atualizado em:

Guia dos guias de turismo: o amigo que fala português

Os guias de turismo podem ser o essencial para transformar uma viagem “legal” em “uaaaaau” no exterior

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

Já considerou conhecer os melhores destinos do mundo ao lado de um guia de turismo especialista e que ainda fale português?

Sei que a ideia pode soar como aquela pessoa chata segurando uma placa antiga e que tira sua sua sensação de independência. Ledo engano, caro leitor!

Ter um guia de turismo ao seu lado não só pode significar um roteiro personalizado como, também, outra pessoas para compartilhar um momento especial na viagem.

Alguns se tornam até novos amigos (daqueles que você vai ficar respondendo os stories de fotos bonitas do lugar onde moram).

guia de turismo que fala português (praga)

Por que contratar guia de turismo no exterior?

Sabe aqueles lugares marcantes que quase passam despercebidos em uma viagem e, por um acaso ou caminho errado, acabamos dando de cara com eles?

Com um guia de turismo que fala português esses locais ficam fáceis de serem encontrados (BEM mais fáceis). Eles são verdadeiros especialistas dos destinos onde vivem e têm nas mangas desde fatos históricos e curiosidades dos pontos turísticos até dicas sobre algum bar escondido (não negue que você pensa nisso).

A fronteira das línguas em diversos países é algo que te deixa inseguro ou preocupado? Estamos falando de você (e seus parceiros de viagem, talvez) sem internet, sem saber uma palavra do idioma (além do bom dia, oi e tchau) e tentando achar aquela atração isolada depois de percorrer a cidade de noite.

Nosso senso de explorador pode nos deixar na mão e em lugares inusitados. As vezes essa aventura vira uma história engraçada, as vezes ela pode nos deixar com receio de sair sozinho. Nessas horas, não vale se arrepender de não ter contratado um guia.

O guia de turismo, além de falar português, se torna um intérprete que te apoia na hora de escolher um prato no menu do restaurante ou barganhar um precinho mais baixo na lojEnha de souvenires.

Além disso, contar com um guia de turismo pode tornar a viagem única (apesar da palavra ser jogada aos sete ventos hoje em dia, o conceito vale para os guias).

Isso porque os profissionais ajudam a elaborar um roteiro especial, com o que você mais gosta. Mais ou menos paradas, aventuras, o restaurante mais baratinho ou o mais caro, lojEnha ou sem lojEnha no caminho… Enfim, o seu toque pessoal em qualquer roteiro.

Com isso, você economiza tempo tanto na procura de um lugar “diferentão” que te agrade até na logística de deslocamentos. Ou seja, mais tempo para você durante a viagem, seja para o tuts tuts da vida noturna ou para a tranquilidade de um parque a céu aberto.

Te convenci a contratar um guia de turismo? Se não, sobe o texto e lê de novo até se convencer ou que leia também o texto do Gabe Britto (um dos nossos indicados). Apenas leia 😉

guia de turismo que fala português (paris)

Guias de turismo: os amigos indicados do Sunday

O Sundaycooks em 12 anos de existência fez bons amigos e encontrou excelentes guias de turismo ao longo do caminho.

Abaixo compartilhamos alguns bons motivos para contratar um guia de turismo que fale português no exterior e ainda compartilhamos lista alguns bons amigos que fizemos no caminho e outros indicados pelo blogosfera de viagem do Brasil. Da Europa à Israel, a lista reúne profissionais que vão nos esperar de braços abertos (e o melhor, ainda vão nos receber falando português!).

Os valores são negociados diretamente com os guias e podem variar conforme a duração da viagem ou os lugares visitados. Tudo precisa ser conversado.

Ah, se entrarem em contato, diga que foram indicados pelo Sunday 😉

Guias de turismo que falam português na Europa

Guia de turismo na Alemanha

Berlim

Elissa e Rodrigo

A Elissa e o Rodrigo oferecem um pacote tradicional de roteiro por Berlim, com duração de cerca de 4 horas e os passeios são feitos em grupos individuais, ou seja, um casal, família ou grupo de amigos de cada vez, trazendo exclusividade, privacidade e tranquilidade para o seu passeio pela capital alemã.

Guia de turismo na Croácia

Dubrovnik

Nataša Brailo

A Nataša é uma croata que vai compartilhar o melhor de Dubrovnik, com todos os insights de apenas uma moradora pode oferecer. Os tours podem ser personalizados e oferecem toda a flexibilidade para qualquer tipo de viajante.

Guia de turismo na Espanha

Barcelona

Fabia Fuzeti e Gabi Torrezani

Elas oferecem alguns tours que visitam os principais pontos de Barcelona, como o Bairro Gótico e as Ramblas, as casas dos principais arquitetos modernistas (Gaudí, Montaner e Cadafalch), e o Parque do Montjuic.

Eles também preparam passeios sob medida para cada visitante, seja um tour de dia inteiro para quem tem pouco tempo na cidade e quer ver o máximo possível ou para quem tem interesses específicos.

