Qual o primeiro símbolo que vem à mente quando você pensa em Curitiba? Não vale responder “Polícia Federal”! Aposto o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, pode ter passado pela sua mente. Esse grande cartão postal é um dos ícones mais famosos da cidade e se transformou rapidamente num símbolo da capital paranaense.
Museu Oscar Niemeyer em Curitiba
Modelo de urbanismo e de qualidade de vida, a capital do Paraná cabe muito bem num feriado e uma visita ao Museu Oscar Niemeyer, a.k.a. Museu do Olho, é sempre uma boa escolha.
O MON foi projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e rapidamente se tornou um dos grandes símbolos da cidade graças à sua história recente, às suas linhas marcantes e ao seu incentivo à cultura nacional.
Ao visitá-lo, quase não percebemos que o museu é divido em dois prédios. O primeiro foi idealizado para ser um instituto de ensino e possui o segundo maior vão livre do Brasil, atrás apenas do MASP em São Paulo. Já o segundo foi considerado ainda mais ousado em termos de projeto e só foi inaugurado em 2002.
Quanto ao acervo, o museu tem o objetivo de trabalhar as artes visuais, arquitetura e design e possui peças de artistas nacionais que vão desde quadros e aquarelas até grandes esculturas no seu pátio externo.
Não vá embora antes de dar uma espiadinha na loja do museu. Lá encontramos produtos diferentes, peças de decoração e livros interessantes. É difícil resistir 🙂
As 48 obras apreendidas na conturbada Operação Lava Jato não estão mais expostas no museu. Chamada de “Obras sob guarda do MON”, a mostra temporária ficou aberta ao público apenas até o final de 2015. Peças de artistas como Vik Muniz, Di Cavalcanti, Iberê Camargo e Claudio Tozzi já voltaram para a Polícia Federal.