atualizado em:

San Francisco: saindo do aeroporto para explorar a cidade

Sair do Aeroporto de San Francisco para começar a curtir a cidade pode ser feito de diferentes maneiras, até mesmo de balsa

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

O Aeroporto de San Francisco é a porta de entrada para uma das principais cidades da Califórnia.

O destino é casa de um dos maiores cartões postais dos Estados Unidos: a ponte Golden Gate e do próprio Google (Sim!).

Mas, primeiro, a gente precisa sair do aeroporto para começar a explorar San Francisco, não é?!

Detalhes do Aeroporto de San Francisco

O Aeroporto de San Francisco (SFO) é o único terminal aéreo da metrópole americana. Apesar disso, quase 58 milhões de passageiros voam por ali todos os anos.

Além disso, os terminais têm sido gradativamente reconstruídos. Assim, mais passageiros chegarão e mais conexões poderão ser feitas nos próximos anos. Contudo, a distância entre o SFO e o centro de San Francisco é o maior empecilho.

Seja qual for a alternativa, chegar ao coração da cidade leva cerca de uma hora para atravessar os quase 34 quilômetros.

Como sair do Aeroporto de San Francisco 01

Saindo do Aeroporto: San Francisco de transporte público

De metrô

Sair de metrô do aeroporto com destino ao centro de San Francisco é fácil. O serviço BART (sistema de trens regionais) oferece saídas do Terminal Internacional, com bilhetes a partir de 21 dólares por pessoa.

A viagem leva os passageiros de maneira direta tanto para San Francisco quanto para o Condado de San Mateo ou East Bay.

O acesso aos trens é rápido, já que o Aeroporto de San Francisco oferece o transfer AirTrain (sem custo), com partida de todos os terminais, até a estação do BART.

Os bilhetes podem ser comprados com antecedência no site da empresa ou no balcão de informações do Terminal Internacional do lado G.

Como sair do Aeroporto de San Francisco 03

De trem

Outra alternativa para sair do Aeroporto de San Francisco e começar a explorar a cidade é o serviço de trens da Caltrain.

A linha que chega até o norte da cidade tem a estação Millbrae como a mais próxima do aeroporto e faz o transporte até a zona do centro por 3,75 dólares.

Porém, você precisa chegar até a estação primeiro. Assim, a alternativa é embarcar no ônibus da linha SFO da SamTrans e pagar a tarifa de 2,25 dólares. Essa alternativa só é válida se você quiser economizar com o bilhete do BART e se está viajando sem pressa e com pouca bagagem.

De ônibus

A SamTrans, empresa de transporte público de San Francisco, oferece rotas 24 horas, que ligam o aeroporto a diferentes partes da cidade, a partir de 2,25 dólares. Assim, as rotas SFO, ECR, 292, 397 e 398 param diretamente nos terminais do aeroporto.

Já as rotas ECR, 140, 292 e 397 param no centro de aluguel de carros e no centro de manutenção da United Airlines.

Devido aos trajetos de cada linha serem diferentes, o tempo de chegada pode variar. Por isso, é importante no site da SamTrans e conferir as rotas e horários de partida.

Como sair do Aeroporto de San Francisco 04

De balsa

San Francisco é dona de uma linda baía. Já pensou em sair do aeroporto de balsa? Essa vantagem é um jeito diferente de sair do terminal.

Durante os horários de pico de trânsito de passageiros, o aeroporto oferece ônibus gratuitos que levam os passageiros do terminal internacional até a doca do Sul de San Francisco.

De lá o viajante pode se conectar a uma das balsas que fazem trajetos até a cidade vizinha de Oakland, que está mais próxima do centro de San Francisco.

Basta conferir os horários de operação e seguir viagem. Deve ser bonito chegar na cidade dessa maneira, mas eu não faria isso depois de um longo voo saindo do Brasil mais uma conexão até San Francisco.

De Uber e Táxi

Devido a distância e pelo trânsito, sair do Aeroporto de San Francisco de Uber ou táxi não é barato, mas é uma alternativa válida.

No aplicativo do Uber, por cerca de 30 dólares você faz todo o trajeto de mais de 30 quilômetros até a região central dentro de uma hora.

Nos horários de pico da cidade o preço encarece e pode chegar a 50 dólares. Por isso, se andar com as malas não for tão problemático, opte pelo transporte BART ou por contratar um serviço de vans compartilhadas como a SuperShuttle.

Eu paguei 18.52 dólares entre o aeroporto e meu hotel perto da Union Square e estava com dois volumes de bagem. Fiz a reserva direto pelo site da SuperShuttle e achei mais prático e rápido do que tentar me entender com o BART e ainda precisar caminhar pelo centro com as malas.

Assine nossa newsletter!