atualizado em:

Roteiro completo de 2 dias em Hannover

Já pensou em conhecer Hannover, na Alemanha? Onde o código binário e as artes se encontram

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Hannover foi parar no nosso roteiro porque queríamos completar o circuito das 10 Cidades Mágicas alemãs (as Magic Cities). Conhecida por receber grandes feiras e eventos, ela também entra no radar de outro perfil de viajante: aquele que viaja sempre a trabalho. Muito além de seus pavilhões e eventos, nós nos dedicamos a descobrir os segredos que fizeram a artista plástica Niki de Saint Phalle se encantar por essa cidade tão agradável.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 15

Em tempo, a lista de Cidades Mágicas alemãs inclui, além de Hannover, as cidades de Frankfurt, Munique, Hamburgo, Dusseldorf, Leipzig, Dresden, Nuremberg, Stuttgart e Colônia e você pode encontrar vários artigos sobre cada uma elas aqui no Sundaycooks 😀

Roteiro de dois dias em Hannover

Praticamente do mesmo tamanho de Frankfurt, Hannover também é considerada uma das cidades mais verdes da Alemanha e a melhor maneira de se conhecê-la é caminhando sem pressa entre pontos turísticos, jardins e parques.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 11

O centro histórico

Completamente destruído no final da Segunda Guerra, o ponto de partida do nosso roteiro por Hannover é seu Centro Histórico.

A Am Markt (a praça do mercado) engloba a Altes Rathaus, o prédio da antiga prefeitura erguido em 1410 em estilo gótico, e a Marktkirsche, uma igreja também gótica do mesmo período. Foi em torno delas que a cidade começou a crescer e se desenvolver. Outro ponto simbólico é a Krammerstrasse, uma rua fofa que foi toda reconstruída com suas pequenas construções e fachadas em estilo enxaimel.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 32

Roteiro por Hannover, Alemanha - 19

Ainda no centro, fica a antiga casa de G. W. Leibniz, um nome que pode não soar familiar, a não ser que você seja aficionado por matemática e computação. Ele o desenvolveu o cálculo moderno junto com Newton (isso mesmo, o Isaac) e, no século 18, criou o sistema numérico binário, utilizado até hoje em todos os componentes eletrônicos, de computadores e smartphones a geladeiras 😉

Roteiro por Hannover, Alemanha - 10

Ali pertinho, também fica o primeiro monumento em memória às vítimas do nazismo projetado pelos mesmos artistas que fizeram o memorial do holocausto em Berlim. Aproveite para dar uma espiadinha na imponente Ópera de Hannover, construída em 1864.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 09

Roteiro por Hannover, Alemanha - 08

Uma das paradas que mais me chamou a atenção foi a Aegidienkirche, uma igreja destruída pelos bombardeios de 1943 e cujas paredes exteriores feitas de pedra resistiram e hoje são um importante memorial. É ali que está guardado o Sino da Paz doado por Hiroshima, sua cidade-irmã japonesa, e todo dia 6 de agosto acontece um culto ecumênico em prol da paz mundial nesse espaço.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 12

Para completar esse passeio pelo centro histórico, nada melhor do que caminhar pela Marstall, uma área bem gostosa e que está passando por um processo de revitalização. Seguindo até o rio, logo encontramos as três Nanás da Niki de Saint Phalle. Aos sábados, acontece ali o mercado de pulgas mais antigo da Alemanha

Roteiro por Hannover, Alemanha - 36

Roteiro por Hannover, Alemanha - 34

Entre mirantes, parques e jardins

Talvez um dos mais conhecidos cartões postais de Hannover seja a Neues Rathaus, a nova prefeitura. Construído em 1913, o prédio imita vários estilos arquitetônicos diferentes. Ora lembra um castelo barroco, ora mostra elementos neoclássicos e aparenta ser bem mais antigo do que realmente é. No hall central há uma maquete enorme mostrando como era a cidade antes e depois da grande guerra.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 13

O ponto alto, literalmente, da visita à prefeitura é o mirante 360o que fica no alto de sua torre. Em dias ensolarados, é possível avistar até as montanhas de Harz. Outra curiosidade é o elevador que dá acesso a essa plataforma, pois ele foi projetado para subir em um ângulo de 17 graus seguindo a forma original de sua torre. É uma peripécia arquitetônica única na Europa 😛

Roteiro por Hannover, Alemanha - 16

Roteiro por Hannover, Alemanha - 17

Roteiro por Hannover, Alemanha - 14

Atrás da prefeitura, fica o Maschpark, o parque urbano de Hannover em torno do lago artificial Maschsee. Ele tem duas vezes o tamanho do Central Park de Nova York e é considerado um grande pulmão verde dentro da cidade.

