A maior cidade da Baviera é muito bem servida de transporte público, seja metrô, tram/bondinho ou ônibus. Por toda essa facilidade, a maioria dos muniquenses nem pensa em usar táxi para ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa. Esse tutorial vai te ajudar a usar o metrô para ir ou voltar do principal aeroporto da cidade.

Artigo atualizado em março de 2017.

Como ir do aeroporto ao centro de Munique e vice versa?

A primeira coisa a se fazer é entender como funciona o metrô de Munique e seu mapa. Uma vez que você sabe como ele funciona e sabe qual linha é preciso pegar, tudo fica mais fácil, né?

Não, não entrarei em detalhes de como pegar o ônibus do aeroporto ao centro de Munique, porque andar de ônibus com malas é mais trabalhoso e, neste caso, desnecessário. Ir de táxi ou Uber é uma boa, mas vai lhe custar em torno de 60 euros pelo trajeto e eu só recomendo se estiver muito cansado depois das horas enlatado no avião, ou se não conseguir carregar as malas ou se preferir pela comodidade.

O site oficial da Uber mostra uma estimativa entre 40 a 60 euros do aeroporto internacional de Munique até a Marienplatz usando o UberX, para o UberBlak, a tarifa começa em 69 euros.

Roteiro de 4 dias de Munique 30 - Frauenkirche

Curiosidade: A maioria absoluta dos táxis de Munique são Mercedes (não diga?) Nós pegamos um cujo motor desligava quando o carro parava e religava automagicamente quando o motorista acelerava. Era tão silencioso que custei para entender o que estava acontecendo. O taxista também não cobrou pelas malas e até achou estranho quando perguntei sobre isso. Vão apendendo, Brasil e o resto do mundo. (Este parágrafo foi escrito em 2012, mas mostra como todo dia é um 7×1 diferente)

Qual linha de metrô pegar?

Pois bem, as linhas de metrô (na verdade do trem suburbano S-Bahn) que vão do aeroporto ao centro de Munique são as linhas S1 (azul) e S8 (amarela).

metro-munique-guia-completo-como-usar-21

Eu aconselho você a pegar a linha S8 (a linha “oficial” para o aeroporto) sempre que possível, pois ela é mais rápida e tem menos paradas até a Marienplatz. Claro que tudo depende do seu destino final na cidade.

Esses trens saem, em média, a cada 10 minutos, dependendo do horário, e levam de 30 a 40 minutos para ir do aeroporto ao centro de Munique.

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 04

Qual passe comprar?

O aeroporto fica na área externa do mapa da rede do metrô, por isso, para ir de lá até o centro, você precisará passar pelas 4 zonas.

Para ir do aeroporto ao centro de Munique de metrô (da zona 4 até a zona 1), existem algumas opções de passe:

Confira todos os detalhes sobre o metrô de Munique, incluindo preços atualizados e passes mais em conta no post abaixo:

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 01

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 03

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 02

Como achar onde está o metrô dentro do aeroporto?

Essa é fácil, procure pelos símbolos da S-Bahn e siga-os

Você também pode perguntar para o pessoal do aeroporto, pois todos provavelmente falam inglês e alguns podem arranhar um espanhol, principalmente nos cafés e lanchonetes como Starbucks e McDonald’s. Bem em frente à saída do desembarque internacional também tem um guichê de informações e ao lado tem uma Starbucks, caso precise de internet 🙂

Como ir do aeroporto ao centro de Munique - 05

Pegadinhas

Se você estiver indo para o aeroporto de Munique e resolver pegar a linha S1, muito cuidado, para não pegar o trem errado! Repare bem no topo do mapa e verá que a linha S1 tem uma bifurcação antes do aeroporto, ou seja, mesmo que esteja indo na direção certa, você pode acabar na estação final errada.

Para evitar isso, veja sempre qual o “Ziel” (destino) do trem que está esperando e confirme que está escrito “Flughafen/Airport” como no exemplo da linha S8 abaixo. Eles até põem um aviãozinho para ajudar

Outra pegadinha é que apesar de as linhas S1 e S8 irem para o aeroporto, elas vão em sentidos contrários para lá: a S8 vai pelo lado leste da cidade enquanto a S1 vai pelo lado oeste e ambas podem parar nas mesmas estações e nas mesmas plataformas. Ou seja, se numa plataforma a linha S8 vai para o aeroporto, a linha S1 não vai e vice-versa. O exemplo acima também mostra isso, com a S1 indo para a estação Ostbanhof, sua estação final e oposta ao aeroporto.

A boa notícia é que ambas as pegadinhas são evitadas apenas conferindo o “Ziel” e tendo certeza de que ele mostra “Flughafen/Airport“.