Agora quero só você… Pois é, querido leitor. Eu relutei por muito tempo em usar o Waze e fazer esse review, mas hoje vejo quanto tempo perdi nas minhas idas a São Paulo, a cidade dos engarrafamentos 24h. Talvez porque eu o tenha testado logo no início ou porque eu não gostava da ideia de saber que pessoas estavam dirigindo e olhando para o celular ao mesmo tempo. O certo é que estou aqui, dando o braço a torcer e até cantando uma música do Fábio Júnior, para agradecer ao Waze que, nessas últimas semanas, me economizou um tempo precioso 😛

Review Waze GPS

Waze, a melhor app grátis de GPS

O grande barato do Waze é que ele utiliza as informações de seus usuários, os Wazers, para entender como está o trânsito nas cidades e, a partir daí, lhe dar a melhor rota até o seu destino. Os Wazers também podem incluir informações extras como pontos de congestionamentos, acidentes na pista, policiais, radares, dentre outras informações que podem ser muito úteis para escapar de congestionamentos.

De posse de toda essa informação, o Waze ainda poderá lhe sugerir rotas alternativas mesmo quando você está no meio do seu percurso \o/

Para incentivar os Wazers a compartilharem essas informações, eles têm um esquema de pontuação e classificação de usuários. À medida que os usuários vão ganhando pontos, o Waze passa a confiar mais em suas informações, fazendo com que tenham mais influência no cálculo de rotas. And trust me, essa brincadeira de compartilhar informações é viciante :mrgreen:

Ah, e eu já falei que a App está toda em português e que a mocinha fala até o nome das ruas? 😀

Review Waze GPS - exemplo de rota

Estudo de caso I: Utilizando o Waze da Av. Paulista até o Shopping Morumbi

Primeiro teste do Waze.

Eram 20h de uma Quinta-feira e eu tinha 30 min para chegar da Av. Paulista até próximo do Shopping Morumbi. Na ida até a Paulista, eu já tinha pegado um trânsito infernal de mais de 30 min para andar meia dúzia de quarteirões e minhas esperanças de conseguir sair e chegar a tempo no compromisso eram praticamente nulas.

Olhei meu GPS convencional e o Google Navigator e ambos davam a rota pelas avenidas maiores. Olhei o trânsito pelo Navigator e é claro que todas elas já estavam super congestionadas. Foi quando o Rafa (nosso amigo e colaborador esporádico do blog – veja os posts dele aqui e aqui) sugeriu o Waze.

Review Waze GPS - opções de rotaReview Waze GPS - exemplo de avisos no caminho

Olhei a rota que o Waze mandou seguir e era completamente diferente do que os outros GPS tinham sugerido. Além disso ele dizia que eu chegaria em 25 minutos se pegasse uma rota 5km mais longa. Duvidei, claro, mas pensei: O que eu tenho a perder? Não é que no final não deu 35 minutos e eu já estava no destino? \o/

E a parte mais interessante do trajeto foi quando o Waze me mandou sair da pista local da Marginal Pinheiros para pegar a pista expressa para logo depois entrar de volta na local. Que perda de tempo, pensei, mas não é que essa saída me economizou alguns bons minutos? A local naquele ponto (entrada da Ponte do Morumbi) estava parada, enquanto a expressa e a entrada para a ponte estavam livres 😀

Estudo de caso II: Fazendo várias paradas dentro de São Paulo entre as 15 e 18h

Essa experiência foi a prova de fogo do Waze.

Na semana passada, eu tinha de parar em 9 lugares entre Perdizes e a Av. Paulista e meu limite de horário era entre 15 e 18h. Já ao entrar na Marginal do Tietê, o Waze me mostrou que havia uma rota melhor que a planejada e que me economizaria 2 minutos (pra quem conhece São Paulo, 2 minutos de atraso podem significar 20 minutos de atraso no total 🙁 ). Aceitei a nova rota e ele logo me mandou pegar uma via que eu nunca tinha pegado. Mais alguns minutos e eu já estava livre do trânsito e consegui chegar no primeiro destino às 15h em ponto 😀

Review Waze GPS - rota mais rápida encontradaReview Waze GPS - Deixando um aviso para outros usuários

Já coloquei o segundo destino e novamente ele me deu um caminho estranho, sem passar por muitas avenidas largas, processo que se repetiria nos próximos destinos. Aproveitei para conhecer algumas partes da cidade que eu nem imaginava que existiam. Árvores e lugares bonitos fizeram parte da minha rota entre os 7 pontos restantes 😉 Cheguei no último lugar às 18:05. Um recorde se considerarmos que não era nem 16:30 direito e o trânsito já dava sinais de que estava ficando pior.

