A Ponte Carlos, um dos símbolos mais importantes e românticos (e lotado de turistas) de Praga, é cercada de mistérios e lendas que datam desde sua construção.

Ponte Carlos em Praga - Vista 8

A Ponte Carlos e suas lendas

Dizem que o Rei Carlos IV, ao mandar construir a ponte, consultou famosos astrólogos da época para saber qual era o momento mais adequado para começar a obra. Eles disseram que o primeiro tijolo deveria ser colocado no ano de 1357, no dia 9 de Julho, às 5:31 da manhã. Se vocês repararem, essa data da sorte é um palíndromo 135797531. Não deve ter sido muito difícil convencer o Rei depois disso 😛

Ponte Carlos em Praga - Rei Carlos IVPonte Carlos em Praga - Vista 11

Outra lenda também garante que na estrutura da ponte foram colocados ovos, vinho e leite para garantir a estabilidade da ponte por muitos séculos.

Verdade ou não, a ponte está de pé desde 1357, quando começou a ser construída 😉

Ofertas de Hotéis em Praga

Oferta de Hotéis na Repúplica Tcheca

Ponte Carlos em Praga - Rei Carlos IV - 2

A lenda de São João Nepomuceno e a Ponte Carlos

São João Nepomuceno nasceu em 1330, em Nepomuk, na Boêmia. Orador brilhante, foi capelão e confessor na corte do rei Venceslau IV (uma pessoa de mau caráter) e, assim, se tornou confessor da rainha Joana da Baviera, a quem auxiliava na difícil convivência com o rei.

Ponte Carlos em Praga - São João Nepomuceno 2Ponte Carlos em Praga - Escultura 3

Segundo a lenda, no final do séc. XIV, o Rei Venceslau IV teria exigido que São João Nepomuceno violasse o segredo das confissões da rainha. Ao se recusar, ele foi torturado e morto e seu corpo foi jogado da Ponte Carlos nas águas do rio Vltava (Moldava).

Ponte Carlos em Praga - São João Nepomuceno

Quando a população de Praga o avistou morto no rio, 5 estrelas o estavam cercando e mostrando para os locais que o ocorrido era obra do rei. Em procissão, seu corpo foi levado e enterrado na Igreja da Santa Cruz e, séculos depois, ele foi canonizado como mártir da confissão e da fidelidade da palavra.

Ponte Carlos em Praga - Vista 1

A importância da Ponte Carlos

Atravessar o rio Moldava da Cidade Velha até a Malá Strana, passando pelas torres góticas, pelos milhares de turistas e pelos artistas que ganham a vida vendendo coisas e se apresentando é uma aventura por si só 😛

Ponte Carlos em Praga - Vista 5

Ponte Carlos em Praga - Vista 8

Ao longo dos 520m que ligam um lado do rio ao outro, estão 30 estátuas de importantes santos, algumas datando do século XVIII.

Ponte Carlos em Praga - Escultura 1Ponte Carlos em Praga - Escultura 2

Ponte Carlos em Praga - Vista 7

Não deixe de observar com calma a mais representativa dentre todas elas: a estátua de São João Nepomuceno. Outra lenda da cidade garante que quem a tocar terá sorte e, quem sabe, voltará a Praga em breve. O Fred tocou na estátua em 2012 e não é que ele acabou voltando para a capital Tcheca em 2013? Acho que foi um bom sinal 😀

Ponte Carlos em Praga - Vista 4Ponte Carlos em Praga - Vista 3

Ponte Carlos em Praga - Vista 6

Dica: Para garantir as melhores fotos ou desfrutar da magia da Ponte Carlos antes das hordas de turistas chegarem, você deve, literalmente, madrugar 😛 Pena que, quando o despertador tocou, eu cai no sono novamente…

Ponte Carlos em Praga - Vista 2

Ponte Carlos em Praga - Vista do Castelo de Praga

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    10 Comentários
  1. Um dos sonhos de viagem!!!
    Passar por essa ponte deve ser mágico!!!!
    Quantas histórias, quantas memórias.
    Parabéns!!!
    Sônia
    p.s. as fotos estão muito bonitas!!!! nos aguçam a vontade de ir até lá!!!!

  2. Parabéns pelo passeio e pelo post, muito bem feito. Estou arrumando as malas …em breve estarei pisando nesse lugar mágico. Devo estar em Praga dia 11 ou 12 de agosto, contando as horas… Abraço .

  3. Bom,

    Independente da parte religiosa, com certeza sao fantasticas as construçoes do local.
    Tive o prazer de ve-las ontem 24/10/2015 e fiquem boquiaberto.
    Simplesmente fantastico!

  4. Gostei do site, ainda que esteja um pouco poluído… posts com várias fotos e dicas em sequência, sem ser massante. Poderiam ter falado da lenda do cachorro da sorte da ponte carlos também..

    • Oi Mayara, fiquei na dúvida se foi um elogio ou uma crítica 😛 Poluído como? Talvez possamos melhorar. Em todo caso, também não conheço a lenda do cachorro da sorte, você poderia nos contar?

  5. Oi! Foi um elogio kkk acho mais interessante relatos objetivos com fotos ao invés de acessar diversos tópicos… a poluição é por conta da propaganda mesmo, é pouca em relação a outros sites, porém algo nela atrapalha o visual clean, talvez a posição ou as cores..
    O cachorrinho da sorte está ligado à lenda de Nepomuceno, fica na base da estátua dele e acreditam representar a lealdade e trazer sorte àqueles que a tocam <3

    • Obrigado, Mayara, pelos elogios e pela explicação da lenda 🙂
      Sobre as propagandas, infelizmente o blog tem de se manter de alguma forma e essa é uma delas. Eu gostaria muito de não ter de usá-las (até por isso tem poucas no blog), mas não dá no momento 🙁 Quem sabe no futuro a gente não consegue melhorar essa parte, né? Ou fazer um esquema de assinatura para quem quiser não precisar ver a propaganda 😛 Ideias não faltam hehehe

Deixe seu Comentário

    Pingback e Trackback
  1. […] à base do Petrin vindo da Ponte Carlos e de Malá Strana é bem tranquilo. Vá até a Catedral de São Nicolau, a poucos metros da […]