A Eslovênia é um daqueles países tão espetaculares que o ideal é visitar em todas as estações do ano, melhor ainda se puder repetir várias vezes na vida. Mas como a realidade viajante da maioria não permite uma extravagância dessas, fizemos um resumo das características do país na primavera, no verão, no outono e no inverno, para você escolher quando vai conhecer esse pequeno paraíso.
Qual é a melhor época para viajar pela Eslovênia?
Escolha sua estação favorita e viaje tranquilo.
Eslovênia na primavera (de março a maio)
É a época em que o clima fica mais ameno, os cenários ficam mais coloridos, os preços caem um pouco em relação ao verão e as ruas ficam sem tantos visitantes. É o melhor período para quem gosta de fazer caminhadas nas florestas e nas montanhas, mas alguns lugares famosos (como o Lago Bled) já começam a ter gente demais nos finais de semana a partir de maio. Em Ljubljana, as temperaturas costumam ficar entre 2ºC e 10ºC em março, 4ºC e 15ºC em abril e 9ºC e 20ºC em maio. Não é o período mais chuvoso do ano, mas tampouco é o mais seco.
Eslovênia no verão (de junho a agosto)
Os dias são mais bonitos, tudo está aberto e funcionando e as ruas estão cheias de vida, com festivais, música e muito mais. Porém, os preços estão nas alturas, as atrações estão lotadas e pode fazer um calor desagradável, no meio das ondas de verão europeias. Isso, claro, se você não estiver nos alpes, onde as temperaturas seguem deliciosamente baixas. Em Ljubljana, os termômetros variam entre 12ºC e 23ºC em junho, 14ºC e 26ºC em julho e 13ºC e 25ºC em agosto. Junho é o mês de mais chuva no ano na capital, mas é o mais seco no litoral.
Leia também:
Eslovênia no outono (de setembro a novembro)
O outono regula com a primavera nos preços, na temperatura e na lotação, além de também ser uma ótima época para passeios ao ar livre. Depois de setembro, os finais de semana no Lago Bled, já não têm mais tantos turistas e até dá para visitar numa boa. Na capital, as temperaturas oscilam entre 11ºC e 21ºC em setembro, 6ºC e 16ºC em outubro e 1ºC e 7ºC em novembro. Aliás, novembro costuma ter mais chuvas do que os dois meses anteriores, com muitas nuvens e umidade.
Eslovênia no inverno (de dezembro a fevereiro)
Fãs do inverno podem se divertir para valer na Eslovênia durante a estação. A neve sempre aparece e as pistas de esqui nos alpes são excelentes.
Em Ljubljana, é o período de menos chuvas no ano (principalmente em janeiro e fevereiro). É claro que o inverno também é uma época de poucas horas de sol, mas em compensação é a estação de menor fluxo de turistas e de preços mais baixos (exceto entre Natal e Ano Novo). Na capital, as temperaturas variam entre -3ºC e 3ºC em dezembro, -4ºC e 2ºC em janeiro e -2ºC e 6ºC em fevereiro. No alpes, os termômetros podem baixar de -10ºC mais a sensação térmica. Faz bastante frio.
O Sundaycooks viajou para a Eslovênia com o apoio do Slovenian Tourist Board.
Olá, Natalie!
Adorei teu blog!Super explicativo, útil e agradável de ler!
Pensamos em sair de Veneza e dirigir até Liubliana e também a Zagreb em fevereiro.
Achas que nesta época podemos ter problemas com a neve nas estradas?
obrigada!
Oi Eliana. É possível ter problemas nessa época sim. Se você nunca dirigiu na neve, pode ser perigoso e, dependendo da época, até precisar de correntes.
Se possível, eu alugaria um carro de categoria mais alta ou até um 4×4 pela segurança extra. E dirija com muito cuidado, pois às vezes não dá pra ver que tem gelo na estrada.
E se for alugar, não esqueça de usar o link dos nossos parceiros para aluguel de carro 😀