Ao chegarmos no nosso hotel em Munique, recebemos um kit de boas vindas do pessoal da secretaria de turismo com alguns folders, informações sobre atrações, transporte e, dentre outros papéis, um voucher grátis de uma excursão de um dia pelos Castelos da Alemanha: Neuschwanstein e Linderhof.
Resolvemos, então, aproveitar a oportunidade e descobrir se uma excursão para esses castelos é uma boa opção para quem não quer tentar descobrir como chegar neles a partir de Munique ou simplesmente para quem está com preguiça de tentar. Não me olhem assim… Quem nunca ficou com preguiça de fazer algo por conta própria e acabou embarcando em um ônibus hop on-hop off?
Castelos da Alemanha
Linderhof
Nossa primeira parada foi no Castelo de Linderhof , que fica perto da cidade Graswangtal.
Estava chovendo e São Pedro não estava muito a fim de colaborar com as nossas fotos, mas o palácio… Ah, que palácio!
O Castelo de Linderhof começou a ser construído em 1869 pelo então Rei Luis II da Baviera e foi o único castelo concluído com o rei ainda vivo. Luis II tinha um projeto megalomaníaco de construir três grandes castelos: Linderhof, Neuschwanstein e Herrenchiemsee – todos na região de Munique.
Linderhof, mesmo sendo considerada a menor das três construções, chama a atenção do nosso olhar pela grande riqueza de detalhes do palácio.
A visita ao castelo é monitorada e dura cerca de 40 minutos entre a organização e as explicações do guia. Embora eu não goste muito desta expressão, as salas internas nos transportam para outros tempos, principalmente quando chegamos à sala dos espelhos e quando passamos pela mesa de jantar.
Dizem que Luis II (Ludwig II em alemão), era aficionado pelo Castelo de Versailles e, por isso, todas suas obras apresentam ~forte inspiração~ na arquitetura e decoração clássicas francesa.
Infelizmente não tivemos tempo de visitar as grutas do castelo e nem de caminhar pelos jardins, mas apenas com o que vimos, já posso dizer que vale muito a visita a Linderhof, um dos mais belos palácios que já conheci
Aqui o tour já apresentava os primeiros sinais de que seria extremamente corrido dentro da programação proposta e que eu mal teria tempo de fotografá-lo como gostaria
Entre as cidades de Graswangtal e Füssen, uma pausa típica e bem programada para o xixi, ops, para a lojinha de artesanato local caríssima. Aqui senti que perdemos muito tempo e que poderíamos ter aproveitado Linderhof melhor
Neuschwanstein – o Castelo do Cisne ou seria da Cinderela?
“De médico e louco todo mundo tem um pouco“, já dizia o ditado popular.
Louco e excêntrico, Luis II não chegou a ver seu maior castelo terminado. Neuschwanstein começou a ser construído em meados do séc. XIX e até hoje é um dos cartões postais mais visitados e fotografados de toda a Alemanha. Seria que é por causa do castelo da Cinderela da Disney que foi ~fortemente inspirado~ nele?
Fontes dizem que na verdade é o castelo da Bela Adormecida que foi inspirado em Neuschwanstein. O que você acha?
Neuschwanstein é um castelo bonito que fica numa região ainda mais bonita e que é muito fotogênico, mas é fácil perceber que ele não teve os mesmos cuidados com o material utilizado e com os detalhes que Linderhof teve. Isso se deve ao fato de que, quando Luis II começou a contruí-lo, ele já não tinha mais tanto dinheiro e os nobres alemães não queriam abrir um pouco mais a mão para outro de seus sonhos megalomaníacos.
Talvez por isso Linderhof tenha chamado mais a nossa atenção.
Uma vez na base do castelo, há três opções para seguir até ele: você pode seguir a trilha caminhando entre a floresta local, tomar uma van ou seguir de charrete. Lá em cima, não deixe de visitar a ponte, de onde se pode tirar belas fotos do castelo de Neuschwanstein.
Fique atento ao horário da sua visita, pois os tickets têm horário fixo e atrasos não são tolerados. Portanto, ao escolher o meio de transporte para chegar à entrada do castelo, leve em consideração o tamanho da fila e o tempo de espera.
O tour dentro do castelo leva cerca de 30 minutos e o roteiro é pré-estabelecido. Ao entrar, você recebe um áudio-guia que explica a história de Neuschwanstein e como o Rei Luis II foi considerado maluco, insano, nuts, doidão, dentre outras coisas :P. Lá dentro, infelizmente, não se pode fotografar
Se o tempo estiver agradável, desça caminhando. A paisagem é muito bonita e se transforma a cada estação do ano.
Mal terminou o tour guiado e já era hora de voltar para o ônibus da excursão…
Como ir ao castelo de Neuschwanstein por conta própria?
A partir de Munique, ou de qualquer cidade da Baviera, pegue um trem para Füssen e depois pegue um ônibus até a base do Castelo de Neuschwanstein. De lá você pode subir de van, charrete ou a pé até o castelo.