Eu nunca imaginava que eu fosse capaz de cobrir esses 9 lugares em apenas 3h dentro de São Paulo, até porque a Natalie na semana anterior tinha levado 3:30h para chegar de Valinhos ao final da Av Paulista.

Vantagens e Desvantagens do Waze

Não vou entrar muito no mérito de como usar o Waze, pois ele é bem auto explicativo, está em português e as imagens do post valem mais que mil palavras 😛 Então vamos ao que interessa:

Vantagens

  • Calcula a rota mais rápida considerando o trânsito e as informações que outros motoristas/Wazers publicam em tempo real.
  • Mostra várias rotas, a distância e o tempo estimado de cada uma delas
  • Fácil de usar
  • Está totalmente em português
  • Fala o nome das ruas também em português
  • Informa quando há uma rota mais rápida no seu caminho
  • Tem atualizações de mapas feitas pelos próprios Wazers
  • Ele não me mandou entrar em nenhuma rua que não fosse possível virar
  • Você também pode contribuir com informações em tempo real sobre o trânsito
  • Se você perder a conexão durante o trajeto, Waze continua funcionando, mas com menos recursos

Desvantagens

  • Não é totalmente offline, pois precisa de conexão para poder traçar ou alterar rotas
    • Isso pode causar problemas se você errar o caminho e precisar refazer a rota quando estiver sem conexão
  • A voz é muito baixa
  • Às vezes ele avisa em cima da hora quando virar em uma rua
  • Apesar de fácil de usar, pode ser perigoso usar a app enquanto dirige
  • Gasta muita bateria, pois usa tanto o 3G quanto o GPS e mantém a tela ligada o tempo todo
    • Por isso tenha um carregador veicular quando for usá-la

Conclusões

Virei um super fã do Waze, e acho uma das melhores apps de GPS hoje, principalmente quando você precisa economizar tempo em cidades e horários de trânsito mais intenso. Essa possibilidade de contribuir com informações sobre o trânsito em tempo real é muito útil, até quando você já conhece o caminho.

O grande diferencial da App é mesmo seu software de roteamento, pois funcionou de maneira exemplar todas as vezes que usei em São Paulo, me permitindo ficar pouco tempo efetivamente parado no trânsito. Não é à toa que o Google comprou o Waze e está integrando aos poucos essas informações ao Navigator (a app de GPS grátis do Google).

Review Waze GPS - Evitando congestionamentosReview Waze GPS - Compartilhando rota

Há algumas semanas a TomTom anunciou que disponibilizará em 2014 as informações sobre o tráfego em suas apps. Essas informações também serão usadas em seus aparelhos e apps de GPS para sugerir as rotas mais rápidas e que evite o tráfego mais intenso. Pelo visto a briga pelo “caminho mais rápido” ficará acirrada ano que vem 😛

O Waze está disponível para Android, iOS e Windows Phone \o/

Você tem alguma história com o Waze legal para contar?

Gosta da App ou acha que não vale a pena?

Já usou o Waze fora do Brasil? Conta pra nós como foi 😀

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    23 Comentários
  1. Ei Fred,

    Também sou fã do Waze. Com relação ao som ser baixo, realmente é um problema, especialmente com barulho do trânsito ou se o som do carro estiver ligado. No meu caso, uso bluetooth para tocar as notificações no som do carro e fica muito bom.

    Acho que a maior vantagem do Waze é ser crowdsourced e estar sempre bem atualizado. Uma possível desvantagem é que “qualquer” usuário pode editar os mapas e em alguns casos ou por falta de conhecimento ou falta de cuidado ou por qualquer outra razão algumas rotas ficam incorretas mas só observei esse tipo de problema algumas vezes. Sem contar que em rotas importantes apenas usuários com privilégios especiais podem fazer alterações.

