Você já ficou com a nítida impressão de que errou no roteiro da viagem porque não imaginava que iria gostar tanto do destino escolhido? Pois bem, esse é o meu caso com a região de Munique e Salzburg, um pedacinho da Áustria que eu tive a oportunidade de conhecer num ligeiro bate-volta.

Conhecendo Salzburg em um dia

Roteiro de Salzburg - Cista do centro histórico

Salzburg (ou Salzburgo) é aquela típica cidade que parece ter saído de um livro de história. E por falar em história, seu centro histórico é tão fofo que dá vontade de se perder por entre as ruas e esquecer a hora de voltar para a estação de trem.

Não vou falar que Salzburg é conhecida por ser a cidade do Mozart. Nem que foi cenário da Noviça Rebelde. Confundi-la então com alguma cidade alemã, nem pensar 🙂 Salzburg é mais que isso. Ela tem identidade e personalidade próprias, até os prédios têm uma arquitetura especial.

Roteiro de Salzburg - vista do rio

Caminhando por Salzburg sem roteiro definido 🙂

Saímos de Munique no primeiro trem depois das 9h, e chegamos na cidade depois de uma viagem bem tranquila de cerca de 2 horas, com direito até a crianças alemãs tentando cantar “Ai se eu te pego”. Em português. Mesmo. O.O”

Não tínhamos um roteiro pré-estabelecido de propósito. Queríamos sentir como a cidade se entregaria a nós nessas poucas horas que passaríamos lá. Por isso, chegamos na estação e, de posse de um mapinha turístico, seguimos a pé para o centro histórico.

Roteiro de Salzburg - Estátua de MozartRoteiro de Salzburg - cadeado na grade

O cenário especial da cidade foi se compondo aos poucos com algumas ruelinhas, lojas de chocolates, souvenirs e artigos de natal (em Maio?), igrejas, museus e monumentos e, quando mal percebemos, já estávamos em meio a toda história do local 🙂

Roteiro de Salzburg - vários cadeados na grade

Almoçamos um tradicional Schnitzel de Viena (Viennese Schnitzel em inglês ou Wiener Schinitzel em Alemão) e seguimos nossa caminhada.

Por mais clichê que possa parecer, o tempo parecia viver em um outro ritmo, enquanto nossos relógios insistiam em nos lembrar constantemente que dali a pouco era hora de partir.

Roteiro de Salzburg - relógio na torreRoteiro de Salzburg - ruas do centro históricoRoteiro de Salzburg - Loja de Sal

Deixamos que a cidade nos levasse onde ela quisesse. O clima da cidade era tão acolhedor que nem nos preocupamos em conhecer algum ponto específico.

Castelo, Mozart e Noviça Rebelde: os principais pontos turísticos de Salzburg

Você deve estar se perguntando, mas e os pontos turísticos mais famosos?

Por causa da maneira com que procuramos conhecer a cidade,  acabamos não indo atrás dos principais cenários da Noviça Rebelde, nem da fortaleza e do palácio principal (mãe, desculpa!), nem do museu do Mozart, mas devo dizer que não parei de cantarolar a música “I Could Have Danced All Night” 😛

Roteiro de Salzburg - Praça em frente ao castelo de Salzburg

Aliás, em terras austríacas você fica em constante dúvida se canta Noviça Rebelde ou se arrisca a assobiar algo que lembre Mozart :mrgreen:

Roteiro de Salzburg - detalhe da escultura

Nos arrependemos apenas de não ter ido ao Castelo, pois só pensamos nisso no final do dia quando ele já estava fechado 🙁 Parte da culpa foi do Bayern Ticket que, em dias de semana, só permite que você pegue os trens a partir das 9 da manhã e, por isso, tivemos umas 2 horas a menos em Salzburg. Uma pena, pois teria dado tempo de conhecermos a Fortaleza de Hohensalzburg (Festung Hohensalzburg). Não se pode ter tudo nessa vida, não é mesmo? 🙂

Roteiro de Salzburg - jogo de xadrez gigante

Pelo menos, ao final do dia, ainda sobrou um tempinho para comermos um dos melhores cachorro-quentes de barraquinha de rua que já provamos e ainda descobrimos uma loja que só vende sais especiais do mundo todo. Foi a nossa perdição 😛 Ah, e foi ali que a ficha caiu sobre o nome da cidade: Salzburg = Fortaleza/Castelo de Sal numa tradução beeeeeem livre ehehhe

Por que mesmo eu não reservei uma noite na cidade?

Roteiro de Salzburg - Violinos

Como chegar em Salzburg a partir de Munique?

A maneira mais fácil e a que todos escolhem é ir de trem, principalmente por causa do Bayern Ticket. O único inconveniente desse ticket é que, durante a semana, você só pode usar os trens depois das 9h, ou seja, se planeje bem, pois essas horinhas a mais podem fazer a diferença 🙂

Veja como usar e como comprar o Bayern Ticket aqui

Roteiro de Salzburg - Passarinho de madeira

Outros roteiros de Salzburg

Procurando roteiros mais detalhados pela cidade? Não deixe de ler essas gracinhas de posts sobre Salzburg:

Áustria: Salzburg – um dia na charmosa cidade de Mozart! no Vícios de Viagem da Carol Guelber

Salzburg: a terra de Mozart no Viajar pelo Mundo da Claudia Liechavicius