Quando chegamos em Nuremberg, nossa segunda parada deste #biertour depois de Frankfurt, descobrimos que a cidade tinha muito mais a oferecer do que os dias disponíveis na nossa agenda. Numa tentativa de compensar a falta de tempo, resolvemos dar uma “passadinha rápida” no Germanisches Nationalmuseum (Museu Nacional Germânico) com a intenção de conhecer apenas o globo terrestre de Behaim, o mais antigo do mundo.
Chegando lá, fomos surpreendidos por um dos mais belos e impressionantes museus que já conhecemos em toda a Alemanha. Uma grata surpresa que transformou uma “passadinha rápida” em uma manhã toda 😀
O Germanisches Nationalmuseum (Museu Nacional Germânico) de Nuremberg
O Germanisches Nationalmuseum é considerado um dos maiores e mais importantes museus do mundo germânico dedicado à história cultural. Seus 1,3 milhões de objetos contam mais de 3 mil anos de história de maneira muito rica e agradável. Com quatro andares e um sem número de salas, ele é muito maior por dentro do que se pode imaginar por fora e a visita vale cada minuto 😀
Logo nas primeiras salas, me senti num capítulo de Game of Thrones: armaduras, espadas e tudo o que você imagina da Era Medieval. Caminhando pelos outros andares ainda encontramos os acervos dedicados à história da música, da farmácia, das roupas, dos instrumentos científicos, dos brinquedos entre 1550 e 1950 e das peças de decoração. Isso sem contar as obras renascentistas e barrocas e as salas dedicadas à arte do século XIX e XX.
O GNM ainda guarda quadros originais de Albrecht Dürer, considerado um dos mais importantes artistas da Alemanha e que viveu e morreu em Nuremberg.
Talvez a sala que mais chame a atenção dos visitantes seja a sala que guarda o Globo de 1492 de Martin Behaim – uma representação muito interessante do que se conhecia do mapa-mundi na época. Infelizmente este é o último exemplar desse globo, pois os outros se perderam, foram destruídos ou estão escondido em algum lugar desconhecido.
Curiosidade: Ao olhar para o Globo de Behaim, você perceberá que está faltando alguma coisa no mapa. O que será? 😛
Fique de olho também nas exposições temporárias do museu, pois elas são geralmente muito interessantes. Quando fomos lá, eles estavam com uma exposição exclusiva sobre os trabalhos do Rembrant 🙂
Não importa o seu assunto de interesse, o Germanisches Nationalmuseum é um programa perfeito para todo perfil de viajante. Por isso, não deixe de ir visitá-lo quando estiver em Nuremberg.
Germanisches Nationalmuseum
- Endereço: Kartäusergasse 1, Nuremberg https://www.gnm.de/en
- Horários: Terça a Domingo: das 10 às 18h. Quarta: das 10 às 21h. Atenção: algumas salas fecham às 17h
- Ingressos: Adultos: 8 euros. Grátis: Quartas das 18 às 21h
O Sundaycooks viajou para a Alemanha com apoio do Centro de Turismo Alemão – DZT, da Sixt rent a car, da Premium Assistance Seguros Viagem, da TomTom e da Samsung.
Não sabia que o globo mais antigo estava em Nuremberg, a cidade agora subiu na minha bucket list hehehe
Pois é, Fernanda 🙂 Diz a lenda que esses globos foram feitos para tentar promover e conseguir fundos para as viagens que culminaram na descoberta das américas.
Olá Natalie, muito interessante seu artigo. Gostaria de saber, quando(ano) essas fotos foram tiradas? Um abraço. 🙂
As fotos são de 2013, Nadine.
Nuremberg é uma cidade linda que não é muito badala. É uma pena! Que bom que vocês dão valor a ela ! É cheia de história. Eu e meu marido a visitamos no ano passado e ficamos encantados com ela : seu castelo, a muralha, a casa de Dürer, o tribunal e tudo ligado à história da segunda guerra mundial. E o museu é maravilhoso ! E é como você disse: de fora não se tem ideia de como ele é grande e seu acervo é rico. E há muito mais . Vale a pena conhecer está cidade tão importante para a História mundial.
Parabéns ao blog! Adoro vocês e senti falta das suas dicas.
Obrigado, Riva 😀 Estamos sempre por aqui!