atualizado em:

Como usar o Hotwire e economizar na reserva de hotéis

Este post também poderia se chamar: Como usar o Google Hotel Finder para descobrir seu hotel no Hotwire antes de […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Este post também poderia se chamar: Como usar o Google Hotel Finder para descobrir seu hotel no Hotwire antes de fazer a reserva 😛

Hotwire

Para quem não conhece, o Hotwire é um site de reservas de hotel (e aluguel de carros, passagens aéreas, etc.) em que você paga preços normalmente bem menores que os preços típicos dos hotéis. Para se ter uma ideia, nós pagamos 50 sólares a menos nas diárias do nosso hotel em Boston.

Hotwire

A pegadinha do malandro Hotwire é que você não sabe qual hotel está reservando até pagar pela reserva, o que pode deixar as pessoas de coração fraco meio aflitas.

Quem já usou o Hotwire sabe que os preços são bons, mas sabe também como é angustiante não saber qual hotel você está reservando até a depois que você pagou e não tem como voltar atrás sem perder dinheiro.

Não priemos cânico! Neste post eu explico como fazer para se ter uma ideia de quais os possíveis hotéis que o Hotwire está oferecendo e como usar o Google Hotel Finder para ajudar nesse processo 😛

Primeiro, algumas características do Hotwire:

  • Cada oferta de hotel é dada dentro uma região da cidade
  • Você pode filtrar as pesquisas por vários fatores, sendo “estrelas” o mais interessante
  • “Estrelas” (star rating) no Hotwire não são exatamente quantas estrelas o hotel tem, mas uma média das estrelas do hotel com os reviews dos usuários. Por exemplo, um 3 estrelas muito bom ou um 5 estrelas muito ruim poderiam ser classificados como 4 estrelas no Hotwire
  • Quanto mais próximo da sua viagem, mais baratos os hotéis tendem a ficar, pois eles querem estar sempre cheios (ao contrário dos hotéis brasileiros que sempre cobram mais caro em cima da hora…)

Sabendo disso, vamos às dicas que você têm de ter em mente ao usar o Hotwire:

  • Logo de cara você já pode olhar no mapinha (area map) e ver quais as regiões que lhe interessam na cidade e cortar as outras, evitando ficar muito longe dos pontos turísticos ou meios de transporte.
  • Procure sempre por hotéis com 4 ou mais estrelas. Assim você sabe que o hotel vai ser no mínimo acima da média. Claro que tudo depende do seu orçamento, mas eu acho que o Hotwire é mais interessante para pegar promoções de hotéis mais top.
  • Confira as amenities disponíveis para aquele hotel (já já eu explico :))

Uma vez que você tem as informações acima, é possível ter ideia de quais hotéis você está reservando. Infelizmente não é possível ter certeza sempre do hotel que será reservado, mas pelo menos você terá uma boa noção de quais hotéis o Hotwire está oferecendo :mrgreen:

A maneira “antiga” de descobrir era ir até o Google Maps e ver quais hotéis de 4 estrelas (ou do número de estrelas que você escolheu) existem naquela região. Uma tarefa no mínimo árdua, pois nem sempre é fácil achar quantas estrelas tem um hotel só de olhar no Google Maps e não há como pesquisar por hotéis de uma determinada categoria.

Google Hotel Finder entra na sala: Olááááá enfermeira!

Como o Google Hotel Finder faz pesquisa de hotéis em uma determinada região e consegue filtrar por estrelas, ele será seu parceiro inseparável quando quiser fazer reservas pelo Hotwire 😛

1) Tomemos como exemplo os hotéis  da cidade de Boston.

2) Filtremos por hotéis 4 estrelas ou superior.

3) A melhor oferta está na área do Quincy Market.

Hotwire

4) Abrindo o “Area map”, vemos que a área parece ser bem localizada.

