Você não deve ter reconhecido os nomes nos títulos desse post, mas com certeza já deve ter visto a imagem que mais representa essa região: as casinhas coloridas de Bo-Kaap, um dos bairros históricos mais importantes da Cidade do Cabo. Ao lado dela, também fica outro endereço que merece entrar no seu roteiro: Waterkant, o Palermo Soho da África do Sul 😉
Bairros para conhecer na Cidade do Cabo
Eu fiquei surpresa com a diversidade de programas e atrações diferentes na Cidade do Cabo. Durante minha breve passagem por lá, consegui visitar os dois bairros apenas para sentir o clima e tirar algumas breves fotos, mas gostei muito do que vi e quero voltar um dia com mais calma 🙂
Aí vão alguns bons motivos para você não sair da cidade antes de visitá-los:
Bo-Kaap
Bo-Kaap já viu muita história passar por suas ruas, já foi considerado um gueto de escravos malaios, já viu a comunidade local protestar por mais voz e hoje é um bairro residencial tranquilo, próximo ao centro financeiro.
E por falar em tradições dos imigrantes sul-asiáticos, elas ainda são muito bem preservadas, tanto pelos sabores quanto pelo Museu de Bo-Kaap (ingressos: 10 rands) que conta toda a trajetória da região.
Em frente ao museu, você vai ver um pequeno armazém que vende temperos e outras especiarias. Entre lá e peça uma samosa, um típico pastelzinho indiano feito com vegetais e uma pimentinha bem saborosa. É um clássico do bairro.
O ponto alto do bairro, e seu maior símbolo, realmente são as fachadas coloridas dos pequenos sobrados que cortam suas principais ruas. Você deve estar se perguntando o porquê dessas cores tão vibrantes. O guia que me acompanhou disse que as casas nesse bairro foram pintadas assim logo após o final do apartheid numa maneira de protestarem e mostrarem sua diversidade racial.
Waterkant
Com ares de bairro mais descolado e ao lado de Bo-Kaap, Waterkant poderia estar em qualquer outra cidade grande do mundo ocidental como São Francisco, Buenos Aires ou Toronto. Considerado o ponto de convergência da vanguarda cultural da Cidade do Cabo, a região também é um ótimo lugar para quem quer curtir um café despretensioso ou se jogar em uma das baladas.
O bairro de Waterkant foi revitalizado recentemente e hoje concentra bares, restaurantes, galerias de arte e lojas bem autênticas.
Quando visitar os Bo-Kaap e Waterkant?
Inclua no seu roteiro um passeio por Bo-Kaap e Waterkant na parte da tarde, assim você conhece essas duas regiões interessantes e ainda aproveita uma noite mais animada 😀
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da África do Sul \o/
Natalie viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways.
procuro PIMENTA DE GUINE , conhecida tbem como SEMENTE DO PARAISO. Por gntileza sabe onde posso encontrar.
Desde já agradeço.
ivene
Infelizmente não sei, Ivene :/