Ao lado desse enorme parque fica o Museu Sprengel, um dos mais importantes acervos de arte moderna alemã. Lá encontramos as obras de Niki de Saint Phalle, algumas peças de Picasso, telas feitas pelo pintor conterrâneo Kurt Schwitters, além de trabalhos de arte contemporânea.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 33

Roteiro por Hannover, Alemanha - 35

Para terminar este roteiro por Hannover, não poderiam ficar de fora o palácio e os jardins de Herrenhausen. Os jardins reais são divididos em quatro enormes áreas verdes projetadas em estilos únicos. O Grande Jardim é considerado o mais bem preservado jardim em estilo barroco de toda Europa.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 25

Roteiro por Hannover, Alemanha - 26

É ali também que, entre linhas clássicas e estátuas angelicais, ficam as grutas idealizadas pela Niki de Saint Phalle construídas com infinitos mosaicos e algumas de suas estátuas. Essa obra é dividia em três pequenas galerias chamadas “Espiritualidade”, “A Noite e o Cosmos” – uma homenagem ao pintor Henri Matisse – e “O Dia e a Luz”, cujo salão de espelhos simboliza a vida. Infelizmente, ela não conseguiu ver seu trabalho finalizado em Herrenhausen, pois ele só ficou pronto em 2003.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 29

Roteiro por Hannover, Alemanha - 28

Roteiro por Hannover, Alemanha - 27

Neues Rathaus

  • Endereço: Trammplatz 2
  • Horários: todos os dias, das 10 às 18h (fechado até 13 de março de 2017 para férias de inverno)
  • Ingresso: 3 euros (30% de desconto com o Hannover Card)

Museum Sprengel

  • Endereço: Kurt-Schwitters-Platz
  • Site: sprengel-museum.de
  • Horários: terça a domingo, das 10 às 18h
  • Ingresso: 7 euros, grátis às sextas

Jardins de Herrenhausen

  • Endereço: Herrenhäuser Str. 4
  • Horários: todos os dias, das 9 às 16h
  • Ingresso: entrada Grande jardim + Berggarten + Museum Schloss Herrenhausen 8 euros (6 euros durante o inverno)

A Linha Vermelha

Uma trilha autoguiada pelos principais pontos de Hannover é conhecida como a Linha Vermelha. Seu percurso de 4 quilômetros pode ser seguido apenas acompanhando um faixa de tijolinhos vermelhos no chão. O escritório de turismo (info@hannover-tourismus.de, Ernst-August-Platz 8) também disponibiliza algumas brochuras com o trajeto completo em português.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 05

Principais festas em Hannover

Competição de fogos de artifícios

A competição de fogos de artifícios é um dos eventos mais prestigiadas do seu gênero no mundo. Cinco equipes de vários países competem todo ano, nos jardins barrocos de Herrenhausen, para descobrir quem faz a melhor apresentação. Os shows acontecem em cinco datas diferentes (20 de maio, 10 de junho, 19 de agosto, 2 de setembro e 16 de setembro de 2017) e os ingressos são disputadíssimos.

Maschsee Fest

De 2 a 20 de agosto de 2017 é realizado, nas margens do lago Maschsee, o Maschsee Fest, uma das maiores festas ao ar livre do norte da Alemanha. Com muita música ao vivo e diversas barraquinhas de comidas típicas e bebidas, o entardecer fica ainda mais animado nesse trecho da cidade.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 18

Onde ficar em Hannover?

Hannover é uma cidade de grandes eventos e convenções, por isso é fácil encontrar inúmeras redes internacionais que atendem um público mais corporativo. Muitas delas têm hotéis novos na cidade, porém mais afastados do centro e do núcleo turístico.