5) Se a localização é boa, você já está satisfeito com o preço e gosta de suspense, já pode fechar a reserva, pois para hotéis de 4 ou mais estrelas, dificilmente o hotel será ruim. (Ao final do post há um update com uma ajuda rápida para ver os possíveis hotéis de uma determinada cidade no Hotwire)

Já se você tem problemas no coração e não gosta de surpresas, continue lendo 😀

Hotwire

6) Confira se há transporte público por perto (use o Google Maps e procure pelo T, o metrô de Boston) e se está perto do pontos turísticos que você quer visitar. Na região mais perto do porto, não há linhas de metrô, mas a Freedom Trail passa bem no centro desta região, então alguns dos principais pontos turísticos estão por ali. Me parece uma boa opção, mas com ressalvas quanto à região nordeste perto do porto.

7) Do lado esquerdo do “Area map” ou do lado esquerdo de onde estão as promoções há uma lista das áreas disponíveis. Selecione apenas a região desejada, Quincy Market neste caso, para facilitar a visualização.

8 ) Confira as amenities da oferta desejada. São elas que podem lhe dizer exatamente qual hotel será o seu ou diminuir ainda mais as opções. Queremos a oferta mais barata, mas como são apenas duas, vamos ver se há alguma maneira de filtrar melhor quando fizermos a pesquisa no mapa.

Hotwire

Na opção mais cara, é possível ver que há spa e piscina no hotel. *anotado*

9) Hora de abrir o Google Hotel Finder e fazer a pesquisa e filtrar por hoteis 4 estrelas e tentar fazer uma área no mapa que cubra a área mostrada pelo Hotwire.

10) Neste momento você já vê a localização dos hotéis que você está pesquisando no Hotwire. Claro que pode ser que o hotel oferecido não esteja na lista, mas as chances são grandes de estarem. Se já estiver satisfeito, pode fechar a reserva.

Hotwire e Google Hotel Finder

11) Se quiser ter um pouco mais de certeza, use as amenities (também conhecidas como facilities, guest services ou features) como critério de exclusão. É, essa é a parte mais difícil e chata, infelizmente 🙁 Neste exemplo poderíamos excluir o Nine Zero, e o Fairmont Battery Warf, pois eles possuem spa (lembra que spa existia somente na opção mais cara?). Da mesma maneira, se o hotel não tem alguma das amenities mostradas na promoção do Hotwire, você também pode removê-lo da lista.

12) Confira se os hotéis que sobraram estão em locais aceitáveis para você. Neste caso, o único hotel que está perto do porto (são 2 pontos no mapa por causa de algum erro do Google) é o Fairmont Battery Warf, mas ele foi excluído da lista, então todos os outros estão em bons lugares para se hospedar 🙂

13) Se você gostou da brincadeira ou quer ser um pouco mais chato para ter certeza de que o local não vai ser furada, pode tentar adicionar os hotéis de 3 e 5 estrelas ao mapa para ver se não há algum deles que você não gostaria de jeito nenhum, já que 4 estrelas no Hotwire pode significar um 3 estrelas muito bom ou um 5 estrelas não tão bom.

Ah, se existisse o Google Hotel Finder quando fomos para Boston… >.<”

Você já usou o Hotwire? Como foi sua experiência? Teve alguma surpresa com o hotel reservado ou ele foi realmente como descrito?

Update 07/02/2012: O Thiado de Rose deixou um comentário sobre o post no Facebook sobre o fórum Better Bidding. O fórum contém listas de hotéis que já foram “sorteados” e reservados no Hotwire e Priceline por usuários do fórum com suas respectivas estrelas e listas de amenities. Claro que as listas não são completas e podem mudar com o tempo, mas é uma maneira rápida de ver possíveis hotéis para uma determinada reserva. Em cidades maiores dos EUA, e portanto com maior número de participações no fórum, o resultado é bem interessante, mas para cidades pequenas ou de fora dos EUA a lista de hotéis é bem pequena.

Assine nossa newsletter!

Comentários