    • Valeu Daniel 🙂 Essa da atualização do mapa tb é minha preocupação, mas eu percebi que o pessoal é bem sério e certamente um erro no mapa não demorará a ser corrigido 😉

  2. Fred,
    Diariamente, usou o waze, não vivo sem ele!!!! E sim, avisar os amiguinhos que está transito é um vício! hahahahahaha
    Em SP, qq minuto é muito tempo, qq atraso pode acabar te prejudicando muito, então essa ajuda é muito válida!
    As vezes eu desconfio dele, pela rotina da avenida e não sigo o trajeto, mas na maioria das vezes ele está certo!
    Seria bom, se um dia eu conseguisse fazer o meu caminho e uma outra pessoa seguir ele, assim saberia realmente quão ele é mais esperto do que eu! hahahahaha

    Uma desvantagem que vc não marcou, mas eu já sofri: o elevado costa e silva (minhocão) tem horário de funcionamento de um de seus acessos (só abre após as 9h) e ele me manda várias vezes pegar esta entrada antes do horário que abre.
    Já tentei pelo site informar isso, mas não consegui explicar a situação, que concordo que seja inusitada! rs
    Uma vantagem: conforme vc vai fazendo o caminho que vc prefere, ele vai aprendendo e tende a te mostrar o melhor caminho próximo daquela rota que vc faz. Isso é uma vantagem, pois não é que ele deixa de fazer a melhor rota, ele simplesmente tentar entender sua rotina!!!
    Ele é demais! hahahahahahahah

    bjos!

    • Paula,

      Se não me engano, no editor de mapas (https://www.waze.com/editor/) é possível adicionar restrições a segmentos, incluindo dias e horários. O problema é que muito possivelmente você não terá permissão para editar os dados do Minhocão (se fosse um trecho menos importante possivelmente não teria problema).

      Sugiro que você marque um problema no trecho para que um editor de mapas inclua as restrições.

    • Makes sense, Daniel 🙂 Paula, tenta fazer isso aí, quem sabe não dá certo? mas mesmo estando fechado, dá pra passar por baixo dele, não?

    • Esses detalhes de São Paulo são dose ahahha Eu sempre me perco nesses lugares, nas saídas e entradas de viadutos >.<

    • Eu tentei logo que baixei o waze, confesso que depois não vi mais se dava para alterar essa parte de horários…
      Vou tentar qualquer dia!!!!
      Fred, da pra passar por baixo mas há 2 semanas não poder acessar o minhocão me rendeu 1h!!!!! a mais no caminho…. via o minhocão livre livre e eu no transito nas ruas embaixo dele… imagina minha felicidade! Estava seguindo o waze e ele que me fez isso, me jogou numa rua que fiquei parada, estacionada 25 min. Neste dia ele errou muuuito ou então a cidade estava um caos!
      Levei 1:45 para ir da Casa Verde a Vila Olimpia!

    • Esse é São Paulo 🙁

  3. Olá galera, boa tarde, em falarem no waze
    admito que eu me amarro em usa-lo mas, tambem vamos dizer que estou meio desiludido do waze.
    Toda vez que vou usa-lo o meu local certo nao fica gravado e entao aparece uma bolinha fora do meu local dando seguimento a duas a tres ruas abaixo da minha casa. E a seta ou o carro que mostra o trajeto custa aparecer, sendo que,o meu local só dar a duas ruas a baixo de casa e custa voltar o local devido que é a rua de casa. Por que isso galera ?, como faço pra agravar o meu local certo ?

    • Oi Junior.

      Isso na verdade é questao do GPS do seu aparelho, não do Waze. E não tem como o Waze gravar a sua localização não. Ele sempre vai tentar uma localização aproximada e só quando o GPS do aparelho fixar direito é q vc vai ter a localização correta. Agora diversos fatores influenciam o sinal do GPS como estar dentro de prédios, muitas árvores ou prédios em volta, etc.