Guia de turismo na França

Borgonha

Aline Mendonça

A Aline é brasileira e mora na região da Borgonha e adora compartilhar sua paixão pelos vinhos com os turistas que passam pela região. Ela sabe muito sobre a história e os detalhes da produção dos vinhos mais tradicionais da França. Foi guia da Natalie numa viagem pela região em 2015.

Além de tradutora, a Aline oferece os seguintes serviços turísticos:

  • Acompanhamento de grupos turísticos (na França e no Brasil)
  • Imersão linguística na região da Bourgogne (Borgonha)
  • Planejamento e organização de viagens turísticas na França
  • Organização de eventos na França
  • Acompanhamento em viagens de negócios e negociações internacionais
  • Acompanhamento em prefeituras, hospitais, consultas médicas, entre outros

Os valores são negociados caso a caso diretamente com ela por email.

Provence

Natalia Itabayana

A Natalia mora na Provence desde 2010. Então não tem pessoa melhor para contar sobre a história da região, os melhores pontos turísticos, aquele restaurante ou bares especiais entre as ruas que só os moradores conhecem. Tudo isso em um tour em português.

Paris

Edis Lima

A Edis é mora em Paris e oferece tours especializados para destinos que vão além da própria capital da França como Versailles, Normandia, Vale do Loire, Champanhe e Lisieux. Um tour com ela é uma oportunidade de se aprofundar nos destinos que vão além da Cidade Luz.

guia de turismo que fala português (borgonha)

Guia de turismo na Inglaterra

Londres

Helô Righetto

A Helô promove um tour chamado “Mulheres Incríveis e seus Legados: um Passeio Guiado em Londres” e, como o nome entrega, é um tour voltado para a histórica marcante das mulheres na Inglaterra.

Ao todo são 15 pontos visitados a pé, todos retratando a história de grandes mulheres, famosas e anônimas, num passeio guiado em português pela Helô, uma baita pesquisadora de gênero e feminismo.

Clarissa Donda

A Clarissa realiza tours personalizados pelas diferentes regiões de Londres, desde o centro da metrópole inglesa até Westminster. Nenhuma pedra da cidade londrina fica sem ser desvirada, já que essa jornalista é moradora da capital da Inglaterra e guia certificada.

Thais Lima

Que tal conhecer Londres acompanhado de uma guia brasileira que mora na cidade desde 2005, fala português e ainda monta um roteiro personalizado, exclusivo para a sua viagem, de acordo com seus gostos e preferências?

A proposta da Thais é traçar roteiros a pé e utilizando o transporte público com foco em grupos pequenos de até 8 pessoas.

Tina Wells 

A Tina planeja roteiros sob medida, de acordo com o perfil visitante. Atrações turísticas, passeios, compras, restaurantes… ela ajuda você a escolher os melhores lugares para que seus dias em Londres sejam ainda mais especiais.

O roteiro tem seis horas de duração e leva em conta quanto tempo o turista vai passar na cidade, a localização do seu hotel, a previsão do tempo e os eventos da época.

guia de turismo que fala português (Londres)

Guia de turismo na Itália

Milão

Magê

Quer coisa melhor do que conhecer Milão com uma quem a vive há 17 anos, conhece a história, os costumes e ainda por cima fala a sua língua? A Magê do Milão nas Mãos oferece um passeio personalizado só para você, sua família e amigos.

Roma

Luciana Rodrigues

A Luciana é uma guia credenciada que realiza passeios nos Museus do Vaticano e Capela Sistina e também a Basílica de São Pedro. Em tours de 3 a 6 horas os roteiros privativos exaltam os clássicos de Roma e ainda incluem o passeio pelo Coliseu.

Veneza

Isabela Discacciati

Em um tour por Veneza com a guia de turismo Isa, você vai conhecer a origem da cidade, como ela foi construída, os monumentos, os costumes, a vida e seus aspectos culturais.

A Isa faz passeios culturais a pé por Veneza de acordo com seu interesse e tempo disponível, com um tour dedicado somente a você, família e amigos.

Guia de turismo em Portugal

Porto

Rita Branco

O Vale do Douro, Braga, Guimarães, Aveiro e Coimbra são alguns dos roteiros que a Rita Branco, do site O Porto Encanta, oferece.

Lisboa

Rafael e Priscila

O Rafael e a Priscila são jornalistas especializados em cultura e também guias de turismo em Lisboa. Os percursos são privativos e mostram o melhor da cidade portuguesa com história, curiosidades e personagens da cultura luzitana.

Guia de turismo na República Tcheca

Praga

Gabriel Britto

O serviço do Gabriel se chama Amigo em Praga, porque ele é exatamente isso para os seus clientes: aquela pessoa conhecida na cidade, de confiança, que além de levar você para passeios pelos lugares mais legais, também vai dar dicas e ficar à disposição para ajudar sempre que for preciso, do início ao fim da sua visita a Praga.

