Savannah é uma daquelas cidades em que você se apaixona à primeira vista. Praças e natureza por todo lado; casas e prédios que parecem ter parado no tempo; aquele ar de antigamente que deixa qualquer um nostálgico; tudo isso contribuiu para que a primeira capital da Geórgia fosse considerada uma das cidades mais bonitas dos Estados Unidos pela Condé Nast, The New York Times e outras mídias especializadas.

O que fazer em Savannah - 23

Por que Savannah é tão bonita?

Savannah foi fundada em 1733 pelo general James Edward Oglethorpe para ser a capital da então colônia da Geórgia, que também foi fundada por ele. Oglethorpe resolve, então, planejar todo o centro da cidade, fazendo com que ela se tornasse a primeira cidade planejada dos EUA, com seus bairros distribuídos ao redor de suas praças (que hoje são 24). Essa formação foi tão importante em permitir que a cidade se expandisse de forma ordenada que ficou conhecida como o “Oglethorpe Plan“.

O que fazer em Savannah - 1

O que fazer em Savannah?

As praças de Savannah e sua ligação com Forrest Gump

Quase todas as praças tem pelo menos um monumento em homenagem a personalidades ou momentos históricos importantes para a região. Além disso, elas são repletas de árvores altas, largas e cheias de musgo espanhol que, além de fazerem ótimas sombras, contribuem para o clima nostálgico da cidade 😉

O que fazer em Savannah - Forrest Gump 2

A praça central da cidade é chamada Chippewa Square e é mais conhecida como o local onde o Forrest Gump contava suas histórias a quem quisesse ouvir 😛 Aquela famosa cena da pena voando também foi gravada em Savannah e a igreja em frente a qual ela passa é a Independent Presbyterian Church, a poucos metros dali.

O que fazer em Savannah - Forrest Gump 1O que fazer em Savannah - 14

Apesar de hoje o banco e a antiga parada de ônibus não existirem mais (o banco fazia parte do cenário do filme e pode ser visto no museu da cidade), o local ainda é muito fotografado. Run Forrest, run! :mrgreen:

O que fazer em Savannah - 3

Centro Histórico

Não pense que é somente nas praças que está a beleza da cidade. As ruas de seu centro histórico são charmosíssimas e a cada esquina, a vontade de simplesmente parar, sentar onde for possível e ver a vida passar é enorme.

O que fazer em Savannah - 2

Por isso, a melhor forma de se conhecer Savannah é a pé. Ao andar por suas ruas, repare na cor das portas das casas. A tradição diz que, quando a hipoteca da casa está paga, deve-se pintar a porta de vermelho em comemoração 😀

O que fazer em Savannah - 24

River Street é o lugar ideal para sentir-se no século 19 ao olhar os prédios de tijolinho vermelho, que agora estão quase pretos, de frente para o porto. Muitos desses prédios são hotéis ou escritórios, mas seus andares térreos costumam trazer lojas de balas e doces, além de restaurantes e bares.

O que fazer em Savannah - 10

O que fazer em Savannah - 8

O que fazer em Savannah - 9

Se eu tivesse de escolher um lugar apenas de Savannah, seria a River Street sem dúvidas 🙂

O que fazer em Savannah - 6

O que fazer em Savannah - 5

Ainda no centro histórico, temos o City Market, na rua de pedestres W St. Julian Street em frente à Ellis Square, onde se pode tomar alguns drinks, comer petiscos e comprar souvenirs interessantes da cidade. De noite, junto com a River Street e a Chippewa Square, é ali que o burburinho acontece.

O que fazer em Savannah - 28

O que fazer em Savannah - 29

No final da tarde – ou melhor – a qualquer hora do dia, não deixe de tomar um sorvete na tradicional Leopold’s Ice Cream, uma sorveteria criada em 1919 por uma família de imigrantes gregos e que já foi considerada a quinta melhor dos EUA. Eu tomei um milk shake com sorvete de café que estava ótimo, merecedor de um 8,5 na escala milk shake do Fred 😛

O que fazer em Savannah - 26

O que fazer em Savannah - 27

Outro local importante é a Catedral de São João Batista, considerada a terceira maior dos Estados Unidos, perdendo apenas para a Catedral de Washington e a de Saint Patrick em Nova York.

O que fazer em Savannah - 25

Para quem gosta de comprinhas, o guia que fez o passeio conosco disse que a Broughton St. é a principal rua de compras da cidade 😉

O que fazer em Savannah - 7

O que fazer em Savannah - 11

Por fim, um outro prédio curioso, fica no encontro da rua Bull St. com a Madison Square. Ali naquela esquina, está o edifício vermelho da faculdade de arte e design de Savannah, e, em frente a ele, está o templo maçônico Scottish Rite Temple e toda a sua bela arquitetura. Assim de perto e de frente, ele já é bonito e interessante, mas basta descer um pouco a Bull St. pra ver que ele é ainda mais curioso.