Como os pontos turísticos ficam relativamente próximos, três regiões são as mais indicadas para se hospedar em Hannover: o entorno da estação central, o miolo do centro histórico e as proximidades da Neues Rathaus (nova prefeitura).

Nós ficamos no Grand Hotel Mussmann, em frente à estação central (a região é bem segura). É um hotel clássico, com quartos espaçosos, wifi grátis e janelas com isolamento acústico.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 01

Encabeçando a lista dos mais moderninhos e descolados, o novo prizeotel Hannover-City, também perto da estação central, é cheio de cores contrastantes e linhas arredondadas que dão ao hotel até um toque meio futurístico e alegre. O banheiro é todo tecnológico: o chuveiro dá uma sensação que eles chamam de “banho numa floresta tropical” e o piso é aquecido. Ele faz parte de uma rede de hotéis design econômicos.

Ainda nessa região entre a Ernst-August e a praça Kröpcke, fica o InterCityHotel, uma alternativa básica para quem vai ficar pouco tempo na cidade. Um pouquinho mais afastado, mas com uma parada do tram bem próximo, o Ibis segue o padrão da rede e sempre tem quartos com valores promocionais.

Perto da Ópera de Hannover, fica o hotel mais elegante da cidade: o Kastens Hotel Luisenhof, ideal para quem procura por um lugar mais clássico e confortável. Outra opção mais contemporânea é o Cityhotel am Thielenplatz, o hotel também segue a linha design-econômico e seu bar é sempre bem animado.

Como se locomover por Hannover?

Não é preciso alugar carro em Hannover, pois você consegue aproveitar as principais atrações e conhecer os melhores bairros apenas caminhando e usando o transporte público.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 24

O sistema de transporte público funciona como em quase toda cidade da Alemanha: você compra o ticket nas máquinas grandes, valida nas maquininhas pequenas e pronto! Já pode usar no metrô, nos ônibus ou trams (bondinhos). Por lá também não há catraca, basta guardar com o passe validado o tempo todo.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 23

Valores dos passes de transporte público para uma zona:

  • Single (1 viagem): 2,60 euros
  • Day ticket (1 dia): 5,20 euros
  • Day ticket for groups (1 dia para até 5 pessoas): 10 euros

De acordo com esses valores, sempre valerá a pena comprar o Day ticket se estiver sozinho, ou o Day ticket for groups caso esteja acompanhado. Lembrando que essa conta foi feita com base em 1 zona (existem 3 na cidade) que é o que interessa para nós turistas. Você pode ver todos os detalhes no site oficial da GVH.

Onde comer e beber em Hannover?

A Brauhaus Ernst August é um misto de bar e restaurante que vive lotado, tanto no café da manhã, quanto no almoço e no jantar. Bem no centro histórico, muita gente aproveita o horário da saída do trabalho para tomar uma das cerejas artesanais feitas ali mesmo na casa. Esse é um ótimo lugar para quem gosta do combo cerveja alemã + pratos típicos + boas sobremesas. As porções são bem servidas e o preço é bem amigável.

Brauhaus Ernst August

  • Endereço: Schmiedestrasse 13
  • Site: brauhaus.net
  • Horários: todos os dias, das 8 às 3h
  • Faixa de preço: a partir de 4,20 euros a entrada e 8 euros o prato principal

Roteiro por Hannover, Alemanha - 20

O Weinladen provavelmente passaria despercebido se não fosse pela guia que nos levou para conhecê-lo. Esse winebar é um local muito cobiçado pelos vizinhos da região de Ost State (atrás da estação central) para tomar vinhos alemães e provar aperitivos. Além da extensa carta de vinhos, ele também tem uma ótima lista de gins europeus para os fãs do clássico gim-tônica. De fora, ele parece uma loja convencional, mas logo as mesinhas na calçada vão ficando lotadas.

Winebar Weinladen

  • Endereço: Lister Meile 36
  • Site: weinladen-hannover.de
  • Horários: de segunda a sábado, das 17 às 23h
  • Faixa de preço: a partir de 6 euros a taça de vinho

Roteiro por Hannover, Alemanha - 21

O kneipe é um estilo de bar típico alemão que não oferece muita variedade de comida, mas que ficou marcado na história como um lugar onde as pessoas iam para beber e passar a noite antes da invenção da TV. Nessa toada, o Schateke que é conhecido por vender o drink tradicional chamado Lütje Lage, uma bebida de Hannover feita de água ardente de trigo e servida junto com um shot de cerveja escura. A diversão está em conseguir virar os dois copinhos ao mesmo tempo sem derramar.

