A maior cidade da Baviera é muito bem servida de transporte público, seja metrô, tram/bondinho ou ônibus. Por toda essa facilidade, a maioria dos muniquenses nem pensa em usar táxi para ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa. Esse tutorial vai te ajudar a usar o metrô para ir ou voltar do principal aeroporto da cidade.

Post atualizado em outubro de 2016.

Como ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa?

A primeira coisa a se fazer é entender como funciona o metrô de Munique e seu mapa. Uma vez que você sabe como ele funciona e sabe qual linha é preciso pegar, tudo fica mais fácil, né? 😛

Não, não entrarei em detalhes de como pegar o ônibus do aeroporto ao centro de Munique, porque andar de ônibus com malas é mais trabalhoso e, neste caso, desnecessário. Ir de táxi ou Uber é uma boa, mas vai lhe custar em torno de 60 euros pelo trajeto e eu só recomendo se estiver muito cansado depois das horas enlatado no avião, ou se não conseguir carregar as malas ou se preferir pela comodidade.

O site oficial da Uber mostra uma estimativa entre 40 a 60 euros do aeroporto internacional de Munique até a Marienplatz usando o UberX, para o UberBlak, a tarifa começa em 69 euros.

Roteiro de 4 dias de Munique 30 - Frauenkirche

Curiosidade: A maioria absoluta dos táxis de Munique são Mercedes (não diga?) Nós pegamos um cujo motor desligava quando o carro parava e religava automagicamente quando o motorista acelerava. Era tão silencioso que custei para entender o que estava acontecendo. O taxista também não cobrou pelas malas e até achou estranho quando perguntei sobre isso o.O Vão apendendo, Brasil e o resto do mundo. (Este parágrafo foi escrito em 2012, mas mostra como todo dia é um 7×1 diferente :P)

Qual linha de metrô pegar?

Pois bem, as linhas de metrô (na verdade do trem suburbano S-Bahn) que vão do aeroporto ao centro de Munique são as linhas S1 (azul) e S8 (amarela).

metro-munique-guia-completo-como-usar-21

Eu aconselho você a pegar a linha S8 (a linha “oficial” para o aeroporto) sempre que possível, pois ela é mais rápida e tem menos paradas até a Marienplatz. Claro que tudo depende do seu destino final na cidade 😉

Esses trens saem, em média, a cada 10 minutos, dependendo do horário, e levam de 30 a 40 minutos para ir do aeroporto ao centro de Munique.

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 04

Qual passe comprar?

O aeroporto fica na área externa do mapa da rede do metrô, por isso, para ir de lá até o centro, você precisará passar pelas 4 zonas.

Para ir do aeroporto ao centro de Munique de metrô (da zona 4 até a zona 1), existem algumas opções de passe:

  • Single Ticket (4 zones)
    • Opção para quem quer fazer apenas uma viagem de metrô no dia, seja do centro de Munique ao aeroporto ou do aeroporto ao centro. Útil quando se está indo embora da cidade ou quando se está chegando tarde e indo direto para o hotel sem pretensões de passear para muito longe.
  • Single Day-Ticket (entire network)
    • Opção para quem está chegando à cidade e ainda vai passear um pouco, pois você poderá ir até o centro e depois utilizar o metrô durante o resto do dia.
  • Partner Day-Ticket (entire network)
    • Esse ticket é como o Single Day-Ticket, com a vantagem de poder ser dividido entre várias pessoas (de 2 a 5) que estejam viajando juntas.
  • Passe de e para o Aeroporto:
    • Esses tickets têm preços diferenciados porque o aeroporto fica numa zona bem longe da cidade. O Marcos deixou duas boas dicas em seu comentário (obrigado Marcos!):
      • Esses passes não precisam ser validados
      • Há um botão especial pra ele na tela das maquininhas para facilitar a compra

Confira todos os detalhes sobre o metrô de Munique, incluindo preços atualizados e passes mais em conta no post abaixo:

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 01

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 03

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 02

Como achar onde está o metrô dentro do aeroporto?

Essa é fácil, procure pelos símbolos da S-Bahn e siga-os 🙂

Como ir do aeroporto ao centro de Munique: S-Bahn logo

Você também pode perguntar para o pessoal do aeroporto, pois todos provavelmente falam inglês e alguns podem arranhar um espanhol, principalmente nos cafés e lanchonetes como Starbucks e McDonald’s. Bem em frente à saída do desembarque internacional também tem um guichê de informações e ao lado tem uma Starbucks, caso precise de internet 🙂

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 05

Pegadinhas

Se você estiver indo para o aeroporto de Munique e resolver pegar a linha S1, muito cuidado, para não pegar o trem errado! Repare bem no topo do mapa e verá que a linha S1 tem uma bifurcação antes do aeroporto, ou seja, mesmo que esteja indo na direção certa, você pode acabar na estação final errada.

