Nuremberg foi nossa segunda parada do nosso #biertour depois da simpática Frankfurt. Eu tinha uma única recomendação antes de chegar à cidade: “não deixe de provar a famosa linguiça de Nuremberg. Ela é demais!” – dizia meu amigo com entusiasmo.

A cidade inteira me surpreendeu e saí de lá com uma certeza – deveria ter deixado mais um dia para conhecer as outras atrações com calma.

Guia de Nuremberg - Ida para o Castelo Imperial

Conhecendo os encantos de Nuremberg

Parte da Rota das Cidades Mágicas, Nuremberg é um caldeirão de séculos de história bem preservada, de clima agradável com um toque descontraído e #xóvem.

Geralmente, quando se pensa em Nuremberg poucas atrações vêm à mente, mas saiba que a cidade tem muito a lhe oferecer. Por isso, a dica é planejar seu roteiro de acordo com o “tema” da sua viagem, dos seus interesses pessoais ou do grupo que lhe acompanha.

Por exemplo: quem viaja com crianças pode aliar uma ida ao famoso zoológico de Nuremberg – considerado um dos melhores da Alemanha – , a uma visita ao planetário, depois fazer um passeio pela Vila dos Artesãos (Handwerkerhof) e pelo Castelo Imperial e ainda terminar com um tour pelo Museu das Crianças e pelo Playmobil FunPark.

Guia de Nuremberg - Vista do alto 1

Não tem filhos ou quer conhecer mais sobre a história da Segunda Guerra? Então não deixe de conhecer o Documentation Centre / Nazi Party Rally Grounds e o Memorial dos Julgamentos de Nuremberg.

10 mitos sobre a Alemanha - anti Facismo

Essas são apenas algumas amostras, pois a cidade ainda tem atrações para quem gosta de cultura medieval, de baladas, de comídas típicas e das famosas festas e tradições de Natal 😀

Dentro da parte mudara de Nuremberg, você encontrará inúmeras casas, fachadas, prédios e igrejas cheias de história. Portanto, se quiser conhecer a cidade mais a fundo, aconselho uma ida até o centro de informações turísticas que fica na praça principal (Hauptmarkt 18) para descobrir qual dos diversos walking tours, passeios de segway ou de velotáxi lhe agradam mais 😉

Eu não imaginava que a cidade poderia oferecer tamanha variedade de atrações e roteiros e foi por isso que Nuremberg me surpreendeu tão positivamente.

Ofertas de Hotéis em Nuremberg

As principais atrações de Nuremberg e o que visitar na cidade

Castelo Imperial de Nuremberg

No final da idade média, Nuremberg foi uma das maiores e mais organizadas regiões na Europa e seu Castelo Imperial foi considerado um dos palácios mais importantes do país. Por isso, não deixe de conhecê-lo e de passear por todo seu entorno cheio de pequenas ruas e casas. Note que, mesmo tendo sido devastada durante a Guerra, a cidade conseguiu se reconstruir no pós-guerra e ainda manter esse ar medieval, como se tivesse acabado de sair de algum antigo conto.

Guia de Nuremberg - Vista do alto 2

Entre suas muralhas, suba as Torres SinwellDeep Well (é preciso ter fôlego para subir as escadas :P), visite a Capela e observe os antigos objetos do Kemenate – o museu do Castelo Imperial.

A Vila dos Artesãos – Handwerkerhof

Em uma das entradas da cidade histórica fica o Handwerkerhof. Esse nome difícil, que soa quase como se alguém estivesse brigando com você, quer dizer uma coisa bem fofa: a Vila dos Antigos Artesãos.

Guia de Nuremberg - Vila dos artesãos 2Guia de Nuremberg - Vila dos artesãos 1

Lá você encontra artesanato local feito quase como antigamente e ainda pode saborear a gastronomia e as cervejas típicas da região da Francônia. Esse é um daqueles bons motivos para inventarem o teletransporte o mais rápido possível :mrgreen:

Guia de Nuremberg - Vila dos artesãos 3

Germanisches Nationalmuseum

Se tivesse que sugerir a visita a apenas um museu em Nuremberg, sem dúvidas eu indicaria o Germanisches Nationalmuseum ou Museu Nacional Germânico. Tive uma grata surpresa ao encontrar, em seus quatro andares, um acervo tão rico e tão variado sobre a história da Alemanha e do Ocidente, que ele já entrou para o hall dos meus museus favoritos 😀

