Alô, leitor que respondeu nossa pesquisa e disse que queria ver Chattanooga publicada aqui no blog. Este post é pra você 😀
Chattanooga, no estado do Tennessee, já foi considerada uma das cidades mais sujas do mundo, mas conseguiu reverter este quadro e hoje é tida como uma das melhores dos Estados Unidos de acordo com a imprensa especializada. Devido às suas características, ela é conhecida não só como Scenic City (cidade cênica), mas também como Gig City (cidade gigabit), já que possuem a internet mais rápida do país.
One way or another, as poucas horas que passei na cidade me fizeram querer ficar mais tempo por lá 🙂
Eu só não consegui entender porque as cidades do Tenneessee teem tanttas leetraas reppetiiddas. Mentira, isso é característica das línguas das tribos indígenas (cherokee em sua maioria) da região
A Scenic City
Com quase 200 mil habitantes (quase duas Valinhos), Chattanooga está localizada num vale entre as montanhas Apalaches e o planalto de Cumberland, e foi construída ao redor do rio Tennessee. Já dá pra imaginar por que ela recebeu o apelido de Scenic City, não é? 😉
A cena de esportes ao ar livre de Chattanooga é tão forte que este ano recebeu duas provas de IronMan e em 2016 receberá uma prova classificatória para o circuito mundial de IronMan. Sem contar as inúmeras provas de outras modalidades promovidas ao longo do ano.
Na rua principal da cidade (a Broad Street) você encontra a High Point Climbing, um misto de academia e centro de treinamento de escalada, que possui aulas tanto para crianças quanto para adultos, e algumas de suas paredes ficam ao ar livre de frente pra rua. Confesso que, apesar do meu sedentarismo, fiquei doido de vontade de brincar também 😛
Você não precisa ser atleta para aproveitar o ar livre em Chattanooga. Num raio de aproximadamente 10 milhas, você encontrará trilhas, funiculares, parques e a famosa Lookout Mountain com a Ruby Falls, a Rock City e a Inclined Railway.
Is that the Chattanooga choo choo?
No século 19, Chattanooga era uma das grandes estações trens do estado e, na década de 40, uma música de Glenn Miller, que falava de seus trens, ganhou o primeiro disco de ouro do mundo, tendo vendido mais de 1,2 milhões de cópias.
Para ler ouvindo: Chattanooga choo choo
Por isso, uma dos grandes pontos da cidade é o Chattanooga Choo Choo, um hotel construído no lugar da antiga estação de trem e que manteve, não somente as instalações originais, mas também alguns trens que funcionam tanto como atração quanto como quarto para hóspedes.
Quando entrei na estação, me senti transportado de volta para o início do século 20 e quase conseguia ouvir ao fundo o barulho dos trens chegando e partindo. Se eu tivesse mais um dia na cidade, certamente teria me hospedado nos quartos do vagão de trem 😉
O Aquário do Tennessee
Bem no final da Broad Street está o Aquário do Tennesse (29,95 dólares, aberto todos os dias de 10 às 20h), o melhor aquário dos Estados Unidos segundo a opinião dos visitantes. Ele é composto por dois grandes prédios, um de água doce e outro de água salgada e tem tours pelo backstage para mostrar como funciona um aquário por trás das câmeras 😛
Esse passeio pelo backstage acontece diariamente às 11:15 e 14:30 e custa 49,95 dólares para adultos quando reservado com antecedência. Esses tours são uma ótima maneira de as crianças terem um contato mais próximo com os animais para entender como eles são tratados, como um aquário funciona e o que acontece quando se reproduzem ou ficam doentes.
Nos bastidores, pude ver filhotes de tubarão, arraias, águas marinhas e caranguejos que estavam sendo tratados antes de voltarem para seus tanques.
O maior tanque do Aquário do Tennessee tem quatro andares e abriga os maiores peixes de água doce em exposição. Você sabia que, apesar de transparente, suas paredes são feitas de plástico e tem a largura de 60cm na base?
Foi lá que vi minha primeira enguia elétrica e sabe o que é mais legal? Ela tuíta!!1 Isso mesmo, cada vez que o @EeletricMiguel solta uma descarga elétrica, sua conta no twitter envia uma mensagem automaticamente 😛
O que mais fazer em Chattanooga?
Chattanooga é uma cidade que respira ar puro e tem atividades para quem gosta de esportes e aventura, para quem viaja em família ou quem simplesmente está numa vibe mais romântica <3 Confira as outras três atrações mais importantes da cidade, todas na Lookout Mountain:
- Ruby Falls: A pouco mais de 11km do centro da cidade e dentro da Lookout Mountain está uma cascata localizada a mais de 340m de profundidade. O ingresso custa 18,95 dólares e a atração fica aberta todos os dias das 8 às 20h.
Fotos: divulgação
- Rock City: Bem próxima à Ruby Falls, a Rock City possui formações rochosas muito antigas, envoltas em natureza e jardins planejados. Seu grande atrativo é o Lover’s Leap (ou salto dos amantes), uma cachoeira bem na encosta de uma rocha em forma de mirante, permitindo uma visão panorâmica da Lookout Mountain. A entrada normal custa 19,95 dólares e o parque fica aberto das 8 às 17h, mas pode variar dependendo da época. Confira aqui todos os horários.
Foto: divulgação
- Incline Railway: Essa espécie de funicular foi criado para ajudar os visitantes a subirem a parte mais íngreme da Lookout Mountain e mantém, quase inalterada, suas características do final do século 19, sendo auto-denominada a milha mais incrível dos EUA. Os ingressos custam 15 dólares ida e volta, mas há um pacote que inclui também as Ruby Falls e Rock city a 48,95 dólares. Os horários de funcionamento vão de 9 às 18h durante a semana e de 9 às 19h aos sábados e domingos.
Foto: denisbin (CC BY-ND 2.0)
Onde ficar em Chattanooga?
Pode ser que você esteja só de passagem pela cidade, mas, se possível, tente ficar pelo menos uma noite por lá para poder aproveitar melhor as atrações da cidade 🙂
A melhor localização para quem vai para Chattanooga é ficar em Downtown e o mais próximo à Broad Street possível. Aqui vão algumas de minhas sugestões de hotéis:
Pela curiosidade de saber como é dormir num vagão de trem
Para ficar de frente para o rio e próximo do riverwalk
SpringHill Suites by Marriott Downtown Chattanooga
Próximos à Broad Street
Courtyard Chattanooga Downtown
Hilton Garden Inn Chattanooga Downtown
Hampton Inn & Suites Chattanooga Downtown
Onde comer em Chattanooga?
É na Broad St. que a vida acontece no centro da cidade, por isso, qualquer lugar por ali será válido. Um boa indicação é o Big River, um restaurante de comida americana e micro-cervejaria local.
Em homenagem à época da Oktoberfest, pedi um prato alemão que estava à altura da festa, com linguiça, mostarda e sourkraut. De sobremesa, a sugestão é pedir uma típica e bem saborosa key lime pie, que lembra bastante a nossa torta de limão. Se você gosta de cerveja, peça para fazer uma degustação. Serão 6 tipos de cervejas fixas e 2 sazonais.
Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros dos Estados Unidos
O Sundaycooks viajou a convite do Travel South e Brand USA.
Uma das minhas cidades preferidas nos Estados Unidos, a Lookout Mountain é incrível, não?
Acredita que não consegui ir? Fiquei poucas horas na cidade apenas de passagem, mas pelas minhas pesquisas é bem bonita mesmo 🙂