Para evitar isso, veja sempre qual o “Ziel” (destino) do trem que está esperando e confirme que está escrito “Flughafen/Airport” como no exemplo da linha S8 abaixo. Eles até põem um aviãozinho para ajudar 😛

Metro de Munique

Outra pegadinha é que apesar de as linhas S1 e S8 irem para o aeroporto, elas vão em sentidos contrários para lá: a S8 vai pelo lado leste da cidade enquanto a S1 vai pelo lado oeste e ambas podem parar nas mesmas estações e nas mesmas plataformas. Ou seja, se numa plataforma a linha S8 vai para o aeroporto, a linha S1 não vai e vice-versa. O exemplo acima também mostra isso, com a S1 indo para a estação Ostbanhof, sua estação final e oposta ao aeroporto.

A boa notícia é que ambas as pegadinhas são evitadas apenas conferindo o “Ziel” e tendo certeza de que ele mostra “Flughafen/Airport“.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    158 Comentários
  1. boa tarde

    estarei em munique no sabado fazerndo uma conexao. posso, comprar o Partner Day-Ticket (entire network), para nós 3, para ir e voltar do aeroporto também e passear pela cidade ou só serve mesmo p/ passear na cidade? ele engloba tudo?
    Fico no aguardo e obrigada. Suas dicas são explendidas.

    • Obrigado, Úrsula.

      Você pode comprar sim. A Entire network engloba todos as áreas do metro (U e S bahn), ônibus e tram de Munique e cidades vizinhas 🙂

  2. Bom dia!
    Gostaria de um ajuda. Estou pensando em comprar um voo que terá conexão de doze horas no aeroporto de Munique, e gostaria de ir à cidade de Marktl am Inn, que é uma cidade do estado da Baviera, para conhecer a casa onde nasceu o papa emérito Bento XVI. De acordo com o Google, o trajeto de carro é de uma hora e meia e de trem, duas horas e meia. Será que dá tempo de fazer isso? Quanto custa uma viagem de táxi na Alemanha para esse trajeto? E as malas, tenho que levar comigo caso saia do aeroporto ou é possível solicitar que elas sejam despachadas para o destino final? Existe algum lugar para tomar banho no aeroporto ou nas redondezas? Porque passar quase dois dias sem banho, não será nada agradável… rs

    • Oi Juari.

      Olha, pode ser possível, mas você tem de saber muito bem se os horários dos trens batem com seu horário. Eu sempre calculo que precisa-se de 4 a 6h só no deslocamento de e para o aeroporto é preciso deixar um tempo de garantia para imprevistos, né? Isso te daria 6h livres. com 5h só em deslocamento de e para a cidade, não acho que valha a pena fazer isso tudo 🙁 e táxi de 1h30 não vai ser nada barato…

  3. Olá,
    Ficarei hospedado no hotel Senator Munchen, Martin-Greif-Str. 11, próximo a praça Therensienwiese. Pegando o S8 no aeroporto, em qual estação devo descer?
    Muito obrigado
    Antonio

    • Oi Antônio. Para evitar baldeações, vá até a estação München Hackerbrücke e de lá vá a pé para seu hotel 🙂

  4. Olá!
    Farei uma conexão neste aeroporto voltando da Itália para o Brasil. Chegarei às 10:20h e sairei novamente as 22:20h.. Gostaria muito de aproveitar essas 12horas pra conhecer um pouco da cidade.. acha que compensa? O que me aconselharia?
    Obrigada! 🙂

  5. Olá.. como seria eu pegar o metro no aeroporto até a estação de Sendlinger Tor ? Grato e parabens pelo post !!

    • OI Fabiano. Você usa o S1/S8 como explicado no post e depois pega o U3 ou U6 até o Sendlinger Tor 😉 Se vc procurar a estação no google maps, irá ver as linhas que passam ali, depois é só procurar qual delas passa na marienplatz também 🙂 O google maps também dá a rota de metrô completa se precisar.

  6. Fabiano, no aeroporto você vai pegar o trem S2, e saltar na estação Marienplatz, ai pode pegar o metrô U3 ou U6, que é a próxima estação. O metrô não chega ao aeroporto.

    • Obrigado, Ival. Só uma pequena correção, No aeroporto existem as linhas S1 e S8, a S2 não vai até lá 😉

  7. Oi..Vou estar em munique na quinta feira dia 29 de outubro ,vou com a lufthansa e devo chegar por volta das 09:30 da manhã.
    Vou pegar o metro(trem) para Marieplatz e pretendo comprar o Single Day-Ticket (entire network) queria saber se preciso validar esse ticket nas maquininhas azul?

  8. Completando minha pergunta eu vou pegar a linha S8 até a marieplatz

  9. Fred valeuu,muito obrigado. Eu fiz a pergunta pq ja assisti videos no youtube em que mostra validando o ticket na maquininha azul e tbem ja vi video que eles descem aquela rampa direto até chegar na plataforma…..De qualquer jeito vou validar sim waleuu de novo.

    • OI Luiz, pois é, essas pessoas que não validaram poderiam ter tomado multa pesada dos fiscais de Munique. Algumas cidades alemãs como frankfurt não precisam, mas nesses casos o ticket já vem com a data de validade.

  10. 1 6 7 8
Deixe seu Comentário