A melhor opção de passe é usar o Bayern Ticket, pois ele vale pelo dia inteiro e também para o transporte público em Füssen. Infelizmente a van para a entrada do castelo não está inclusa no Bayern Ticket.
Visitar os castelos da Alemanha de excursão vale a pena?
Eu não gostei da experiência. Foi tudo muito corrido (muito mais do que eu imaginava) e voltei para Munique com a impressão de que não aproveitei tudo o que gostaria, não fotografei o quanto queria e ainda não consegui visitar Füssen, que parece ser uma cidade fofa.
A experiência pode ser boa para quem não quer ter dor de cabeça para chegar nos castelos, mas tenha em mente que você terá apenas uma pincelada dessas belas regiões
Moral do dia: não deixe de conhecer os castelos. Eles valem muito a visita, mas tente ir por conta própria. Se meu roteiro estivesse mais folgado, eu até cogitaria a possibilidade de alugar um carro para dormir em Füssen e fazer um trecho da rota romântica com calma e tranquilidade.
De todos os dias da minha viagem ano passado, o dia que eu visitei o Neuschwanstein Schloss foi o melhor!
É um passeio que recomendo a todos!
Que legal, Kat!
E as cervejarias? Você conseguiu visitar alguma fábrica?
Então, eu tinha marcado pra ir na Paulaner, mas tomei um porre no dia anterior que me fez ficar o dia todo na cama enjoada hahah daí nao tinha como ir outro dia =/
Hehehe assim fica difícil. Mas sei bem como é isso 😛
hahahahahahhahahaha brincanagem hein
Aqui neste post vocês responderam uma pergunta que fiz no outro. De qualquer forma eu já tinha resolvido ir por conta própria mesmo no Neuschwanstein. Eu tinha até visto sobre o Linderhof e achei bem longe do primeiro, mas agora com seu relato fiquei com muita vontade de fazer um combo, mas um combo por conta própria. hahahaha sabe me dizer se tem algo que vai e volta de Neuschwanstein pra Linderhof e quanto tempo demoraria ? Quanto tempo vcs demoraram só ida? De que horas a que horas foi o tour ?
Tem alguma informação ou dica de aluguel de carro em Munique para realizar o roteiro acima? A rota eu já sei, gostaria de saber o preço, e possibilidades. Ouvi dizer que é super-viável realizar este roteiro de carro. Desta forma eu deixaria para fazer os castelos no meu ultimo dia em Munique, tentando juntar interessados no hostel pra rachar os custos. Que tal ? Obrigado
É super viável sim. Eu aluguei com a Sixt e deixei algumas dicas para dirigir na alemanha aqui no blog tb 😉
Como é alugar carro na Alemanha com a Sixt
15 dicas para planejar uma viagem de carro
13 dicas para dirigir na Alemanha
Sundaycooks na estrada: rumo à Alemanha outra vez 😀
Consegui planejar um roteiro por conta própria, vejam o que podem comentar se possível.
Estou pretendendo fazer um roteiro de carro praticamente ao contrário. Creio que seria melhor visitar primeiro Neuschwanstein, pois com o bayern ticket funcionando a partir das 09:00 em dias de semana, creio que é mais difícil conseguir visitar o castelo pela tarde.
Resumindo meu roteiro seria:
– sair de Munique cedo também, pegando o carro às 07:00
– ir para Fussen, prevendo chegar por volta de 9 e pouco, tomar um café reforçado lá
– ir para o vilarejo de Hohenschwangau / ticket center
– visitação dos castelos (não sei se caberia os 2) até aprox. 13h
– partir para Linderhof, duração de aprox. 1h, este percurso parece ser magnífico em um vale na Áustria: Plansee (sou viciado em Google Earth já tenho tudo traçado)
– visitação de Linderhof – 2h
– por volta de 16:00 seguir para Oberammergau, comer algo no caminho ou lá
– depois daqui até a volta ainda estou planejando ou deixando pro destino, pois como a devolução do carro pode ser até de madrugada, quero aproveitar ao máximo hehehe. Sugestões do que fazer na região até escurecer e depois de escurecer?
Como anteriormente comentado, estarei por lá no início de Junho, portanto ainda primavera, será que tem neve? Será que dá pra dar um pulo nas águas da Áustria? (li em um roteiro da agência mikesbiketours sobre esta possibilidade). Vocês passaram por este lago na excursão?
PS: como estarei viajando sozinho, planejo realizar isto tudo tentando persuadir quem estiver no hostel a ir comigo, pelo menos mais 2 pessoas. Se eu não conseguir este pessoal pode ser que eu faça somente por conta própria e indo de trem até Neuschwanstein (ou será que mesmo sozinho compensa o aluguel do carro?)
OI Rômulo.
