O Museu do Louvre em Paris, o maior museu de arte do mundo, não costuma decepcionar os 10 milhões de visitantes que encaram todos os perrengues para cruzar as suas portas anualmente. Eles estão sempre em busca da sua enorme recompensa: conhecer obras de valor artístico incalculável, além de relíquias arqueológicas únicas na humanidade.
Este guia apresenta uma boa ideia do que existe dentro daquele prédio magnífico, com sua pirâmide de vidro, e dá dicas preciosas para tornar a sua visita ainda mais agradável.
Leia também:
História do Museu do Louvre em Paris
O Museu do Louvre fica no Palácio do Louvre, um colosso da arquitetura construído nos anos 1500 para abrigar a realeza francesa, no mesmo local onde antes havia um castelo do século 13.
Aproximadamente 140 anos mais tarde, com a saída do rei Luis XIV para o Palácio de Versailles, o prédio virou um espaço para as obras de arte da realeza e seguiu com essa mesma função até a Revolução Francesa.
Enquanto a guilhotina caía sobre pescoços nobres, foi definido que o Louvre seguiria como um espaço para a arte, mas oficialmente como um museu das obras-primas da França.
A abertura oficial foi em 10 de agosto de 1793.
De lá para cá, muito mudou. O Louvre trocou de nome, cresceu, diminuiu, fechou, reabriu, enfrentou guerras e nazistas e seguiu firme.
Sua última grande mudança foi a pirâmide de vidro que virou a sua entrada principal. Ela foi inaugurada em 1988, no meio de muitas críticas e controvérsias, mas também enfrentou tudo e acabou se tornando um ícone do museu.
[getyourguide type=paris]
Principais obras do Museu do Louvre em Paris
O museu tem quase meio milhão de objetos e expõe 35 mil deles nas suas dependências. Entre as coleções e obras mais famosas estão:
- Antiguidades egípcias que incluem objetos dos anos 4.000 a.C.
- Antiguidades do Oriente Médio, dos tempos antes do crescimento do islamismo na região.
- Obras gregas, etruscas e romanas.
- A Vênus de Milo.
- Objetos de arte decorativa da Idade Média até o século 19.
- A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
- A pintura A Coração de Napoleão, de Jacques-Louis David.
- O clássico quadro A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix.
- A magnífica obra Morte da Virgem, de Caravaggio.
- O Código de Hamurabi.
- Obras de Rembrandt, Michelangelo, Goya e muitos outros nomes que marcaram a história da arte do ocidente.
Como escapar das filas no Museu do Louvre em Paris
As filas do Louvre são tão famosas quanto a Mona Lisa. Mas dá para escapar sem burlar nenhuma regra, apenas tomando alguns cuidados que turistas desavisados não tomam.
- Compre seu ingresso online. O valor fica poucos euros mais caro, mas vale o investimento porque você entra por uma fila diferente, bem menor do que a normal (que às vezes é tão grande que você nem consegue entrar). Clique aqui para comprar o ingresso com hora marcada.
- Considere comprar o Paris Museum Pass, que permite que você entre no Louvre direto, sem passar pela fila normal. Mas atenção: é obrigatório que você faça o seu registro e reserve seu horário de entrada no site do museu. É claro que a compra do passe só é recomendada se ele combinar com o que você pretende fazer na cidade, então verifique as condições no site da empresa: parismuseumpass.com
- Acorde cedo ou deixe o museu para o fim do dia (ou até para a noite). Os primeiros horários da manhã e os últimos horários da tarde são os menos concorridos. Aproveite. Também verifique o horário de fechamento do Louvre nos seus dias em Paris. Se você estiver na cidade nos dias de fechamento à noite, a visita noturna é uma mão na roda.
- Entre pelo Carrousel du Louvre, o shopping que fica junto do museu. O endereço é 99 Rue de Rivoli e as filas são muito menores do que na entrada principal. Apenas atente para os horários do shopping, que não são iguais aos do museu.
Ingressos para o Museu do Louvre em Paris
Pela internet, o ingresso para adultos custa a partir de 17 euros e é preciso marcar hora de entrada.
Na bilheteria do museu, o valor cai para 15 euros mas você precisa encarar uma fila enorme e às vezes tão grande que você nem consegue entrar.
A entrada é gratuita:
- Para menores de 18 anos, com comprovante de idade.
- Para quem tem entre 18 e 25 anos e seja morador do Espaço Econômico Europeu, uma área que inclui a União Europeia e mais a Noruega, a Islândia e a Croácia.
- Para todos no dia 14 de julho.
- Para todos no primeiro domingo do mês, no horário das 18 às 21h45.
Horários do Museu do Louvre em Paris
- O Louvre abre de quarta a segunda, fechando na terça-feira.
- O horário normal de abertura é das 9 às 18h. Na quarta e na sexta-feira, o fechamento é às 21h45.
- O museu fica fechado em 1º de janeiro, 1º de maio e 25 de dezembro.
Outras dicas para visitar o Museu do Louvre em Paris
Se for possível, reserve um dia inteiro para o Louvre, ainda mais se você quiser ver um bom número de obras. O museu é enorme e poucas horas só permitem ver o que existe de mais famoso.
- Antes de ir, pegue um mapa do museu e estude o prédio, para não perder um tempo precioso tentando entender quando já estiver lá dentro.
- Baixe o app My Visit to the Louvre, disponível na App Store e no Google Play. Ele vai ajudar muita na sua visita e tem informações em francês, inglês, espanhol, alemão, italiano, coreano e japonês.
- Para chegar, use o metrô. A estação mais próxima é a Palais Royal Musée du Louvre, na linha 1.
- O museu tem lanchonetes e banheiros, não se preocupe com isso.
- Como qualquer museu que se preze, o Louvre também tem uma “lojinha” cheia de lembranças para você levar para casa.
- Prepare-se para enfrentar multidões, principalmente nas obras mais famosas. Vai ser difícil de ver a Mona Lisa de perto.
- Falando sobre Mona Lisa, não espere um quadro enorme. Na verdade, ela é bem menor que a gente imagina.