Schateke

  • Endereço: Kramerstrasse 11
  • Site: schateke.de
  • Horários: todos os dias, das 16 às 23h
  • Faixa de preço: 3 euros o drink

Roteiro por Hannover, Alemanha - 30

Roteiro por Hannover, Alemanha - 31

A região de Ost State (atrás da estação central) também é um ótimo lugar para sair a noite. Um dos endereços que mais gostamos foi o Reimanns Eck que serve comida alemã e várias opções de cervejas. Nos dias mais quentes, vale tentar uma mesa ao ar livre.

Reimanns Eck

  • Endereço: Lister Meile 26
  • Horários: todos os dias, das 11:30 às 22h
  • Faixa de preço: 20 euros o prato + 2 cervejas + sobremesa

Roteiro por Hannover, Alemanha - 22

Para um almoço ou jantar com uma das vistas mais bonitas da cidade, o 6 sinne sky bar é o endereço ideal. Ele fica no topo de um prédio bem no centro, tem uma extensa carta de drinks e oferece um cardápio internacional. Gostei bastante do ravioli com molho trufado acompanhado de salmão grelhado.

6 sinne sky bar

  • Endereço: Heiligerstrasse 15 -16
  • Site: 6sinne-hannover.de
  • Horários: todos os dias, das 11 à 1h
  • Faixa de preço: 14 euros o prato principal

Eu sou a maluca dos mercados centrais. Em Hannover, adoramos o Markthalle que tem um jeito bem parecido com o Kleinmarkthalle de Frankfurt. Ele tem vários quiosques com produtos típicos e regionais, assim como artigos de outros países como a África do Sul e outros pontos da Europa.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 03

Ele foi construído em 1892 e completamente destruído em 1943 e até hoje é um ponto importante no centro de Hannover. Na hora do almoço, provavelmente você vai disputar lugar com os engravatados que aproveitam os pratos baratos, fartos e saborosos servidos ali.

Markthalle

  • Endereço: Karmarschstrasse 49
  • Site: markthalle-in-hannover.de
  • Horários: de segunda a quarta, das 7 às 20h, quintas e sextas, das 7 às 22h e aos sábados, das 7 às 16h
  • Faixa de preço: 6 euros

Roteiro por Hannover, Alemanha - 02

Roteiro por Hannover, Alemanha - 04

Onde fazer compras em Hannover?

A cidade também é conhecida como um centro de compras e as principais marcas globais ficam no entorno do antigo relógio Kröpcke, nas imediações das ruas Georgstrasse, Karmarschstrasse e Bahnhofstrasse. Os famosos calçadões de pedestres guardam grandes lojas de departamento e shoppings como a Galeria, na Ernst-August, além da passagem subterrânea chamada Passeio de Niki de Saint Phalle.

Roteiro por Hannover, Alemanha - 06

Como chegar em Hannover?

Hannover é facilmente conectada por diversas linhas da Deutsche Bahn, a empresa de transportes ferroviários da Alemanha. Dessa forma, não é preciso voar até a cidade, porque viajar de trem no país é muito prático, rápido e seguro.

Veja também: 11 Dicas para viajar de trem na Alemanha

Roteiro por Hannover, Alemanha - 07

Hannover combina com…

Com o lado cervejeiro de Dusseldorf, que está a 2h45 de trem; com a modernosa Hamburgo, que está a 1h20, e com a histórica Bremen, que fica ainda mais perto a 1h05 de viagem. Ela também tem fácil ligação com Frankfurt, Colônia e Berlim.

Hannover é um dos últimos pontos de parada da Rota dos Contos de Fadas, um roteiro que parte de Frankfurt seguindo os passos das famosas histórias dos Irmãos Grimm.

O Sundaycooks contou com o apoio do Hannover Marketing & Tourismus GmbH e do do Centro de Turismo Alemão.

Assine nossa newsletter!

Comentários