“Yo no canto porque se, ni porque escuchen mi voz; canto porque no se junte la pena con el dolor.” -Letra Flamenca Popular
O Flamenco nasceu da mistura de tradições dos povos nômades da Espanha. Esse estilo de arte é composto por melodias fortes, alegres ou tristes que retratam sentimentos opostos: da felicidade plena até a dor da despedida. São movimentos ágeis que se comunicam através das mãos, das fortes expressões faciais e dos passos extremamente marcados.
Seguindo a indicação da Patrícia do Turomaquia, nós fomos assistir a apresentação do Tablao Flamenco Cardamomo. (Reservando pela internet você consegue 2 euros de desconto por pessoa. Pagamos 30 euros para assistir ao show com direito a um refrigerante cada :P).
Traumatizada com o show de tango que assisti em Buenos Aires, fiquei preocupada em cair em mais uma apresentação “pega turista” e não encontrar algo que representasse uma verdadeira apresentação de Flamenco. Mas fiquei surpresa com o que vi e gostei muito.
Intimista e intenso – essas são as palavras que melhor definem a apresentação que assistimos. Apenas duas dançarinas bailavam de forma impressionante enquanto os músicos tocavam e cantavam a plenos pulmões.
Não conseguimos tirar fotos 🙁 Mas gravamos dois pequenos vídeos de um trecho da apresentação:
Ao escolher a apresentação que você pretende assistir, busque referências e analise os valores. Pois chegamos a ver opções que custavam peso de ouro e mesmo assim estavam mais para Señor Tango que para tablao flamenco.
Uma professora de flamenco de Campinas também me indicou outras três apresentações em Madrid, que infelizmente não consegui conferir. Deixo aqui as indicações mesmo assim:
Corral de la Moreria
Las Carboneras
E aqui está o relato do Riq sobre o Flamenco que ele assistiu.
Se você gosta de dança e da cultura espanhola, vale incluir uma apresentação de Flamenco na sua próxima visita a Madrid ou à região da Andaluzia 🙂
ahá, videos!!!
Adorei!
Brigaduuu por lembrar de mim, e fico ultra feliz que vcs gostaram!!!
beijos
Suas dicas são sempre ótimas 🙂
Fred, o que houve com o show de tango em Buenos Aires? Fiquei curiosa. bjs,
Oi Viviane.
Vamos dizer que Cavalos a la Beto Carreiro nos assustaram um pouco >.< E não foi assim um show de tango. Pareceu mais encenação de tango que tango propriamente dito.
Natalie,
Quanta dica boa de Madrid. Pena que vou ficar só 4 dias e ainda quero fazer o bate e volta a Toledo (espero que sem chuva e na segunda feira). Mas ao Flamenco eu vou com certeza e este fica pertinho de onde vamos ficar. Bjs
Flora, depois você passa aqui para nos contar como foi a apresentação? Até hoje lembro das duas bailarinas que se apresentaram e como elas bailavam de forma muito veloz. Aproveite bastante o show e Madrid! Bjs
Oi Natalie,
Voltei aqui para contar como foi. Infelizmente, no final de semana que passamos em Madri, o Cardamomo estava em reforma. Optamos então pelo Las Carboneras, que voce cita aqui e também era citado no guia da Folha. Eu gostei bastante. Eram 3 bailarinas e 1 bailarino incrivél. Não sou especialista em dança, só apreciadora, mas me emocionei.
Obrigada por compartilhar suas dicas conosco. Citei-as também lá no meu cantinho. Abs
Ola Saberia dizer se poderia ir com meu filho de 10 anos no Tablao?
Se ha censura de idade ou se seria muito tarde, enfadonho, enfim…
E se indicam jantar junto.
Obrigado!
Oi Jorge.
Não encontrei informações sobre ser possível ir ou não com crianças, então é mais interessante tentar falar com eles por email. Sobre ser legal ou não pra ele, depende se ele gosta de flamenco ou não. Pq o show dura mais de 1h e, quando fomos, eram 2 moças dançando e alguns homens tocando. Como faz tempo que nós fomos, não sei dizer se o jantar vale a pena, mas eu acho que é mais interessante jantar antes de ir, dependendo do horário. Na nossa época o show aconteceu relativamente tarde (entre 21 e 23h) se não me engano. No site deles tem o calendário de apresentações 🙂