jefferson.

      Eu fiz um teste agora em um quarto de 4×4 +- e totalmente escuro. A lux auxiliar permitiu dar foco corretamente e o flash iluminou bem o local. Claro que o flash não faz maravilhas, afinal é uma câmera compacta, mas gostei do resultado. Não espere que o flash vá muito além de 10m de distância. Na verdade, qualquer flash para distâncias longas não será de muita ajuda se houver coisas no caminho para receber a luz dele e interferir na foto.

      O tempo de resposta da tela no geral é a mesma do Galaxy S3. Trocar funções é rápido também e você poderá ver mais ou menos como a foto ficará em algumas das funções. No modo manual vc consegue ver o efeito que aumentar ou diminuir o ISO causa na foto, por exemplo.

      Alguns efeitos precisam de vários segundos para serem capturados (efeito queda d’agua, por exemplo), mas o processamento da foto é normal. Eu só não gostei da opção de tirar muitas fotos seguidas. A câmera tira as fotos bem rápido, mas uma vez que termina, ela leva vários segundos para processá-las (depende da quantidade de fotos q vc tirou), impedindo que você a utilize até que seja terminado o processamento. Por isso é bom saber disso quando for usar essa função.

    • Vlw pela resposta, Fred!

      Se puder publicar as fotos para vermos o resultado, agradeço.

      Abs.

    • Oi Jefferson.

      As fotos da salinha não são publicáveis. O quarto estava uma bagunça hehehe mas eu publiquei algumas fotos feitas nesse fim de semana com alguns dos filtros e em condições de luz baixa e flash lá na Fan Page do Sundaycooks. Dá uma olhadinha lá :)

      http://www.facebook.com/sundaycooks

  4. Oiiii!!!! tem como fazer fotos com fundo desfocado nessa câmera???
    P.s ameiiii o post. rsrs

    • Oi Ana.

      Depende do que vc quer dizer com fundo desfocado. Se for efeito de filtros, há várias apps para isso (instagram e snapseed, por exemplo), mas se a intenção é fazer o fundo desfocar de maneira “manual”, ou seja, só cuidando da lente, dá sim. Mas aí é mais uma questão de saber usar a parte manual da câmera e sua abertura que vai de f/2.8 a f/8. Quanto maior a abertura (f/2.8 é maior que f/8), mais desfocado fica o fundo.

  5. Olá… Uso uma sony antiga, muito boa e simples – DSC-HX1 20x. Estava pensando numa SX40HS para ter mais recursos, mas sem a necessidade de lentes e etc. Estava olhando quando encontrei essa como a novidade, com recursos de compartilhamento. Gostei. Mas fico me perguntando se ela comporta fotos de luz e sol, qual o comportamento. A minha sony quebra o galho, mas tenho uma de bolso na sony (ciber-shot DsC 16.1 – as coloridinhas) que é terrível. Gostaria de uma máquina simples, com bons recursos. Entre essas qual você acha mais útil? Obrigada…

    • Oi Paula.

      Eu nunca usei as outras, então não tenho como opinar e fazer uma comparação entre elas. O que eu posso dizer, baseada na minha SX10IS, é que a SX40HS é uma câmera boa. A Galaxy Camera tem os recursos de compartilhamento e quase tudo que um android pode lhe dar, sendo bem mais compacta que a SX40HS.

      O comportamente dela em muita luz é bom sim e ela ainda tem vários filtros para situações específicas, incluindo um controle manual para configurações mais precisas.

      A qualidade das fotos da SX40HS tende a ser melhor que a da Galaxy Camera justamente por ser uma câmera maior, com lentes maiores, e feitas especificamente para esse propósito.

      Eu, particularmente, gosto dos recursos extras do Android que a Galaxy Camera traz e do seu tamanho mais compacto e já a adotei como minha segunda câmera :)

      Pense assim: A Galaxy Camera é uma câmera de boa qualidade, compacta e que é para aqueles que querem compartilhar suas fotos sem precisar carregá-las no computador. Já a SX40HS é uma câmera para quem quer tirar fotos um pouco melhores e que não liga para a câmera não ser compacta.

