Mesmo não sendo tão badalada quanto Amsterdam e não recebendo milhões de turistas por ano, a capital holandesa tem uma infraestrutura hoteleira muito boa que vai além dos padrões corporativos. Por isso deixo aqui minhas dicas com os melhores bairros para se hospedar e algumas sugestões de hotéis em Haia para os diferentes perfis de viajantes, dos mais econômicos até os mais charmosos 😉
Onde ficar em Haia?
Haia abriga vários símbolos importantes da política da Holanda como o parlamento, a sede do governo e a residência oficial da monarquia. O Palácio da Paz, conhecido como a sede do direito internacional, também fica por aquelas bandas.
Muito além desses símbolos tradicionais, logo ela se mostra jovem e animada, dona de museus sensacionais e de ótimos bares. Se você tem planos de passar mais tempo por lá, aproveite para dar uma esticadinha até Delft, a cidade das famosas porcelanas azuis tipicamente holandesas.
Design Quartier
O Design Quartier é um bairro cheio de lojas de móveis, objetos de decoração, designers locais e antiquários. Essa área também concentra cafés simpáticos e ótimos restaurantes. Fica a apenas 10 minutos de caminhada do centro histórico, da região dos principais museus e do Palácio da Paz.
Maison Indochine
Nós ficamos hospedados no Maison Indochine, um B&B charmoso e aconchegante com apenas dois quartos decorados com temas asiáticos. O café da manhã é farto e o atendimento caloroso. Você pode ver o review completo aqui:
City center ou Centro Histórico
Assim como o Design Quartier, essa é a localização certeira para quem vai ficar pouco tempo em Haia e quer estar bem próximo das principais atrações como o museu Mauristshuis, o parlamento Binnenhof e Paleis Noordeinde.
‘t Goude Hooft
O ‘t Goude Hooft é um dos hotéis mais elegantes da cidade e oferece wifi grátis e possui um animado bar no terraço. Seus quartos têm até cozinha compacta e banheira de hidromassagem. A fachada é linda e fica em um dos casarios históricos no centro.
Imagem: divulgação
Novotel Suites
O Novotel Suites me chamou a atenção pelo seu prédio super modernoso. Ele fica na cara do gol dos principais museus e das ruas de compras, sua academia funciona 24 horas por dia e todas as noites de quarta-feira são oferecidas sessões de massagens gratuitas. Além do wifi free, do quarto amplo e clean, ele é pet-friendly 🙂
Imagem: divulgação
Ibis City Centre
Os Ibis são sempre uma escolha segura e econômica. Este hotel passou por uma repaginação e está com aquele toque mais cool e menos frio do que os hotéis mais antigos do grupo Accor.
Imagem: divulgação
The Student Hotel
Ficamos no The Student Hotel em Amsterdam e adoramos a experiência. Portanto, pela localização em Haia e pelo conceito, vale indicá-lo novamente por aqui 😉
Student Hotel? Esqueça qualquer ideia de moradia estudantil, albergue ou algo do tipo que esse nome pode sugerir. O The Student Hotel é um novo conceito de hotel que segue a linha dos chamados budget design hotels, ou seja, ele tem um toque de personalidade, tem várias comodidades e ainda tem um preço que não maltrata o bolso.
Imagem: divulgação
Scheveningse Bosjes
Essa área de nome complicado abriga um dos maiores parques de Haia. Ali também fica o Madurodam, um complexo de cidades em miniaturas muito curioso. Para quem gosta de se exercitar pela manhã ou gosta de ficar perto do verde, essa região é perfeita.
Hotel Mozaic
No Mozaic todos os quartos têm decorações diferentes bem charmosas e contam com wifi grátis. Este hotel boutique fica a dez minutos a pé do centro, da área de compras da Frederikstraat e a dois quilômetros da estação central.
Imagem: divulgação
Palácio da Paz
Ao redor do Palácio da Paz, ficam concentradas inúmeras embaixadas, além de ser um bairro tranquilo e muito calmo.
La Paulowna Hotel
O La Paulowna fica a um quilômetro do o parlamento holandês, o Binnehof, e fica em prédio histórico muito bonito. Todos os quartos têm uma decoração mais clean, seu restaurante tem mesas ao ar livre e o ambiente parece ser muito sossegado.
Imagem: divulgação
Duinoord
Esse é o bairro com mais jeitão residencial e afastado desta lista, mas tudo, inclusive Delft, é muito próximo em Haia 😛
Residenz Stadslogement
O Residenz Stadslogement é um hotel boutique que fica em uma bela casa restaurada de 1896. Ele tem apenas seis quartos e uma decoração mais elegante e sóbria.
Imagem: divulgação
CK58 Bed & Breakfast
O CK58 fica no meio do caminho entre a praia – isso mesmo! Tem praia em Haia 😛 – e o centro da cidade. Oferece wifi, aluguel de bicicletas, café, chá e um mini-bar gratuitos. Esse B&B fica à beira de um lindo canal, tem quartos amplos e decoração mais clássica.
Imagem: divulgação
Esse trecho da viagem contou com o apoio da Holland Aliance, do Den Haag Marketing e do hotel Maison Indochine.