Guia de Nuremberg - Museu Germânico

Tradicional Feira de Natal de Nuremberg

O inverno na Alemanha não é fácil, pois as temperaturas negativas, neve e dias mais curtos dificultam um pouco a vida do turista, mas quer saber? Eu iria correndo para lá nessa época para aproveitar todas as lindas e deslumbrantes Festas e Feiras de Natal que pipocam por todo o país \o/ E Nuremberg seria uma das minhas primeiras paradas, pois a cidade tem um dos mais fofos e antigos mercados natalinos do país 😀

Guia de Nuremberg - Centro Histórico 4

Este ano a Feira de Natal da cidade já tem data confirmada para acontecer: de 28 de Novembro a 24 de Dezembro das 10 h da manhã até as 21 h na praça Hauptmarkt. Além das feiras, diversos outros eventos acontecerão por toda Nuremberg para celebrar essa época tão especial, portanto não deixe de procurar pela programação oficial de Natal ao chegar na cidade para não perder um minuto sequer da folia.

Quem foi que disse que alemão é frio mesmo? 😛

Guia de Nuremberg - Centro Histórico 2Guia de Nuremberg - Centro Histórico 1

Museus para quem gosta de museus 😉

Como nosso tempo na cidade foi mais curto que gostaríamos, deixamos aqui algumas dicas de outros museus para quem gosta de arte e história.

Neues Museum – New Museum

Perto das muralhas da cidade antiga, está o Neues Museum, um museu de arte contemporânea e design que fica em um prédio todo estiloso cheio de vidro. A coleção mostra pinturas, esculturas e fotografias desde 1945 até hoje.

Museu da Comunicação

Apaixonada pela comunicação e falante pelos cotovelos, como um museu desse tema ficou de fora da minha programação? o.O”

O Museu da Comunicação traz histórias sobre a humanidade e o jeito como nos comunicamos deste o choro de um bebê até os chats de bate-papo.

Curiosidade: Parece que iPad já é item de museu por lá 😛

Guia de Nuremberg - Catedral 2Guia de Nuremberg - Catedral 1

Casa da Faber Castell

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva (…)”

A alegria da minha infância era ganhar uma caixa nova de lápis de cor da Faber Castell. Imagine, agora, poder visitar a sede histórica de uma das marcas que marcou sua infância e que provavelmente também marcará a dos seus filhos? Em Nuremberg isso é mais do que possível 😀

fábrica / Castelo da Faber Castell (a marca mais querida de lápis de cor <3) oferece uma visita guiada em várias línguas, incluindo o português, para grupos de turistas. Durante o tour, você aprenderá sobre a história da marca, sobre os processos de fabricação dos lápis e também passeará pelos prédios e acervos históricos. Você pode ver mais detalhes no site oficial e neste blog 🙂

Guia de Nuremberg - Como chegar ao Castelo da Faber Castell

O castelo fica numa cidadezinha ao lado de Nuremberg chamada Stein e chegar lá é bem simples. Basta pegar o S-Bahn 4 (uma espécie de metrô suburbano) até a estação “Nürnberg-Stein” e caminhar por aproximadamente 1,5km ou 20 min por entre ruas e paisagens lindinhas até chegar na Nürnberger Strasse 2 como mostra o mapa abaixo. O ticket combinado (castelo e museu) custa 9 euros e está aberto todo 3o. Domingo do mês das 11 às 17h.

Snif, Snif… Ainda não acredito que não consegui fazer esse tour 🙁

E quem gosta de arte e história gostará ainda mais a cidade ao saber que ela conta com mais de 34 diferentes museus, que vão desde a história das ferrovias na Alemanha até aquelas voltados às crianças. São tantas opções que fica até difícil elencar os mais interessantes para indicar 😉

Segunda Guerra Mundial

Nuremberg também foi cenário de momentos marcantes da história da Segunda Guerra Mundial e dois desses símbolos estão abertos à visitação.

Documentation Centre Nazi Party Rally Grounds

Palco de antigos comícios megalomaníacos do partido nazista, o Documentation Centre atualmente reúne uma exposição permanente chamada “Fascinação e Terror” que tenta analisar e refletir um pouco sobre esse passado tão sombrio da nossa história. É triste, é pesado, é angustiante.

Guia de Nuremberg - Documentation Centre 1

Guia de Nuremberg - Documentation Centre 2

Os curadores desse museu criaram uma série de fóruns de estudos para crianças e adultos que visam analisar de maneira independente, diversos tópicos desse período histórico.

Memorial do Julgamento de Nuremberg

A cidade também recebeu alguns dos mais importantes julgamentos do pós-guerra. Em 1945 foi constituído um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial e até hoje é possível visitar a sala onde aconteceu esse longo julgamento para aprender mais sobre este acontecimento marcante.