  4. Olá, Fred,

    Realmente eu também fiquei fã do waze e costumo sempre consultá-lo antes de ir ou voltar do trabalho para achar às melhores rotas e fugir de congestionamentos. Uma ou outra vez desconfio, porque depende da interatividade, o que é uma vantagem, mas que demanda um tempo mínimo de reação, e tive experiência em certos locais de gargalo de congestionamentos botarem de repente à minha frente. Mas tirando isso, é um programa fantástico, já me levou a testar várias rotas alternativas com sucesso, entre vários recursos, como preços de combustíveis, etc etc. O ponto que talvez tenha que ser resolvido talvez seja a questão das restrições a horários, como já votado no caso do Minhocäo, e outro relacionado se trata a vias com pistas abaixo e sobre elevados, sendo uma dificuldade natural de qualquer gps reconhecer se você está transitando por cima ou por baixo do viaduto.

    • Oi Marcelo. Depois que eu consegui passar em 6 lugares em são Paulo entre 14 e 18h, eu virei fã incondicional 😛 Mas além desses problemas q vc falou, perder a conexão de Internet ao errar um caminho não é bom :/ eu tive essa experiência por 2 vezes no mesmo dia e tive alguns probleminhas, nada culpa do Waze, mas q é preciso ficar atento 🙂

  5. Estou começando a usar bastante o waze, e queria saber o que fazer para :
    – tirar os destinos que não me interessam mais, sem ter que limpar o histórico
    – como fazer para o waze aprender minhas rotas preferidas ?
    Será que você podia me ajudar ?

    • Oi Marlene.

      Remover do histórico é chatinho. Clique em Navegar, depois no (i) que aparece no endereço, depois em Mais e depois em Remover do histórico.

      Sobre as rotas preferidas, eu estou até hoje tentando entender, pq eu sempre faço o mesmo caminho para sair da minha cidade e ir pra São Paulo e ele ainda não aprendeu >.<

  6. adoro o waze. porem os avisos de GPS ficam comprometidos pois a velocidade no APP eh 10 km/h a menos que a velocidade no velocímetro do carro. seria legal ter como o usuário regular a velocidade inicial. e assim corrigir possíveis erros de calculo de velocidade pelo GPS.

    • Oi Denis.

      Na verdade, a velocidade do Waze que eu medi é a correta. O velocímetro do carro que sempre marca a mais por segurança 😉 Vc pode reparar que todo GPS marca uma velocidade menor que a do carro. Se vc passar, por exemplo, a 110 no velocímetro em um radar de 100, vc não deve tomar multa, pq a velocidade real seria em torno de 102 e o radar ainda tem um desconto de “erro de medição” 😉 Eu já notei que quanto maior a velocidade no velocímetro, maior a diferença pro GPS.

  7. Bom dia, Alguem pode me ajudar?
    Comprei ha 2 semanas MOTOG, instalei waze, mas so da procurando sinal de gps.
    mesmo em qualquer lugar de sao paulo, não acha o sinal, porque?
    Ja olhei configuração e esta tudo ativado.
    Alguem pode me ajudar?

    • Oi Cristina.

      Assim sem olhar o aparelho não tenho como dizer, mas só por garantia, vá em Configurações > Localização > Modo e veja se está como alta precisão. Se não estiver, coloque nesse modo e teste pra ver se está tudo certinho. Caso contrário, recomendo ir numa assistência técnica pra confirmar.

  8. Comecei a utilizar o waze há meno de um mês. Neste período, fiz duas viagens ao Rio de Janeiro, ida e volta. Só isso já são cerca de 900 kilometros, fora os caminhos dirigidos em Sampa e no Rio. Porém, na página do Waze, tá dizendo que eu tenho pouco mais de 600 km dirigidos. Alguém sabe me explicar por que essa perda de quilometros ?

  9. Meu waze para de falar no meio do percurso mesmo sem perder s conexão c servidor. Só começa a falar de novo se eu ativo um aplicativo q ative o som.

    • Oi Magali. Já aconteceu comigo, mas não é muito comum. O jeito é tentar esperar uma atualização do Waze pra saber se resolve. Ou tentar trocar a voz pra ver se ainda acontece.

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] um carro é: tenha um GPS com mapa dos EUA, seja seu, alugado ou que dependa de Internet como o Waze. Assim, 80% das suas preocupações […]