O que fazer em Savannah - 16

O que fazer em Savannah - 17

De longe, parece que o templo foi simplesmente cortado ao meio, como se estivesse faltando um pedaço dele e pelo Google Maps isso fica ainda mais evidente 😛

O que fazer em Savannah - 18

Curiosidade: A Old Sorrel-Weed House, em frente à Madison Square, é considerada mal assombrada e, como americano não dorme no ponto, já existem tours pela casa e também pelos seus arredores. Para mais detalhes, entre neste link 😉

O que fazer em Savannah - 21

Onde ficar em Savannah?

No centro histórico, com certeza 🙂

A região ideal é na área dentro do quadrado entre a River Street, a Gaston St., a Montgomery St. e a Broad St., pois é onde se concentram os maiores atrativos da cidade, além de permitir que você fique a curtas distâncias a pé de tudo.

Dentro do centro histórico, os melhores lugares a meu ver são a River Street e próximo à Chippewa Square.

O que fazer em Savannah - 15

Para passear pelo centro de Savannah, não é preciso usar um carro alugado, mas ele pode ser bem útil para ir a alguns lugares mais longe como o aeroporto, alguns restaurantes, lojas, outlets e, claro, para dar continuidade à sua road trip 😉

O que fazer em Savannah - 19

Como infelizmente não cheguei a me hospedar na cidade, separei alguns hotéis com boas resenhas nessa região para vocês:

River Street

The Bohemian Hotel Savannah Riverfront

Olde Harbour Inn

Cotton Sail Hotel Savannah Riverfront

O que fazer em Savannah - 20

Chippewa Square

Ballastone Inn

The Presidents’ Quarters Inn

Hamilton Turner Inn

O que fazer em Savannah - 22

Madison Square

Eliza Thompson House

O que fazer em Savannah - 13

Onde comer em Savannah?

Savannah é a cidade onde a Paula Deen (uma mistura de Ana Maria Braga com Palmirinha) abriu seu primeiro restaurante, chamado Lady and Sons. Entretanto, o restaurante em si é bem abaixo das espectativas, mas a lojinha de utensílios de cozinha, temperos e molhos prontos vale a visita.

O que fazer em Savannah - 4

O Leopold’s Ice Cream é outro lugar imperdível para tomar um sorvete de sobremesa ou no lanchinho da tarde ou no café da manhã 😛

O lugar que você não pode deixar de ir quando visitar Savannah é o Wiley’s Championship BBQ (4700 Highway 80. East Savannah, GA). O Wiley e sua esposa Janet fazem os típicos churrascos do sul dos EUA desde 1983 e posso dizer que, sem dúvida, foi onde comi um dos melhores churrascos até hoje.

O que fazer em Savannah - 30

O que fazer em Savannah - 31

Não vá ao Wiley’s esperando uma comida gourmet refinada. O que você encontrará lá é um dos melhores BBQs da Geórgia (e o melhor de Savannah segundo me contaram), servido no bom e velho estilo ogro food, com muito molho, muitas calorias e muito sabor 😀

Se você passar por lá, mande um abraço ao Wiley e à Janet e diga a eles que sonho até hoje com aquelas costelinhas e com o porco desfiado!

O que fazer em Savannah - 32

O que fazer em Savannah - 33

Savannah combina com?

Uma road trip pelo sul dos Estados Unidos 😉 Pare pelo menos uma noite em Savannah e de lá você pode serguir viagem para:

  • Saint Simons Island, para ver como alguns americanos passam suas férias de verão
  • Hilton Head Island, para ter um contato mais próximo com a natureza (ou para jogar golfe se for o caso 😉 )
  • Charleston, para ter contato com quase 300 anos de história americana e com sua arquitetura antebellum (antes da guerra civil) preservada
  • Atlanta, para conhecer a capital da Geórgia ou voltar para o Brasil

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros dos Estados Unidos

O que fazer em Savannah - 12

O Sundaycooks viajou a convite do Travel South e BrandUSA.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    2 Comentários
  1. Já falei que tô adorando ler os posts dessa viagem??? Morei um tempo em Hilton Head e adorei HHI, Savannah, Charleston e tudo mais pela região!!!! Georgia/Carolina do Sul/Louisiana é como se fosse outro país comprado com o que brasileiros estão acostumados (NY, Flórida e Califórnia)!

Deixe seu Comentário