Os passeios do Gabe não são “empacotados”, podendo ser adaptados ao que você quiser ver (do básico turístico aos bairros longe das multidões), e as informações históricas que ele passa são leves ou, como definiu uma das suas clientes, “são o que cabe num cérebro normal”.

Vale ler os comentários dos clientes no Instagram dele.

Guias de turismo que falam português no Oriente Médio

Guia de turismo em Israel

Aline Szewkies

A Aline Szewkies foi a guia de turismo da Natalie em Israel e demonstrou ter profundo conhecimento na história e tradições do país. É muito comprometida e prestativa.

guia de turismo que fala português (jerusalem)

Guia de turismo no Marrocos

Hatem Ben Thabet

O Hatem é um guia de turismo marroquino que, pasmem, fala português muito bem. Além disso ele é uma figura bem humorada e sabe abordar de forma clara tanto a história quanto a cultura do país.

Nada como conhecer o melhor do Marrocos com alguém que entende tudo sobre o destino e ainda tem um espírito bem humorado (ninguém gosta de um guia com cara fechada).

Guias de turismo que falam português na África

Guia de turismo na África do Sul

Luiz Mteka

O Luiz foi o guia da Natalie durante sua primeira passagem pela África do Sul entre Joanesburgo, as reservas de safári, Durban e a Cidade do Cabo. Divertido, responsável, com profundo conhecimento em fauna, flora e costumes locais… O roteiro com ele é completo e com ótimos insights.

 

Como é fazer um safári na África do Sul

Guias de turismo que falam português na América

Guia de turismo nos Estados Unidos

Havaí

Lúcia Malla

A Lúcia te leva para conhecer as maiores atrações e praias do arquipélago americano. Em tours com grupos de até 4 pessoas, você conhece diferentes ilhas nos passeios que variam de 6 a 10 horas de duração. Ela é uma das pessoas mais apaixonadas pela natureza que você vai conhecer.

Nova York

Patricia 

A Patricia é uma brasileira que vive em Nova York desde 2001. Ela tem algumas parcerias com empresas para conseguir descontos em atrações, ingressos da Broadway e outros serviços para atender a demanda dos brasileiros que adoram a cidade mais famosa dos Estados Unidos. Consulte também opções de roteiros diferentes e lugares inusitados.

San Francisco e Napa Valley

Maryanne Mc D

A Maryanne oferece tours diários para grupos privados em San Francisco e também para a região dos vinhedos: o Vale de Napa. Em San Francisco, você pode escolher entre tours de 4 ou 6 horas, conhecendo seus lugares preferidos.

Para o Vale de Napa, os passeios duram entre 8 e 10 horas, normalmente, visitando três vinícolas escolhidas junto com o viajante, e também há tempo para um almoço nos restaurantes estrelados da região.

Além disso, a Maryanne também faz o roteiro da famosa Highway 1 e pela Big Sur em um tour de 10 horas que vai até a Mc Way Falls.

Seattle

Camila Picolli e Flávia Koetz

A Camila e a Flávia oferecem quatro roteiros que incluem as principais atrações turísticas de Seattle. Porém, as gaúchas podem customizar e adequar os passeios pensando no que o turista mais gosta de fazer. Se você preferir algo completamente diferente, elas fazem tours totalmente personalizados.

guia de turismo que fala português (napa valley)

Guias de turismo que falam português na Ásia

Guia de turismo no Japão

Sarah

A Sarah e todo o time do Guias Brasileiros no Japão oferecem roteiros sob medida na Terra do Sol Nascente. Desde as grandes metrópoles como Tóquio até cidades mais afastadas, eles cobrem tudo e fazem um roteiro conforme seus pedidos.

Guia de turismo no Brasil

Sabemos que falar em português não é surpresa dentro do nosso Brasilzão. Contudo, algumas cidades e destinos podem se tornar verdadeiros labirintos e dar um belo nó na cabeça se você não souber onde ir. Um guia pode facilitar sua vida nessas horas.

Guia de turismo em São Paulo

Thaís Carneiro

A Thaís faz uma caminhada cultural pelo centro histórico de São Paulo focada na história das mulheres por valores acessíveis. Ela também oferece roteiros personalizados para a sua experiência, dicas gratuitas dos programas mais descolados além de dicas de gastronomia vegetariana.

Guia de turismo no Rio de Janeiro

Meilin

Não existe alma mais carioca capaz de te apresentar o meio do Rio do que a Meilin. Ela é a guia de turismo da Turis Mares. Apesar de ser especialista em grupos de de estrangeiros, a profissional também é uma boa pedida para quem quer explorar o melhor do Rio de Janeiro com quem sabe tudo sobre a cidade, desde as paradas clássicas pelo centro histórico até Petrópolis (e quem é apaixonada por sua história, gastronomia e vida boêmia).

Assine nossa newsletter!

Comentários