Acho que está bem legal. Linderhof, apesar de muito bonito, ele não é tão grande, então talvez vc consiga visitá-lo mais rapidamente. Em Oberammergau, apenas paramos na lojinha para compras, então não consigo fazer muitos comentários. Em todo caso, acho q vc consegue visitar os dois castelos em Fusen sim. Tente passar pelas estradas secundárias se possível com o GPS pq assim o caminho será bem mais bonito 🙂 E eu acho que vale alugar o carro mesmo sozinho pra conseguir fazer os dois castelos.
Eu só encontrei excursões como opções que contemplam ambos castelos. Saímos de manhã e chegamos no fim da tarde de ônibus. De carro é certamente mais rápido e em +- 4h vc praticamente cruza o país, então dá pra ir sem problemas em ambos. Se eu me lembro bem, foi +- 1,5h entre cada parada. Eu iria de carro sem pensar duas vezes e faria os dois 😀
Olá Fred. Obrigado mais uma vez. Estou realmente já pesquisando sobre estas estradas secundárias, pois vi um comentario no tripadvisor que diz que os tours vão para Linderhof pelo mesmo caminho que o rei fazia. Está sendo a parte mais difícil descobrir propriamente quais são estes caminhos. Mas já estou decidido em fazer de carro mesmo. Valewwww
Rômulo,
o pessoal do atendimento ao turista em Munique deve conseguir te orientar certinho sobre quais são essas rotas secundárias. O escritório oficial fica na Marienplatz 😉
Vlw Natalie. Só agora vi sua mensagem. Estou em Munique a 2 noites e vou amanhã para a aventura. Tenho mais 2 pessoas no carro comigo e estou tentando mais gente, porque acabei gastando bem mais no total em minha viagem por causa da extrema alta do euro/ desvalorização do real. Estou hoje só por conta de organizar tudo certinho pra amanhã apesar de já ter tudo pronto mas quanto mais informação melhor né.
Me perguntei agora, como funciona a visita no Linderhof pra quem chega lá por conta própria? É com hora marcada assim como no Neuschwanstein? Será que vou ter problema de muita espera pela hora que vou (+- 14:00)? No site vi que a visita do palácio e da gruta só com visita guiada. Mas vai ter lugar nesse park buildings hein: Grotto, Moorish Kiosk, Moroccan House, Hunding’s Hut, Gurnemanz Hermitage and Royal Lodge
Heheheh praticamente qualquer cidade ou vilarejo alemão tem algo especial pra ver 😛
Aluguei o carro e fiz o roteiro com mais 3 pessoas, muita coisa totalmente fora do roteiro, mas foi excelente desta forma. Ninguem chamando dizendo que acabou o tempo, e curtimos momentos magníficos nos caminhos, paramos em lugares espetaculares, andamos por tudo. Só não deu pra entrar em nada além do jardim no Linderhof porque parece que as atrações lá fecham bem cedo e eu não havia visto isto, mas valeu muuuuuuuuuuuito a pena, mesmo em um dia com tempo nublado, mas pelo menos nada de névoa tampando o Neuschwanstein da ponte igual fiquei sabendo que aconteceu no dia anterior. Depois tento escrever um pouco mais da experiência. Acabei utilizando o carro também pra vir pro aeroporto, onde realizei a devolução.
Que legal, Rômulo! Dirigir na Alemanha é demais. Eu faria de novo com certeza hehehe
Oi Fred e Natalie. Tudo bom!
Estou montando um roteiro de 20 dias (julho): Frankfurt (apenas chegada), rota romântica, munique, nuremberg e com defecho talvez em Berlim. Em breve pedirei uns pitacos quanto ao roteiro em geral, mas no momento queria tirar apenas uma dúvida:
É muito corrido no último dia da rota romântica, sair de Fussen, ir para o castelo de Neuschwanstein, depois fazer a rota para o Palácio de Linderhof passando pelo Lago Plansee, visitar o palácio e devolver o carro em Munique? Vale a pena passar pelo lago em julho?
Sim, Fred. É bem corrido fazer tudo isso num único dia e ainda seguir viagem até Munique. Deixe para devolver o carro no dia seguinte.
Oi Natalie. Obrigado pela resposta. Finalizei o roteiro e me parece que ficou muito bom. Segue parte dele:
1º Chegada Frankfurt ida Wurzburg
2º Wurzburg
3º Wurzburg -Mergentheim-Weikersheim-Rothenburg
4º Rothenburg
5º Rothenburg -Dinkelsbühl-Nördlingen-Augsburg
6º Augsburg
7º Augsburg – Landsberg am Lech – Steingaden – Fussen
8º Fussen – Bate volta Garmisch-Partenkirchen
9º Fussen – neuschwanstein – Lago Plansee – Palácio Linderhof – Salzburg
10º Salzburg
Então pelo seu comentário o 9º dia estaria muito corrido. Então seria mais estratégico, por exemplo, retirar um dia de Wurzburg ou Rothenburg e acrescentar em Fussen?
Oi, Fred.
Depende de quanto tempo você pretende passar no castelo de Neuschwanstein.
Considere chegar em Salzburg no começo da noite.
Vai ser uma viagem linda!