atualizado em:

Museu Oscar Niemeyer: um ícone de Curitiba

Sabia que o MON abrigou as obras apreendidas na operação Lava Jato?

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Qual o primeiro símbolo que vem à mente quando você pensa em Curitiba? Não vale responder “Polícia Federal”! Aposto o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho, pode ter passado pela sua mente. Esse grande cartão postal é um dos ícones mais famosos da cidade e se transformou rapidamente num símbolo da capital paranaense.

Curitiba - Museu Oscar Niemeyer - 02

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Modelo de urbanismo e de qualidade de vida, a capital do Paraná cabe muito bem num feriado e uma visita ao Museu Oscar Niemeyer, a.k.a. Museu do Olho, é sempre uma boa escolha.

O MON foi projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e rapidamente se tornou um dos grandes símbolos da cidade graças à sua história recente, às suas linhas marcantes e ao seu incentivo à cultura nacional.

Ao visitá-lo, quase não percebemos que o museu é divido em dois prédios. O primeiro foi idealizado para ser um instituto de ensino e possui o segundo maior vão livre do Brasil, atrás apenas do MASP em São Paulo. Já o segundo foi considerado ainda mais ousado em termos de projeto e só foi inaugurado em 2002.

Curitiba - Museu Oscar Niemeyer - 03

Quanto ao acervo, o museu tem o objetivo de trabalhar as artes visuais, arquitetura e design e possui peças de artistas nacionais que vão desde quadros e aquarelas até grandes esculturas no seu pátio externo.

Não vá embora antes de dar uma espiadinha na loja do museu. Lá encontramos produtos diferentes, peças de decoração e livros interessantes. É difícil resistir 🙂

As 48 obras apreendidas na conturbada Operação Lava Jato não estão mais expostas no museu. Chamada de “Obras sob guarda do MON”, a mostra temporária ficou aberta ao público apenas até o final de 2015. Peças de artistas como Vik Muniz, Di Cavalcanti, Iberê Camargo e Claudio Tozzi já voltaram para a Polícia Federal.

Curitiba - Museu Oscar Niemeyer - 06

Exposição temporária no Museu Oscar Niemeyer: Irmãos Campana

Foi inaugurada há pouco tempo uma exposição inédita no Brasil que mostra a trajetória dos Irmãos Campana, dois nomes que marcaram a história do design do mobiliário urbano brasileiro. Ela foi planejada pelo MON e está ocupando toda a área conhecida como “Olho”.

Estão dispostas cerca de 130 peças que mostram os 30 anos da trajetória dos Irmãos. Além da criação de peças de decoração, eles já fizeram inúmeros trabalhos ligados também à arquitetura, ao paisagismo e ao universo cenográfico e da moda.

Você pode não lembrar logo de cara desses nomes, mas já deve ter se deparado com algum objeto assinado por esses famosos designers. Suas obras conceituais já passaram por grandes museus como o MoMa de Nova York e o Centre Georges Pompidou de Paris. Uma das peças que mais chamam a atenção do público é uma poltrona forrada de ursos de pelúcia chamada “Banquete”.

A mostra fica aberta ao público até 20 de agosto de 2017.

Curitiba - Museu Oscar Niemeyer - 08

Como chegar até o MON?

A Linha Turismo, um ônibus especial que passa pelas principais atrações de Curitiba, faz uma parada bem em frente ao museu. Seguindo de transporte público, desça na Estação Tubo Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes Boqueirão/Centro Cívico).

MON

  • Endereço: Rua Marechal Hermes, 999
  • Horários: terça a domingo, das 10h às 18h
  • Ingressos: R$16 inteira, R$8 meia. Grátis às quartas
  • Site: museuoscarniemeyer.org.br

Curitiba - Museu Oscar Niemeyer - 01

O Sundaycooks viajou a Curitiba a convite do Nomaa Hotel com apoio do Curitiba Convention & Visitors Bureau.

Assine nossa newsletter!