  6. Viajo muito com minha esposa e temos um blog http://www.viajandoconosco.blogspot.com . Como publicamos muitas fotos, sempre tenho uma câmera leve, Sony Dsc série T, e com grande autonomia de bateria, já que tenho que chegar no hotel à noite com bateria, para fazer o download das fotos para o blog. Por isso, fiquei preocupado com a pouca autonomia de bateria da samsung galaxy. Estava pensando em comprá-la, por causa do zoom, mas a pouca autonomia da bateria está me preocupando e talvez desista da compra. Abraço. Parabéns pelo blog. Narcísio G. Rodrigues

    • Oi Narcísio.

      A autonomia da bateria é realmente menor que câmeras puras e infelizmente tudo é um trade off entre ter funcionalidades de smartphone ou ter bateria :/

      Muito do gasto acontece ao usar a parte smartphone da câmera. Se você desabilitar o 3G e Wi-Fi, diminuir o brilho da tela (um dos fatores que mais gasta bateria) e ligar a economia de energia, ela durará algumas horas a mais ;) Outra opção é ter uma bateria da câmera extra ou mesmo uma bateria extra dessas q aceita qualquer aparelho USB.

      Eu dou algumas dicas de como economizar bateria de celular (serve para a Galaxy Camera :P) e de baterias extras de celular nos posts abaixo:

      17 dicas para economizar a bateria do seu smartphone
      Bateria extra para celular: Dicas dos leitores

  7. Olá, gostei muito do “relatório” que fez em relação à Samsung Galaxy…Mas informaram-me hoje que a máquina foi descontinuada…Tem ideia porquê? Qual a razão? Houve algum problema? Estava muito interessada em comprar, mas agora fiquei na dúvida…
    Obrigada

    • Oi Cláudia.

      Eu acho muito difícil que a Galaxy Camera tenha sido descontinuada justamente porque ela é um lançamento da Samsung. Há algumas outras smartcameras mais antigas da Samsung que pode ser que tenham sido discontinuadas.

      Em todo caso, eu entrei em contato com a Assessoria da Samsung para confirmar. Lhe aviso assim que tiver notícias :)

  8. Olá, queria saber se posso usar o chip 3g que tbm uso no meu smartphone para celular?
    Consigo usar ela como smartphone/celular?

    • Pode usar sim, Douglas. Eu fiz isso quando estava lá nos EUA :) Vc só não vai ter a parte telefone pq a app não vem instalada. No mais funciona normalmente com 3G ou wi-fi.

  9. Olá, achei demais essa câmera, é possivel instalar algum APP para fazer ligações?

    • Oi Carlos.

      A app de telefone não dá, mas dá para usar o Skype e viber, por exemplo :) Eu usei o Skype com fone de ouvido e funcionou até que bem hehehe

  10. Kra, ali fala que em stand, a bateria dura 11 dias… vejo relato de pessoas que falam que a bateria é bem fraca… n ouve nenhum equívoco ?

    • Oi Humberto.

      Essa é a duração que a Samsung divulgou, mas saiba que standby é a câmera com tela desligada e tudo, ou seja, sem funcionar como câmera ;)

      O que eu posso dizer é que no meu uso durante o evento e quando a uso em nossas viagens é que ela tem a duração aceitável e dentro do que eu esperava. Eu inclusive a usei para postar as fotos que estão no post (e outras tantas) durante o dia.

      Claro que quanto mais recursos do android estiverem ligados, mais brilho e mais tempo a tela ficar ligada e quanto mais você usar o zoom da câmera (partes móveis), mais rápido acabará a bateria.

      Pense assim, a bateria dela é a mesma do Galaxy S2. Se o Galaxy S2 dura um dia de uso normal, a câmera poderá chegar a metade disso (chute aproximado), porque mover a lente pra frente e pra trás gasta bateria, manter essa tela ligada por muito tempo, gasta bateria, 3G, wi-fi, etc, gastam bateria. Não dá pra fazer milagres :( Com tudo desligado e usando só pra tirar fotos, eu já fiquei 3 dias inteiros sem recarregar.

Deixe seu Comentário