Leia também:

O que foi o julgamento de Nuremberg?

Guia de Nuremberg - Documentation Centre 3

Onde ficar em Nuremberg?

A dica é ficar perto do centro histórico e da região murada da cidade, pois é ali que estão a maior parte das atrações e dos meios de transporte. Leonardo Hotel, Motel One, Ibis, Maritim Hotel são algumas opções bacanas e bem localizadas para quem procura por bons e econômicos hotéis 😉

Ofertas de Hotéis em Nuremberg

Onde comer em Nuremberg?

Clássico e infalível para quem visita a cidade é provar as tradicionais linguiças de Nuremberg – simplesmente divinas – com batatas. Provei uma vez, repeti novamente e novamente :mrgreen:

Na Vila dos Artesãos você encontra algumas boas opções de restaurantes típicos para comer não só as famosas linguiças como outras delícias alemãs como chucrute, schnitzel e joelho de porco, meu prato favorito 😀

Guia de Nuremberg - Linguiça de Nuremberg

Guia de Nuremberg - Batatas acompanhando as linguiça de Nuremberg

Curiosidade: Repare como as linguiças de Nuremberg são menores e mais finas que o normal. Segundo nos contaram, elas têm o tamanho de um dedo para que fosse possível passá-las pelo buraco da fechadura das casas na época da peste negra o.O

Guia de Nuremberg - Restaurante Speisen & GetrankeGuia de Nuremberg - Centro Histórico 5

Cansado da comida alemã? Tudo bem, no centro histórico, próximo à Handwerkerhof fica Speisen & Getranke, uma lanchonete descolada que serve ótimos hambúrgueres e saladas 🙂

Como se locomover por Nuremberg

Nós ficamos bem perto da parte murada de Nuremberg e ao lado da Hauptbanhof, a estação central de trem e quase não precisamos pegar o transporte público. Quando fomos ao Zoológico e ao Documentation Centre, resolvemos ver como era pegar os trams e os ônibus e devo dizer que foi super tranquilo.

Guia de Nuremberg - Centro Histórico 3

Nós sabíamos apenas qual estação precisávamos descer, o resto foi descoberto na hora com base nos mapinhas das paradas e em informações que nos deram no hotel e nos pontos turísticos 🙂 Agora, se você for como o Fred, que adora planejar tudo antecipadamente, basta abrir o Google Maps na cidade e clicar nas paradas de ônibus/tram/metrô para descobrir as linhas que passam por ali.

E outra grande vantagem é que o Nuremberg Card é bem vantajoso e inclui o transporte público na cidade. Olhem só:

Nuremberg Card

O Nuremberg Card, assim como o Frankfurt Card é daqueles cartões de desconto que valem realmente a pena \o/

Com ele você pode usar o transporte público (metrô, tram e ônibus) por dois dias seguidos de graça (inclusive em Stein, a cidade do Castelo da Faber Castell) e ainda entrar sem pagar nada em todas as principais atrações e mais algumas. Tudo isso por apenas 23 euros 😀

Para comprar o Nuremberg Card, basta ir ao centro de informações do aeroporto, aos pontos de atendimento ao turista da cidade (tem um na praça central) ou nos hotéis participantes.

Guia de Nuremberg - Catedral 3

Façamos uma conta rápida:

  • Passe diário do transporte público: 5,30 euros
  • Entradas nas atrações (em média): 5 euros
  • Total para 2 dias e 4 atrações = 30,60 euros

Sendo assim, bastaria que você utilizasse o Nuremberg Card em apenas 4 atrações nesses dois dias seu valor já seria compensado 😀 Por exemplo: Uma visita ao Castelo Imperial, ao Zoológico, ao Documentation Centre e ao Museu Germânico já compensaria, com sobras, o preço do cartão 😀

Nuremberg combina com:

Na Alemanha essa é uma resposta difícil. Não porque não haja cidades próximas, mas porque sempra há muitas cidades interessantes a 1-2h de distância 😛

Por exemplo, essas são algumas cidades que combinam com Nuremberg: Frankfurt, Munique, Rothenburg ob der Tauber e Bamberg. Neste nosso roteiro, por exemplo, Frankfurt foi a cidade anterior enquanto Rothenburg foi a cidade seguinte e assunto do nosso próximo post desta série 😀

E você? Gostou de Nuremberg? Quantos dias ficou por lá?

E para onde seguiu viagem?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    20 Comentários
  1. Não pretendia incluir Nuremberg no roteiro para 2017 mas lendo esse relato vou até fazê-la como base, parabéns.

  2. 1 2
Deixe seu Comentário